Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Avaliação de Relações Humanas - 8º e 9º anos - EMEB São Benedito - 2º Bimestre - 2014

1 A violência contra as mulheres assume muitas formas – física, sexual, psicológica e econômica. Essas formas de violência se inter-relacionam e afetam as mulheres desde antes do nascimento até a velhice.
Recentemente, uma pesquisa relacionada ao abuso sexual sofrido pelas mulheres, causou polêmica. Essa pesquisa constatou que
(a) a maioria dos brasileiros aponta a própria mulher como responsável por ser abusada sexualmente, visto que ela se veste de forma provocativa.
(b) não há muitos casos de abuso sexual em nosso país.
(c) os homens são as principais vítimas de abuso sexual.
(d) o brasileiro é um cidadão que julga as pessoas pela roupa que ela usa.

2 observe a imagem:

Essa imagem é um alerta sobre a pedofilia, buscando encorajar as pessoas a denunciar. Ela nos leva a refletir que
(a) temos que denunciar a pedofilia, visto que os idosos sofrem muito com ela, pois pedofilia é quando um idoso é maltratado.
(b) a pedofilia é uma forma de agressão a mulher, onde a mesma pode denunciar dentro da Lei Maria da Penha
(c) devemos denunciar a pedofilia, pois esta é uma forma hedionda de abuso sexual de crianças.
(d) a pedofilia deve ser denunciada, para diminuir o número de assaltos no Brasil.

3 Observe o trecho da música:
 “Esta crioula tem o olho azul (...)
 Aquela índia tem sotaque do sul
 Essa mulata é da cor do Brasil”
 (Música de “Os Paralamas do Sucesso”)
 O autor menciona elementos de várias culturas características da população brasileira. Podemos então deduzir que o autor buscou retratar na frase em destaque
(a) o preconceito e a discriminação da população brasileira.
(b) a diversidade populacional e cultural brasileira.
(c) a miscigenação da população europeia.
(d) o povoamento da Europa por indígenas brasileiros.

4 A adolescência e uma fase do desenvolvimento humano em que ocorrem muitas mudanças é uma fase conflituosa da vida devido às transformações físicas e emocionais vividas. Surge a curiosidade, os questionamentos, a vontade de conhecer, de experimentar o novo mesmo sabendo dos riscos, e um sentimento de ser capaz de tomar as próprias decisões. É o momento que o adolescente procura sua identidade, não mais se baseando nas orientações dos pais, mas também nas relações que constrói principalmente com o grupo de amigos.
Muitas vezes o jovem comete erros, o que pode servir para o seu crescimento, pois somos capazes de crescer com nossos erros. Dentro deste contexto, um jovem que comete um ato errado,
(a) deve ser excluído de seus círculos de amizades, visto que não é uma boa influência.
(b) deve ser orientado para não cometer esse erro novamente, e buscar crescer, com o apoio de amigos, pais e professores.
(c) não precisa ser orientado, e seguir sua vida, sem se preocupar em corrigir esse erro.
(d) deve ser ignorado por todos, pois atos errados tem que ser reprimidos de forma drástica por toda sociedade.

5 Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências, e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas.
Infelizmente, observa-se um crescente uso de drogas entre os jovens. O que ocasiona esse crescimento, dentre outros aspectos, é
(a) a dificuldade de se encontrar drogas, pois a sociedade denuncia os traficantes.
(b) a influencia dos pais, que incentivam seus filhos a experimentarem entorpecentes.
(c) a facilidade de se adquirir drogas, onde a impunidade dos traficantes faz com que haja um comércio quase livre.
(d) a ideologia de que a droga faz mal a saúde.

6 Dia 5 de junho comemora-se o dia do meio ambiente. Neste dia são executadas ações que visam defender o meio ambiente em vários aspectos, sempre mostrando atitude que demonstrem respeito e solidariedade para com o próximo e para com o meio ambiente. Sobre a questão ambiental, Coloque (C) para certa e (E) para errada, e depois escolha a única alternativa correta.
a) (     ) Reflorestamento.
b) (     ) Desperdício de água potável.
c) (     ) Queima de lixo.
d) (     ) Reciclagem e reaproveitamento de objetos de vidro, plástico, papel ou metal.
e) (     ) Desenvolvimento Sustentável.
f) (     ) Desmatamento e assoreamento de rios
(a) C, E. C, C, E ,C.
(b) C, E, E, C, C, E.
(c) E, C, E. E. E. C.
(d) E, E, C, C, C, E.

