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terça-feira, 31 de agosto de 2021

Educação Física - VARIAÇÕES DOS ELEMENTOS DAS LUTAS AGARRADAS DO MUNDO

Tanto na luta quanto na briga ocorrem ações agressivas, porém nas brigas não há regras nem limites para a intensidade da agressividade. Além disso, prevalecem a raiva e o desrespeito ao oponente. No caso das lutas, apesar da agressividade implícita, o contato físico se dá entre duas ou mais pessoas que se enfrentam em uma constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, as quais são regidas por regras, e têm como objetivo mútuo um alvo móvel personificado no oponente (GOMES, 2010).

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as lutas são “(...) disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade” (BRASIL, 1998, p. 70).

LUTAS

A palavra luta, que deriva do latim lucta, pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas, por meio da aplicação de técnicas específicas. As lutas fazem parte da essência humana e das tradições de diversas sociedades há séculos. Cabe ressaltar que, a partir do século XX, desencadeou-se um processo de esportivização de muitas delas. Algumas artes marciais, criadas apenas com o intuito de autodefesa, autoconhecimento e equilíbrio pessoal, passaram a ser estruturadas por associações e federações, as quais organizaram competições regulares, resultando em profissionais da luta.

Dentre os diversos tipos de luta, há aquelas com características de agarramento, cujo repertório das técnicas tem por objetivo dominar a guarda, projetar seu adversário ao chão, imobilizá-lo e finalizá-lo com torções de articulações, estrangulamentos etc. Alguns exemplos de lutas com essas características são a greco – romana, o judô ( ambas modalidades olímpicas), o jiu-jítsu, o huka–huka (ikindene), o MMA entre outras.

LUTA GRECO – ROMANA

A moderna luta greco-romana foi desenvolvida na França no início do século 19, e era parte do treinamento dos soldados de Napoleão. Em sua versão moderna, a luta livre é mais um esporte que uma arte marcial. Não se deve confundi-la com a luta livre, pois a luta grego - romana segue um estilo rigidamente centrado na parte superior do corpo, em que o competidor pode usar somente os membros superiores e atacar o oponente acima da cintura. O objetivo é imobilizar os dois ombros de um adversário até a rendição.

A luta greco-romana integra os Jogos Olímpicos modernos desde 1896, mas a luta livre e a greco-romana têm entrado em declínio nos últimos anos. Muitas escolas e faculdades retiraram o esporte do currículo, e a técnica corre o risco de ser eliminada dos Jogos Olímpicos devido à modificações em sua estrutura. Movimentos da luta greco-romana

A luta greco-romana tem um estilo e uma técnica únicas, quando comparada a outras formas de luta. Uma característica da luta greco-romana são seus golpes espetaculares. A luta com as mãos – a habilidade de controlar e manipular as mãos e braços do adversário – assim como os golpes com os punhos, ou a luta para ganhar vantagem durante uma contração dos membros superiores, são movimentos empregados pelos lutadores greco-romanos durante uma disputa.

JUDÔ

O Judô tem como filosofia integrar corpo e mente. Sua técnica utiliza os músculos e a velocidade de raciocínio para dominar o oponente. Palavras ditas por Mestre Kano para definir a luta: "arte em que se usa ao máximo a força física e espiritual". A vitória, ainda segundo seu mestre fundador, representa um fortalecimento espiritual. Nas academias, procura-se passar algo mais além da luta, do contato físico. Para tornar-se um bom lutador, antes de tudo, é preciso ser um grande ser humano.

Um fator decisivo na escalada do Judô foi a chegada ao país de grupo de nipônicos em 1938. Tinham como líder o professor Riuzo Ogawa e fundaram a Academia Ogawa, com o objetivo de aprimorar a cultura física, moral e espiritual, através do esporte do quimono. Daí por diante disseminaram-se a cultura e os ensinamentos do Mestre Jigoro Kano e em 18/03/1969 era fundada a Confederação Brasileira de Judô, sendo reconhecida por decreto em 1972. Hoje em dia é ensinado em academias e clubes e reconhecido como um esporte saudável que não está relacionado à violência.

Esporte Olímpico de grande prestígio e muito disputado, tem no Brasil um "celeiro" de bons lutadores, fazendo o país ser reconhecido e admirado internacionalmente, inclusive no Japão. Por ser um esporte de triunfos nacionais, tem "sua marca" associada ao sucesso.

JIU-JITSU

Você sabe o que é jiu jitsu? Se você pensou que jiu jitsu é uma luta praticada por pessoas que têm um pitbull de estimação e que adoram arrumar briga na rua, muito bem: você errou! Para começarmos a compreender essa luta, podemos tomar a tradução imediata do termo jiu jitsu, que seria “caminho suave”. Isso se deve aos seus princípios básicos, uma vez que essa prática privilegia o equilíbrio e o sistema de alavancas do corpo humano em detrimento do uso da força e das armas. Ou seja, uma luta que prioriza a consciência corporal ao invés da força, não pode ser associada às arruaças de rua.

