Esse blog tem o intúito de ajudar meu trabalho docente, visto que a maioria de meus alunos têm acesso à internet. Aqui serão postados as atividades que serão trabalhadas nas turmas que leciono, além de sugestões de sites, textos, músicas, vídeos, etc.
Web Radio Sinfonia Jovem
sábado, 26 de novembro de 2016
Filme: Recado à Mãe Pátria
Filme feito nas aulas de Geografia com os alunos do 7º ano da Escola Jarbas Passarinho, no Sítio Araças, município de Ibiapina.
segunda-feira, 14 de novembro de 2016
Atividade de História - novembro - 9° ano
1) Qual das seguintes afirmações explica,
resumidamente, o fim da URSS?
(a) O regime entrou em colapso porque os
dirigentes estavam desmoralizados, desde as denúncias de
Kruchev no XX Congresso do Partido.
Kruchev no XX Congresso do Partido.
(b) O regime deixou de ser sustentado
pelo Exército, adversário tradicional do Partido Comunista.
(c) A vitória militar dos EUA na Guerra
Fria tornou inviável a manutenção do regime.
(d) O colapso do regime deveu-se à crise
generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da
abertura controlada de Gorbachev.
abertura controlada de Gorbachev.
2) A CEI é um bloco integrado pela Rússia
e as antigas nações da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). No
entanto, três países da extinta URSS optaram por não integrar a CEI. Marque a
alternativa que indica essas três nações.
(a) Letônia, Lituânia e Estônia
(b) Ucrânia, Rússia e Azerbaijão
(c) Bielorrússia, Cazaquistão e Geórgia
(d) Armênia, Rússia e Uzbequistão
3) Analise as afirmativas sobre as
características da CEI e marque a INCORRETA:
(a) A CEI é formado por países da América
do Sul.
(b) A CEI é um bloco formado em
consequência da desagregação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas
(URSS), visto que os novos países tinham vários laços econômicos e militares
uns com os outros.
(c) Os Países Bálticos (Estônia, Letônia
e Lituânia), apesar de terem sido anexados à União Soviética em 1940, nunca
fizeram parte da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) após obterem a
independência.
(d) Com a fragmentação da União
Soviética, vários problemas persistiram nos novos países, além do surgimento de
outros. Os principais são os conflitos étnicos e os movimentos
separatistas.
4) Quais os dois blocos militares que se
formaram durante a Guerra Fria e quais países os lideraram?
(a) OTAN - Organização do Tratado do
Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Benelux (liderada pela Bélgica).
(b) OTAN - Organização do Tratado do
Atlântico Norte (liderada pelos Estados Unidos) e Pacto de Varsóvia (liderada
pela União Soviética).
(c) Pacto de Varsóvia (liderada pela
União Soviética) e Tríplice Aliança (liderada pela Alemanha)
(d) Tríplice Entente (liderada pelo Reino
Unido) e OTAN - Organização do Tratado do Atlântico Norte (liderada pelos
Estados Unidos).
5) Um dos símbolos da Guerra Fria foi a
construção do Muro de Berlim. Qual das alternativas abaixo explica a existência
desse muro?
(a) O Muro de Berlim foi construído na
década de 1940 para impedir a invasão da capital alemã pelo exército aliado.
(b) A Muro de Berlim foi uma linha
imaginária para dividir as duas Alemanhas (uma socialista e outra capitalista).
(c) Em 1961 foi construído o Muro de
Berlim, para dividir a cidade em duas partes: uma capitalista e outra
socialista.
(d) O Muro de Berlim foi construído, com
financiamento soviético, ao redor da cidade para proteger a capital alemã da
influência capitalista.
6) Sobre a economia globalizada:
(a) Homogeneizou as culturas e reduziu as
discrepâncias econômicas entre os países.
(b) Integrou economias e possibilitou a
difusão de hábitos dos lugares pelo mundo.
(c) Deu visibilidade às minorias, a povos
e culturas de recantos isolados do mundo.
(d) Quase anulou a xenofobia e os
conflitos étnicos e religiosos em todo o planeta.
7) São características da Globalização:
(a) O estabelecimento de redes
comerciais, com valorização do capital mercantil e o aumento do controle
estatal na economia.
(b) A adoção de políticas neoliberais, a
desregulamentação da economia e diminuição dos índices de robotização na
indústria.
