sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Atividade de História - Revolução Industrial

 1 - Leia com atenção o trecho a seguir:

“As transformações levadas a efeito pela Revolução Industrial inglesa foram muito mais sociais que técnicas, tendo em vista que é nessa fase que se consubstancia a diferença crescente entre pobres e ricos”. Fonte: HOBSBAWN, Eric J. As origens da Revolução Industrial. São Paulo, Global, 1979.

Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar

a) uma intensificação da miséria e da pobreza com o surgimento de um grande número de indigentes.

b) a melhoria das condições de habitação e sobrevivência para o operariado, proporcionada pelo surto de desenvolvimento econômico.

c) a ascensão social dos artesãos que reuniram seus capitais e suas ferramentas em oficinas ou domicílios rurais dispersos, aumentando os núcleos domésticos de produção.

d) a criação do Banco da Inglaterra, com o objetivo de financiar a monarquia e ser, também, uma instituição geradora de empregos.


2 - “A Revolução Industrial correspondeu à revolução do processo produtivo, pois deixou-se de produzir através da manufatura e passou-se para a mecanização ou, mais especificamente, para a maquinofatura.” (IANONE, Roberto Antonio. A Revolução Industrial. São Paulo: Moderna, 1995.)

O texto refere-se a profundas transformações ocorridas no século XVIII, século que reuniu as condições favoráveis para a 1a Revolução Industrial (1760-1850).

Foram inovações técnicas desse período a

a) máquina a vapor e o tear mecânico.

b) lançadeira volante e o telefone.

c) lâmpada elétrica e o fonógrafo.

d) locomotiva e a bússola.


3 - As condições de trabalho nas indústrias inglesas do século XVIII “eram precárias e punham em risco a vida e a saúde do trabalhador” (ARRUDA & PILETTI, p.322), o que produziu rebeliões e movimentos operários. Na década de 1830, ganhou importância o cartismo, que

a) se caracterizava pela destruição das máquinas industriais pelos trabalhadores.

b) reivindicava o voto universal masculino para todos os ingleses.

c) reivindicava a manutenção do trabalho infantil.

d) visava obter recursos para pagar o enterro de trabalhadores.


quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Atividade de História do Brasil - Sec. XIX

1 - Comparando a Balaiada e a Farroupilha, podemos afirmar que:

a) a liderança dos farrapos era ligada às camadas populares, enquanto que os líderes da Balaiada pertenciam à aristocracia rural; os balaios reivindicavam maior proteção à produção açucareira, enquanto que os farrapos defendiam melhores condições de vida para a população de baixa renda.

b) como característica comum temos o fato de os dois movimentos questionarem o poder central; a liderança do movimento Farroupilha era formada pela elite gaúcha, enquanto que na Balaiada essa liderança pertencia às camadas populares; as razões econômicas da Farroupilha estão ligadas à proteção da produção local de charque, enquanto que na Balaiada estão ligadas à miséria da população.

c) a Balaiada contestava firmemente o poder central, tendo chegado a proclamar uma república, enquanto que a Farroupilha negava a separação, jurando fidelidade ao Imperador; as razões econômicas da Farroupilha estão ligadas à proteção ao charque, enquanto que na Balaiada estão ligadas à miséria da população.

d) como característica comum temos o fato de os dois movimentos não questionarem o poder central, defendendo a monarquia; a liderança do movimento Farroupilha era formada pela elite gaúcha, enquanto que na Balaiada essa liderança pertencia às camadas populares; as razões econômicas, tanto da Farroupilha quanto da Balaiada, estão ligadas à proteção dos interesses da aristocracia rural.


2 - Observando-se a evolução do processo histórico da ruptura luso-brasileira, é correto afirmar que a mudança de status do Brasil, quando deixa de ser, definitiva e formalmente, uma colônia de Portugal, está diretamente relacionada ao (à):

a) início da União Ibérica, em 1580.

b) partida da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1807.

c) conjunto de decisões do Congresso de Viena, em 1815.

d) partida de D. João VI para Portugal, em 1821.


3 - O processo de centralização monárquica que ocorre no Brasil, após 1840, acentuou-se por meio da

a) promulgação do Ato Adicional à Constituição de 1824, que suprimia o Conselho de Estado, conservava o Poder Moderador e a vitaliciedade do Senado e criava Assembleias nas Províncias.

b) criação da Guarda Nacional, constituída de milícias compostas por fazendeiros e seus subordinados, cujo objetivo era manter a ordem e reprimir a anarquia, substituindo o Exército Imperial.

c) promulgação do Código de Processo Penal que, além de reforçar e ampliar o poder do juiz de paz, aumentava a influência dos políticos locais.

d) aprovação da Lei Interpretativa do Ato Adicional e da reforma do Código do Processo Criminal, que diminuía os poderes das Assembleias Provinciais e colocava a polícia judiciária sob o controle do Executivo Central.


4 - Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, Patrono do Exército Brasileiro, recebeu o epíteto de “O Pacificador” em decorrência de sua participação em muitos conflitos internos no Brasil Império, dentre os quais a

a) Revolta dos Malês e a Guerra da Independência na Bahia.

b) Cabanagem e a Revolução Farroupilha.

c) Balaiada e a Revolta Liberal de São Paulo e Minas Gerais.

d) Revolta dos Cabanos e a Sabinada.


5 - No Brasil, durante o período imperial, ocorreu um movimento revolucionário culturalmente influenciado pelas ideias socialistas das revoluções europeias de 1848. Trata-se da

a) Revolução Pernambucana, que buscava a instauração da república.

b) Revolução Praieira, que contava com ampla participação da população mais humilde.

c) Cabanagem, que lutava contra as desigualdades sociais da região.

d) Guerra de Canudos, ocorrida no interior do sertão nordestino.


6 - “De 1831 a 1840, o Brasil vivenciou um período (...) em que diferentes grupos disputavam o poder. Como resultado, instalou-se um clima de grande instabilidade que propiciou a irrupção de conflitos em inúmeros pontos do país.” (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)

A cabanagem foi um dos conflitos ocorrido nesse período. Assinale a alternativa que corresponde a tal conflito.

a) Ocorreu no atual estado do Rio Grande do Sul, liderado pelos criadores de gado das fronteiras com o Uruguai.

b) Foi planejado e contava com participantes que haviam tido experiências anteriores de combates na África, e objetivava promover a independência de Salvador e do Recôncavo Baiano.

c) Foi um movimento conduzido por camadas populares do atual estado do Pará, que viviam marginalizadas na Região Amazônica.

d) Foi uma rebelião contra o poder central, ocorrida na Bahia, e que contava com a camada média da sociedade baiana.


7 - A Confederação do Equador, proclamada em 2 de julho de 1824, por Manuel de Carvalho,

a) contou com a adesão dos estados da atual região Norte do Brasil.

b) adotava provisoriamente a Constituição dos Estados Unidos da América.

c) defendia a instituição de uma monarquia constitucional.

d)  buscava a organização de um governo representativo e republicano.


8 - “A primeira medida tomada pelo regente D. João, ao chegar ao Brasil, foi decretar a abertura dos

portos brasileiros às nações amigas.”

Tal fato

a) significava, na prática, o fim do pacto colonial.

b) prejudicava a Inglaterra, que passaria a sofrer concorrência de outros países no comércio com o Brasil.

c) contrariava, num primeiro momento, os interesses dos comerciantes brasileiros.

d) beneficiava a França, favorecida pela redução das tarifas alfandegárias nas relações bilaterais.


9 - “O exemplo [...] britânico e o desejo de preservar politicamente o monarca levaram à criação, em 1847, do cargo do Conselho de Ministros, escolhido pelo Imperador. Se o ministério (ou Conselho de Ministros) não possuísse maioria [...], a Câmara seria dissolvida, convocando-se novas eleições” (BARBEIRO; CANTELE; SCHNEEBERGER, 2007)

Esse sistema utilizado no Brasil, em parte do 2º Reinado, ficou conhecido como

a) Presidencialismo Monárquico.

b) Ditadura Monárquica.

c) Parlamentarismo Tradicional.

d) Parlamentarismo às avessas.


10 - “A Tarifa Alves Branco (decreto de 12 de Agosto de 1844), criada por Manuel Alves Branco (2º Visconde de Caravelas), Ministro da Fazenda do gabinete liberal que assumiu em 2 de fevereiro de 1844”. (KOSHIBA; PEREIRA, 2003)

Este decreto

a) reduzia os direitos alfandegários das mercadorias inglesas para 15% ad valorem.

b) barateava os custos para a importação de mercadorias estrangeiras.

c) extinguia as tarifas que favoreciam a Inglaterra e que prejudicavam o crescimento do setor industrial brasileiro.

d) facilitava a exportação dos derivados da cana-de-açúcar, por deixá-los mais baratos no mercado internacional.