Segundo alguns historiadores o Jiu-jitsu ou "arte suave", nasceu na Índia e era praticado por monges budistas. Preocupados com a auto defesa, os monges desenvolveram uma técnica baseada nos princípios do equilíbrio, do sistema de articulação do corpo e das alavancas, evitando o uso da força e de armas. Com a expansão do budismo o jiu-jitsu percorreu o Sudeste asiático, a China e, finalmente, chegou ao Japão, onde desenvolveu-se e popularizou-se.

IKINDENE OU HUKA-HUKA

É um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Desde criança já se pratica o Huka-Huka para se tornar um grande lutador. Esta luta significa grande status para o vencedor, pois ele ganha o respeito da aldeia e de outras aldeias, felicidade para a família e o orgulho da comunidade a que pertence.

A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Vence quem derrubar o oponente. Se eles se soltarem um do outro, sem que nenhum dos dois seja derrubado, dá empate.

MMA

As artes marciais mistas (MMA) combates de contato que permitem uma ampla variedade de técnicas e habilidades de luta, a partir da mistura de vários estilos. Essa arte possibilita que atletas de diferentes origens participem da competição, e as regras permitem o uso de golpes tanto em pé quanto no chão.

A origem desse esporte, nos moldes como o conhecemos, é brasileira. Seu início se deu na década de 30, quando o jiu-jitsu, por meio de Hélio Gracie, tentava se estabelecer no país como uma arte marcial eficiente. Nesse contexto, eram promovidos confrontos entre lutadores de outras artes marciais contra especialistas em jiu-jitsu.

A primeira organização de um torneio de MMA ocorreu nos EUA, por incentivo de Rórion Grace (filho de Hélio Grace). Trata-se do UFC – Ultimate Fight Championship, que se iniciou no ano de 1993. Esse campeonato foi como alavanca para o surgimento de outros campeonatos que se tornaram tão importantes quanto o UFC, fazendo do MMA um fenômeno Mundial.

Educação Física - VARIAÇÕES DOS ELEMENTO DAS LUTAS DO MUNDO

Tanto na luta quanto na briga ocorrem ações agressivas, porém nas brigas não há regras nem limites para a intensidade da agressividade. Além disso, prevalecem a raiva e o desrespeito ao oponente. No caso das lutas, apesar da agressividade implícita, o contato físico se dá entre duas ou mais pessoas que se enfrentam em uma constante troca de ações ofensivas e/ou defensivas, as quais são regidas por regras, e têm como objetivo mútuo um alvo móvel personificado no oponente (GOMES, 2010).

Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais, as lutas são “(...) disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas e estratégias de desequilíbrio, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa. Caracterizam-se por uma regulamentação específica a fim de punir atitudes de violência e deslealdade” (BRASIL, 1998, p. 70).

LUTAS

A palavra luta, que deriva do latim lucta, pode ser definida como combate entre duas ou mais pessoas, com ou sem o uso de armas, por meio da aplicação de técnicas específicas. As lutas fazem parte da essência humana e das tradições de diversas sociedades há séculos. Cabe ressaltar que, a partir do século XX, desencadeou-se um processo de esportivização de muitas delas.


HISTÓRICO DAS LUTAS


Os gregos tinham uma forma de luta conhecida como Pancrácio, modalidade presente nos primeiros Jogos Olímpicos da era antiga.

Como exemplo, podemos citar também os Gladiadores Romanos, que naquela época faziam uso de técnicas corporais de luta dois a dois e a utilização de armas e táticas severas de treinamento.

• Desde os primórdios até hoje o homem utiliza-se das lutas para diferentes objetivos e situações.

• As lutas sempre estiveram presentes na natureza, através dos animais e do próprio ser humano.

• Algumas artes marciais foram criadas apenas com o intuito de autodefesa, autoconhecimento e equilíbrio pessoal.

• As lutas são estruturadas por associações e federações, que regulamentam as regras e organizam competições.

• Há várias manifestações de lutas e muitas delas estão presentes nas Olimpíadas.

• Dentre os diversos tipos de lutas, há aquelas com características de agarramento, cujo repertório de técnicas tem por objetivo dominar a guarda, projetar seu adversário ao chão, imobilizá-lo e finalizá-lo.

• Há também aquelas com características de Wrestling que é a troca de socos com o objetivo é nocautear o adversário.


