Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 20 de março de 2018

Grupo do Telegram

Grupo criado para professores trocarem informações

para entrar, CLIQUE AQUI

sexta-feira, 9 de março de 2018

Atividade - Ciências - 7º ano - março


01. O Brasil é considerado o país com maior número de seres vivos diferentes no mundo. Segundo os cientistas, isso acontece porque o nosso país tem muitos ambientes naturais, com grandes e diferentes ecossistemas. Sendo assim, podemos afirmar que o nosso país tem:

(A) Uma pequena Biodiversidade.
(B) Uma razoável Biodiversidade.
(C) A maior Biodiversidade do mundo.
(D) A menor Biodiversidade do mundo.  

02. Patrícia e Leonardo conversavam para relembrar qual era a proposta da professora quando fez duas oficinas para a turma. A primeira oficina foi de papel artesanal – na qual fizeram o uso de papeis velhos e usados para fazer papeis novos e coloridos; a segunda oficina foi de velas decorativas – usou-se velas quebradas e restos de velas para fazer velas novas, coloridas e cheirosas. Eles prontamente entenderam que a proposta fazia parte de um projeto de uso responsável dos recursos naturais; faltava apenas saber qual era a principal ação das atividades:
(A) Reciclagem de material.
(B) Reaproveitamento objetos.
(C) Reutilização de objetos.
(D) Redução de consumo.

03. O fóssil do terceiro maior dinossauro do mundo, de 32 metros de altura e cerca de 80 toneladas, o Futalognkosaurus dukei foi encontrado quase completo por pesquisadores brasileiros e argentinos e, junto com a carcaça do animal, encontraram restos fossilizados de folhas e peixes de 80 milhões de anos atrás, quando ele viveu. A partir destas características, como seria, provavelmente, o lugar em que ele viveu?
(A) Uma região com um ambiente seco, coberta por poucas plantas rasteiras.
(B) Uma região com um ambiente seco, coberta por grande vegetação.
(C) Uma região alagada, coberta por grande vegetação.
(D) Uma região alagada e sem vegetação.

04. Os primeiros seres vivos da Terra viviam em um ambiente bem diferente do atual, quentíssimo e sem oxigênio. Os primeiros seres vivos do planeta eram
(A) Unicelulares e pluricelulares.
(B) Unicelulares e heterótrofos.
(C) Pluricelulares e autótrofos.
(D) Pluricelulares e heterótrofos

05. Na atual transformação do nosso Planeta Terra, dois grandes fatores vêm provocando ameaça às espécies. Algumas vezes, essas ameaças são causadas pelo ser humano, mas, em alguns casos, a própria natureza promove a extinção das espécies. Pesquisando essas ações de extinção, João Pedro e Jéssica foram capazes de diferenciar essas duas vertentes. Vamos acompanhá-los nessa aventura, marcando apenas as alternativas que caracterizam as ações humanas:
I – Grande terremoto.
II – O aumento das áreas agrícolas.
III – O crescimento demográfico da população.
IV – Queimadas criminosas.
V – Desmatamento.
(A) II, III e IV
(B) I, II e IV
(C) II, III, IV e V
(D) I e IV

06. A diversidade de seres vivos que habitam o planeta Terra é imensa, e isso gerou a necessidade de classifica-los. Dentro da chave de classificação, o Reino é o grupo que reúne a maior quantidade de indivíduos que, embora apresentem muitas diferenças apresentam também algumas características comuns. A imagem abaixo mostra dois exemplares que pertencem ao reino animal. Uma característica comum a esses animais é a:

(A) Classificação como seres autótrofos.
(B) Constituição por células eucarióticas.
(C) Ocupação do mesmo habitat.
(D) Respiração através de brânquias

07. Um professor de ciências começou uma aula com as seguintes perguntas:
Como o morcego enxerga na escuridão? Os morcegos têm olhos? Eles enxergam no escuro? Como fazem para enxergarem no escuro das cavernas? Como será que eles localizam os filhotes? Eles se comunicam? Os morcegos enxergam normalmente apenas quando estão dentro da caverna, ou em locais sem claridade. Utilizam um processo para orientar-se e evitar obstáculos, especialmente na escuridão, por meio da emissão de sons de alta frequência que são refletidos por superfícies do ambiente.
A esse processo desenvolvido pelo animal denominamos:
(A) Especiação seletiva.
(B) Adaptação.
(C) Seleção irradiativa.
(D) Interação.

08. O Coaxar de um sapo, a dança de um tangará e alguns dos movimentos corporais de um pinguim são formas de exibição que fazem parte do comportamento de corte desses animais. Esse tipo de comportamento tem como finalidade
(A) Atrair a fêmea. 
(B) Espantar predadores.
(C) Localizar alimentos.
(D) Marcar território

09. Um estudante de Biologia, ao realizar uma pesquisa científica, chegou a conclusão que um determinado ser vivo apresenta as seguintes características:
· Eucariontes, porém não sintetiza pigmento fotossintetizante.
· É pluricelular, muito embora suas células não constituam tecidos diferenciados.
· Apresenta quitina como um dos componentes de sua membrana celular. Pelas características expostas conclui-se que o ser vivo pesquisado pertence ao reino
(A) Protista
(B) Fungi
(C) Monera
(D) Plantae

10.  “Eles são operários quase sempre anônimos da natureza, ao mesmo tempo criadores e destruidores da vida (...)”. Há os que fazem o pão crescer (...). Alguns escurecem os azulejos do banheiro, outros causam e curam doenças, enriquecem o solo, apodrecem a madeira. Gostam de umidade, calor e pouca luz, transformam e degradam alimentos.”
 O texto refere-se aos
(A) Protozoários.
(B) Artrópodes.
(C) Fungos.
(D) Anelídeos