Atividade 7º ano - Medidas de Tempo

 1 - O relógio de Torresmo marca 13 horas e 15, minutos, mas está adiantado 20 minutos.


Torresmo quer ajustar seu relógio para qual horário?

(A) 12 horas e 55 minutos.

(B) 13 horas e 05 minutos.

(C) 13 horas e 15 minutos.

(D) 13 horas e 35 minutos.


2 - Kaveva marcou uma consulta no médico no horário indicado no relógio abaixo.

O horário da consulta de Kaveva é

A) 15 horas e 12 minutos.

B) 15 horas.

C) 12 horas e 15 minutos.

D) 12 horas.


3 - Pantito demora meia hora para chegar à academia. Quando saiu de casa, seu relógio marcava o seguinte horário: 

Em que horário Pantito chegou na academia? 

(A) 8 horas e 5 minutos 

(B) 7 horas e 55 minutos 

(C) 7 horas e 35 minutos 

(D) 7 horas e 30 minutos


4 - Torresmo chegou na casa de Pantito às 9h45 para fazerem um trabalho da escola. Às 11h terminaram o trabalho e foram jogar futebol de botão. Em quanto tempo fizeram o trabalho? 

(A) 1h00 

(B) 1h10 

(C) 1h15 

(D) 1h30


5 - Belonilda estava fazendo uma caminhada e, ao chegar a sua casa, verificou o horário no despertador de sua vó:

O despertador marcava 

(A) 10 horas. 

(B) 10 horas e 2 minutos. 

(C) 10 horas e 10 minutos. 

(D) 10 horas e 20 minutos.


6 - O pai de Torresmo começou a gravar sua participação no The Mutuca Podcast às 17 horas e 35 minutos e terminou às 18 horas e 23 minutos. Qual foi o tempo que durou a gravação ? 

(A) 48 minutos 

(B) 72 minutos 

(C) 78 minutos 

(D) 93 minutos


7 - O tio de Torresmo ficou por três semanas de férias no Ceará. Quantos dias ele ficou no Ceará? 

(A) 3 

(B) 7 

(C) 15 

(D) 21

quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

SUA RELIGIÃO É UMA ESCOLHA PESSOAL E DEVE SER RESPEITADA

             O Estado Brasileiro é laico, ou seja, não tem religião. Mas tem o dever de garantir a liberdade religiosa. Diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição: "É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias".

          A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entretanto, muitas vezes o preconceito existe e se manifesta pela humilhação imposta àquele que é diferente. No momento em que é humilhado, discriminado, agredido devido à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais e seus direitos humanos violados; ou seja, é também vítima de um crime - e o Código Penal Brasileiro prevê punição para os criminosos.

           O Código Penal Brasileiro, por sua vez, considera crime (punível com multa e até detenção) zombar publicamente de alguém por motivo de crença religiosa, impedir ou perturbar cerimônia e ofender publicamente imagens e outros objetos de culto religioso.

         Qualquer um que descrimina qualquer tipo de religião ou filosofia espiritualista, templos de umbanda, candomblé, lugares e seus praticantes da Wicca, que celebram a divindade da natureza, não podem ser desrespeitados sob qualquer pretexto. Muito menos xamânicos, ou mesmo os ciganos que são perseguidos e agredidos por causa de sua etnia e de sua religião, mesmo motivo que os condenou ao quase extermínio na Segunda Guerra Mundial, juntamente com os judeus e outras vítimas da intolerância.

           Intolerância religiosa é, também, desrespeito aos Direitos Humanos e crime previsto no Código Penal Brasileiro;

           Declaração do direito à liberdade religiosa da ONU

           A Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou, em 1981, a Declaração sobre a eliminação de todas as formas de intolerância e discriminação fundadas em religião ou crença desta forma: "Toda pessoa tem direito à liberdade de pensamento, de consciência e de religião. Este direito inclui a liberdade de ter uma religião ou qualquer crença de sua escolha, assim como a liberdade de manifestar sua religião ou crença, individual ou coletivamente, tanto em público quanto em particular", diz o primeiro artigo da Declaração da ONU, para, mais adiante, advertir:

             "A discriminação entre seres humanos por motivos de religião ou crença constitui uma ofensa à dignidade humana (...) e deve ser condenada como uma violação dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais, proclamados na Declaração Universal dos Direitos Humanos.``

               " Constituição brasileira de 1988, artigo 33.``

               O respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil torna vedada quaisquer formas de proselitismo.