(c) A dinamização tecnológica com a
garantia da ampliação de políticas sociais e direitos trabalhistas.
(d) A formação de blocos econômicos, a
integração dos mercados e o avanço do capital financeiro.
8) O processo de globalização tem, na
atualidade, provocado grandes mudanças, tanto nas esferas econômica, financeira
e política quanto na vida social e cultural dos povos e das nações, em escala
mundial. A esse respeito, é possível afirmar, de modo correto, que:
(a) A maioria das instituições
financeiras globais tem sua sede localizada nos países subdesenvolvidos.
(b) O avanço das telecomunicações e da
informática e o uso da internet são fundamentais para os fluxos financeiros
mundiais.
(c) O Estado intervém na economia por
meio de investimentos no setor industrial, fortalecendo, assim, as empresas
estatais.
(d) As transformações políticas,
econômicas, sociais e tecnológicas dão-se da mesma forma nos países
desenvolvidos e subdesenvolvidos.
9) A Guerra do Líbano, o conflito
Irã/Iraque, a questão Palestina, a Guerra do Golfo são alguns dos conflitos que
marcam ou marcaram o Oriente Médio. Das alternativas abaixo, aquela que
corretamente explica essa situação conflituosa é:
(a) a disputa de terras favoráveis ao
cultivo, como as encontradas na planície da Mesopotâmia, numa área desértica.
(b) os grandes lucros provenientes do
petróleo que não beneficiam a maioria da população nos países árabes.
(c) o aumento, de forma rápida, do preço
do barril de petróleo nos países membros da OPEP.
(d) o emaranhado de culturas, religiões e
interesses estrangeiros numa área localizada a meio caminho entre a Ásia,
Europa e África.
10) Entre os principais conflitos que
afligem o Oriente Médio, o mais tenso é:
(a) o conflito árabe-israelense, devido à
ocupação de territórios árabes, sobretudo a Palestina, por Israel.
(b) a guerra do Líbano entre os curdos e
os xiitas, por um Estado islâmico.
(c) a guerra entre Líbia e Egito, pelo
controle do canal de Suez.
(d) a guerra entre Iraque e Kuwait, pelas
bacias petrolíferas nas fronteiras dos dois países.
Atividade de História - novembro - 8° ano
1) Já na primeira
década do século XIX e com uma população estimada em sete milhões de
habitantes, o presidente dos Estados Unidos concentrou os esforços da nação:
(a) Na Conquista do
Oeste.
(b) Nas reservas
federais.
c) No trabalho assalariado.
c) No trabalho assalariado.
(d) Na manutenção da
escravidão.
2) Em se tratando do
plano internacional, os Estados Unidos aumentaram o seu território fazendo uso
de três recursos básicos, a compra, a diplomacia e:
(a) a manutenção da
escravidão.
(b) a guerra.
(c) o comércio de escravos.
(c) o comércio de escravos.
(d) o trabalho escravo.
3) Dentre as razões que
determinaram a elaboração do Dispositivo separatista da Carolina do Sul, que
deu origem à Guerra Civil Americana, destacamos:
(a) as leis
intoleráveis e a Independência dos Estados Unidos da América.
(b) a adoção de tarifas
protecionistas e a eleição de Abraham Lincoln.
(c) a ocupação das
terras do Oeste e a Guerra dos Sete Anos.
(d) os interesses dos
Estados industriais do sul, contrários aos latifundiários do norte.
4) Considerando-se as
relações entre a América Latina e os Estados Unidos a partir de meados do
século XIX, é correto afirmar que:
(a) a abertura do canal
no estreito do Panamá possibilitou o desenvolvimento de relações comerciais
entre as Américas.
(b) a consolidação dos
Estados antilhanos e centro-americanos facilitou o apoio constante do governo
norte-americano às democracias destas regiões.
(c) a derrota do
México, na guerra com os Estados Unidos, significou a perda de quase metade do
território mexicano para este país.
(d) a política do Big
Stick, implementada pelo presidente Theodore Roosevelt, visava a estreitar
o diálogo diplomático entre os países americanos.
5) O Liberalismo surgiu
a partir das ideias de quais pensadores?
(a) John Lock e Karl Marx.
(b) Montesquieu e John Lock.
(c) Friederich Engels e John Lock.
(d) John Lock,
Montesquieu e Adam Smith.
6) De acordo com as
ideias socialistas, qual a proposta desta corrente de pensamento?
7) “É possível eliminar
as desigualdades sociais e transformar as sociedades capitalistas”. Esta
afirmação se refere à qual corrente de pensamento?
(a) Socialismo
científico.
(b) Liberalismo.
(c) Socialismo
utópico.
(d) Anarquismo.
8) Em que o Anarquismo
se assemelha ao Socialismo?
(a) Eram favoráveis a
não intervenção do Estado na economia.
(b) Criticavam a
existência de classes sociais, a exploração do trabalhador e a concentração de
riquezas nas mãos de poucos.
(c) Defendiam que o
Estado intervisse na relação entre patrões e empregados, evitando a divisão de
classes.
(d) Criticavam o
acúmulo de riquezas e incentivavam o pagamento de salário, de acordo com a
necessidade do trabalhador.
9) O que foi a
“Primavera dos Povos”?
(a) A maior onda
revolucionária, ocorrida na Europa em 1848.
(b) Uma onda
revolucionária que aconteceu na Espanha e na Grécia.
(c) Revolução europeia
ocorrida em 1830.
(d) Revolução que
defendia a continuação do reinado de Luís Filipe.
10) Os movimentos
revolucionários que ocorreram em parte da Europa, entre 1830 e 1848, foram
influenciados pelo avanço de ideias:
(a) monárquicas.
(a) monárquicas.
(b) socialistas.
(c) liberais.
(c) liberais.
(d) sindicalistas.
11) No processo de
unificação italiana, as pretensões do Reino do Piemonte-Sardenha em anexar
territórios no norte italiano foram apoiadas por:
(a) Francisco II,
Imperador da Áustria.
(b) Alexandre II, czar
da Rússia.
(c) Napoleão III,
Imperador da França.
(d) Matternich,
chanceler da Áustria.
Atividade de História - novembro - 7° ano
1) Sobre a economia açucareira, assinale
nas alternativas V ou F:
( ) O rei de Portugal optou por produzir o
açúcar, em terras brasileiras, por ser um produto valioso na Europa.
( )
A mão de obra utilizada no cultivo da cana, desde o princípio, era a indígena e
a negra.
( ) Banqueiros holandeses e espanhóis
financiaram o custo dos primeiros engenhos em terras brasileiras.
( )
A experiência dos africanos na produção do açúcar, nas ilhas de Cabo Verde e
Açores, fez com que os portugueses preferissem a sua mão de obra, na transição
do século XVI para o século XVII.
2)
A organização do engenho exigia a utilização de numerosos trabalhadores
na produção açucareira, estimulando a escravidão, já adotada por Portugal nas
Ilhas Atlânticas, e que representava:
(a) a efetivação do sistema capitalista
no sistema colonial, fundamental para a acumulação de riquezas.
(b) um grande retrocesso para Portugal,
que desde o Renascimento Humanista havia abolido a escravidão de seus
territórios.
(c) uma contradição, pois nos países
europeus desenvolvia-se a mentalidade liberal, antiescravista.
(d) um choque com a Igreja Católica,
contrária qualquer forma de escravidão, por considerar que todos são filhos de
Deus.
3) Na época da moagem de cana, os
escravos trabalhavam dia e noite nos engenhos, em turnos, proporcionando
grandes lucros aos proprietários. Para os escravos esse ritmo de trabalho era
massacrante e em geral sobreviviam cerca oito anos nesse regime. A partir do
texto e de seus conhecimentos é correto:
(a) Durante a fase colonial, houve fugas
de escravos dos engenhos e a formação, no sertão brasileiro, de mocambos que se
transformaram em quilombos.
(b) Tal situação determinou a ação dos
latifundiários, no sentido de organizar expedições para o aprimoramento de
indígenas.
(c) O barateamento do preço de escravos,
uma vez que a compra por parte dos latifundiários tendeu a aumentar.
(d) Essa situação somente ocorreu no
período de ocupação holandesa, pois a necessidade de manter os lucros e os
gastos militares sobrecarregava os escravos.
4) Explique como funcionava o Pacto
Colonial:
5) A chamada Guerra dos Mascates,
ocorrida em Pernambuco, em 1710, deveu-se:
(a) ao surgimento de um sentimento
nativista brasileiro, em oposição aos colonizadores portugueses.
