1. O conceito
de lugar, para a geografia, é muito importante. Para Geografia, o que é lugar?
(a) É a
paisagem que podemos ver de um avião.
(b) É uma
parte ou porção do espaço geográfico.
(c) É todo
espaço geográfico.
(d) É todo o
planeta Terra.
2. Observe a
figura:
Considerando
a ESCOLA como ponto de referência, e utilizando somente os pontos
cardeais e colaterais, podemos destacar que
(a) O
teatro localiza-se a LESTE da escola.
(b) O
estádio de futebol localiza-se a NORTE da escola.
(c) A
lanchonete localiza-se a SUDOESTE da escola.
(d) A
igreja localiza-se a SUDESTE da escola.
3. Observe a
figura:
A figura acima representa
(a) uma
rosa dos ventos.
(b) uma
bola de futebol.
(c) uma
bússola.
(d) um
mapa.
4. Se
pensarmos no exemplo de uma cidade no Brasil, considerando os elementos e as
dimensões do espaço, do menor para o maior, existem:
(a) a Terra, a
rua, o bairro, a floresta, o estado, o país, o continente e toda a superfície
terrestre.
(b) a rua, o
bairro, a casa, o município, o estado, o país, o continente e toda a superfície
terrestre.
(c) a casa, a
praia, o bairro, o município, a floresta, o país, o continente e toda a superfície
terrestre.
(d) a casa, a
rua, o bairro, o município, o estado, o país, o continente e toda a superfície
terrestre.
5. A água
constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso
planeta. Com relação a esse elemento, assinale a alternativa correta.
a) A água do
planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola,
além dos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso
indevido do solo.
b) Desvios de
água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo
excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos
entre usuários.
c) A água tem
sido utilizada para a geração de energia elétrica, assegurando a
sustentabilidade do meio ambiente local.
d) O Brasil
possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas
características geológicas dominantes.
6. Para
facilitar a administração ou o governo de um país, o seu território é dividido
em porções ou partes menores. O território nacional do Brasil, por exemplo, foi
dividido em estados — palavra escrita com inicial minúscula; o termo “Estado”,
escrito com inicial maiúscula, é utilizado para designar país. Assim, o nosso
território nacional foi dividido
(a) em 27
unidades político-administrativas ou unidades da federação, sendo 26 estados e
o Distrito Federal.
(b) em 28
unidades político-administrativas ou unidades da federação, sendo 27 estados e
o Distrito Federal.
(c) em 26
unidades político-administrativas ou unidades da federação, sendo 25 estados e
o Distrito Federal.
(d) em 23
unidades político-administrativas ou unidades da federação, sendo 22 estados e
o Distrito Federal.
7. A localidade
onde você mora ocupa determinado espaço da superfície terrestre. Há milhares de
anos, porém, esse espaço não era habitado por seres humanos; havia apenas a
natureza original, formada por solo, rochas, vegetação, fauna, rios, clima,
entre outros elementos. Portando podemos dizer que
(a) havia ali
um espaço modificado.
(b) havia ali
um espaço cultural.
(c) havia ali
um espaço natural.
(d) havia ali
um espaço humanizado.
8. Segundo o
geógrafo brasileiro Milton Santos, paisagem geográfica
(a) não é tudo
o que está presente no espaço, pois há muitas paisagens que não podem ser
consideradas geográficas.
(b) é tudo
aquilo que a nossa visão alcança, ou seja, tudo o que está presente no espaço e
sendo observado.
(c) é quase
tudo aquilo que a nossa visão alcança, ou seja, o que está presente no espaço e
sendo observado poderá ser uma paisagem geográfica.
(d) não pode
ser considerado aquilo que a nossa visão alcança, pois muitas vezes não se pode
distinguir o que está sendo visto.
9. Observe a
imagem:
Essa imagem nos mostra
(a) Paisagens
protegidas.
(b) Paisagens
degradadas.
(c) Paisagem
e desigualdades sociais.
(d) Paisagens
e povos originários e tradicionais no Brasil.
10. Por
terem uma relação de dependência com os recursos naturais para manter a sua
sobrevivência física, cultural, econômica e política, ao longo do tempo, muitos
povos e comunidades indígenas desenvolveram conhecimentos e técnicas
(a) menos
predatórios, apropriando-se dos recursos naturais de maneira respeitosa,
harmônica e sustentável.
(b) que agridem
ao meio ambiente sem se preocupar com sua preservação.
(c) de
construir cidades que crescem no meio da floresta.
(d) de cultivo
de produtos em grande escala para venda e obtenção de lucro em grande escala, a
chamada agricultura comercial.
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