quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Relações Humanas - Valor: Gratidão

 Texto 1: Para refletir

Dizem que de todos os sentimentos humanos, a gratidão é o mais efêmero de todos. E não deixa de haver algo de certo nisso. O saber agradecer é um valor em que pouco se pensa.

Para alguns é muito fácil agradecer pelos pequenos serviços cotidianos que recebemos: o café da manhã, a roupa limpa…Mas nem sempre é assim.

Ser agradecido é mais que saber pronunciar umas palavras de forma mecânica, a gratidão é aquela atitude que nasce do coração em apreço ao que alguém tem feito por nós.

A gratidão não significa devolver o favor: se alguém me serve uma xícara de café não significa que depois devo servir a mesma pessoa uma xícara e permanecer iguais… O agradecimento não é pagar uma dívida, é reconhecer a generosidade alheia.

A pessoa agradecida busca ter outras atenções com as pessoas, não pensando em pagar pelo benefício recebido, se não em devolver a mostra de afeto ou cuidado que recebeu. Já pensou como as crianças agradecem os favores de seus pais? Fazem com um sorriso, um abraço e um beijo. De que outra maneira poderiam agradecer? E com isso já basta aos pais.

As mostras de afeto são uma forma visível de agradecimento; a gratidão nasce pela atitude que teve a pessoa mas que pelo bem (o benefício) recebido.

Conhecemos pessoas a quem temos especial estima,  preferência ou carinho por tudo o que nos tem dado: pais, professores, cônjuges, amigos… O motivo do nosso agradecimento deve-se ao desinteresse que tiveram apesar do cansaço e da rotina. Nos deram seu tempo ou seu cuidado.

Nem sempre contamos com a presença de alguém conhecido para sair de um apuro, resolver um percalço ou um pequeno acidente.

Ao agradecermos à alguém que abre a porta do automóvel para colocar as sacolas que levamos, ou ao ajudar a trocar o pneu.

O caminho para viver o valor da gratidão tem algumas notas características que implicam:

-Reconhecer nos demais o esforço para servir,

-Acostumar em agradecer,

-Ser atento nos pequenos detalhes com as pessoas.

A pessoa que mais serve é a que mais sabe ser agradecida.



Texto 2: 

FILHO ÉS, PAI SERÁS; ASSIM COMO FIZERES, ASSIM ACHARÁS

Em tempos que já lá vão, era costume, nalgumas terras, levarem os filhos os pais para um monte e deixarem-nos lá morrer à míngua. 

Ora, uma vez, um rapaz, seguindo aquele costume, levou o pai às costas, pô-lo no monte e deu-lhe uma manta para ele se resguardar do frio até morrer. 

O velho disse para o filho: 

— Trazes uma faca?

 — Trago, sim, senhor. Para que a quer? 

— Olha! Corta ao meio a manta que me dás e leva a metade para te embrulhares, quando o teu filho te trouxer para aqui. 

O rapaz considerou; tomou outra vez o pai as costas e voltou para casa com ele. 

Adolfo Coelho 

ATIVIDADES 

  1. Responda O que levou o filho a desistir de deixar seu pai no monte?

  2.  Que lições você pode tirar deste exemplo?

  3. Árvore de agradecimento: você pode montar uma árvore com galhos de verdade, pode montar uma árvore de papel, pode nem montar uma árvore, pode fazer um simples pote e fazer folhas para pendurar ou colocar no pote contendo os agradecimentos Capriche!



Texto 3: Para refletir

A DISCIPLINA DO AMOR 

Foi na França, durante a segunda grande guerra: um jovem tinha um cachorro que todos os dias, pontualmente, ia esperá-lo voltar do trabalho. Postava-se na esquina, um pouco antes das seis da tarde. Assim que via o dono, ia correndo ao seu encontro e, na maior alegria, acompanhava-o com seu passinho saltitante de volta a casa. A vila inteira já conhecia o cachorro e as pessoas que passavam faziam-lhe festinhas e ele correspondia, chegava a correr todo animado atrás dos mais íntimos. Para logo voltar atento ao seu posto e ali ficar sentado até o momento em que seu dono apontava lá longe. 

 Mas eu avisei que o tempo era de guerra, o jovem foi convocado. Pensa que o cachorro desistiu de esperá-Io? Continuou a ir diariamente até a esquina, fixo o olhar ansioso naquele único ponto, a orelha em pé, atenta ao menor ruído que pudesse indicar a presença do dono bem-amado. Assim que anoitecia, ele voltava para casa e levava sua vida normal de cachorro até chegar o dia seguinte. Então, disciplinadamente, como se tivesse um relógio preso à pata, voltava ao seu ponto de espera. 