(b) ao orgulho ferido dos habitantes da
vila de Olinda, menosprezados pelos portugueses.
(c) ao choque entre comerciantes
portugueses do Recife e à aristocracia rural de Olinda pelo controle da mão de
obra escrava.
(d) ao choque entre comerciantes
portugueses do Recife e a aristocracia rural de Olinda, cujas relações
comerciais eram, respectivamente, de credores e devedores.
6) Em resumo, qual foi o desfecho da
Guerra dos Mascates?
7) Observe a charge a seguir:
a) Identifique o conflito retratado na
charge e as razões que o motivaram.
b) Por que o personagem do navio afirma:
“e vocês vão se arrepender de nos terem expulsado!”.
8) Foram, respectivamente, fatores
importantes na ocupação holandesa no Nordeste do Brasil e na sua posterior
expulsão:
(a) o envolvimento da Holanda no tráfico
de escravos e os desentendimentos entre Maurício de Nassau e a Companhia das
Índias Ocidentais.
(b) a participação da Holanda na economia
do açúcar e o endividamento dos senhores de engenho com a Companhia das Índias
Ocidentais.
(c) o interesse da Holanda na economia do
ouro e a resistência e não aceitação do domínio estrangeiro pela população.
(d) a tentativa da Holanda em monopolizar
o comércio colonial e o fim da dominação espanhola em Portugal.
9) Entre 1580 e 1640, Portugal enfrentou
uma delicada situação política: de um lado, passou a pertencer à União Ibérica
e, de outro, viu os holandeses dominarem Pernambuco, através da Companhia das
Índias Ocidentais, a partir de 1630.
a) O que foi a União Ibérica?
b) Dê três motivos para a invasão
holandesa no Brasil.
10) A presença holandesa no Brasil
colônia causa, até hoje, polêmicas entre historiadores. As controvérsias se
localizam, sobretudo, em relação à atuação de Maurício de Nassau, que dirigiu
os empreendimentos da Companhia das Índias Ocidentais no Brasil. Nassau
conseguiu destacar-se, mas terminou sendo demitido em 1643. Com relação ao seu
governo, é correto afirmar que:
(a) procurou restabelecer a produção do
açúcar, mas fracassou devido à falta de recursos.
(b) teve cuidados especiais com o Recife,
onde fixou sua residência, melhorando suas condições.
(c) apesar do empenho, não conseguiu
aumentar os domínios territoriais dos holandeses.
(d) reconstruiu a cidade de Olinda, onde
pretendia se instalar.
GABARITO: 1- V,F,F,V.; 2-A; 3-A; 4- pessoal; 5-D; 6- A Coroa Portuguesa nomeou um novo governador do Recife e fez com que a cidade de Recife fosse transformada em capital de Pernambuco, o que acabou sacramentando a inferioridade de Olinda em relação à nova cidade emancipada.7-pessoal; 8-B; 9- a) Foi a união da coroa portuguesa a coroa espanhola. Teve a duração de 60 anos (1580 – 1640). b) A guerra de independência holandesa em relação à Espanha. A manutenção do comércio de açúcar. O receio holandês de perder o lucrativo comércio açucareiro. 10-B;
Atividade de História - novembro - 6° ano
1) Roma, de simples cidade-estado, transformou-se na capital do país e
mais duradouro dos impérios conhecidos. Assinale a alternativa diretamente
relacionada com o declínio e queda do Império Romano:
(a) Triunfo do cristianismo e urbanização do campo.
(b) Estabilização das fronteiras e crescente oferta de mão de obra.
(c) Barbarização do exército e crise no modo de produção escravista.
(d) Ensino democrático e aumento dos privilégios das classes
superiores.
2) Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império
Romano, podemos afirmar que:
(a) foi consequência da crise econômica e da insegurança provocada
pelas invasões dos bárbaros.
(b) foi a causa principal da falta de escravos.
(c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente
os impostos.
(d) incentivou o crescimento do comércio.
3) Em relação ao Império Bizantino, é certo afirmar que:
(a) o governo era ao mesmo tempo teocrático e liberal.
(b) o Estado não tinha influência na vida econômica.
(c) o comércio era sobretudo marítimo.
(d) o Império Bizantino nunca conheceu crises sociais.
4) O Império Bizantino, ao longo de sua história, apresentou um governo
que se caracterizou por:
(a) apresentar um caráter despótico associado à grande influência
religiosa.
(b) procurar eliminar suas origens romanas e por restringir o poder dos
soberanos.
(c) proporcionar condições sociais que possibilitaram eliminar, desde
suas origens, o problema da escravidão.
(d) controlar, chegando a eliminar completamente, o poder da burocracia
no Estado.
5) No período de 532 ocorreu em Constantinopla uma revolta,
consequência da insatisfação popular contra a opressão geral dos governantes e
os enormes tributos, essa revolta ficou conhecida como:
(a) Revolta tributária.
(b) Revolta de Constantinopla.
(c) Fim ao tributo.
(d) Revolta de Nika.
6) A religião oficial do império bizantino era:
(a) o islamismo.
(b) o cristianismo.
(c) o budismo.
(d) o judaísmo.
7) Explique o que foi o movimento iconoclasta, ocorrido no Império
Bizantino.
8) Na origem do chamado “Cisma do Oriente”, pode-se apontar
corretamente que:
(a) as desavenças entre os membros da hierarquia católica e o Imperador
bizantino diziam respeito à cobrança das indulgências e à corrupção dos bispos.
(b) significou o aparecimento de inúmeras seitas “reformadas”, que se
desligaram da Igreja romana.
(c) no Império Bizantino, a Igreja era submetida ao Imperador e
promovia um excessivo culto aos ídolos e às imagens.
(d) em Bizâncio, ao contrário do cristianismo ocidental, as imagens e
os ídolos dos santos não eram objetos de adoração e culto.
9) Uma das artes que mais se destacou no império bizantino foi:
(a) a arte em mosaicos.
(b) a arquitetura.
(c) as esculturas em barro.
(d) a costura.
10) Assinale a alternativa que traz o motivo da queda do Império
Bizantino:
(a) A perda de território bizantino para os árabes.
(b) O baixo comércio pelo mar Mediterrâneo e seu consequente
descontrole.
(c) O pouco investimento militar na defesa do império e a crise
econômica.
(d) Os enormes gastos militares para defender as fronteiras e os sucessivos ataques de turcos-otomanos
que conquistaram Constantinopla.
GABARITO:
1-C; 2-D; 3-C; 4-A; 5-D; 6-B; 7-pessoal ; 8-C; 9-A; 10-D.
Atividade de Geografia - novembro - 9° ano
1) Depois da Ásia, a África é o continente mais populoso, com mais de 1
bilhão de habitantes, cerca de 14,7% da população mundial. Ainda sobre a
África, podemos afirmar que
(a) é considerada o berço da humanidade.
(b) era totalmente desabitada quando os europeus a colonizaram.
(c) não há problemas sociais evidentes no continente.
(d) economicamente, está bem a frente dos demais continentes.
2) Sobre a distribuição da população no continente africano, a punica
afirmação INCORRETA é:
(a) O clima árido das regiões desérticas dificulta a fixação humana.
Nesses locais a densidade demográfica é inferior a 1 hab./km²
(b) No Vale do Rio Nilo e do baixo curso do Rio Níger a densidade
demográfica é superior à 100 hab./km² devido à presença de terras férteis;
(c) As densidade também são elevadas em trechos onde houve maior
contato histórico entre o mundo europeu e asiático, como as áreas litorâneas do
Atlântico e do Mar Mediterrâneo
(d) O continente africano é o único em que há uma distribuição
homogênea da população no território, devido as condições extremamente
favoráveis a ocupação humana.
3) Segundo o critério étnico cultural, a África é dividida em
(a) África Ocidental e África Oriental.
(b) África do Norte e África Subsaariana.
(c) África Branca e África Negra.
(d) África Desenvolvida e África Subdesenvolvida.
4) Sobre a África do Sul, podemos afirmar que
(a) é o país de economia menos desenvolvida da África.
(b) não há presença de investimentos estrangeiros.
(c) Possui abundância de recursos minerais (está entre os maiores
exportadores mundiais de diamante industrial e ouro).
(d) a atividade industrial é pouco diversificada.
5) Na África do Sul ocorre uma violenta segregação racial onde a
minoria branca domina, política, social e economicamente a grande maioria
negra. Essa segregação tem prejudicado as relações econômicas da África do Sul
com os países americanos e europeus. É conhecido como:
(a) Afrikander
(b) Boers
(c) Apartheid
(d) Semitismo
6) Explique por que, apesar de a maior parte da população da África
Subsaariana se dedicar à agricultura, a região sofre de déficit de alimentos.
7) Quais fatores estão diretamente relacionados à difícil inserção dos
países africanos no processo de globalização em melhores condições?
8) Aponte a regionalização da Oceania em grupos de ilhas.
9) Na África, dentro dos aspectos sociais, ocorrem muitas epidemias, e
também é o continente com a maior ocorrência de desnutrição. Explique porque
isso ocorre:
10) "É a única massa continental cortada pelo equador e pelos trópicos. Daí a ocorrência de uma sucessão de paisagens, até certo ponto homogêneas, tanto ao norte como ao sul do equador."
O texto melhor se aplica a
(a) América do Sul
(b) América Central
(c) Áustria
(d) África
Gabarito: 1)
a; 2) d; 3) b; 4) c; 5) a; 6) Vários fatores explicam essa situação: a
valorização da agricultura comercial de exportação em detrimento da agricultura
de produtos alimentares para subsistência; a baixa utilização de técnicas
agrícolas modernas na agricultura familiar, implicando em baixa produtividade;
as secas prolongadas, principalmente no Sahel; as guerras civis que dizimam
plantações e dificultam a ajuda humanitária de alimentos. 7) A carência na
produção de energia elétrica, na infraestrutura de transportes e de comunicação
(vale sublinhar que a infraestrutura existente não visa à integração do
território, mas apenas ao escoamento da produção das áreas mineradoras e
agrícolas); o baixo nível de industrialização; e o baixo investimento em
educação (pesquisa científica e formação de mão de obra especializada). 8)
Melanésia, Micronésia e Polinésia. 9) pessoal. 10) d.
Atividade de Geografia - novembro - 8° ano
1) A América Central é dividida em
América Central Continental e América Central Insular. A América Central
Insular é também denominada de
(a) Paraíso
(b) Antilhas
(c) Área de colonização
(d) Área de exploração
2) A América Central é uma subdivisão do
continente americano, sendo composta por 20 países. Marque a alternativa que
NÃO é composta apenas por países da América Central:
(a) Honduras, Guatemala, Trinidad
e Tobago
(b) Granada, Panamá, El Salvador
(c) México, Cuba, Costa Rica
(d) Nicarágua, Bahamas, Haiti
3) O Haiti fica localizado em uma ilha,
inserida na América Central. Observe a Charge a seguir:
A charge acima enfoca criticamente uma
associação entre dois aspectos recentes da realidade haitiana, que são
(a) educação e meio ambiente
(b) governo e crise ecológica
(c) planejamento e segurança pública
(d) miséria e caos urbano.
4) Antes da chegada dos conquistadores
europeus, a América Central Continental era habitada por vários povos
indígenas, entre eles:
(a) Amoritas
(b) Maias
(c) Celtas
(d) Etruscos
5) As grandes e pequenas Antilhas somam
225.000 km² de área territorial, ou seja, são menores que o estado de São
Paulo. Desse total, 207.022 km² cabem às grandes Antilhas (Cuba, Porto Rico,
Jamaica e a Ilha Hispaniola, onde se situam o Haiti e a República Dominicana,
estamos falando
(a) da América do Norte.
(b) da América Central Continental.
(c) da América do Sul.
(d) da América Central Insular.
6) Nas opções abaixo, temos algumas
afirmativas sobre as características gerais da AMÉRICA CENTRAL ISTMICA OU
CONTINENTAL. Assinale a alternativa FALSA:
(a) A América
Central ístmica é formada apenas pelos seguintes
países: Cuba, Jamaica, Porto Rico, Haiti, República Dominicana e Bahamas.
(b) A América Central ístmica ou
continental corresponde a uma estreita faixa de terra
que liga a América do Norte e a América do Sul.
(c) A América Central ístmica
é formada apenas pelos seguintes países: Guatemala, Belize, Honduras,
El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá
(d) Quando os europeus chegaram na
região, encontraram vários povos nativos.
7) Ao mesmo tempo que ocorria o processo
de independência da América hispânica, em 1823 o presidente dos Estados Unidos
dessa época pronunciou um discurso dirigido ao congresso daquele país em que
lançou a doutrina que leva seu sobrenome, a chamada Doutrina:
(a) Adams
(b) Madison
(c) Monroe
(d) Tyler
8) No decorrer dos séculos XIX e XX, sucessivos governos estadunidenses buscaram promover e consolidar seu domínio nas Américas. Pode-se considerar que existiam quatro fases de relacionamento entre os Estados Unidos e a América Latina, exceto:
(a) consolidação de poder na esfera
regional
(b) intervenção, cooperação e
imperialismo
(c) a Guerra fria e a Doutrina de
contenção
(d) união, fragilidade política e
recuperação
9) Em 1823 se
agruparam formando as Províncias Unidas da América Central, exceto:
(a) Panamá
(b) Guatemala
(c) Nicarágua
(d) Honduras
10) A América Central Continental é
formada por sete países, dentre eles podemos citar, exceto:
(a) Guatemala
(b) Costa Rica
(c) El Salvador
(d) Chile
11) Arquipélago com mais de 700 ilhas, ao
norte de Cuba:
(a) Bahamas
(b) Hispaniola
(c) Barbuda
(d) Guadalupe
Atividade de Geografia - novembro - 7° ano
1) Da mesma forma que no Nordeste e no
Sudeste, a Mata Atlântica da Região Sul foi intensamente desmatada com a marcha
do povoamento. Dentro da Região Sul, as áreas que sobraram ocupam
(a) o norte do estado de Minas Gerais.
(b) trechos de difícil acesso da Serra do
Mar e da Serra Geral.
(c) trechos próximo ao Rio São Francisco.
(d) trechos que ligam o Rio de Janeiro a
São Paulo
2) O IBAMA (Instituto Brasileiro de Meio
Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) é uma autarquia federal vinculada
ao Ministério do Meio Ambiente do Brasil. Uma de suas funções é fazer o
controle e monitoramento ambiental.
Como o Ibama fiscaliza hoje o
desmatamento da Mata Atlântica?
(a) Por imagens de satélite
(b) Através de unidades que ficam a
postos na região.
(c) Através de denúncias da população.
(d) Com o uso de aviões.
3) Em relação a Mata de Araucária ou dos
Pinhais, responda:
a) Qual era a extensão de sua
distribuição original?
b) Qual o motivo do grande desmatamento
ocorrido entre 1920 e 1960?
c) Qual foi o saldo para a Mata de
Araucária após 150 anos de exploração?
4) Considerando que a Região Centro‑Oeste
possui 1.606.371 km² de extensão e que o total de sua população é de 14.050.340
habitantes (2010). Com densidade demográfica de 8,7 hab./km², trata‑se de uma
região pouco povoada. Por que isso ocorre?
5) Sobre o Pantanal Mato-grossense
podemos afirmar que
(a) tem uma vegetação muito homogênea,
predominando espécies típicas da floresta equatorial.
(b) possui solos com alta fertilidade
natural própria para agricultura intensiva.
(c) apresenta rios encachoeirados e com
grande vazão, por ser uma região montanhosa.
(d) constitui uma região de transição
onde se encontram características de vários domínios ecológicos brasileiros
como cerrado, floresta e campo.
6) Entre as regiões brasileiras, a Região
Sul é a que apresenta a menor área territorial e o menor número de estados.
Observe a tabela:
De acordo com a tabela, podemos observar
que
(a) o estado com a maior população
absoluta é o estado do Paraná.
(b) Santa Catarina tem a maior densidade
demográfica.
(c) Rio Grande do Sul tem a menor área
territorial da Região Sul.
(d) Paraná detém a maior área territorial
e a menor população absoluta.
7) Em relação a Região Centro-Oeste do
Brasil, é INCORRETO afirmar que
(a) é composta pelos estados de Goiás,
Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e também pelo Distrito Federal.
(b) é a única Região que não é banhada
pelo Oceano Atlântico.
(c) apresenta poucas paisagens naturais.
(d) predominam altitudes entre 200 e 500
metros.
8) Marque V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) A região Sul apresenta grande
desenvolvimento econômico, contribuindo significativamente na composição do PIB
nacional.
( ) As características naturais da região
Sul não favoreceram o desenvolvimento das atividades agropecuárias.
( ) Os pampas, áreas cobertas por campos, constituem
formações muito propícias para o desenvolvimento das atividades pecuárias
no Sul do Brasil.