LUTAS – curiosidades


• As categorias de lutas em sua maioria, as competições são definidas pelo peso dos lutadores.

• Pesagem sempre é realizada antes das lutas.



Educação Física - LUTAS INDÍGENAS

As lutas indígenas são aquelas tradicionais dos povos indígenas brasileiros, sendo modalidades de artes marciais e um estilo de vida. É desconhecida do grande público. Essas lutas resgatam a cultura dos povos indígenas transmitidas de geração a geração. Podem ser praticadas por homens e mulheres.

O Ikindene ou Huka-Huka, o Xondaro e a Luta Marajoara são exemplos de lutas indígenas brasileiras.

Desconhecida do grande público, uma das artes marciais autenticamente brasileiras de maior tradição é o Huka-huka.

Originária dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi (MT). O Huka-huka é bastante praticado nessa região e representa uma das modalidades dos Jogos dos Povos Indígenas (Competição esportiva criada em 1996).

O Ikindene ou Huka-Huka é um ritual tradicional para testar a força de jovens índios. Desde criança já se pratica o Huka-Huka para se tornar um grande lutador. Esta luta significa grande status para o vencedor, pois ele ganha o respeito da aldeia e de outras aldeias, felicidade para a família e o orgulho da comunidade a que pertence.

A luta é praticada com os atletas de joelhos. No ritual, um homem chefe, que é considerado o dono da luta, vai até a parte central de uma arena e escolhe os adversários chamando-os pelo nome. Então os lutadores ficam frente a frente, ajoelham-se e giram de forma circular em sentido horário. Eles se encaram e começam a luta. O objetivo é levantar o oponente e depois levá-lo ao chão. Vence quem derrubar o oponente. Se eles se soltarem um do outro, sem que nenhum dos dois seja derrubado, dá empate.

O Xondaro é uma luta indígena Guarani que tem ênfase no equilíbrio, os gestos são baseados nos movimentos de animais e na atitude de “desviar-se” preferindo não se contrapor ao oponente, deixando-o gastar suas energias. A técnica propicia uma eficiência tal que, segundo os guaranis, os antigos guerreiros Xondaro conseguiam agarrar flechas em pleno voo.

Assim como a capoeira, que pode exercer a função de luta ou de dança — conforme as circunstâncias —, a Xondaro também possui um papel múltiplo. Luta, dança e canto.

A luta Marajoara é um estilo de luta corpo a corpo, foi criada pelos índios e depois adaptada por negros que chegaram para trabalhar na região e introduziram técnicas africanas. É muito praticada no norte do Brasil, principalmente nas festividades dos povoados da Ilha de Marajó - PA.

No início da luta, os atletas emparelham os pés à frente, numa posição chamada "pés casados". Nesse momento, as mãos devem estar espalmadas, bem próximas às mãos do adversário, mas sem encostar – só com o sinal do árbitro é que eles se atracam. Boa parte da luta acontece com os atletas em pé. No solo, o árbitro interrompe a ação caso o combate fique travado.

O objetivo da luta é fazer o adversário encostar as costas no chão. Sempre acontecem na areia ou em local de terreno macio para evitar que os participantes se machuquem.



Educação Física - CAPOEIRA, UMA LUTA BRASILEIRA

A capoeira foi criada no Brasil por africanos escravizados que trouxeram consigo suas tradições culturais. Para enganar os capitães do mato, que os perseguiam em caso de fuga, os escravos diziam brincar e dançar, por isso essa prática foi sempre acompanhada de música. No entanto, eles treinavam movimentos de uma luta que podia ser de grande valia durante a fuga até os quilombos.

As primeiras rodas foram registradas no Rio de Janeiro, em Salvador e Recife.

No início da República, essa prática sofreu uma forte repressão em algumas regiões do país. Os capoeiras eram considerados marginais e delinquentes, podendo até serem presos. Na mesma época, a capoeira ganhou o sobrenome Angola e teve, como precursor, o mestre Pastinha, na Bahia. Essa vertente da capoeira é guiada pela filosofia tradicional, preservando os movimentos originais e rasteiros. Sua ginga é mais leve devido ao ritmo mais lento da música, e os jogos costumam ser mais longos. Além de defesa, a capoeira Angola servia de canal aberto a manifestações culturais do povo negro, de cunho religioso (LIMA, 1991).

Na década de 1930, Manuel dos Reis Machado (mestre Bimba), criou um estilo de se jogar capoeira: a luta regional baiana, chamada de capoeira regional, caracterizada por ter um jogo mais rápido, com forte presença de saltos, movimentos altos e acrobáticos. Em 1953, no governo de Getúlio Vargas, a capoeira começou a ser organizada como ginástica e passou a ser considerada esporte pelo Conselho Nacional de Desporto, em 1972.

A história da capoeira é rica de fatos e acontecimentos intimamente relacionados com a história do Brasil. Um trabalho interdisciplinar com os professores de História, Geografia e Literatura favorece a ampliação da compreensão dos alunos sobre os fatos históricos e sociais intrínsecos a essa prática corporal originada em nosso país.

Os instrumentos da Capoeira são: Berimbau, Pandeiro, Atabaque, Reco-Reco e Agogô.


Luta, dança ou jogo?


A capoeira tem diversos fins, sendo considerada uma prática corporal eclética, pois pode ser tratada como luta, dança, jogo, educação, arte, esporte, entre outras possibilidades. Inicialmente, os treinamentos para a capoeira eram camuflados como dança e jogo em razão de sua prática permitir essa ambiguidade. Autores afirmam que atualmente é difícil distinguir onde termina a luta e começa o jogo, e vice-versa (SOARES, 2004).

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017), a capoeira é considerada uma luta, pois seus objetivos de aprendizagem são estruturados nesse viés. Originalmente ela foi utilizada para defesa e sobrevivência e, tempos depois, precisou ser defendida como uma prática corporal para ser aceita socialmente. Ao considerar a capoeira como luta, deve-se enfatizar que sua finalidade é combate, ataque e defesa, é um instrumento de defesa pessoal. Nesse mesmo formato ocorrem os campeonatos.

Há também vertentes que desenvolvem a capoeira como dança. Em razão da presença dos instrumentos e do canto, os escravos podiam treinar os golpes, disfarçando-os e enganando seus senhores. A ginga também é um elemento que se refere à dança, bem como toda a plasticidade, criatividade e movimentação dos corpos ao ritmo da música.

Por meio desse enfoque, a prática é realizada com ênfase nos movimentos coreográficos e no desenvolvimento de algumas capacidades físicas, como flexibilidade, agilidade, coordenação motora e equilíbrio.

Alguns consideram a capoeira um jogo quando sua prática é realizada de modo informal, voltada para interação e intercâmbio cultural. Por essa definição, a roda apresenta um fim em si mesmo, com regras flexíveis. Há divertimento, imprevisibilidade, improvisação, alegria, instabilidade, tensão, entre outros elementos. Uma expressão muito comum entre os participantes de uma roda de capoeira é “vamos jogar”.

A capoeira apresenta características de luta, dança, esporte e jogo. Além disso, ela é repleta de complexidades e particularidades, o que lhe confere uma grande riqueza histórico-cultural e de conteúdos. Essa discussão deve ser apresentada e debatida com os alunos para que eles compreendam, reconheçam, signifiquem e ressignifiquem a capoeira como parte integrante do processo de sua formação como cidadãos.



quarta-feira, 25 de agosto de 2021

Atividade Ciências - Biomas do Brasil

Faça uma pesquisa sobre os biomas do Brasil verificados no mapa, destacanto os seguintes pontos de cada um:

a) Principais plantas de cada bioma:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


b) Principais animais de cada bioma:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


c) Espécies ameaçadas de extinção (plantas e animais):

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


d) Principais problemas ambientais de cada bioma:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


e) Principais atividades econômicas de cada bioma:

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 



terça-feira, 24 de agosto de 2021

SOMA DOS ANGULOS INTERNOS DE UM TRIANGULO

 1 - Qual é a medida do ângulo x do triângulo a seguir?

a) 100°

b) 180°

c) 90°

d) 40°

e) 30°


2 - Qual é o valor de x no triângulo a seguir?

a) 5

b) 6

c) 7

d) 12

e) 120


3 - Num triângulo, um dos ângulos mede 27° e o outro mede 64°. O terceiro ângulo interno mede:


(A) 69°
(B) 79°
(C) 89°
(D) 99°

4 - sabemos que se trata de um triângulo qualquer. Então, podemos afirmar que:

(A) x = 30°
(B) x = 40°
(C) x = 10°
(D) x = 20°


segunda-feira, 23 de agosto de 2021

Atividade de Matemática - Triângulos

1- Os triângulos podem ser classificados com relação aos seus ângulos ou com relação aos seus lados. Dois triângulos colocados lado a lado possuem as seguintes características: o primeiro possui um ângulo de 91° e o segundo possui três lados iguais. As classificações respectivamente corretas para esses triângulos são:

a) Retângulo e isósceles

b) Retângulo e escaleno

c) Retângulo e equilátero

d) Obtusângulo e escaleno

e) Obtusângulo e equilátero


2- Quanto às classificações de triângulos, assinale a alternativa correta.

a) Um triângulo isósceles possui dois lados com comprimentos iguais, entretanto, não é possível afirmar nada sobre seus ângulos.

b) Um triângulo equilátero possui todos os lados com comprimentos iguais, entretanto, não é possível afirmar nada sobre seus ângulos.

c) Um triângulo retângulo é aquele que possui dois ângulos retos.

d) Um triângulo acutângulo é aquele que possui apenas um ângulo agudo.

e) Um triângulo obtusângulo é aquele que possui apenas um ângulo obtuso.