O jovem morreu num bombardeio, mas no pequeno coração do cachorro não morreu a esperança. Quiseram prendê-lo, distraí-lo. Tudo em vão. Quando ia chegando aquela hora ele disparava para o compromisso assumido, todos os dias. Com o passar dos anos (a memória dos homens!) as pessoas foram esquecendo do jovem soldado que não voltou. Casou-se a noiva com um primo. Os familiares voltaram-se para outros familiares. 

Os amigos, para outros amigos. Só o cachorro já velhíssimo (era jovem quando o jovem partiu) continuou a esperá-lo na sua esquina. As pessoas estranhavam, mas quem esse cachorro está esperando?... Uma tarde (era inverno) ele lá ficou, o focinho voltado para aquela direção. 

Lygia Fagundes Telles


Atividade de História - 7º ano

1) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:

(a) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.

(b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de

mineração.

(c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa

privada.

(d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.


2) Os espanhóis chegaram ao continente americano em 1492, com o navegador genovês Cristóvão Colombo no comando das naus. Entretanto, a colonização só tomou fôlego com a descoberta dos metais preciosos nas áreas das grandes civilizações pré-colombianas, principalmente depois das expedições de Hernán Cortéz. A ação deste conquistador espanhol ocorreu sobre qual povo e em qual região do continente americano?

(a) Sobre os incas, na região andina.

(b) Sobre os Astecas, nos territórios onde hoje se localiza o México.

(c) Sobre os maias, na região amazônica.

(d) Sobre os tupis-guaranis, na bacia do Prata.


3) As duas principais atividades econômicas que Portugal e Espanha incentivaram na América, no início da colonização, foram, respectivamente:

(a) cacau na América portuguesa e a mineração da prata e do ouro na América espanhola.

(b) a mineração na América Portuguesa e a monocultura do tabaco na América espanhola.

(c) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a pecuária na América espanhola.

(d) a monocultura da cana de açúcar na América portuguesa e a mineração de ouro e de prata na América espanhola.


4) A denúncia contra as violências cometidas pelos espanhóis contra os nativos foi realizada ardorosamente pelo bispo de Chiapas, também conhecido como:

(a) Bartolomé de Las Casas

(b) Francisco Pizarro

(c) Hernán Cortês

(d) Cristóvão Colombo


5) As expedições que foram para a América durante os primeiros anos da colonização espanhola precisavam obter a autorização da Coroa Espanhola na chamada Casa de Contratación, que ficava na cidade de Sevilla. As expedições autorizadas pela Casa de Contratación tinham como obrigação primordial:

(a) pagar o quinto das riquezas obtidas.

(b) levar um número determinado de nativos para trabalhar na Espanha como escravos.

(c) garantir a conversão dos nativos.

(d) construir igrejas nos locais em que se instalavam.


6) “Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas...” (Bartolomé de Las Casas, 1474 – 1566) “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.” (Pablo Neruda, 1904 – 1973) As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:

(a) a incapacidade das populações indígenas em se adaptarem aos padrões culturais do colonizador.

(b) o conflito entre populações indígenas rivais, estimulado pelos colonizadores.

(c) a passividade completa das populações indígenas, decorrente de suas crenças religiosas.

(d) a série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.


7) É correto afirmar que, a colonização espanhola:

(a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias

(b) utilizou quase que exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população indígena ter sido dizimada durante a conquista

(c) desenvolveu nas colônias uma produção diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional e algodão na região meridional

(d) baseou-se nas culturas tropicais de exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil


8) Segundo o historiador Mattew Restall, a conquista espanhola da América não foi rápida nem total e deveu-se a quatro fatores principais.

a) Quais são eles?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Escolha e registre no caderno os dois fatores que você considera mais importante.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


9) Conceitue.

a)Encomienda.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Mita.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


10) O TRABALHO NAS MINAS DE POTOSI

“Não é prata o que se envia à Espanha, é o suor e o sangue dos índios“



a) Onde fica Potosi?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Qual era o metal extraído de suas Mimas?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c) Quando os espanhóis deram inicio a exploração das Minas de Potesi?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

A DITADURA DO ACHISMO

Diga-me o que você acha e isso será a verdade. Estamos vivendo tempos nebulosos no campo do saber. Destronamos a razão, para dar espaço aos achismos. Alguém acha alguma coisa certa, sem se preocupar se as premissas são verdadeiras, e começa a defender como verdade. Ainda existem aqueles, mais manipuladores, que emendam meias verdades para dizer uma grande mentira. Chama-se tudo isso de pós-verdade. 