               No Brasil, o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevista no texto da Constituição de 1988, determina que a educação religiosa nas escolas públicas assegure "o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil.

 

                                                                                  ATIVIDADES 

         1 - De o significado das palavras abaixo Laico__________________________________________________________

Constituição___________________________________________________

Xamânico______________________________________________________

Liturgias_______________________________________________________

Wicca________________________________________________________

Proselitismo____________________________________________________

 

     2 - Quanto à religião, qual é o dever do Estado?

     3 - O que diz o artigo 5º, inciso VI, da Constituição:

     4 - Que documento afirma que “A liberdade religiosa é um dos direitos fundamentais da humanidade”?                       

    5- O que diz o Código Penal Brasileiro sobre a crime de discriminação religiosa?

    6 - O que o texto diz sobre intolerância religiosa?

  7 - Cite algumas crenças que foram discriminadas e são citadas no texto.

  8 - O que diz a Declaração do direito à liberdade religiosa da ONU sobre a intolerância?

  9 - O que diz o diz o primeiro artigo da Declaração da ONU contra a intolerância religiosa?

 

        10 Sobre o texto, coloque V ou F

 

 (  ) No momento em que o ser humano é humilhado, discriminado, agredido devido à sua crença, ele tem seus direitos constitucionais e seus direitos humanos violados; ou seja, é vítima de um crime. Qualquer um que discrimina qualquer tipo de religião ou templos e seus praticantes.

(  ) A umbanda e o candomblé são religiões de origem africana.

(  ) Constituição brasileira a respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil torna vedada quaisquer formas de proselitismo.

(  ) No Brasil, o artigo 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, prevista no texto da Constituição de 1988, determina que a educação religiosa nas escolas públicas assegure "o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil”

sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

A Importância do Estudo na Formação Humana: Uma Jornada para o Desenvolvimento Pessoal

O processo de aprendizagem desempenha um papel fundamental na formação da identidade humana, proporcionando uma jornada contínua de descobertas, crescimento e desenvolvimento. O estudo, nesse contexto, emerge como uma ferramenta essencial para capacitar indivíduos a enfrentar os desafios da vida e progredir em suas trajetórias.

É através do estudo que as mentes se expandem, os horizontes se ampliam e as habilidades se aprimoram. Ao buscar conhecimento, as pessoas se envolvem em um processo que vai além da simples aquisição de informações; trata-se de uma experiência transformadora que molda valores, constrói habilidades e fornece as ferramentas necessárias para enfrentar as complexidades do mundo moderno.

O desenvolvimento humano, intrinsecamente ligado ao processo de aprendizagem, é impulsionado pelo desejo de compreender o desconhecido e explorar o potencial inexplorado que reside em cada indivíduo. A educação, ao fornecer estrutura e orientação, cria um ambiente propício para o florescimento das capacidades humanas, incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a resolução de problemas.

Além disso, é essencial que todos compreendam que, por meio dos estudos, as pessoas não apenas adquirem conhecimento, mas também cultivam habilidades práticas e emocionais que são cruciais para o sucesso na vida. A educação não se limita à sala de aula; ela permeia todas as esferas da existência, preparando os indivíduos para desafios profissionais, sociais e pessoais.

Ao reconhecer a importância do estudo, a sociedade promove um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Indivíduos educados contribuem para comunidades mais informadas, resilientes e inovadoras. A educação é uma ponte para oportunidades, um equalizador social que permite que pessoas de diversas origens alcancem seus objetivos e aspirações.

Portanto, instigar o apreço pelo estudo desde as fases iniciais da vida é investir no potencial humano. Todos devem compreender que a busca pelo conhecimento não é apenas uma obrigação acadêmica, mas sim um caminho para o progresso pessoal e coletivo. É através do estudo que desvendamos novas perspectivas, quebramos barreiras e construímos um futuro mais promissor para todos.


Inácio Alcantara