quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Atividade de História do Brasil - Sec. XIX

1 - Comparando a Balaiada e a Farroupilha, podemos afirmar que:

a) a liderança dos farrapos era ligada às camadas populares, enquanto que os líderes da Balaiada pertenciam à aristocracia rural; os balaios reivindicavam maior proteção à produção açucareira, enquanto que os farrapos defendiam melhores condições de vida para a população de baixa renda.

b) como característica comum temos o fato de os dois movimentos questionarem o poder central; a liderança do movimento Farroupilha era formada pela elite gaúcha, enquanto que na Balaiada essa liderança pertencia às camadas populares; as razões econômicas da Farroupilha estão ligadas à proteção da produção local de charque, enquanto que na Balaiada estão ligadas à miséria da população.

c) a Balaiada contestava firmemente o poder central, tendo chegado a proclamar uma república, enquanto que a Farroupilha negava a separação, jurando fidelidade ao Imperador; as razões econômicas da Farroupilha estão ligadas à proteção ao charque, enquanto que na Balaiada estão ligadas à miséria da população.

d) como característica comum temos o fato de os dois movimentos não questionarem o poder central, defendendo a monarquia; a liderança do movimento Farroupilha era formada pela elite gaúcha, enquanto que na Balaiada essa liderança pertencia às camadas populares; as razões econômicas, tanto da Farroupilha quanto da Balaiada, estão ligadas à proteção dos interesses da aristocracia rural.


2 - Observando-se a evolução do processo histórico da ruptura luso-brasileira, é correto afirmar que a mudança de status do Brasil, quando deixa de ser, definitiva e formalmente, uma colônia de Portugal, está diretamente relacionada ao (à):

a) início da União Ibérica, em 1580.

b) partida da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1807.

c) conjunto de decisões do Congresso de Viena, em 1815.

d) partida de D. João VI para Portugal, em 1821.


3 - O processo de centralização monárquica que ocorre no Brasil, após 1840, acentuou-se por meio da

a) promulgação do Ato Adicional à Constituição de 1824, que suprimia o Conselho de Estado, conservava o Poder Moderador e a vitaliciedade do Senado e criava Assembleias nas Províncias.

b) criação da Guarda Nacional, constituída de milícias compostas por fazendeiros e seus subordinados, cujo objetivo era manter a ordem e reprimir a anarquia, substituindo o Exército Imperial.

c) promulgação do Código de Processo Penal que, além de reforçar e ampliar o poder do juiz de paz, aumentava a influência dos políticos locais.

d) aprovação da Lei Interpretativa do Ato Adicional e da reforma do Código do Processo Criminal, que diminuía os poderes das Assembleias Provinciais e colocava a polícia judiciária sob o controle do Executivo Central.


4 - Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, recebeu o epíteto de “O Pacificador” em decorrência de sua participação em muitos conflitos internos no Brasil Império, dentre os quais a

a) Revolta dos Malês e a Guerra da Independência na Bahia.

b) Cabanagem e a Revolução Farroupilha.

c) Balaiada e a Revolta Liberal de São Paulo e Minas Gerais.

d) Revolta dos Cabanos e a Sabinada.


5 - No Brasil, durante o período imperial, ocorreu um movimento revolucionário culturalmente influenciado pelas ideias socialistas das revoluções europeias de 1848. Trata-se da

a) Revolução Pernambucana, que buscava a instauração da república.

b) Revolução Praieira, que contava com ampla participação da população mais humilde.

c) Cabanagem, que lutava contra as desigualdades sociais da região.

d) Guerra de Canudos, ocorrida no interior do sertão nordestino.


6 - “De 1831 a 1840, o Brasil vivenciou um período (...) em que diferentes grupos disputavam o poder. Como resultado, instalou-se um clima de grande instabilidade que propiciou a irrupção de conflitos em inúmeros pontos do país.” (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)

A cabanagem foi um dos conflitos ocorrido nesse período. Assinale a alternativa que corresponde a tal conflito.

a) Ocorreu no atual estado do Rio Grande do Sul, liderado pelos criadores de gado das fronteiras com o Uruguai.

b) Foi planejado e contava com participantes que haviam tido experiências anteriores de combates na África, e objetivava promover a independência de Salvador e do Recôncavo Baiano.

c) Foi um movimento conduzido por camadas populares do atual estado do Pará, que viviam marginalizadas na Região Amazônica.

d) Foi uma rebelião contra o poder central, ocorrida na Bahia, e que contava com a camada média da sociedade baiana.