3- Sobre as propriedades, características e resultados a respeito de triângulos, marque a alternativa correta:

a) A soma dos ângulos internos de um triângulo isósceles é igual a 180°.

b) A soma dos lados de um triângulo sempre é igual à sua área.

c) A soma de dois lados de um triângulo é sempre menor que o terceiro lado, que não foi somado.

d) Os triângulos retângulos possuem um único ângulo raso.

e) Um triângulo que possui três lados iguais é chamado de isósceles.





sexta-feira, 13 de agosto de 2021

Atividade de revisão - Ciências 9º ano

01) Um pequeno ímã é colocado nas proximidades de uma barra de ferro. Sobre a situação descrita, assinale a alternativa correta. 

a) O ímã atrai a barra de ferro com a mesma intensidade que a barra de ferro atrai o ímã. 

b) A força que o ímã exerce sobre a barra de ferro é maior que a força que o ferro exerce sobre o ímã. 

c) O ímã atrai a barra de ferro. 

d) A barra de ferro atrai o ímã. 

e) A força que a barra de ferro exerce sobre o ímã é maior que a força que o ímã exerce sobre a barra de ferro. 


02) Sobre as propriedades do campo magnético, assinale a alternativa falsa. 

a) As linhas de indução magnética emergem do polo norte magnético e adentram o polo sul magnético. 

b) As linhas de indução magnética são sempre abertas. 

c) A concentração de linhas de indução magnética está relacionada com a intensidade do campo magnético na região. 

d) Não é possível separar, em nenhuma ocasião, os polos norte e sul magnéticos. 


03) Sobre o campo magnético terrestre, assinale a alternativa falsa: 

a) O polo norte magnético encontra-se no polo sul geográfico da Terra. 

b) O polo sul magnético encontra-se no polo norte geográfico da Terra. 

c) O campo magnético terrestre é mais fraco na região dos polos. 

d) O campo magnético terrestre é mais intenso na região dos polos. 

e) O campo magnético terrestre surge por causa da diferença na velocidade de rotação do núcleo e da crosta terrestre. 


04) Ao quebrarmos um ímã ao meio, devemos esperar que: 

a) os seus pedaços fiquem desmagnetizados. 

b) um dos seus pedaços seja o polo norte, e o outro, polo sul. 

c) cada um de seus pedaços torne-se um ímã menor. 

d) A Lei de Lenz afirma que a corrente elétrica induzida em um circuito ou condutor é tal que o seu campo magnético sempre favorece as variações de campos magnéticos externos. 


05) (UFB) Há três barras, AB, CD e EF, aparentemente idênticas. 


Experimentalmente, constata-se que: 

I – A extremidade A atrai a extremidade D; 

II – A atrai a extremidade C; 

III – D repele a extremidade E. 

Então: 

a) AB, CD e EF são ímãs. 

b) AB é ímã, CD e EF são de ferro. 

c) AB é de ferro, CD e EF são ímãs. 

d) AB e CD são de ferro, EF é ímã. 

e) CD é ímã, AB e EF são de ferro. 


06) (ITA) Um pedaço de ferro é posto nas proximidades de um ímã, conforme o esquema abaixo. 


Qual é a única afirmação correta relativa à situação em apreço? 

a) É o ímã que atrai o ferro. 

b) É o ferro que atrai o ímã. 

c) A atração do ferro pelo ímã é mais intensa do que a atração do ímã pelo ferro. 

d) A atração do ímã pelo ferro é mais intensa do que a atração do ferro pelo ímã. 

e) A atração do ferro pelo ímã é igual à atração do ímã pelo ferro. 


07) Sobre as linhas de indução magnética de um ímã, assinale a alternativa correta: 

a) As linhas de indução magnética são abertas no norte magnético e fechadas no sul magnético dos ímãs. 

b) As linhas de indução magnética são sempre abertas. 

c) As linhas de indução magnética são fechadas, emergem do norte magnético e adentram o sul magnético do ímã. 

d) Um ímã pode apresentar apenas sul ou apenas norte magnético. 

e) Ao quebrarmos um ímã ao meio, uma de suas metades será de polaridade sul, e a outra será de polaridade norte. 