7 Observe a tirinha e leia o texto:

Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida – a adolescência. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.
Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina, que cabe a difícil missão de carregar no ventre, o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentar o rebento após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. O pai, assim como as famílias de ambos também passam pelo difícil processo de adaptação a uma situação imprevista e inesperada.
Observando a tirinha, e lendo o texto, podemos concluir que
(a) a gravidez na adolescência é de inteira responsabilidade dos pais dos adolescentes.
(b) tanto a menina, quanto o menino devem saber das consequências que uma gravidez pode trazer para a vida de ambos.
(c) os jovens são totalmente conscientes de que uma gravidez indesejada pode provocar.
(d) não há como evitar a gravidez durante a adolescência.

8 Leia as frases abaixo:

Essas frases dizem respeito a vários tipos de preconceito. Analisando essas frases, podemos constatar que uma pessoa PRECONCEITUOSA
(a) costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente.
(b) respeita todas as pessoas que pensam ou agem diferentes dele.
(c) diferencia as pessoas que agem de forma inadequada dentro de um grupo social, sem generalizar.
(d) são mal interpretadas, pois agem de forma racional.

9 Observe e leia a tirinha abaixo:

A tirinha nos mostra um problema comum em nossos dias, que é
(a) o desmatamento.
(b) o uso de agrotóxico.
(c) a poluição das águas.

(d) o reflorestamento.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prova de Geografia - 6º ano - EMEB São Benedito - 2º Bimestre - 2014

1ª) Leia o texto:
Você já imaginou como era o mundo há milhões de anos? Pois era bem diferente do que é hoje. Quando olhamos para o globo, vemos cada continente ocupando sua posição de sempre, formando um desenho que já conhecemos muito bem. Mas e se cada continente fosse a peça de um quebra-cabeça? Será que poderíamos montá-lo, formando um único e enorme pedaço de terra?
A resposta é sim. Só que, para vermos esse quebra-cabeça montado, teríamos que voltar no tempo uns 250 milhões de anos... Isso porque, naquela época, os blocos continentais que hoje estão espalhados pelo globo formavam um único e grande continente. Esse mega-continente foi se dividindo e suas partes foram se afastando até chegarem à posição que ocupam atualmente. Espera aí... Isso quer dizer então que os continentes se mexem?!
Fonte: CARNEIRO, Júlia Dias. Ciência Hoje das Crianças.
O texto acima nos informa que
(a) a Terra não se modificou com o passar dos tempos, mantendo a mesma característica de milhares de anos.
(b) nem sempre a Terra teve a formação atual, mas não ocorrem mudanças em sua formação atualmente.
(c) apesar da Terra ser bem diferente do que é hoje, os continentes não se modificaram.
(d) os blocos continentais formavam um grande bloco, porém este se dividiu, onde os blocos se afastaram, tomando a posição que ocupam atualmente.
Observe a imagem, e responda as questões 2 e 3

2ª) O planeta terra é envolvido por várias camadas, cada uma tem a sua função. Dentre elas,
a camada da terra que é composta por solos, montanhas e partes sólidas, é a
(a) Biosfera
(b) Litosfera
(c) Atmosfera
(d) Hidrosfera
3ª) A camada da terra que é composta por rios, lagos, aquíferos e oceanos é a
(a) Biosfera
(b) Litosfera
(c) Atmosfera
(d) Hidrosfera
4ª) No início de sua formação, há mais de 5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida. As características, durante a transformação do planeta, que ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida foram
(a) o resfriamento lento do planeta, a formação de uma atmosfera e água no estado líquido. 
(b) a atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(c) os gases da atmosfera primitiva, que eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância. 
(d) a manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.
5ª) Relacione corretamente:
(A) Lua
(B) Júpiter
(C) Sol
(D) Telescópio
(E) Órbita
(      ) estrela do sistema solar
(      ) caminho que um planeta percorre em torno do Sol.
(      ) satélite natural da Terra
(      ) maior planeta do sistema solar
(      ) instrumento utilizado para observar os astros
A sequência correta é
(a) C, A, B, D e E.
(b)C, E, A, B e D.
(c) E, B, C, A, e D.
(d) D, E, A, B e C.
6ª) O conjunto formado pelo Sol, pelos oito planetas e pelos demais corpos, como satélites naturais, os cometas e os asteroides é denominado
(a) Sistema Lunar.
(b) Sistema celeste.
(c) Sistema Solar.
(d) Sistema Celeste.

7ª) Alguns planetas do sistema solar tem satélites naturais. A Lua é o satélite natural da Terra. Dentro deste contexto, podemos destacar que os satélites naturais são
(a) planetas que giram ao redor do Sol.
(b) estrelas que brilham no céu.
(c) corpos celestes orbitando ao redor de um planeta.
(d) meteoros circulando no Universo.

8ª) Durante o ano, as temperaturas sofrem variações nas diferentes regiões do planeta. Essas variações são denominadas
(a) estações do ano, divididas em primavera, verão, outono e inverno.
(b) estações do planeta e dividem-se em primavera e verão.
(c) zonas térmicas, divididas em primavera, verão, outono e inverno.
(d) estações quentes e estações frias.
9ª) Observe a imagem:

Ao girar em torno de si mesma, ou seja, do próprio eixo, parte da Terra é iluminada pelos raios solares (dia/noite). Esse fenômeno recebe o nome de
(a) movimento de atração.
(b) movimento de rotação.
(c) movimento global.
(d) movimento de gravitação.

10ª) Leia o texto:
Uma dos mistérios mais intrigantes da ciência pode ganhar uma resposta dentro de 20 anos. É o que afirmam pesquisadores americanos do Instituto SETI.
Em reunião com parlamentares realizada em Washington, cientistas disseram que são capazes de encontrar extraterrestres até 2034 caso o ritmo atual de investimentos se mantenha.
"As chances de achar vida, eu penso, são boas. E, se acontecer, será nos próximos 20 anos, dependendo só do financiamento das pesquisas", afirmou Seth Shostak, astrônomo ligado ao Instituto SETI (sigla para Busca de Inteligência Extraterrestre, em inglês), organização que se dedica a esse tipo de pesquisa.
De acordo com os pesquisadores, três caminhos estão sendo trilhados na busca de vida fora da Terra. O primeiro deles consiste na análise dos corpos celestes mais próximos de nós.
"Pelo menos, meia-dúzia de outros corpos celestes que podem ter vida estão no nosso sistema solar", afirmou Shostak.
Um segundo método procura sinais de oxigênio e metano em outros planetas. Na Terra, estes dois elementos estão intimamente ligados à existência da vida.
Um terceira técnica usada por cientistas na busca de alienígenas tenta localizar possíveis sinais de telecomunicações transmitidos por extraterrestres evoluídos.
"Se nós estamos transmitindo sinais, talvez outras civilizações estejam enviando sinais em nossa direção", afirmou em Washington Dan Werthimer, pesquisador da Universidade da Califórnia.
Fonte: Exame
Para encontrar vida fora da Terra
(a) é fácil, pois não é necessário ter características parecidas com as de nosso planeta.
(b) precisam ser encontradas condições parecidas as que tem no planeta Terra.
(c) é preciso fazer mais investimentos, apesar de que os cientistas não acreditam que encontrarão vida fora do Sistema Solar.
(d) é necessário que se faça viagens tripuladas a todos os planetas conhecidos.


QUESTÃO BÔNUS
O satélite natural da Terra é chamado de
(a)   Cometa.
(b)   Sol.
(c)    Planeta.

(d)   Lua.

Prova de Geografia - 8º ano - EMEB São Benedito - 2º Bimestre - 2014

1 Responsável pelo equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência das várias espécies de vegetais e animais. Sem esse fenômeno, certamente seria impossível a vida na Terra, como a conhecemos hoje. Cientistas vêm afirmando que existe uma elevação da presença de dióxido de carbono (CO2), além de outros gases, na atmosfera por causa da permanente e intensa queima de combustíveis fósseis e de florestas, desde a revolução industrial, com efeitos cumulativos, até os dias atuais, com possíveis consequências irreparáveis para a vida humana no planeta. Esses crescentes e desastrosos despejam gases na atmosfera, em nível global, tem acelerado o aparecimento do fenômeno chamado de
(a) ilhas de calor.                                          
(b) monções.
(c) el niño.
(d) aquecimento global.
2 A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Dentro do contexto da utilização da água, podemos deduzir corretamente que
(a) a água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
(b) desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
(c) a água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
(d) o Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
3 A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de
(a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
(b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
(c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
(d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
4 Leia o texto abaixo.
“O século XX viu guerras causadas por diferenças ideológicas, religiosas e políticas – ou pelo controle de reservas de petróleo. O século XXI poderá ser dominado por conflitos provocados pela escassez de outro líquido: a água. Hoje, 250 milhões de pessoas distribuídas em 26 países, já enfrentam escassez crônica de água. Em trinta anos, o número saltará para 3 bilhões em 52 países. A demanda mundial por água tem dobrado a cada 21 anos. Em 2025, a quantidade de água disponível por pessoa em países do Oriente Médio e do Norte da África estará reduzida em 80%. Dentro de três décadas, 8 bilhões de pessoas habitarão a Terra, concentradas na maioria em grandes cidades. Será necessário produzir mais comida e mais energia, e o consumo doméstico e industrial de água aumentará. Ao mesmo tempo, a maior parte dos recursos hídricos do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e por desequilíbrios ambientais resultantes de desmatamento e uso indevido do solo. Por fim, a disputa entre os três setores que tradicionalmente competem pelo uso de água – agricultura, indústria e consumo doméstico – cresce a cada dia.”
Disponível em: <http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/3780001/6560/t135.html>. Acesso em: 19 set. 2011.
De acordo com esse texto, constata-se que
(a) a demanda mundial pela água não aumentará nos próximos anos.
(b) a água não tem relação com o consumo da energia elétrica e seu racionamento.
(c) devemos nos preocupar com os problemas ambientais, senão, em pouco tempo, viveremos problemas de racionamento de água.
(d) a água é um bem durável e não haverá problemas de guerras por causa deste líquido precioso.
5 As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92.
As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de
(a) consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.   
(b) desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade.   
(c) consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção.   
(d) desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.   
6 Considere os versos de Asa Branca:
Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João, /Eu perguntei a Deus do céu, ai! por que tamanha judiação. /Que braseiro! Que fornalha! Nenhum pé de plantação. /Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão. /Até mesmo a asa-branca bateu asas do sertão. /Então, eu disse: Adeus, Rosinha! Guarda contigo meu coração. /Hoje longe, muitas léguas, numa triste solidão, /Espero a chuva cair de novo pra eu voltar pro meu sertão. /Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação, /Eu te asseguro, não chores não, viu? Eu voltarei pro meu sertão. ( Luiz Gonzaga )
Indique (V) para verdadeiro e (F) para falso, depois assinale a alternativa com a sequencia correta.
(     ) A letra da canção popular apresentada acima descreve a vida e o ambiente natural da caatinga nordestina.
(     ) “Que braseiro! Que fornalha! Nenhum pé de plantação.” são expressões que remetem às características do clima tropical semi-árido.
(     )  O cenário descrito pela canção corresponde a uma área onde a vegetação é higrófila e as chuvas bem distribuídas durante o ano inteiro.
(     ) Tanto a asa-branca como o sertanejo fogem desse ambiente devido aos prolongados períodos de seca.
(     ) A aridez do terreno e a pobreza do solo explicam a exuberância da cobertura vegetal descrita nos versos da canção.
(a) F, V, V, V, V.
(b) V, F, F, V, V.
(c) V, V, F, V, F.
(d) V, V, F, F, F.
7 Cristóvão Colombo morreu em 1506 convencido de que, após cruzar o Atlântico, havia alcançado as Índias. No entanto, os cientistas europeus da época já não tinham dúvidas de que o território descoberto constituía um continente desconhecido e extraordinariamente complexo, o Continente Americano. Coube ao cosmógrafo alemão Martin Waldseemüller batizar as novas terras com o nome de América, em homenagem
(a) ao navegador italiano Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci), cujos relatos foram os primeiros a afirmar a existência do "Novo Mundo".
(b) as colônias inglesas no novo continente, onde formaram os Estados Unidos da América.
(c) ao músico cearense José Américo de Brito.
(d) aos indígenas que viviam no novo continente.
8 “A capacidade do Sistema Cantareira, reservatório que atende 9,8 milhões de paulistas – 8,4 milhões só na capital –, chegou a apenas um dígito pela primeira vez na história na última sexta-feira: 9,2%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Um ano atrás, na mesma data, cerca de 60% do volume do sistema estava disponível.”
Fonte: http://veja.abril.com.br/, acesso em: 20/05/2014.
De acordo com o texto, podemos considerar que
(a) não existem problemas relacionados a escassez de recursos hídricos no estado de São Paulo.
(b) apesar da diminuição do volume d’água, não há nenhum risco de racionamento de água em São Paulo.
(c) houve uma pequena diminuição do volume d’água no Sistema Cantareira, o que não traz preocupação.
(d) a crescente utilização da água pelas indústrias, agricultura e domicílios, atrelada a escassez das chuvas, houve uma drástica diminuição do volume de água no Sistema Cantareira
9 Observe a letra da música:
Riacho do Navio
Corre pro Pajeú
O rio Pajeú vai despejar
No São Francisco
O rio São Francisco
Vai bater no "mei" do mar
O rio São Francisco
Vai bater no "mei" do mar
O rio São Francisco deságua no mar entre os estados de Sergipe e Alagoas, fazendo parte, portanto,
(a) da Vertente do Ártico.
(b) da Vertente do Pacífico.
(c) da Vertente do Atlântico.
(d) da Vertente do Mediterrâneo.
10 Observe e leia a tirinha abaixo:


A tirinha nos mostra um problema comum em nossos dias, que é
a)o desmatamento.
b) o uso de agrotóxico.
c) a poluição das águas.
d) o reflorestamento.


QUESTÃO BÔNUS
O continente americano estende-se praticamente do Pólo  Norte à Antártida, o que explica a grande variedade de climas e formações vegetais nele existentes.  Como sabemos,  os raios solares chegam com maior intensidade nas proximidades da Linha do Equador e de maneira mais fraca nos pólos.  Isso ocasiona que
(a) há uma grande concentração de pessoas na parte norte da América.
(b) a ocupação humana no norte e sul do continente americano é pequena, devido ao clima frio.
(c) o norte do continente americano é muito quente, o que inibe a ocupação humana.
(d) o sul do continente americano é bastante povoado, apesar de ser bastante frio.

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Exercícios Geografia para 0 6º ano

 1-O planeta terra é envolvido por várias camadas, cada uma tem a sua função, mas existe uma que é composta por vários tipos de gases. Que camada o texto acima se refere:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera

2- A camadas da terra que é composta por solos, montanhas e partes sólidas, são:
A) Biosfera
B) Litosfera
C) Atmosfera
D) Hidrosfera

3- As Eras estudadas Cenozóica, Mesozóica e Paleozóica correspondem na Geografia a quê:
A)         A conceitos ligados ao estudo dos Escudos antigos do Brasil.
B)          A conceitos correspondentes as bases geológicas do território brasileiro.
C)          A conceitos associados aos estudos das Placas Tectônicas, no Brasil.
D)         A conceitos relacionados às escalas geológicas do tempo, no relevo brasileiro.

4-No início de sua formação, há mais de 5 bilhões de anos, a Terra era diferente. O tempo foi passando e a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera foram se formando. Havia muitos vulcões e era impossível existir vida. 
Que características, durante a transformação do planeta, ajudaram a favorecer o desenvolvimento da vida?

(A)  Resfriamento lento do planeta, formação de uma atmosfera e água no estado líquido. 
(B)  Atmosfera e resfriamento rápido do planeta.
(C) Os gases da atmosfera primitiva eram os mesmos da atmosfera atual e havia água no estado líquido em abundância. 
(D)  Manutenção das altas temperaturas do planeta e vapor d’água na atmosfera.

5- O homem consegue viajar pelo espaço de fora da Terra, mas ainda não conseguiu viajar para o interior da Terra, devido às altas temperaturas. Mas já descobriu, através de diversas análises geológicas, o seu interior. 
Comparando a forma de um pêssego com a da Terra, quais são as camadas do interior da terra, imaginando o caroço, a polpa e a casca do pêssego.
(A)  Caroço – Litosfera; Polpa – Manto; Casca – Núcleo.             
(B)  Caroço – Núcleo; Polpa – Manto; Casca – Litosfera.                       
(C)  Caroço – Manto; Polpa – Hidrosfera; Casca – Litosfera.             
(D)  Caroço – Manto; Polpa – Núcleo; Casca – Litosfera.

