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quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Educação Física e Saúde

Educação Física e SaúdeNão há mais quem duvide da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano.
A Educação Física ao longo dos anos experimentou várias tendências passando pela tendência militar, médica, desportista, ainda as tendências da cientificidade, profissionalizante e a tendência educacional onde cada uma tem uma visão diferente de como a Educação Física deveria atuar no universo social. Hoje as duas tendências que prevalecem são a da Saúde ligada a medicina e a Educacional a Educação, uma com direito a atuação os Bacharéis em Educação Física e a outra dos Cursos de Licenciatura em Educação Física.
Para um entendimento melhor torna-se necessário uma abordagem de Silvino Santin no seu texto “Educação Física Sabedoria de Viver” diferenciando as duas tendências hoje consolidadas e atuantes nesta área. A TENDÊNCIA PROFISSIONALIZANTE talvez o mais numeroso, tem uma Educação Física definida como uma atividade profissional liberal. O profissional da Educação Física, segundo esta tendência, deve ser equiparado ao bacharel em direito, ao médico, ao economista, etc.
Somente assim a Educação Física seria reconhecida, garantindo-se uma fatia no mercado de trabalho e via legislação, assegurando-se a reserva deste mercado. Suas lutas, fundamentalmente, voltam-se para a política de organização profissional e institucional da classe tentando estabelecer uma legislação federal que dê suporte jurídico aos direitos profissionais fundamentais dos egressos dos Cursos de Educação Física.
A TENDÊNCIA EDUCACIONAL talvez menor e sonhadora, inspirado em temas humanísticos que busca entender a Educação Física com uma ação pedagógica. Antes de se tornar ciência, antes de constituir-se em profissão liberal, a Educação Física é uma sabedoria de viver, uma exigência pessoal e existencial, isto é, uma tarefa educativa. Desta maneira, ela, em suas raízes mais profundas, tem compromisso com a pessoa, isto é, com o crescimento, desenvolvimento e bem-estar do ser humano. Ela é um processo educativo que, antes do saber cientifico e do trabalho produtivo, tem um compromisso com a existência humana.
Defende-se, aqui, o ideal pedagógico da Educação Física por considerá-la uma ação mais abrangente, compromissada com a globalidade das situações humanas.
Atualmente quando esta no consultório médico  o paciente recebe a receita com a medicação e prescrevem-se também atividades físicas na maioria dos casos. Educação Física é sinônimo  de saúde. Não há mais quem duvide da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano.
No sistema muscular os movimentos dão aos músculos mais força, agilidade, flexibilidade, resistência, elasticidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos. No Sistema Nervoso harmoniza as conexões nervosas dando mais relaxamento, evitando o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão promovendo hábitos salutares de alimentação e higiene.
No Sistema Circulatório tem a diminuição da freqüência cardíaca em repouso ou em movimento, o aumento das cavidades do coração com maior volume de ejeção de sangue nas veias e artérias evitando entupimentos e possíveis infartos. No Sistema Respiratório o aumento na capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e conseqüentemente oxigênio mais puro para o sangue alimentando melhor as células e todo organismo, fortalecimento dos alvéolos evitando doenças. Como terapia em várias doenças cardiorespiratórias e maior capacidade aeróbica No sistema esquelético reforçam toda estrutura óssea evitando no futuro a osteoporose.
Muitos são os benefícios que a Educação Física traz para um melhor desenvolvimento e desempenho do nosso corpo como os tratamentos na fisioterapia em recuperação de movimentos perdidos, na gravidez os movimentos adequados ajudam a mulher a ter melhor desempenho no parto, além de fortalecer as paredes abdominais dando maior rigidez evitando a chamada "barriga d'água", melhora o desempenho sexual, o cérebro passa a ter maior irrigação melhorando os pensamentos.

A pratica da ginástica, dança, natação diminui o interesse aos vícios das drogas e do álcool, melhora a estética do corpo, dando maior rigidez à pele, seios, nádegas, melhorando o tônus muscular. Com a prática dos exercícios físicos teremos um coração mais vigoroso, artérias livres de gorduras, articulações azeitadas, níveis de açúcar normais, equilíbrio hormonal, sono mais tranqüilo, pressão normal, bom humor, postura correta, melhora da auto-estima, mais fôlego, as mulheres passam a ter mais alívio da TPM, mamas protegidas contra câncer, os homens a próstata mais protegida, os dois passam a ter mais entusiasmo no sexo, memória mais afiada, ossos mais fortes e sistema imunológico reforçados.
Por isso hoje a educação física é tratada com um fator de saúde e devemos dar a atenção devida tanto nas academias e consultórios como nas escolas
fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/entry/educacao-fisica-e-saude#sthash.p7SyFVHH.dpuf

Plano de Aula: Conhecendo a região Nordeste

Conceitos
Região Nordeste, desigualdades sociais, dinâmica econômica regional, divisão territorial do trabalho, latifúndio e concentração fundiária, dinâmica hidrológica de climas semi-áridos, impactos sociais e ambientais do uso dos recursos hídricos.
Objetivos
O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também será capaz de entender a formação do nordestino com base em sua dinâmica regional e na interação homem-meio ambiente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região administrativa do Nordeste, segundo a definição do IBGE);
2) Conhecer as diferentes sub-regiões nordestinas com base em suas diferenças naturais e sociais;
3) Produzir textos para a elaboração de um jornal, treinando a capacidade de síntese;
4) Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas, importantes recursos para o entendimento da região. Essa leitura, bem como a implantação de dados nos mapas, permitirão que o aluno associe e correlacione os diferentes fenômenos abordados;
5) Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (principalmente a caatinga e a Mata dos Cocais), hidrografia (principalmente os rios São Francisco, Paraíba e Jaguaribe e os afluentes intermitentes), solos, etc. A preocupação fundamental é elaborar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e como isso se reflete na paisagem natural, tão diferenciada;
6) Conhecer a ocupação territorial da região a partir dos ciclos econômicos, valorizando o ciclo da cana-de-açúcar e o uso da mão-de-obra escrava;
7) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte e com as sub-regiões;
8) Compreender a importância do Nordeste do ponto de vista da divisão territorial do trabalho;
9) Compreender a existência das desigualdades sociais internas e da dificuldade de quebrar o ciclo vicioso;
Estratégia
1) Propor a confecção de mapas das sub-regiões, densidade dos transportes, hierarquia urbana, clima, relevo, vegetação, hidrografia. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas;
2) Pesquisar e ler os textos do Educação sobre o tema;
3) Pesquisar sobre a cultura regional: costumes, comidas, frutas, folclore, músicas, literatura (principalmente de cordel), etc.;
4) Construir uma maquete do relevo (altimetria) da região Nordeste e localizar: rios principais (perenes e alguns temporários, com as hidrelétricas e trechos navegáveis), maiores cidades, rodovias, localização das principais atividades econômicas, clima e o projeto de transposição do rio São Francisco;
5) Com base em filmes ("Abril Despedaçado", por exemplo) e documentários (sobre a moderna produção agrícola no Vale Médio do São Francisco, por exemplo), discutir as condições naturais e a situação social. Evite as abordagens que tratam o Nordeste como atraso ou o Nordeste moderno versus o Nordeste atrasado, que não se relacionam. Procure trabalhar com a concepção de coexistência e das relações entre os dois circuitos, e como um "não existiria" sem o outro;
6) Criar um jornal das sub-regiões do Nordeste. O jornal pode ser dividido em cinco partes. Na primeira, colocar um mapa das sub-regiões nordestinas e as notícias de cunho geral. As outras quatro devem apresentar notícias de cada uma das sub-regiões, destacando as desigualdades, os conflitos sociais e o dinamismo econômico verificado hoje na região. As artes plásticas (principalmente gravuras), a poesia regional e a literatura de cordel devem ser utilizadas;
7) Criar uma agência de viagens imaginária, com roteiros que passem por todas as sub-regiões. Sugerimos ao professor valorizar as qualidades do local e indicar lugares com forte potencial turístico;
Conclusão da atividade
1) Organizar uma exposição para apresentar as maquetes;
2) Entregar o(s) jornal(is) para o conjunto dos alunos e funcionários da escola, se possível.
Luiz Carlos Parejo
é professor de colégios da rede privada e de cursos pré-vestibulares.
fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-conhecendo-a-regiao-nordeste.htm


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Atividade - Relações Humanas

Leia o texto ‘SER JOVEM’
Ser jovem é amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida, perdoando até as pedras das que a vida nos joga em rosto.
Ser jovem é ter altos e baixos, entusiasmos e desalentos. É vibrar com os momentos bons e passar por cima do que nos machuca, com um sorriso fácil apagando os percalços.
Ser jovem é escrever diário, às vezes. Copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, com assinatura própria.
Ser jovem é amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros. Ter alegria ao dramático, ao solene. E duvidar das palavras.
Ser jovem é embrulhar as fossas no celofane do não faz mal. É crer no que não vale a pena , mas ai da vida se não fosse assim. Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que se tenha, trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta ou dezenove. É sempre abrir a porta com emoção. É abraçar esquinas, mundos, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha, com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, dentes brancos e tímidos, todos prontos para os desencontros da vida. Com uma profunda e permanente vontade de ser".


·         E para você, o que é “SER JOVEM”? escreva um pequeno texto, e discuta com seus colegas.

Atividade - Relações Humanas

Nunca Deixe de Acreditar

“Espero que você possa aceitar as coisas como elas são, sem pensar que tudo conspira contra você, porque parte de nós é entendimento, mas outra parte é aprendizado.
Que você possa ter força para vencer todos os seus medos e que, no final, possa alcançar todos os seus objetivos, porque parte de nós é cansaço, mas a outra parte é vontade.
Que tudo aquilo que você vê e escuta possa lhe trazer conhecimento. Que essa escola possa ser longa e feliz, porque parte de nós é o que vivemos, mas a outra parte é o que esperamos.
Que você possa aprender a perder sem se sentir derrotado. Que isso possa fazer você cada vez mais guerreiro, porque parte de nós é o que temos, mas a outra parte é sonho.
Que durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros. Que você possa aceitar que só quem soube da sombra pode saber da luz, porque parte de nós é angústia, mas a outra parte é conforto.
Que você nunca deixe de acreditar. Que nunca perca sua fé, porque parte de Deus é amor, e a outra parte também.”
João Paulo II
Responda, debata com os colegas e reflita:
1.       Explique esse trecho: “Espero que você possa aceitar as coisas como elas são, sem pensar que tudo conspira contra você, porque parte de nós é entendimento, mas outra parte é aprendizado.”

2.       No trecho: “Que essa escola possa ser longa e feliz”, a que se refere a palavra ‘ESCOLA’? Justifique sua resposta.

3.       Como a pessoa pode aprender a perder sem se sentir derrotado?


4.       Num dos trechos, João Paulo II deseja que “durante a sua vida você possa construir sentimentos verdadeiros”. Em sua opinião, quais são esses ‘SENTIMENTOS VERDADEIROS’?

Atividade - Relações Humanas

PRODUÇÃO DE TEXTO
TEMA: VALORES HUMANOS

SUGESTÃO DE TÍTULOS: 

"A sociedade do Século XXI"
"A Sociedade que temos e a sociedade que queremos."

Pedir para que o aluno produza uma redação com o tema proposto composta de, no mínimo, 25 linhas. Para isso, peça que ele escolha um dos títulos sugeridos e utilize das palavras abaixo para enriquecer sua produção. (USANDO QUANTAS PALAVRAS QUISER)

Sociedade
Tecnologia
Racismo
Trabalho
Violência
Desigualdade Sociais    
Drogas
Solidariedade
Família
Relações humanas      
Educação
Humildade
Cultura
Amor
Direitos Políticos  
Responsabilidade
Justiça
Cidadania
Paz
Amizade
Tolerância Religiosa        
Qualidade de vida   
Corrupção
Jovens
Calor humano
Redes Sociais          
Mortes
Bullying

Obs: Mesmo que o professor não seja de Língua Portuguesa,  deve colaborar com o aprendizado dos discentes, logo, oriente-os na construção de uma redação e corrija colocando comentários para que eles percebam que você valoriza o trabalho e esforço deles em cumprir com seu dever de fazer as tarefas. 

Explicar para eles a estrutura de uma redação:
Introdução: geralmente se inicia com uma definição, do que se trata o assunto.
Desenvolvimento: argumenta-se a importância do tema e levanta-se uma problemática ou uma crítica.

Conclusão: é o desfecho, retoma-se o início do texto, tenta responder a problemática e finaliza, geralmente com uma sugestão, alternativa de solução para o problema em questão.

Atividade - Relações Humanas

SUGESTÃO DE MÚSICA

Receita de Felicidade
Toquinho

Pegue uns pedacinhos de afeto e de ilusão;
Misture com um pouquinho de amizade;
Junte com carinho uma pontinha de paixão
E uma pitadinha de saudade.
Pegue o dom divino maternal de uma mulher
E um sorriso limpo de criança;
Junte a ingenuidade de um primeiro amor qualquer
Com o eterno brilho da esperança.
Peça emprestada a ternura de um casal
E a luz da estrada dos que amam pra valer;
Tenha sempre muito amor,
Que o amor nunca faz mal.
Pinte a vida com o arco-íris do prazer;
Sonhe, pois sonhar ainda é fundamental
E um sonho sempre pode acontecer.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE:
·         Ouça juntamente com os alunos a música ‘Receita da Felicidade’
·         Peça aos alunos que façam uma ilustração da música, por exemplo: colar figuras ou desenhar algo de acordo com a letra da música.
·         Faça uma roda de conversa, onde os alunos, voluntariamente, relatam sobre seu trabalho.
·         Destaque a importância de buscar a felicidade nas coisas simples da vida.

·         Sugira que os alunos pesquise letras de músicas com o tema ‘Felicidade’





Atividade - Relações Humanas

VIRTUDE – CAMINHO CERTO NA VIDA

       O ser humano, para ser feliz, deve procurar aperfeiçoar-se, realizar-se. Porém, essa realização só é possível, mediante o aprimoramento do caráter e a prática das virtudes.
         VIRTUDE – é um hábito bom, uma disposição permanente da vontade para o bem.
         HÁBITO – São atos repetidos tantas vezes que o se tornam costume.
         Se o hábito for bom, chamamos de virtude, se for mau dizemos que é um vício.
         Há vários tipos de virtudes: religiosas, morais e cívicas.

VIRTUDES:

         FORTALEZA – É uma força interior que nos dá disposição e vontade de sempre agir, corretamente, mesmo diante das dificuldades.
         PRUDÊNCIA – Virtude que nos leva a escolher a melhor solução para cada situação da vida e a controlar os próprios atos para evitar conseqüências desagradáveis.
         TEMPERANÇA – É ser moderado nos próprios atos (comer, beber, praticar esportes) para não prejudicar a saúde.
         JUSTIÇA – É uma virtude que consiste em dar a cada um o que lhe pertence, como:  direitos, objetos, respeito, obediência, amor, compreensão...
         SINCERIDADE – Virtude que nos leva a dizer o que realmente pensamos e sentimos.
         TOLERÂNCIA – Esta virtude nos ensina a conviver bem com as pessoas, apesar de seus defeitos e ideias contrárias às nossas. Ninguém é perfeito, neste mundo.
         CIVISMO – Leva o cidadão a cumprir seus deveres para a pátria, a respeitar as leis e as autoridades constituídas, a ter espírito democrático, a trabalhar pelo bem comum e pelo progresso da nação.
         OBEDIÊNCIA – Virtude que nos leva a receber e cumprir de bom grado, ordens, normas, leis... e a respeitar as autoridades.
        
HUMILDADE – É reconhecer os próprios limites.

ENTENDENDO O TEXTO

1)   A leitura deixa bem claro que para o ser humano  ser feliz é necessário  o aprimoramento de quê?

2)   Marque a alternativa correta correspondente a virtude.
“Ser moderado nos próprios atos (comer, beber, praticar esportes) para não prejudicar a saúde.
 (   ) tolerância           (    ) obediência        (   ) temperança

3)   De acordo com o texto, explique o que a virtude da tolerância nos ensina?

4)   Explique com suas palavras que virtude você está obedecendo quando alguém pede para você realizar alguma coisa?

5)   Você sabe que Deus é que nos dá todas essas virtudes. Cite a virtude que mais chamou sua atenção. Por quê?

6)   Você leu que no texto existem vários tipos de virtudes. Quais são elas?


7)   Na sua opinião, você acha que as pessoas cumprem direitinho o que nos ensina a virtude “TOLÊRANCIA”? Explique.