08) (Fuvest) Considere um ímã em forma de barra apoiado sobre uma mesa. Você segura entre os dedos outro ímã em forma de barra e investiga as forças magnéticas que agem sobre ele, nas proximidades do ímã apoiado sobre a mesa. Você conclui que o ímã entre seus dedos: 


a) será sempre atraído pelo ímã fixo. 

b) será sempre repelido pelo ímã fixo. 

c) tenderá sempre a girar. 

d) não será atraído nem repelido. 

e) poderá ser atraído ou repelido. 


09) Assinale a alternativa correta sobre as linhas de indução magnética, presentes nos ímãs: 

a) As linhas de indução entram no polo norte magnético. 

b) As linhas de indução emergem do polo sul magnético. 

c) As linhas de indução são sempre fechadas. 

d) As linhas de indução podem cruzar-se. 

e) A quantidade de linhas de indução é inversamente proporcional ao módulo do campo magnético. 


10) As bússolas são dispositivos usados ao longo dos séculos para facilitar a navegação. Assinale a alternativa correta em relação às bússolas. 

a) As bússolas são pequenos ímãs que se orientam de acordo com o campo elétrico da Terra. 

b) As bússolas são capazes de apontar na direção exata do Norte geográfico. 

c) As bússolas são úteis em qualquer região do planeta Terra. 

d) As bússolas são agulhas magnetizadas que se alinham de acordo com o campo magnético da Terra. 


11) Veja a figura abaixo:



Nela temos uma barra magnetizada aproximando de uma pequena bola de metal. Diante dessa situação podemos concluir que bola de ferro: 

a) será atraída pelo polo norte e repelida pelo polo sul 

b) será atraída pelo polo sul e repelida pelo polo norte 

c) será atraída por qualquer um dos polos da barra 

d) será repelida por qualquer um dos polos da barra 

e) será repelida pela parte mediana da barra magnetizada. 


12) Com relação aos estudos sobre as propriedades do ímã, podemos dizer que o polo sul de um ímã natural: 

a) atrai o polo sul de outro ímã, desde que ele seja artificial 

b) repele o polo norte de um ímã também natural 

c) atrai o polo norte de todos os ímãs, sejam naturais ou artificiais 

d) atrai o polo sul de outro ímã, sejam naturais ou artificiais 

e) não interage com um eletroímã em nenhuma hipótese 


13) (UFRS) Uma pequena bússola é colocada próxima de um ímã permanente. 



Em quais posições assinaladas na figura a extremidade norte da agulha apontará para o alto da página? 

a) somente em A ou D 

b) somente em B ou C 

c) somente em A, B ou D 

d) somente em B, C ou D 

e) em A, B, C ou D 


14) (PUC-MG) Uma bússola pode ajudar uma pessoa a se orientar devido à existência, no planeta Terra, de: 

a) um mineral chamado magnetita 

b) ondas eletromagnéticas 

c) um campo polar 

d) um campo magnético 

e) um anel magnético 


15) A bússola orienta-se sempre na posição: 


A) norte-norte. 

B) sul-norte. 

C) norte-sul 

D) sul-sul.

Atividade de Revisão - Ciências 6º ano

01) O ciclo da água ocorre graças às mudanças de estado físico dessa substância. Entre os processos apontados a seguir, marque aquele que indica corretamente o nome da mudança que acontece no momento da formação das nuvens. 

a) evaporação. 

b) sublimação. 

c) fusão. 

d) condensação. 

e) vaporização. 


02) Os animais e plantas possuem grande dependência do ciclo da água, uma vez que essa substância é essencial para seu metabolismo. Os animais, além de utilizarem a água, também perdem essa substância para o meio. Entre as alternativas a seguir, marque a única que não se refere a uma maneira de eliminação de água para o meio pelos animais. 

a) Eliminação de urina. 

b) Eliminação de fezes. 

c) Respiração. 

d) Transpiração. 

e) Gutação. 


03) Observe o esquema do ciclo da água e indique o que significa, respectivamente, os números 1 e 2. 



a) Precipitação e evapotranspiração. 

b) Evapotranspiração e condensação. 

c) Precipitação e evaporação. 

d) Infiltração e sublimação. 

e) Evapotranspiração e infiltração. 


04) A camada intermediária do planeta Terra é a de maior espessura, sendo formada por diferentes tipos de rochas, que sofrem influências das altas temperaturas internas do planeta. Essa camada recebe o nome de: 

A) manto. 

B) crosta. 

C) litosfera. 

D) biosfera. 

E) hidrosfera. 


05) O ________________ é um composto pastoso formado pela liquefação das rochas no interior do planeta Terra, em especial no manto. Por meio do seu resfriamento, são formadas as rochas ígneas. Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima? 

A) Vapor. 

B) Magma. 

C) Granito. 

D) Ferro. 

E) Níquel. 


06) O solo é a ________ da crosta terrestre, resultado da ação conjunta de diversos fatores. Esse recurso natural é formado, principalmente, pelo _______ da rocha-mãe e pela ______ de matéria orgânica. As lacunas do texto são preenchidas corretamente na ordem que aparecem por: 

A) Camada inorgânica, surgimento e variação. 

B) Camada superficial, desgaste e decomposição. 

C) Camada orgânica, depósito e acumulação. 

D) Principal camada, complexo e variação. 


07) Relacione os tipos de solo às suas características. 

(1) Solo arenoso. 

(2) Solo argiloso. 

( 3 ) Solo humífero 

(           ) Tem cor escura, é fonte de nutrientes para as plantas e retém muita água (permeável). 

(           ) Contém muita areia, é seco e não favorece o desenvolvimento das plantas (muito permeável). 

(           ) Contém muita argila, é úmido e barrento ( pouco permeável). 

A relação correta de cima para baixo é: 

A) 3, 1, 2 

B) 2, 3, 1 

C) 1, 2, 3 

D) 3, 2, 1 


08) O movimento realizado pelo planeta Terra em torno do Sol, com duração aproximada de 365 dias e 5 horas, é chamado de: 

a) rotação. 

b) translação. 

c) nutação. 

d) periélio. 

e) afélio. 


09) O _______________________ é adotado pelos países do globo para definição da divisão das horas terrestres. A sua adoção está relacionada à esfericidade e ao movimento de rotação da Terra. Qual o termo que completa corretamente a lacuna acima? 

a) Horário de Verão. 

b) Movimento de rotação. 

c) Fuso horário. 

d) Mapa político. 

e) Periélio. 


10) O movimento de rotação tem uma duração aproximada de 24 horas. Esse movimento é responsável pelo: 

A) processo de sucessão dos anos. 

B) aumento das marés. 

C) surgimento das estações do ano. 

D) horário de verão. 

E) movimento aparente do Sol. 


11) O movimento de rotação, ou seja, o movimento realizado pela Terra em torno do seu próprio eixo ocorre na direção 

A) noroeste para norte. 

B) leste para oeste. 

C) oeste para leste. 

D) norte para sul. 

E) nordeste para sudeste. 


12) Assinale V nas afirmativas verdadeiras é F nas falsas. 

(     ) A atmosfera torna possível o voo de certos animais e dos aviões. 

(     ) A atmosfera ameniza os efeitos dos raios solares sobre a terra. 

(     ) A atmosfera pode ser dividida em três camadas somente. 

(     ) A maior parte dos gases da atmosfera concentra-se nos primeiros 20 quilômetros acima da superfície do planeta. 

(     ) É da Estratosfera que os seres clorofilados retiram o gás carbônico realizando a fotossíntese. 

(     ) Na estratosfera que existe maior concentração de gás ozônio. 

(     ) O gás predominante na exosfera é o gás hidrogênio(H2). 


13) É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto: 

a) Estratosfera. 

b) Ionosfera. 

c) Troposfera. 

d) Mesosfera. 


14) Por que alpinistas devem sempre que for escalar grandes altitudes levar suprimento de oxigênio? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________ 


15) O que pode ocorrer na Terra, com a diminuição da camada de ozônio? _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________

quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Atividade de Revisão - Ciências 7º ano

 01) Selecione a alternativa que supre as omissões das afirmações seguintes: 

I-O calor do Sol chega até nós por _________________________. 

II - Uma moeda bem polida fica __________ quente do que uma moeda revestida de tinta preta, quando ambas são expostas ao sol. 

III - Numa barra metálica aquecida numa extremidade, a propagação do calor se dá para a outra extremidade por ________________________. 

a) radiação - menos - convecção. 

b) convecção - mais - radiação. 

c) radiação - menos - condução. 

d) convecção - mais - condução. 

e) condução - mais - radiação. 


02) (PUC-RS) No inverno, usamos roupas de lã baseados no fato de a lã: 

a) ser uma fonte de calor. 

b) ser um bom absorvente de calor. 

c) ser um bom condutor de calor. 

d) impedir que o calor do corpo se propague para o meio exterior. 


03) (UNITAU – SP) Num dia quente você estaciona o carro num trecho descoberto e sob um sol causticante. Sai e fecha todos os vidros. Quando volta, nota que “o carro parece um forno”. Esse fato se dá porque: 

a) o vidro é transparente à luz solar e opaco ao calor; 

b) o vidro é transparente apenas às radiações infravermelhas; 

c) o vidro é transparente e deixa a luz entrar; 

d) o vidro não deixa a luz de dentro brilhar fora; 


04) A camada gasosa que envolve a Terra recebe o nome de atmosfera terrestre. Os gases que a compõem ficam retidos no planeta pela força da gravidade e a atmosfera é dividida em 5 camadas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. A camada mais próxima da crosta terrestre é: 

a) troposfera 

b) estratosfera 

c) mesosfera 

d) termosfera 

e) exosfera 


05) Em qual placa tectônica está localizado o território brasileiro? 

a) Placa do Pacífico 

b) Placa Eurasiática 

c) Placa Africana 

d) Placa Sul-Americana 

e) Placa de Nazca 


06) Assinale a alternativa que melhor define a Deriva Continental: 

a) é a hipótese de que todos os continentes são derivados de um substrato magmático que emergiu através de fissuras ou falhas geológicas; 

b) é o sistema de classificação dos continentes, conforme as suas respectivas origens; 

c) é a teoria que afirma que todos os continentes, no passado, formavam apenas um, o Pangeia, e que posteriormente se fragmentou graças à tectônica das placas. 

d) é o postulado da economia que debate acerca da dependência financeira dos continentes do mundo em relação à Europa. 


07) Como é corretamente denominada a massa de terra única que deu origem aos continentes terrestres? 

a) Eurásia 

b) Pangeia 

c) Gondwana 

d) Himalaia 


08) Qual fenômeno geográfico ocorre em razão da movimentação das placas tectônicas? 

a) Lixiviação 

b) Desertificação 

c) Arenização 

d) Tornado 

e) Terremoto 


09) O planeta Terra é formado por um conjunto de camadas externas com características distintas. No caso das atividades humanas, assim como os principais eventos geográficos, a sua ocorrência se dá na camada mais externa da Terra, chamada de: 

a) núcleo. 

b) crosta subterrânea. 

c) crosta terrestre. 

d) astenosfera. 

e) manto. 


10) A camada mais interna da Terra, chamada de núcleo, é formada por uma composição de minerais. Quais são os principais minerais que estão presentes no núcleo terrestre? 

a) Ouro e prata. 

b) Ferro e níquel. 

c) Ferro e cálcio. 

d) Níquel e prata. 

e) Níquel e ouro. 


11) Os terremotos de grande magnitude e intensidade ocorrem principalmente em locais onde há o encontro de diferentes placas tectônicas. Essas áreas são denominadas: 

a) Zonas de divergência 

b) Epicentro 

c) Deriva continental 

d) Zonas de convergência 


12) Dos países sul-americanos os que têm maiores possibilidades de serem atingidos por terremotos de grande magnitude e intensidade são: 

a) Chile e Peru 

b) Uruguai e Paraguai 

c) Brasil e Bolívia 

d) Argentina e Paraguai 


13) Todo o planeta Terra é envolvido por uma camada de ar. Essa camada gasosa que envolve a Terra é chamada: 

a) hidrosfera. 

b) atmosfera. 

c) biosfera. 

e) litosfera. 


 14) Sem a atmosfera não existiria vida no planeta pois ela: 

a) fornece gás carbônico para a respiração dos seres vivos. 

b) não torna possível o voo de certos animais e aviões. 

c) intensifica os efeitos dos raios solares sobre a Terra. 

d) contribui para manter a temperatura terrestre em níveis que permitem a vida. 


15) É a camada de ar que vai do solo à altitude aproximadamente de 15 km. É nessa camada que os ventos, as nuvens, a neve e a chuva se formam. É nela que também ocorre as tempestades, os raios e trovões. A camada atmosférica referida pelo texto: 

a) Estratosfera. 

b) Ionosfera. 

c) Troposfera. 

d) Mesosfera.

terça-feira, 3 de agosto de 2021

Atividade de Geografia - Percurso 11

 01. A partir do conceito de rede – sistema integrado de fluxos ou modo de fluir de mercadorias, informações, mensagens, abastecimento de água, além de muitos outros – Explique a importância das redes de transportes para um país ou região.

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O Brasil, os Estados Unidos e a China são países de extensão territorial semelhantes. Observe a tabela a seguir e responda às questões 02 e 03.


02. Pelos dados da tabela, podemos dizer que a grande participação (em percentual) do transporte de cargas por rodovias, no Brasil não influem ou não pesam no nosso desenvolvimento econômico? Explique. 

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03. Identifique na tabela em que país se destaca cada um dos modais de transporte apresentados no gráfico.  

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Observe o mapa a seguir e responda às questões 04 e 05.


04. Em qual Grande Região ou bacia hidrográfica do Brasil há maior concentração de rios navegáveis ou de hidrovias? Por quê?

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05. O extenso litoral brasileiro possibilita a instalação de portos em muitas áreas de sua costa. Explique a importância da navegação marítima para o país. 

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06. Relacione as principais vantagens e desvantagens do modal rodoviário.  

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