O certo é que ficou impossível dialogar e perdemos a capacidade de fazer os mundos se encontrarem. Essa é uma fase empobrecedora da humanidade. O que será dessa geração? Como construir saberes e verdades consistentes, se não há preocupação com a veracidade das informações e o mínimo de zelo com o pensamento lógico? 

A ciência e a lógica foram enterradas completamente. As pessoas perderam a vergonha de se contradizerem. São capazes de defender posições que traem seus valores, de falar uma coisa de manhã e fazer outra a tarde, de participar fervorosamente de uma instituição e praticar valores contrários, de dizer que ama e depois espancar a pessoa amada, de ser cristão e odiar o irmão. É uma esquizofrenia intelectual e pragmática sem precedentes na história. 

Estive me perguntando, onde está a raiz de tudo isso? Não hesitei em pensar que esteja na nossa educação, entre outros motivos. Desde cedo somos estimulados a dizer o que pesamos, sem nunca nos estimular a ler os clássicos. Todos devem dar sua opinião, mas ninguém leu a opinião dos cientistas, dos filósofos ou dos sábios escritores. Como dizer o que acho, sem ter lido as grandes teorias? Como dizer o que penso, se não sei o que disseram sobre esse assunto? 

Devemos repensar nossa forma de ensinar, claro que nossos alunos devem pensar por si mesmos, mas em cima de bases concretas, teorias bem embasadas, premissas razoáveis, fatos históricos. Pelo menos, nossos estudantes, devem aprender a não se contradizerem, deve ter o mínimo de lógica em suas formulações. 

Na Grécia antiga, os grandes filósofos combatiam os sofistas, que eram um grupo de ditos filósofos, mas sem compromisso com a verdade. Eles ensinavam aos jovens a convencer usando falácias. Maquiavam a realidade para conseguirem seguidores e adeptos. Os filósofos clássicos, desarmavam esses raciocínios falaciosos e desmascaravam os sofistas. 

Hoje precisamos dar mais ouvido aos pensadores sérios, pessoas que se preocupam com a razoabilidade no pensar e tem pelo menos bom senso. Precisamos ler os clássicos, assim, metade das besteiras que pensamos, não as verbalizaríamos. Lendo bons pensadores, teríamos condições de formular melhor nossos argumentos. 

É necessário superar essa fase da ditadura do achismo. Abandonar essa bestialidade de achar que o que acabei de pensar é verdade absoluta. Isso tem feito vítimas, separado amigos, machucado famílias, distanciado casais. Todos nós temos o direito de pensar, de defender ideias, ter posições, mas, por favor, não se contradigam e nem saiam por aí dizendo besteiras. Diga-me a verdade e seja coerente

 (Frei Rogério Soares) 

Atividades para 6ºs e 7ºs anos sobre a lenda de Sundiata – África

 

1.       Faça a leitura da história em quadrinhos do link abaixo:

CLIQUE AQUI E BAIXE!

2. Sobre a história em quadrinhos, acima citada, responda em uma folha à parte, para entrega posterior:

a) Qual o título da História?

b) Conhece alguma outra lenda ou filme cujo personagem central é africano? Se sim, cite o nome.

c) Pense em um herói das histórias em quadrinhos que conhece (Super Homem, Homem Aranha, Hercúles, etc),  aponte, no mínimo, duas semelhanças e duas diferenças com a história de Sundiata...  

d) Observe como o autor ilustrou a África, descreva, em poucas palavras, a paisagem  que mais  chamou sua atenção. (máximo 4 linhas)

 

3. Na cultura africana, a oralidade está muito presente como nos mostra a existência e o respeito que os Griots (são os guardiões da palavra, responsáveis por transmitir os mitos, as técnicas e as tradições de geração para geração) têm até mesmo na atualidade.

a) Com base nesta informação encontre na história em quadrinhos qual  personagem que faz o papel de Griot

b) Procure na internet mais três funcões (objetivos ou trabalhos) que os griots tiveram, ou podem ter ainda hoje, na cultura africana.

c) Na nossa cultura, também, temos a figura do contador de histórias, desde os travadores medievais na Europa aos nossos contadores de “causos” no Brasil... pesquise em livros ou com um idoso, uma história que faz parte da história oral do Brasil. (Use no máximo 10 linhas para contar a história que descobriu nas suas pesquisas)

4. Faça uma ilustração da parte que mais gostou da lenda,

5. Descreva uma aprendizagem que te foi possível com a lenda e que pode usar no seu cotidiano. Por exemplo: respeitar os deficientes como iguais.

ATIVIDADE: REVOLUÇÃO INDUSTRIAL


TEXTO DE ENCAIXE: Esta atividade é composta por um texto com lacunas e um “banco”.  1) Leia as palavras do “banco”. 2) Preencha as lacunas do texto com as palavras do “banco” (para cada lacuna há uma palavra).

DEFINIÇÃO

Dá-se o nome de Revolução ________________ a um conjunto de fatores que mudou o modo de produção mundial. A _____________ possibilitou a produção em grande escala e transformou toda a sociedade da época.

INGLATERRA

O ___________________ inglês se deveu principalmente, à abundância de mão-de-obra que, por sua vez, foi possível por causa dos_______________ dos campos. Outros fatores importantes foram o investimento de capitais, a possibilidade de obter matéria-prima e oferta de mercados consumidores.

O país começou sua produção no setor___________________, já que com os cercamentos a elite passou a criar ovelhas. As máquinas acompanharam esta demanda, então vieram máquinas de fiar e  ___________.

DIVISÃO DO TRABALHO

Para garantir uma maior produção era preciso especializar a mão-de-obra e, para isso, o trabalho foi ainda mais ___________________. Cada operário executaria apenas uma etapa do processo de produção. Desta maneira ele não somente se  ____________________ ,mas também não tinha condições de aprender a produzir a peça inteira.

CONDIÇÕES DOS TRABALHADORES

Os salários eram cada vez mais baixos e as condições de trabalho cada vez mais __________. A ___________ diária de trabalho podia ser maior que 16 horas. Mulheres e crianças ganhavam __________que os homens e trabalhavam a mesma quantidade de tempo. Para tentar melhorar suas condições de trabalho e de vida, os ______________ começaram a se organizar em ____________. Muitos operários morreram nas lutas, mas conseguiram conquistar alguns direitos fundamentais.

SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

Chama-se de segunda Revolução Industrial este mesmo processo de industrialização só que em outros __________ , não mais somente na _______________.

 

BANCO:  INDUSTRIAL – MÁQUINA – PIONEIRISMO – CERCAMENTOS – TEXTIL – TECER – DIVIDIDO – ESPECIALIZAVA – PRECÁRIAS – JORNADA – MENOS – OPERÁRIOS – SINDICATOS – PAISES - INGLATERRA

  

Atividade de História - 9º ano

1) Sobre o território onde surgiu o islamismo, marque a alternativa CERTA.

a) O islamismo surgiu na Arábia, região marcada pelas várias inundações do rio Nilo.

b) O islamismo teve origem em Portugal, após a expansão do povo do Oriente.

c) O islamismo surgiu na Arábia e lá permaneceu isolado até pouco tempo atrás.

d) O islamismo surgiu na Arábia, uma região com clima seco e grandes desertos.


2) Entende-se por Hégira:

a) A parte central da Caaba de Meca.

b) A Pedra Negra adorada pelos muçulmanos.

c) A data de morte de Maomé.

d) A data de fuga de Maomé para Medina (622), que marca o início do calendário muçulmano.

  

3) O profeta Maomé nasceu provavelmente no ano de 570 d.C, descendente da tribo dos Coraixitas, considerado o fundador da religião Islâmica. Que cidade nasceu o profeta?

a) Medina.                           

b) Arábia Saudita.               

c) Meca.                   

d) Islã.

 

4) “Maomé foi o fundador do ______________ religião ____________ que crê em ______________."

Complete corretamente os espaços (1), (2) e (3), respectivamente:

a) (1) islamismo, (2) politeísta, (3) Cristo;

b) (1) cristianismo, (2) monoteísta, (3) Alá;

c) (1) islamismo, (2) monoteísta, (3) Alá;

d) (1) judaísmo, (2) politeísta, (3) Alá;

 

5)Explique a frase:  “ Nem todo árabe é muçulmano”. E “ Nem todo muçulmano é árabe”. (1,0)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

6)  Explique como estava dividida a sociedade feudal e quais as funções de cada  um (1,0)

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

7) Complete:

Lugar considerado sagrado para os muçulmanos ...........................................

Local onde os árabes surgiram......................................................................

Moradores do deserto ,   eram chamados de .............................................

Mês sagrados e de jejum para os muçulmanos  é chamado de .....................................


8) Bate-bola:

a) Os seguidores do Islã  ou Islamismo são chamados de? ..................................................

b) O livro sagrado  do Islã é ?  ..............................................................................................................

c) O livro sagrado cristão é chamado de ?  ...........................................................................................

d) O calendário muçulmano é contado a partir de  ..............................................................................

e) O calendário cristão é contado a partir de ?  ....................................................................................

f) O Islamismo é uma religião que crê em apenas um só Deus, portanto é uma religião .....................

 

 9) Leia o texto ‘’A imigração árabe no Brasil’’:

            Os imigrantes de origem árabe, principalmente sírios e libaneses, começaram a vir para o Brasil no final do século XIX. No país, grande parte deles dedicou-se ao comércio de tecidos e armarinhos. Eles inovaram a forma de vender mercadorias: negociavam preços, vendiam fiado, parcelavam o pagamento, liquidavam e trocavam produtos. A maioria dos imigrantes árabes estabeleceu-se na região central da cidade de São Paulo, onde criaram um dinâmico núcleo comercial. Na região norte, no final do século XIX, eles se dedicaram a atividades ligadas á borracha e, posteriormente, ao comércio. No Sul, em meados do século XX, eles desenvolveram um importante polo empresarial. A imigração árabe também foi expressiva no sul de Minas gerais e no Rio de Janeiro. Mesmo sendo o comércio uma atividade lucrativa, esses imigrantes investiram na educação de seus filhos para prepara-los para outros ofícios. Hoje, muitos descendentes desses primeiros imigrantes se tornaram médicos, advogados, cientistas e professores. 

 a). Em quais regiões do Brasil a entrada de imigrantes árabes foi mais expressiva?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b). Que atividades eles realizavam? Como eles inovaram o comércio no Brasil?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

c). Além de algumas práticas comercias que outro costume ou tradições você imagina que esses imigrantes trouxeram para o Brasil? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

 1                         Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

2                         Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

3                         Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.

4                         Utilizar diferentes linguagens verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

5                         Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

6                         Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

7                         Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

8                         Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

9                         Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 

10  Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

Atividade Matemática - 7º ano

 QUESTÃO 01 (D-52) A planificação apresentada a seguir é a de um prisma reto de base pentagonal. Esta figura possui duas bases paralelas e de mesma medida (polígono de 5 lados) e possui cinco faces laterais retangulares. Qual dentre as formas tridimensionais a seguir possui essa planificação? 

Imagem sem legenda
QUESTÃO 02(D-45) Quatro amigos decidiram usar os conhecimentos matemáticos sobre quadriláteros e usar na brincadeira “Quem sou eu?”. A regra é simples, cada participante deverá ter um cartão colado na testa e os outros deverão dar pistas até que ele adivinhe o nome escrito no papel. Uma das pistas era: Sou um quadrilátero que possui um único par de lados paralelos e um dos lados não paralelo é perpendicular às bases. Observe os cartões dos quatro amigos. Qual criança possui o cartão correspondente a pista? 
Imagem sem legenda
QUESTÃO 03 (D-62) Um voo estava marcado para decolar às 14h30min. Devido ao mau tempo, o voo atrasou 40 minutos. Qual foi o horário que esse voo decolou após esse atraso? 

QUESTÃO 04 (D-62) A novela preferida de Antônio começa sempre de acordo com o horário descrito abaixo e tem a duração de 65 minutos. Qual o horário de término da novela? 
Imagem sem legenda
QUESTÃO 05 (D-60) A pracinha do condomínio que Heitor mora passará por uma reforma. Será construído um jardim em formato retangular bem no meio da praça e para protegê-lo será colocada uma cerca ao redor, conforme ilustra a figura a seguir. Quantos metros de cerca serão utilizados para contornar esse jardim? 

Imagem sem legenda
QUESTÃO 06 (D-60) O piso de uma sala está sendo coberto com cerâmicas quadradas. Já foram colocadas 24 cerâmicas de acordo com o desenho abaixo. Quantas cerâmicas faltam para preencher o piso dessa sala?

Imagem sem legenda
QUESTÃO 07 (D-08) A reta numérica abaixo está dividida em segmentos de mesma medida. Qual é o número que está representado pelo símbolo ▲ nessa reta numérica? 
Imagem sem legenda
QUESTÃO 08 (D-01) Observe a decomposição do número a seguir. Essa decomposição corresponde a qual número? 

Imagem sem legenda
QUESTÃO 09 (D-24) Observe o contracheque de Mário. 

Imagem sem legenda
QUESTÃO 10 (D-12)Uma torneira que despeja 15 litros de água por minuto enche uma piscina em 2 horas.Se essa torneira despejasse 30 litros de água por minuto, o tempo necessário para encher essa mesma piscina seria de