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domingo, 4 de junho de 2017

Relações Humanas - Resgatando Valores

 ENSINO FUNDAMENTAL II - 2017
DISCIPLINA: RELAÇÕES HUMANAS
TEMA: RESGATANDO VALORES

1. OBJETIVOS
• Resgatar a autoestima dos alunos melhorando a convivência, possibilitando facilitar sua expressão de sentimentos, medos, desejos e sonhos. Visando levá-los a reflexão e assim a terem ‘renovadas’ perspectivas de vida. Enriquecendo a compreensão e vocabulário.
2. ROTEIRO
• Em círculo cada aluno, em segredo recebe o nome de um sentimento, o qual deverá ser representado por meio de gestos, mímica: Alegria, tristeza, saudade, angústia, medo, culpa, raiva; • Os demais colegas devem adivinhar;
3. ROTEIRO
• Listar o nome dos sentimentos;
• Buscar o significado dos mesmos no dicionário em duplas;
• Compartilhar situações vividas destes sentimentos;
• A partir de recortes de revistas montar painel de figuras que representem esses sentimentos;
• Analisar e debater com o grupo;
• Listar as conclusões do grupo;
4. MATERIAL DE APOIO
• Texto -  Gentileza gera gentileza




Nome completo:          
José Datrino
Nascimento:             
Morte:               
29 de maio de 1996 (79 anos)  Mirandópolis, São Paulo
Nacionalidade:
José Datrino, mais conhecido como Profeta Gentileza e/ou José Agradecido (Cafelândia11 de abril de 1917 – Mirandópolis29 de maio de 1996), foi uma personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro, onde andava com uma túnica branca e longa barba.  José Agradecido,  que, por onde passou, deixou sua marca, escrevendo mensagens, incentivando a gentileza, em pilastras de viadutos e de passarelas. As mensagens foram pintadas no alto para serem lidas pelas pessoas que viajavam nos ônibus.
"Gentileza gera gentileza" é sua frase mais conhecida.


GENTILEZA GERA GENTILEZA
                       
                   Diga muito obrigado(a) e receba um sorriso de volta, elogie uma pessoa e deixe-a agradecida, cumprimente ao entrar no elevador e arrancará uma resposta até do seu mal-humorado vizinho... São pequenas gentilezas que deviam fazer parte do dia-a-dia mas que ultimamente andam meio-esquecidas.
                        Então, dê o primeiro passo: faça você a gentileza, não aguarde que ela parta do outro. Mesmo meio-adormecido, sonolento pela manhã, sorria para a primeira pessoa que encontrar no seu caminho. Prossiga assim até chegar ao seu destino e verá que vai receber tantos sorrisos e cumprimentos de volta que a sua disposição vai até mudar. 
                        Se for comprar alguma coisa, pedir uma informação ou simplesmente pagar a condução, use um “bom dia” / “boa tarde”  e “por favor”, antes de dizer qualquer coisa, e lembre-se de dar um sorriso. Essas palavras têm o poder de abrir portas e de tornar você conhecido(a), de uma forma simpática, por onde passa. Mesmo no caso dos mais tímidos, o sorriso não exige um grande esforço e cria uma boa comunicação.
Gentileza faz falta em qualquer lugar, especialmente em casa e com os amigos. É que com os mais próximos às vezes nos esquecemos de ser amáveis e de agradecer sempre que nos ajudam e isso acaba criando um clima ruim. É um engano pensar que não precisamos agradecer ou elogiar quando as pessoas estão apenas cumprindo suas obrigações. Precisa sim, e elas adoram! Então, mostre para a empregada que limpa seu quarto o quanto você aprecia isso e agradeça porque ela faz tudo parecer mais bonitinho. Faça isso com todos que você conhece e que com o seu trabalho lhe servem de alguma forma.
(Profeta Gentileza)


Os Dez Mandamentos das Relações Humanas 

1. FALE COM AS PESSOAS
Nada há tão agradável e animado quanto uma palavra de saudação, particularmente hoje em dia, quando precisamos mais de sorrisos amáveis.


2. SORRIA PARA AS PESSOAS
Lembre-se de que acionamos 72 músculos para franzir a testa e somente 14 para sorrir.

3. CHAME AS PESSOAS PELO NOME
A música mais suave para muitos ainda é ouvir seu próprio nome.

4. SEJA AMIGO E PRESTATIVO
Se você quiser ter amigos, seja amigo.

5. SEJA CORDIAL
Fale e aja com toda sinceridade: tudo o que você fizer, faça-o com todo prazer.

6. INTERESSE-SE SINCERAMENTE PELOS OUTROS
Lembre-se de que você sabe o que sabe, porém você não sabe o que os outros sabem. Seja sinceramente interessado pelos outros.

7. SEJA GENEROSO EM ELOGIAR, E CAUTELOSO EM CRITICAR
Os líderes elogiam. Sabem encorajar, dar confiança e elevar os outros.

8. SAIBA CONSIDERAR OS SENTIMENTOS DOS OUTROS
Existem três lados em uma controvérsia: o seu, o do outro, e o lado de quem está certo.

9. PREOCUPE-SE COM A OPINIÃO DOS OUTROS
Três comportamentos de um verdadeiro líder: ouça, aprenda e saiba elogiar.

10. PROCURE APRESENTAR UM EXCELENTE TRABALHO.
O que realmente vale em nossa vida é aquilo que fazemos para os outros.


O Segredo das Boas Relações 

São normas para um bom relacionamento: 
→Dedicar;
→Compartilhar;
→Ser paciente;
→Compreender;
→Dialogar;
→Amar;
→Ser sincero;
→Ter empatia;
→Respeitar as pessoas;
→Facilitar maior integração;
→Buscar maior aperfeiçoamento

Enfim, a orientação maior em relações humanas consiste em aprender o quanto pudermos sobre a natureza humana, tal como ela é, e não como pensamos que ela deveria ser. As boas relações dependem principalmente de nós mesmos. Além de confiar nos outros, confiemos em nós. Sob vários aspectos, ser hábil em relações humanas consiste em buscar sintonia com a percepção de outras pessoas, não intelectualmente, mas sim emocionalmente.




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