( ) A monocultura mecanizada da soja vem
ganhando grande destaque, atualmente, no Sul do país.
( ) A região Sul apresenta pequeno parque
industrial, tendo irrelevante participação no PIB brasileiro.
( ) O turismo, no Sul do país, é uma
atividade pouco desenvolvida, pois a região apresenta clima muito frio.
9) Sobre a agricultura na Região Sul,
podemos destacar que
(a) é totalmente de subsistência, devido
ao clima semiárido.
(b) apresenta, de modo geral, uma
agricultura moderna.
(c) é inexistente devido ao clima
extremamente frio.
(d) não tem nenhuma influência na
economia da região.
10) Como o Mercosul influencia no
desenvolvimento da Região Sul?
Atividade de Geografia - novembro - 6° ano
1) Enumere corretamente:
( 1 ) Latifúndio
( 2 ) Agricultura Familiar
( 3 ) Unidade Familiar de Subsistência
( 4 ) Empresa Agrícola
(
) são unidades de produção avançadas do ponto de vista tecnológico.
(
) grande propriedade rural. Nem toda a sua terra é cultivada.
(
) realizada em pequenas propriedades, muitas delas classificadas como
minifúndios.
(
) o uso da terra é feito por pequenos proprietários e arrendatários, com
trabalho fundamentalmente familiar, havendo, as vezes, a contratação de mão de
obra assalariada.
2) Observe a charge:
Ela retrata
(a) a agricultura orgânica, onde não se utiliza
agrotóxicos.
(b) o uso controlado e seguro dos
agrotóxicos pelos agricultores.
(c) que os agricultores não necessitam
utilizar roupas de proteção, pois os agrotóxicos não causam danos à saúde.
(d) o uso indiscriminado dos agrotóxicos
pelos agricultores, onde os mesmos muitas vezes não utilizam proteção.
3) Uma notícia que circulou ultimamente
foi que, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), em 2015 o número de cabeças de gado bovino no Brasil chegou
a 215,2 milhões de cabeças, população recorde. Isso retrata a aumento no Brasil
da
(a) atividade agrícola.
(b) pecuária bovina.
(c) atividade industrial.
(d) manufatura.
4) Existe, em diversos países do mundo,
um sistema de criação que é feito em amplas áreas cercadas, onde o gado é solto
para se alimentar da pastagem natural ou de restos de cultura, após a colheita
das mesmas. Qual a denominação que é dada, em Geografia Agrária, a esse sistema
de criação?
(a) Pecuária Extensiva
(b) Pecuária Intensiva
(c) Pecuária Semi-intensiva
(d) Pecuária Nômade
5) Diferencie a pecuária intensiva e a
pecuária extensiva:
6) Observe esta imagem:
Esta imagem nos mostra
(a) a sintonia do desenvolvimento
industrial com a natureza
(b) um ambiente agrário.
(c) a poluição causada pelas queimadas em
plantações de cana de açúcar.
(d) a poluição causada pelo
desenvolvimento industrial.
7) Transformação da matéria-prima, sem o
uso de máquinas, e sim apenas de ferramentas, onde o artesão realiza sozinho
todas as etapas de transformação. Estamos falando
(a) da agricultura
(b) do artesanato
(c) da manufatura
(d) da indústria
8) Além do trabalho manual, existe,
também, o emprego de máquinas simples, com divisão de trabalho e
assalariamento. O fragmento se refere
(a) a agricultura
(b) ao artesanato
(c) a manufatura
(d) a pecuária
9) A Primeira Revolução Industrial
ocorreu na Inglaterra, nos séculos XVIII e XIX. Sobre a Primeira Revolução
industrial, assinale a alternativa incorreta:
(a) Acúmulo de capital, adquirido
com o mercantilismo.
(b) Controle do Estado pela burguesia.
(c) Importantes reservas de
petróleo.
(d) Matérias-primas fornecidas pelas
colônias.
10) Sobre as indústrias de bens de
consumo, podemos dizer que
(a) produzem para o consumo e uso da
população.
(b) produzem matérias-primas para outros
setores industriais.
(c) produzem máquinas e equipamentos
destinados a outras indústrias.
(d) produzem apenas produtos eletrônicos.
Gabarito: 1) 4, 1, 3, 2; 2) d; 3) b; 4) a; 5) pessoal; 6) d; 7) b; 8) c; 9) c; 10) a.
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