1. Desde muito pequenas, as crianças são capazes de perceber a diferença entre um cachorro vivo e um cachorro de pelúcia. Escreva em seu caderno as razões pelas quais um deles é considerado ser vivo e o outro não é.
2. Neste capítulo você viu que os seres vivos dependem do ambiente em que vivem. Um passarinho preso em uma gaiola pode viver muitos anos. Você acha que esse passarinho não depende do ambiente? Explique sua resposta.
3. Imagine um gato doméstico, animal de estimação de uma família. Faça uma lista dos fatores do ambiente de que esse gato depende para sobreviver, se é que ele depende de algum.
4. A garça-vaqueira é uma ave que se alimenta de insetos, pequenos roedores, sapos, aves e peixes. Quando vivem em campos de pasto para gado nos quais também existem cigarrinhas-das-pastagens, as garças-vaqueiras capturam muitos desses insetos, o que evita que eles destruam as plantações.
Suponha que caçadores eliminem as garças-vaqueiras de uma região.
a) Que efeito essa eliminação pode ter sobre a quantidade de cigarrinhas-das-pastagens?
b) Que risco para o gado esse acontecimento pode trazer?
5. Analise o seguinte esquema referente a um certo ambiente natural e sua relação na sequência alimentar entre seres vivos.
O esquema representa:
(A) cadeia alimentar.
(B) presença de vegetais e animais produtores.
(C) teia alimentar.
(D) relação entre decompositores e consumidores.
6. Quando um animal se alimenta apenas de plantas, ele é chamado de herbívoro. Se ele se alimenta apenas de animais, é denominado carnívoro. Mas, se ele inclui na sua alimentação animais e plantas, então recebe o nome de onívoro. Usando essas informações, diga se os seguintes animais são herbívoros, carnívoros ou onívoros.
a) Capivara.
b) Onça.
c) Ser humano.
d) Porco.
e) Cavalo.
f ) Leão.
g) Vaca.
h) Tigre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário