Grupo criado para professores trocarem informações
para entrar, CLIQUE AQUI
Esse blog tem o intúito de ajudar meu trabalho docente, visto que a maioria de meus alunos têm acesso à internet. Aqui serão postados as atividades que serão trabalhadas nas turmas que leciono, além de sugestões de sites, textos, músicas, vídeos, etc.
Web Radio Sinfonia Jovem
terça-feira, 20 de março de 2018
sexta-feira, 9 de março de 2018
Atividade - Ciências - 7º ano - março
01. O Brasil é considerado o país
com maior número de seres vivos diferentes no mundo. Segundo os cientistas,
isso acontece porque o nosso país tem muitos ambientes naturais, com grandes e
diferentes ecossistemas. Sendo assim, podemos afirmar que o nosso país tem:
(A) Uma pequena Biodiversidade.
(B) Uma razoável Biodiversidade.
(C) A maior Biodiversidade do mundo.
(D) A menor Biodiversidade do mundo.
02. Patrícia e Leonardo conversavam
para relembrar qual era a proposta da professora quando fez duas oficinas para
a turma. A primeira oficina foi de papel artesanal – na qual fizeram o uso de
papeis velhos e usados para fazer papeis novos e coloridos; a segunda oficina
foi de velas decorativas – usou-se velas quebradas e restos de velas para fazer
velas novas, coloridas e cheirosas. Eles prontamente entenderam que a proposta
fazia parte de um projeto de uso responsável dos recursos naturais; faltava
apenas saber qual era a principal ação das atividades:
(A) Reciclagem de material.
(B) Reaproveitamento objetos.
(C) Reutilização de objetos.
(D) Redução de consumo.
03. O fóssil do terceiro maior
dinossauro do mundo, de 32 metros de altura e cerca de 80 toneladas, o Futalognkosaurus dukei foi encontrado
quase completo por pesquisadores brasileiros e argentinos e, junto com a
carcaça do animal, encontraram restos fossilizados de folhas e peixes de 80
milhões de anos atrás, quando ele viveu. A partir destas características, como
seria, provavelmente, o lugar em que ele viveu?
(A) Uma região com um ambiente seco, coberta por
poucas plantas rasteiras.
(B) Uma região com um ambiente seco, coberta por
grande vegetação.
(C) Uma região alagada, coberta por grande
vegetação.
(D) Uma região alagada e sem vegetação.
04. Os primeiros seres vivos da Terra viviam em um ambiente bem
diferente do atual, quentíssimo e sem oxigênio. Os primeiros seres vivos do
planeta eram
(A) Unicelulares e pluricelulares.
(B) Unicelulares e heterótrofos.
(C) Pluricelulares e autótrofos.
(D) Pluricelulares e heterótrofos
05. Na atual transformação do
nosso Planeta Terra, dois grandes fatores vêm provocando ameaça às espécies.
Algumas vezes, essas ameaças são causadas pelo ser humano, mas, em alguns
casos, a própria natureza promove a extinção das espécies. Pesquisando essas ações
de extinção, João Pedro e Jéssica foram capazes de diferenciar essas duas
vertentes. Vamos acompanhá-los nessa aventura, marcando apenas as alternativas
que caracterizam as ações humanas:
I – Grande terremoto.
II – O aumento das áreas agrícolas.
III – O crescimento demográfico da população.
IV – Queimadas criminosas.
V – Desmatamento.
(A) II, III e IV
(B) I, II e IV
(C) II, III, IV e V
(D) I e IV
(A) Classificação
como seres autótrofos.
(B) Constituição
por células eucarióticas.
(C) Ocupação do
mesmo habitat.
(D) Respiração
através de brânquias
07. Um professor de ciências começou
uma aula com as seguintes perguntas:
Como o morcego enxerga na escuridão? Os morcegos têm olhos? Eles
enxergam no escuro? Como fazem para enxergarem no escuro das cavernas? Como
será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam? Os morcegos enxergam normalmente
apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade. Utilizam um
processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na escuridão, por
meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies
do ambiente.
A esse processo desenvolvido pelo
animal denominamos:
(A) Especiação seletiva.
(B) Adaptação.
(C) Seleção irradiativa.
(D) Interação.
08. O Coaxar de um sapo, a dança de um
tangará e alguns dos movimentos corporais de um pinguim são formas de exibição
que fazem parte do comportamento de corte desses animais. Esse tipo de
comportamento tem como finalidade
(A) Atrair
a fêmea.
(B)
Espantar predadores.
(C)
Localizar alimentos.
(D)
Marcar território
09.
Um estudante de Biologia, ao realizar
uma pesquisa científica, chegou a conclusão que um determinado ser vivo
apresenta as seguintes características:
· Eucariontes, porém não sintetiza pigmento
fotossintetizante.
· É pluricelular, muito embora suas células não
constituam tecidos diferenciados.
· Apresenta quitina como um dos componentes de sua
membrana celular. Pelas características expostas conclui-se que o ser vivo
pesquisado pertence ao reino
(A) Protista
(B) Fungi
(C) Monera
(D) Plantae
10. “Eles são operários quase sempre anônimos da
natureza, ao mesmo tempo criadores e destruidores
da vida (...)”. Há os que fazem o pão crescer (...). Alguns escurecem os
azulejos do banheiro, outros causam e curam doenças, enriquecem o solo,
apodrecem a madeira. Gostam de umidade, calor e pouca luz, transformam e
degradam alimentos.”
O
texto refere-se aos
(A) Protozoários.
(B) Artrópodes.
(C) Fungos.
(D) Anelídeos
Assinar:
Postagens (Atom)