6-Pesquisadores afirmam que há cerca de 300 milhões de anos as terras do planeta estavam reunidas, formando, portanto, apenas um continente. Marque a alternativa que corresponde ao nome desse grande continente.
A.   Eurásia
B.   Pangeia
C.   Laurásia
D.   Gondwana
E.    Pantalassa

7-Os agentes internos do relevo são responsáveis pela criação ou modificação da fisionomia da paisagem. Um desses agentes é provocado por forças no interior da Terra que atuam de forma lenta e prolongada na crosta terrestre. Entre outras consequências, é capaz de produzir deformações,  formação de falhas e de dobramentos na superfície, dando origem a diversos tipos de relevo.
Assinale a opção que corresponde ao agente interno do relevo descrito:

A)Agentes endógenos.
B) Agentes exógenos
C) Vulcanismo.
D) Desmoronamento.

8-   Um forte terremoto de 8,8 graus atingiu a região central do Chile, com epicentro (local ou ponto da Terra atingido em primeiro lugar por um abalo sísmico ou terremoto, portanto o ponto de maior intensidade) perto da cidade CONCEPCIÓN, às 3h34min (hora local) do dia 27 de fevereiro de 2010, espalhando devastação. Alertas de tsunamis foram emitidos para 53 países e territórios. O tremor foi sentido em países vizinhos. No Brasil, em algumas cidades, o abalo foi sentido, com prédios se mexendo, o que provocou a saída repentina de moradores que achavam que o prédio estava desabando.
Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade como os que acontecem em outros países?

(A) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
(B) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
(C) A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
(D) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.

9-Quando o relevo da superfície terrestre é formado a partir do vento, chuva, ação humana, geleira, etc., está falando de quais agentes:
A) Endógenos (Internos)
B) Exógenos (externos)

10-Quando o relevo da superfície terrestre é formado a partir de atritos das placas tectônicas e vulcanismo está falando de quais agentes:
A) Endógenos (Internos)
B) Exógenos (externos)

11-Assinale a alternativa que identifica, respectivamente, o movimento geodinâmico de locais onde ele já ocorreu com grande intensidade um maremoto ou terremoto.
A) Vulcanismo: Uruguai, Afeganistão, Portugal.
B) Maremoto: Islândia, Alasca, Groenlândia.
C) Intemperismo: Espanha, Nepal, França.
D)Terremoto: Japão, Argélia, México.

12-  Marque a alternativa correta com um X.
A – A estrutura da Terra é formada por:
( ) placas, manto e superfície.
( ) crosta terrestre, manto e núcleo.
( ) núcleo, crosta e hidrosfera.
B – Os terremotos podem ser causados por:
( ) atividade vulcânica, falha geológicas ou encontro de placas tectônicas.
( ) outro abalo, falhas geológicas.

13-O que é um vale? 
A) É um terreno situado entre montes e montanhas.
B) É um terreno plano.
C) É uma grande elevação de terreno.
D) É uma pequena elevação de terreno.

14-O que é uma planície?  
A)  É uma grande elevação de terreno.  
B)   É um terreno plano.  
C)   É um terreno situado entre montes.  
D)  É uma pequena elevação de terreno.

15- O que é uma montanha?
A) É um terreno plano no cimo de zonas elevadas. 
B) É uma grande elevação de terreno.    
C)É um terreno situado entre montes.      
D) É um terreno plano.

16-O que é um planalto?    
A)É um terreno plano.  
B)É um terreno plano no cimo de zonas elevadas.   
C) É um terreno situado entre montes.   
D)É uma grande elevação de terreno.

17-Certo ou errado? Leia com cuidado e descubra.
( ) Movimentos bruscos das placas tectônicas provoca os grandes tsunamis.
( ) Países situados no centro das placas tectônicas sofrem muitos abalos.
( ) A Pangeia dividiu-se em duas partes: Gondwana e Laurásia.
( )O Japão é constantemente abalados por terremotos e tsunamis.

18-Qual a diferença de magma para  lava:
A)  É o líquido do interior da terra.
B)   É o líquido que caem na superfície terrestre.
C)   É o líquido dentro da terra e quando jorrado para fora na crosta terrestre.
D)  É um liquido gelatinoso que corre somente na superfície terrestre.

 19- Defina o que são Eras:
A)  São formas do relevo terrestre.
B)    São movimentos das placas terrestres
C)   São os bilhões e milhões de anos da terra.
D)  São os bilhões de estrelas que existem no universo.

20- Podemos considerar como agentes internos e externos do globo terrestre, respectivamente:
A)  Tectonismo e intemperismo.
B)   Vento e vulcanismo.
C)   Águas correntes e intemperismo.
D)  Vento e águas correntes.
E)   N.d.a.