Esse blog tem o intúito de ajudar meu trabalho docente, visto que a maioria de meus alunos têm acesso à internet. Aqui serão postados as atividades que serão trabalhadas nas turmas que leciono, além de sugestões de sites, textos, músicas, vídeos, etc.
Web Radio Sinfonia Jovem
terça-feira, 31 de dezembro de 2013
Competências e habilidades – Ciências Humanas
Competência de área 1
– Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar
historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da
cultura.
H2 - Analisar a
produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as
manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos
de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as
manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural
e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2
– Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das
relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar
diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os
significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações.
H8 - Analisar a ação
dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais
e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o
significado histórico-geográfico das organizações políticas
e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a
dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância
da participação da coletividade na transformação da realidade
histórico-geográfica.
Competência de área 3
– Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais,
políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos
e movimentos sociais.
H11 - Identificar
registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o
papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a
atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em
processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar
diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos,
sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições
sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar
criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais
ao longo da história.
Competência de área 4
– Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos
processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na
vida social.
H16 - Identificar
registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho
e/ou da vida social.
H17 - Analisar
fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de
territorialização da produção.
H18 - Analisar
diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações
sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as
transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e
apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar
argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas
tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5
– Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os
fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma
atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o
papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as
lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações
ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a
importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar
cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar
estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6
– Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no
espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em
fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da
vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de
maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em
consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o
uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos
histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a
função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os
com as mudanças provocadas pelas ações humanas.
H30 - Avaliar as
relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas
diferentes escalas.
COMO ELABORAR QUESTÕES DE PROVA
ELABORAR PROVA | EXEMPLOS DE PROVAS | EXEMPLOS DE QUESTÕES DE PROVA
Neste artigo serão dadas algumas dicas para você inovar na
elaboração e aplicação de provas escritas
INTRODUÇÃO
Segundo Perrenoud, a avaliação formativa “é toda a avaliação que
ajuda o aluno a aprender e a se desenvolver, ou melhor, que participa da
regulação das aprendizagens e do desenvolvimento no sentido de um projeto
educativo” (PERRENOUD, 1999).
Por esse ponto de vista, a prática avaliativa deve ser um processo
que associe:
estratégias variadas, tais como: TRABALHOS EM GRUPO, ESTUDOS DO
MEIO, AUTOAVALIAÇÃO, PESQUISAS, LIÇÕES DE CASA, PROJETOS CULTURAIS.
instrumentos variados, tais como: PROVA ESCRITA (OBJETIVA E/OU
DISSERTATIVA), SEMINÁRIOS, RELATÓRIOS, DEBATES, EXPERIMENTOS, JORNAL FALADO,
PRODUÇÕES DE TEXTO, PAUTA DE OBSERVAÇÃO.
Por uma questão cultural, a prova escrita tornou-se o instrumento
dominante de avaliação e muito pouca inovação tem-se agregado a ela. Uma
prática avaliativa ancorada apenas em provas escritas deixa de contemplar a
gama de habilidades e recursos cognitivos que os alunos poderiam mobilizar se
fossem também avaliados por meio de outros instrumentos, como os citados acima.
Devido à dominância da prova escrita, no presente artigo você
encontrará um roteiro de como elaborar uma prova diferente, mais
contextualizada e que favoreça a aprendizagem do seu aluno.
COMO ELABORAR UMA PROVA
Ao se sentar na frente do seu computador e elaborar uma prova,
você, professor, deverá responder às seguintes perguntas:
1) O QUE ESPERO
QUE MEU ALUNO TENHA APRENDIDO?
Esse é o primeiro e
fundamental ponto a ser especificado com clareza. Normalmente o professor se
baseia no conteúdo dado para formular sua prova. Por exemplo: “turma, semana
que vem vou dar uma prova sobre astronomia”. Até que ponto está claro para o
aluno o que ele tem de aprender, e para o professor o que ele tem de avaliar?
Ficaria mais claro para
ambas as partes se o professor, em vez de pensar numa “prova sobre astronomia”,
pensasse numa prova em que avaliaria o que os alunos aprenderam sobre “as
explicações para os movimentos celestes dadas pelos modelos geocêntrico e
heliocêntrico”.
2) QUAL O
OBJETIVO DESSA PROVA?
Uma vez estabelecido que
será avaliado o que os alunos aprenderam sobre a “modelos geocêntrico e
heliocêntrico”, o próximo passo é determinar o objetivo da prova. O que,
concretamente, os alunos deverão fazer na prova que assegure ao professor que o
assunto foi aprendido?
Seguindo o nosso exemplo,
podemos estipular como objetivos: comparar as teorias geocêntrica e
heliocêntrica, identificar as datas relacionadas com o movimento aparente do
Sol, relacionar os modelos astronômicos com o pensamento dominante nas
diferentes épocas da História.
3) QUAIS
HABILIDADES SERÃO REQUISITADAS DOS ALUNOS NAS QUESTÕES?
A partir dos objetivos fica
fácil descobrir quais habilidades você deverá exigir dos seus alunos.
No primeiro caso, comparar
os modelos astronômicos, a habilidade exigida é COMPARAR.
No segundo caso,
IDENTIFICAR DADOS E INFORMAÇÕES
No terceiro, ESTABELECER
RELAÇÕES.
4) QUAIS
COMPETÊNCIAS SERÃO EXIGIDAS NAS QUESTÕES?
No caso das aprendizagens
envolvendo astronomia, pode-se dizer que a competência exigida é COMPREENDER OS
MOVIMENTOS CELESTES E SUA INFLUÊNCIA NA VIDA HUMANA E NA NATUREZA.
5) QUE CONTEXTO
SERÁ DADO NAS QUESTÕES AOS CONTEÚDOS COBRADOS?
Apresente no enunciado da
questão um texto de apoio ou de repertório, um artigo científico, jornal ou
revista, um diagrama ou esquema que remeta o aluno à questão, aproximando-o do
tema abordado.
6) EXISTEM
QUESTÕES INTERDISCIPLINARES?
Procure saber se o tema em
questão apresenta pontos de contato com outras disciplinas. Por exemplo, os
modelos astronômicos estão fortemente ligados aos momentos históricos da
Biblioteca de Alexandria e do Renascimento Científico que são temas da
disciplina História.
7) EXISTEM
QUESTÕES COM DIFERENTES NÍVEIS DE DIFICULDADE?
É importante dosar a mão
nas questões. Quase sempre se trabalha com salas heterogêneas e diferentes
níveis de aprendizagem. Por isso uma prova escrita deve ter um certo número de
questões de nível fácil, outras de nível médio e algumas de nível mais difícil.
Também é importante que esteja assinalado na questão o seu nível de
dificuldade.
8) É EXPLORADA
A CAPACIDADE DE LEITURA E ESCRITA DO ALUNO?
Se você só utiliza testes
nas suas provas não há como avaliar a capacidade do seu aluno escrever. Se não
há textos fundamentando as questões também não avalia a leitura e interpretação.
Por isso, mescle questões testes e dissertativas, e elabore enunciados que
exijam bom domínio de leitura e interpretação de texto.
9) SÃO
EXPLORADAS OUTRAS FORMAS DE INTELIGÊNCIA (PICTÓRICA, ESPACIAL, INTRAPESSOAL)?
Quando você utiliza em vez de
apenas textos escritos outras formas de textos como tirinhas, charges, imagens
de obras de artes, infográficos, poderá explorar a dimensão pictórica da
inteligência do seu aluno.
10) EXPLICITA
COM CLAREZA OS CRITÉRIOS DE CORREÇÃO?
Ao lado das questões,
coloque o valor de cada uma e o seu nível de dificuldade. Se sua prova vale uma
nota até 10, por exemplo, procure evitar questões com valor 0,75 ou 1,5. Sempre
fica mais claro questões valendo notas redondas. Deixe claros os critérios que
serão utilizados na correção das questões, em especial nas questões
dissertativas, quando considerar o uso da norma culta da língua portuguesa, da
clareza de ideias, adequação ao tema explorado, etc. Faça isso
quantitativamente, para que o aluno possa ter uma ideia do seu desempenho.
Abaixo apresentamos um quadro para CHECK-IN da sua prova antes de
aplicá-las aos alunos e um modelo de prova.
A sua prova:
|
Sim
|
Não
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Em parte
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Apresenta os objetivos de forma clara aos alunos?
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Demonstra correspondência entre o que se pretende avaliar e o que
é avaliado nas questões?
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Requisita o desenvolvimento de diferentes habilidades e
competências?
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Apresenta os conteúdos de forma contextualizada?
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Relaciona o conteúdo avaliado com as demais áreas de
conhecimento?
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Está com nível e linguagem adequados ao ano e turma?
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A linguagem utilizada está próxima do estudante?
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As questões apresentam comandos claros?
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Apresenta questões que possibilitem o uso do pensamento lógico?
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Apresenta situações de escrita, leitura e interpretação de texto?
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Traz com clareza os critérios de correção de cada questão?
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Atividade História - 7º ano
Observe a figura abaixo e responda os
exercícios 1, 2 e 3.
1. A gravura representa parte de uma
fazenda açucareira do Brasil colonial. Sobre este assunto, responda:
a) Explique como Portugal conseguiu
recursos financeiros para a produção açucareira no Brasil.
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b) Onde Portugal conseguiu mão-de-obra
suficiente para os engenhos do Brasil colonial?
______________________________________________________________________________________
c) Qual o principal motivo que levou os
portugueses a não utilizarem a mão-de-obra escrava indígena no Brasil?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. A gravura representa:
a) a moenda
b) a casa das caldeiras
c) a casa de purgar
d) a senzala
3. Observando a figura, explique qual
era a importância da pecuária para os engenhos no Brasil. (0,5)
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4. A produção açucareira exigia
mão-de-obra e uma das alternativas foi trazer escravos africanos para a
colônia.
Julgue as alternativas abaixo colocando
V ou F.
( ) Os escravos africanos no
Brasil colonial trabalhavam somente nos engenhos de açúcar.
( ) Era comum os senhores de
engenho castigarem seus escravos.
( ) No Brasil colonial o que
determinava a riqueza de uma pessoa era a posse de terras e a quantidade de
escravos.
( ) Era comum os
escravos que conseguiam liberdade com a carta de alforria quisessem
possuir um escravo.
(
) O trabalho nos engenhos de açúcar só havia a mão-de-obra escrava.
5. Das quinze capitanias
hereditárias criadas pelo governo português, apenas duas se desenvolveram.
Foram elas
a) São Paulo e Salvador.
b) Rio de Janeiro e Pernambuco.
c) Pernambuco e São Vicente.
d) São Vicente e São Paulo.
6. Observe a imagem:
Descreva a sena retratada nela. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7. A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era
composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de
terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de
cana. Estes não possuíam recursos para montar um engenho para moer a sua cana
e, para tal, usavam os dos senhores de engenho. O outro grupo era formado pelos
escravos, numericamente muito maior, porém quase sem direito algum. Entre esses
dois grupos existia uma faixa intermediária: pessoas que serviam aos interesses
dos senhores como os trabalhadores assalariados (feitores, mestres-de-açúcar,
artesãos) e os agregados (moradores do engenho que prestavam serviços em troca
de proteção e auxílio).
Como se dava o processo de produção do açúcar?
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8. No século XVII, as invasões do nordeste brasileiro pelos holandeses
estavam relacionadas às mudanças do equilíbrio comercial entre os países
europeus porque:
a) a Holanda apoiava a união das monarquias ibéricas.
b) a aproximação entre Portugal e Holanda era uma forma de os
lusos se liberarem dá dependência inglesa.
c) as Companhias das Índias Orientais e Ocidentais monopolizavam o
escambo do pau-brasil.
d) os holandeses tinham grandes
interesses no comércio do açúcar.
9. No século XVII, a crise na empresa açucareira nordestina foi
motivada pelo(a)
a) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa,
expulsão dos holandeses.
b) desenvolvimento da pecuária, concorrência antilhana, queda do
preço do açúcar nos mercados internacionais.
c) crescimento da produção antilhana, concorrência inglesa, fim do
monopólio português.
d) queda do preço do açúcar nos
mercados internacionais, concorrência antilhana, fim do monopólio português.
10. Observe a charge a seguir:
a) Identifique o conflito
retratado na charge e as razões que o motivaram.
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b) Por que o personagem do navio afirma: “e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
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b) Por que o personagem do navio afirma: “e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
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