7 - A Confederação do Equador, proclamada em 2 de julho de 1824, por Manuel de Carvalho,

a) contou com a adesão dos estados da atual região Norte do Brasil.

b) adotava provisoriamente a Constituição dos Estados Unidos da América.

c) defendia a instituição de uma monarquia constitucional.

d)  buscava a organização de um governo representativo e republicano.


8 - “A primeira medida tomada pelo regente D. João, ao chegar ao Brasil, foi decretar a abertura dos

portos brasileiros às nações amigas.”

Tal fato

a) significava, na prática, o fim do pacto colonial.

b) prejudicava a Inglaterra, que passaria a sofrer concorrência de outros países no comércio com o Brasil.

c) contrariava, num primeiro momento, os interesses dos comerciantes brasileiros.

d) beneficiava a França, favorecida pela redução das tarifas alfandegárias nas relações bilaterais.


9 - “O exemplo [...] britânico e o desejo de preservar politicamente o monarca levaram à criação, em 1847, do cargo do Conselho de Ministros, escolhido pelo Imperador. Se o ministério (ou Conselho de Ministros) não possuísse maioria [...], a Câmara seria dissolvida, convocando-se novas eleições” (BARBEIRO; CANTELE; SCHNEEBERGER, 2007)

Esse sistema utilizado no Brasil, em parte do 2º Reinado, ficou conhecido como

a) Presidencialismo Monárquico.

b) Ditadura Monárquica.

c) Parlamentarismo Tradicional.

d) Parlamentarismo às avessas.


10 - “A Tarifa Alves Branco (decreto de 12 de Agosto de 1844), criada por Manuel Alves Branco (2º Visconde de Caravelas), Ministro da Fazenda do gabinete liberal que assumiu em 2 de fevereiro de 1844”. (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)

Este decreto

a) reduzia os direitos alfandegários das mercadorias inglesas para 15% ad valorem.

b) barateava os custos para a importação de mercadorias estrangeiras.

c) extinguia as tarifas que favoreciam a Inglaterra e que prejudicavam o crescimento do setor industrial brasileiro.

d) facilitava a exportação dos derivados da cana-de-açúcar, por deixá-los mais baratos no mercado internacional.

Atividade 7º ano - Medidas de Tempo

 1 - O relógio de Torresmo marca 13 horas e 15, minutos, mas está adiantado 20 minutos.


Torresmo quer ajustar seu relógio para qual horário?

(A) 12 horas e 55 minutos.

(B) 13 horas e 05 minutos.

(C) 13 horas e 15 minutos.

(D) 13 horas e 35 minutos.


2 - Kaveva marcou uma consulta no médico no horário indicado no relógio abaixo.

O horário da consulta de Kaveva é

A) 15 horas e 12 minutos.

B) 15 horas.

C) 12 horas e 15 minutos.

D) 12 horas.


3 - Pantito demora meia hora para chegar à academia. Quando saiu de casa, seu relógio marcava o seguinte horário: 

Em que horário Pantito chegou na academia? 

(A) 8 horas e 5 minutos 

(B) 7 horas e 55 minutos 

(C) 7 horas e 35 minutos 

(D) 7 horas e 30 minutos


4 - Torresmo chegou na casa de Pantito às 9h45 para fazerem um trabalho da escola. Às 11h terminaram o trabalho e foram jogar futebol de botão. Em quanto tempo fizeram o trabalho? 

(A) 1h00 

(B) 1h10 

(C) 1h15 

(D) 1h30


5 - Belonilda estava fazendo uma caminhada e, ao chegar a sua casa, verificou o horário no despertador de sua vó:

O despertador marcava 

(A) 10 horas. 

(B) 10 horas e 2 minutos. 

(C) 10 horas e 10 minutos. 

(D) 10 horas e 20 minutos.


6 - O pai de Torresmo começou a gravar sua participação no The Mutuca Podcast às 17 horas e 35 minutos e terminou às 18 horas e 23 minutos. Qual foi o tempo que durou a gravação ? 

(A) 48 minutos 

(B) 72 minutos 

(C) 78 minutos 

(D) 93 minutos


7 - O tio de Torresmo ficou por três semanas de férias no Ceará. Quantos dias ele ficou no Ceará? 

(A) 3 

(B) 7 

(C) 15 

(D) 21