ENSINO FUNDAMENTAL II - 2017
DISCIPLINA: RELAÇÕES HUMANAS
TEMA: RESGATANDO VALORES
1.
OBJETIVOS
• Resgatar a autoestima dos alunos
melhorando a convivência, possibilitando facilitar sua expressão de
sentimentos, medos, desejos e sonhos. Visando levá-los a reflexão e assim a
terem ‘renovadas’ perspectivas de vida. Enriquecendo a compreensão e
vocabulário.
• Em círculo cada aluno, em segredo
recebe o nome de um sentimento, o qual deverá ser representado por meio de
gestos, mímica: Alegria, tristeza, saudade, angústia, medo, culpa, raiva; • Os
demais colegas devem adivinhar;
• Listar o nome dos sentimentos;
• Buscar o significado dos mesmos no
dicionário em duplas;
• Compartilhar situações vividas destes
sentimentos;
• A partir de recortes de revistas
montar painel de figuras que representem esses sentimentos;
• Analisar e debater com o grupo;
• Listar as conclusões do grupo;
4.
MATERIAL DE APOIO
• Texto - Gentileza gera
gentileza
|
Nome completo:
José Datrino
Nascimento:
Morte:
Nacionalidade:
|
José Datrino, mais conhecido
como Profeta Gentileza e/ou José Agradecido (Cafelândia, 11 de abril de 1917 – Mirandópolis, 29 de maio de 1996),
foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer
inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava
com uma túnica branca e longa barba. José
Agradecido, que, por onde passou, deixou sua marca, escrevendo mensagens,
incentivando a gentileza, em pilastras de viadutos e de passarelas. As
mensagens foram pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas que viajavam
nos ônibus.
"Gentileza gera gentileza"
é sua frase mais conhecida.
GENTILEZA GERA GENTILEZA
Diga
muito obrigado(a) e receba um sorriso de volta, elogie uma pessoa e deixe-a
agradecida, cumprimente ao entrar no elevador e arrancará uma resposta até do
seu mal-humorado vizinho... São pequenas gentilezas que deviam fazer parte do
dia-a-dia mas que ultimamente andam meio-esquecidas.
Então, dê o primeiro passo: faça você a gentileza, não aguarde que ela parta do outro. Mesmo meio-adormecido, sonolento pela manhã, sorria para a primeira pessoa que encontrar no seu caminho. Prossiga assim até chegar ao seu destino e verá que vai receber tantos sorrisos e cumprimentos de volta que a sua disposição vai até mudar.
Se for comprar alguma coisa, pedir uma informação ou simplesmente pagar a condução, use um “bom dia” / “boa tarde” e “por favor”, antes de dizer qualquer coisa, e lembre-se de dar um sorriso. Essas palavras têm o poder de abrir portas e de tornar você conhecido(a), de uma forma simpática, por onde passa. Mesmo no caso dos mais tímidos, o sorriso não exige um grande esforço e cria uma boa comunicação.
Gentileza faz falta em qualquer lugar, especialmente em casa e com os amigos. É que com os mais próximos às vezes nos esquecemos de ser amáveis e de agradecer sempre que nos ajudam e isso acaba criando um clima ruim. É um engano pensar que não precisamos agradecer ou elogiar quando as pessoas estão apenas cumprindo suas obrigações. Precisa sim, e elas adoram! Então, mostre para a empregada que limpa seu quarto o quanto você aprecia isso e agradeça porque ela faz tudo parecer mais bonitinho. Faça isso com todos que você conhece e que com o seu trabalho lhe servem de alguma forma.
Então, dê o primeiro passo: faça você a gentileza, não aguarde que ela parta do outro. Mesmo meio-adormecido, sonolento pela manhã, sorria para a primeira pessoa que encontrar no seu caminho. Prossiga assim até chegar ao seu destino e verá que vai receber tantos sorrisos e cumprimentos de volta que a sua disposição vai até mudar.
Se for comprar alguma coisa, pedir uma informação ou simplesmente pagar a condução, use um “bom dia” / “boa tarde” e “por favor”, antes de dizer qualquer coisa, e lembre-se de dar um sorriso. Essas palavras têm o poder de abrir portas e de tornar você conhecido(a), de uma forma simpática, por onde passa. Mesmo no caso dos mais tímidos, o sorriso não exige um grande esforço e cria uma boa comunicação.
Gentileza faz falta em qualquer lugar, especialmente em casa e com os amigos. É que com os mais próximos às vezes nos esquecemos de ser amáveis e de agradecer sempre que nos ajudam e isso acaba criando um clima ruim. É um engano pensar que não precisamos agradecer ou elogiar quando as pessoas estão apenas cumprindo suas obrigações. Precisa sim, e elas adoram! Então, mostre para a empregada que limpa seu quarto o quanto você aprecia isso e agradeça porque ela faz tudo parecer mais bonitinho. Faça isso com todos que você conhece e que com o seu trabalho lhe servem de alguma forma.
(Profeta Gentileza)
Os Dez Mandamentos das Relações
Humanas
1. FALE COM AS PESSOAS
Nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia, quando precisamos mais de sorrisos amáveis.
2. SORRIA PARA AS PESSOAS
Lembre-se de que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. CHAME AS PESSOAS PELO NOME
A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
4. SEJA AMIGO E PRESTATIVO
Se você quiser ter amigos, seja amigo.
5. SEJA CORDIAL
Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo prazer.
6. INTERESSE-SE SINCERAMENTE PELOS OUTROS
Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.
7. SEJA GENEROSO EM ELOGIAR, E CAUTELOSO EM CRITICAR
Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
8. SAIBA CONSIDERAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS
Existem três lados em uma controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.
9. PREOCUPE-SE COM A OPINIÃO DOS OUTROS
Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. PROCURE APRESENTAR UM EXCELENTE TRABALHO.
O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.
Lembre-se de que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.
3. CHAME AS PESSOAS PELO NOME
A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.
4. SEJA AMIGO E PRESTATIVO
Se você quiser ter amigos, seja amigo.
5. SEJA CORDIAL
Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo prazer.
6. INTERESSE-SE SINCERAMENTE PELOS OUTROS
Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.
7. SEJA GENEROSO EM ELOGIAR, E CAUTELOSO EM CRITICAR
Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.
8. SAIBA CONSIDERAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS
Existem três lados em uma controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.
9. PREOCUPE-SE COM A OPINIÃO DOS OUTROS
Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.
10. PROCURE APRESENTAR UM EXCELENTE TRABALHO.
O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.
O Segredo das Boas Relações
São normas para um bom relacionamento:
→Dedicar;
→Compartilhar;
→Ser paciente;
→Compreender;
→Dialogar;
→Amar;
→Ser sincero;
→Ter empatia;
→Respeitar as pessoas;
→Facilitar maior integração;
→Buscar maior aperfeiçoamento
→Compartilhar;
→Ser paciente;
→Compreender;
→Dialogar;
→Amar;
→Ser sincero;
→Ter empatia;
→Respeitar as pessoas;
→Facilitar maior integração;
→Buscar maior aperfeiçoamento
Enfim, a orientação maior
em relações humanas consiste em aprender o quanto pudermos sobre a
natureza humana, tal como ela é, e não como pensamos que ela deveria ser.
As boas relações dependem principalmente de nós mesmos. Além de confiar
nos outros, confiemos em nós. Sob vários aspectos, ser hábil em relações
humanas consiste em buscar sintonia com a percepção de outras pessoas, não
intelectualmente, mas sim emocionalmente.
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