Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 16 de março de 2016

Filosofia 3º ano - Ensino Médio

Questão 1.
ideia do destino, pela qual o ser humano teria sua vida guiada pelos deuses ou pela própria natureza, acompanha as crenças dos povos.Essa crença nos leva à negação da liberdade porque, se acreditamos que a ordem do mundo e o futuro das pessoas estão traçados de antemão, estamos dispostos a aceitar o fatalismo conhecido como:
(A)como perderá?
(B)o que será?
(C) o que é que acontecerá?
(D)o que tem de ser será?
(E)tudo tem e será?

Questão 2.
Mesmo sem concordarmos com a posição extrema do determinismo, reconhecemos que todos nós estamos sujeitos a condições não escolhidas.Nascemos em uma determinada família, recebemos por herança o nosso sexo, a língua materna,a classe social a que pertencemos(....)Além disso, temos talentos e ainda sofremos contrariedades não esperadas .
O texto faz referencia a:
(A)Liberdade comportamentalista
(B)Liberdade adquirida
(C)Liberdade situada
(D)Liberdade arbitrária
(E)Liberdade adquirida

Questão 3.
A liberdade de pensamento diz respeito a todas as outras formas de liberdade é por meio dela que assumimos a vida adulta, superando preconceitos,dogmas, ideologias e censuras.Nesse momento realizamos um ideal iluminista na qual afirma:
 (A)Ouse pensar por si mesmo.
(B)Pense por todos.
(C)Ouse pensar pelos outros.
(D)Pense e exista.
(E)O pensamento é coletivo.

Questão 4.
Representada como advento do extraordinário, com um impulso vital que nos tira da vida cotidiana e nos leva a explorar outras possibilidades de vida.É emoção intensa, exclusivista;ao mesmo tempo necessidade de fusão e de individuação que pode levar ao ciúme, à desilusão e ao rancor.
Ao analisar o texto podemos perceber que o mesmo se refere à(ao):
(A)Ódio
(B)Paixão
(C)Amor
(D)Amizade
(E)Ciúme

Questão 5.
O amor é visto pelos filósofos com algo que envolve as provas da verdade e da reciprocidade , que, se superadas, resultam na construção de um projeto comum, o qual deverá ser continuamente revisto e ajustado às necessidades.O amor segundo Marcel Conche, comporta três aspectos igualmente importantes:
(A)Equilíbrio,fragilidade e reciprocidade.
(B)Renúncia,tranqüilidade e respeito.
(C)Saudade, desejo e virtude.
(D)Sensibilidade, inteligência e vontade.
(E)Verdade,disciplina e confiança.


Filosofia 2º ano - Ensino Médio

Questão 1.
Os primeiros filósofos gregos- os pré-socráticos dedicavam-se a um conjunto de indagações principais:Por que e como as coisas existem?O que é mundo?Qual a origem da natureza e quais as causas de sua transformação?Essas indagações colocavam no centro a pergunta:o que é o ser?
Sobre os primeiros filósofos podemos afirmar que:
(A)Ocupavam-se somente com a origem do mundo.
(B)Preocupavam-se com o conhecimento enquanto conhecimento.
(C)Não indagavam o Kosmo.
(D)Ocupavam-se com a origem  e a ordem do mundo.
(E)Não indagavam sobre a multiplicidade e transformação das coisas.

Questão 2.
Os primeiros filósofos que se preocupam com o conhecimento através de seus exemplos nos mostram que, desde os seus começos a filosofia preocupou-se com tal problema, pois sempre esteve voltada para a questão do verdadeiro.Desde o início,
Os filósofos se deram conta de que nosso pensamento parece seguir certas leis ou regras para conhecer as coisas e que há uma diferença entre perceber e pensar.
Os filósofos na qual o texto se refere conhecemos por:
(A)Hera, Ênides e Demógenes
(B)Aclito, Parmênes e Demir
(C)Heráclito, Parmênides e Demócrito
(D)Hélio ,Platão, Sócrates
(E)Abdera,Eleia e Sócrates.

Questão 3.
Sócrates,distanciando-se dos primeiros filósofos e opondo-se aos sofistas,afirmava que a verdade pode ser conhecida, mas primeiro devemos afastar as ilusões dos sentidos e as ilusões das palavras ou das opiniões e alcançar a verdade apenas pelo pensamento.
O texto nos leva a entender que :
(A)Conhecer é entender o outro.
(B)Conhecer é entender a aparência.
(C) Conhecer é dar opinião.
(D)Conhecer é universalizar as idéias.
(E)Conhecer é entender o outro na sua essência.

Questão 4.        
A filosofia preocupa-se com nossa possibilidade de conhecer e indagar quais as causas das ilusões, dos erros e da mentira.No esforço para definir as formas de conhecer e as diferenças entre o conhecimento verdadeiro e a ilusão,filósofos passaram a introduzir na filosofia a idéia de que existem diferentes maneiras de conhecer ou grau de conhecimento e que esses graus se distinguem pela ausência ou presença do verdadeiro.Esse grau de conhecimento é distinguido por quatro formas ou grau de conhecimento, que vão do grau inferior ao superior.
Ao analisar o texto podemos afirmar que o mesmo se refere a :
(A)Sócrates e os sofistas
(B)Platão e Aristóteles
(C)Demócrito e Parmênides
(D)Platão e Heráclito
(E)Aristóteles e os sofistas

Questão 5.
 Consciência é a faculdade pela qual o indivíduo se distingue do mundo que o cerca; é a força que impede que o ser se confunda com o mundo e que o leva a agir pessoalmente face ao mundo. A consciência é o “eu” e o resto do mundo o “não-eu”.
Existem muitos modos da consciência entre eles podemos citar as consciências:
(A) mítica,religiosa,indutiva e racional
(B)objetiva, intuitiva,intelectual e essencial
(C)universal,estética,perceptiva e aparência
(D)mítica,espiritual,moral e individual
(E)indutiva, racional,ideal e mítica


Filosofia - 1º ano - Ensino Médio

Questão 1.
Quando falamos em refletir sobre algo, usamos a palavra reflexão como sinônimo de pensamento.Nós nos voltamos para nós mesmos.Platão dizia que conhecer somente era possível no diálogo da nossa inteligência consigo mesma.Nessa conversa interior, nossa inteligência esclarece para si mesma como conhecer as coisas verdadeiramente.
De acordo com as afirmações sobre reflexão, marque a opção correta.
(A)O retorno completo ou parcial de partículas ou ondas é o pensamento.
(B)A filosofia não busca perguntas muito menos respostas.
(C)O conhecimento é o diálogo a nossa inteligência consigo mesma.
(D)A filosofia não mostra o sentido das coisas e nem tenta conhecer as coisas verdadeiramente.
(E)A filosofia não altera o nosso comportamento.

Questão 2.
Mitos são narrativas de origem duvidosa ou coisas que não têm existência real.São modos de explicar a realidade.Quando temos dúvida em afirmar ou decidir sobre algo, alguém sempre diz:”- Usa a razão cara!”Bem, os mitos não utilizam a razão para afirmar o que narram.Apenas narram.E o que faz dessas estórias verdadeiras para muitos homens não é a capacidade de se explicar como verdadeira.Sendo assim analise as afirmativas abaixo .
(   )Os mitos se utilizam da razão para afirmar o que dizem.
(   )Os mitos não são modos de explicar as coisas.
(   )O mito e a filosofia se tornam verdadeiros pelas tradições culturais.
Item 2.De acordo com o texto marque a opção que mostra a sequência correta.
(A) F,V,F
(B) F,F,F
(C) V,F,V
(D) V,V,V
(E) F,F,V

Questão 3.
As religiões buscam trazer ao mundo profano dos homens, o mundo sagrado de Deus. Elas determinam os critérios da relação Deus-homem a partir de seus dogmas.Assim para a religião, os dogmas têm caráter sagrado e não podem, enquanto tais, ser questionados.Na religião o critério do dogma é a crença.Ora, a filosofia quer ser uma prática baseada exclusivamente em argumentos racionais.Desse modo, o discurso filosófico não pode partir de nenhum dogma.Para ela, o homem é interprete do mundo.
A partir da leitura e entendimento do texto, podemos afirmar que:
(A)Os rituais não fazem parte da experiência humana
(B)Rezas e crenças são formas de manifestação dos poderes humanos.
(C)A crença em forças sobrenaturais surge quando o homem se reconhece limitado pelos dogmas.
(D)Destituídos de poderes divinos o homem nunca clama por Deus.
(E)A religião diz que o homem não precisa de Deus, pois ele é perfeito e ilimitado.

Questão 4. 
O texto a seguir se refere a uma pessoa que aprecia e pratica o belo como valor essencial. Um crítico, escritor que se dedica ao estudo da estética. Leia a seguinte definição e marque, a alternativa correta:
Esteca : O que ama o belo- especialmente o belo- especialmente o belo artístico- mais do que tudo, a ponto de sacrificar ou submeter a e todo o resto.O verdadeiro?O bem?Para o asteca, só valem  se são belos: mais vale uma bela mentira do que uma verdade feia;mais vale um belo crime que uma falta de gosto.
(André Comte-Sponville, Dicionário de Filosófico)
(A) Para o asteca, a verdade é mais importante que tudo
(B) Para o asteca, um crime é sempre algo desprezível;
(C) Para o asteca, o belo vale mais que a verdade ou que o bem;
(D) Para o asteca, todos devem escrever dicionários.
(E) Para o asteca, ama especialmente o belo tradicional.
  
Questão 5. 
Investigação é uma palavra-chave no mundo da ciência.O cientista investiga para obter respostas às perguntas que ele faz sobre as coisas que estão ao seu redor.Observe as palavras que aparecem e estão  relacionadas com essa busca pela explicação científica das coisas. Elas estão relacionadas logo em seguida em uma primeira coluna e numa segunda coluna, encontram-se frases que explicam o sentido dessas palavras para a ciências. Sendo assim relacione as colunas identificando as palavras da primeira coluna, com frases da segunda coluna.
Coluna 01-
(1) Curiosidade
(2) Ciência
(3) Evidências
(4) Aparência
(5) Objetividade
(6) Experiência

Coluna 02-
(   ) É delas que primeiramente resultem as explicações científicas.
(   ) É uma característica do homem que conduz à atitude investigativa.
(   ) É ir além da aparência;coincide com o conhecimento verdadeiro.
(   ) Por ela a Ciência formula conhecimentos raciocinando, calculando e provando-os.
(   ) Se manifesta através de sensações. Se põe como evidente aos olhos.
(   ) É um tipo de conhecimento pelo qual os homens buscam explicações sobre tudo que os rodeiam.


Questão 5.
Analisando a questão anterior podemos afirmar como seguencia correta de cima par baixo:
(A) 1,2,3,4,5,6
(B) 6,4,5,3,2,1
(C) 3,1,5,6,4,2
(D) 3,5,6,4,2,1

(E) 5,4,6,1,2,3

domingo, 6 de março de 2016

Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias para o Enem

Competência de área 1 - Compreender os elementos culturais que constituem as identidades
H1 - Interpretar historicamente e/ou geograficamente fontes documentais acerca de aspectos da cultura.
H2 - Analisar a produção da memória pelas sociedades humanas.
H3 - Associar as manifestações culturais do presente aos seus processos históricos.
H4 - Comparar pontos de vista expressos em diferentes fontes sobre determinado aspecto da cultura.
H5 - Identificar as manifestações ou representações da diversidade do patrimônio cultural e artístico em diferentes sociedades.
Competência de área 2 - Compreender as transformações dos espaços geográficos como produto das relações socioeconômicas e culturais de poder.
H6 - Interpretar diferentes representações gráficas e cartográficas dos espaços geográficos.
H7 - Identificar os significados histórico-geográficos das relações de poder entre as nações
H8 - Analisar a ação dos estados nacionais no que se refere à dinâmica dos fluxos populacionais e no enfrentamento de problemas de ordem econômico-social.
H9 - Comparar o significado histórico-geográfico das organizações políticas e socioeconômicas em escala local, regional ou mundial.
H10 - Reconhecer a dinâmica da organização dos movimentos sociais e a importância da participação da coletividade na transformação da realidade histórico-geográfica.
Competência de área 3 - Compreender a produção e o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as aos diferentes grupos, conflitos e movimentos sociais.
H11 - Identificar registros de práticas de grupos sociais no tempo e no espaço.
H12 - Analisar o papel da justiça como instituição na organização das sociedades.
H13 - Analisar a atuação dos movimentos sociais que contribuíram para mudanças ou rupturas em processos de disputa pelo poder.
H14 - Comparar diferentes pontos de vista, presentes em textos analíticos e interpretativos, sobre situação ou fatos de natureza histórico-geográfica acerca das instituições sociais, políticas e econômicas.
H15 - Avaliar criticamente conflitos culturais, sociais, políticos, econômicos ou ambientais ao longo da história.
Competência de área 4 - Entender as transformações técnicas e tecnológicas e seu impacto nos processos de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social.
H16 - Identificar registros sobre o papel das técnicas e tecnologias na organização do trabalho e/ou da vida social.
H17 - Analisar fatores que explicam o impacto das novas tecnologias no processo de territorialização da produção.
H18 - Analisar diferentes processos de produção ou circulação de riquezas e suas implicações sócio-espaciais.
H19 - Reconhecer as transformações técnicas e tecnológicas que determinam as várias formas de uso e apropriação dos espaços rural e urbano.
H20 - Selecionar argumentos favoráveis ou contrários às modificações impostas pelas novas tecnologias à vida social e ao mundo do trabalho.
Competência de área 5 - Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação consciente do indivíduo na sociedade.
H21 - Identificar o papel dos meios de comunicação na construção da vida social.
H22 - Analisar as lutas sociais e conquistas obtidas no que se refere às mudanças nas legislações ou nas políticas públicas.
H23 - Analisar a importância dos valores éticos na estruturação política das sociedades.
H24 - Relacionar cidadania e democracia na organização das sociedades.
H25 – Identificar estratégias que promovam formas de inclusão social.
Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.
H26 - Identificar em fontes diversas o processo de ocupação dos meios físicos e as relações da vida humana com a paisagem.
H27 - Analisar de maneira crítica as interações da sociedade com o meio físico, levando em consideração aspectos históricos e(ou) geográficos.
H28 - Relacionar o uso das tecnologias com os impactos sócio-ambientais em diferentes contextos histórico-geográficos.
H29 - Reconhecer a função dos recursos naturais na produção do espaço geográfico, relacionando-os com as mudanças provocadas pelas ações humanas.

H30 - Avaliar as relações entre preservação e degradação da vida no planeta nas diferentes escalas.

quinta-feira, 3 de março de 2016

Educação Física - 3º ANO ENSINO MÉDIO.

01 – C4 H14 De acordo ao estudado sobre a pele. Assinale a alternativa que corresponda a % da pele em relação ao corpo humano. 
A) Corresponde a 16% do corpo humano;  
B) Corresponde a  18% do corpo humano; 
C) Corresponde a 20% do corpo humano; 
D) Corresponde a 15% do corpo humano; 
E) corresponde a 12% do corpo humano.   

02 – Na idade média a anatomia não era bem vista por algumas autoridades. De acordo com o estudado relate como era a dissecação nesse período, o que a igreja achava da anatomia e quais cadáveres eram usados nos estudos.

03 - A respeito da pele, marque uma alternativa que indique uma função que não pode ser atribuída a esse órgão.
A) Barreira protetora contra patógenos;
B) Proteção contra a perda excessiva de água;  
C) Captação de estímulos de dor, tato, luz e temperatura; 
D) Proteção contra atrito.

04 - C4 H14 Qual das seguintes funções abaixo NÃO é da pele?
A) Produção de cálcio;      
B) Síntese de Vitamina D;        
C) Proteção;   
D) Imunidade; 
E) Regulação da Temperatura.

05 – C4H14 Em relação à radiação Ultravioleta. Enumere a coluna da direita de acordo com a coluna da esquerda e assinale a alternativa correta:
(1) UVC;      
(2) UVB;      
(3) UVA;    
(     ) Penetra na Derme e não é filtrado pela camada de ozônio de 6:30 – 17:30hs;
(     ) Lesão direta no DNA; filtrado pela camada de ozônio;
(     ) Penetra na camada basal da epiderme não é completamente filtrado pela camada de ozônio 10 – 15hs.
A) 1,2 e 3;       
B) 3,1 e 2;           
C) 3,2 e 1;           
D) 2,3 e 1;        
E) 1,3 e 2.

06 – Dê a diferença entre articulações e ligamentos:

07 – C4 H14 Assinale a alternativa que indique a função das Glândulas Sebáceas no corpo:                                                    
A) Secretam uma substância oleosa; 
B) Estão localizadas na palmas das mãos e nas plantas dos pés;  
C) São responsáveis pelo “suor frio”.  
D) Estão envolvidas na regulação da temperatura corporal;
E) São encontradas no meato acústico externo.
08 - Como é formado o sistema articular e qual sua função no corpo humano

09 – C4 H14 Nas articulações existe um liquido denominado Sinovial.  Assinale a alternativa que indique sua função:                               
A) Desgaste das articulações;
B) Fornecem sangue as articulações;  
C) Fornecem oxigênio e gorduras as articulações;      
D) Nutre e lubrifica as articulações.  
E) Dificultar os movimentos das articulações.                                                                                                                               

10 – C4 H14 De acordo ao estudado sobre articulações e seus movimentos: Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Articulação Trocóide;      
(2) Articulação Gínglimo;
(3) Articulação Plana;
(   ) Deslizamentos dos ossos;      
(   ) Rotação dos ossos;  
(   ) Flexão e extensão dos membros. 
Assinale a alternativa que indique a sequência correta:
A) 3,2 e 1;    
B) 3,1 e 2;       
C) 1,3 e 2 ;       
D) 2,1 e 3;      
E) 1,2 e 3.

11 – Descreva a posição anatômica e explique a razão de ser utilizada.

12 – C4 H14 Para produzir vitamina D, as células da pele necessitam ser exposta a:                                                                                        
A) Cálcio e Fósforo;    
B) Luz UV;     
C) Calor;      
D) Pressão;       
E) Queratina. 

13 – C1 H1 De acordo ao estudado em anatomia: Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
(1) Fato considerado importante em 1660;   
(2) Rei Frederico II;  
(3) Iniciou-se o estuda de anatomia;
(4) Duque Anjou em 1376;
(5) Andreas Versalius (1514-1564);      

(   ) Primórdio da civilização
(   ) Autorizou dissecação publica anual de 1 cadáver humano;  
(   ) O uso de cadáver para cirurgiões nas universidade.
(   ) Ele corrigiu os erros de outros anatomista, expôs o esqueleto do corpo humano;  
(   ) Uso de álcool para conservação de cadáver.                                                               
Assinale a alternativa que indique a sequência correta:
A) 2,3,5,4 e 1;    
B) 3,4,2,5,e,1;       
C) 1,4,3,2 e 5;      
D) 5,4,2,1 e 3;      
E) 1,2,3,5 e 4.

14 – A anatomia é dividida em três grandes partes que são: Microscópica, Macroscópica e do Desenvolvimento. De acordo com o estudado relate a função da anatomia do desenvolvimento.

fonte: http://marcilioeducacaofisica.blogspot.com.br/

Educação Física - 2º ANO ENSINO MÉDIO.

01 – C4H14 O sistema cardiovascular é formado pelo coração e uma grande quantidade de vasos sanguíneos. Esses vasos podem ser classificados em três tipos distintos: artérias, veias e capilares. Sobre as artérias, marque a alternativa correta:                                                                                       
A) Atuam transportando exclusivamente sangue oxigenado;  
B) Atuam transportando exclusivamente sangue rico em gás carbônico;   
C) Atuam transportando sangue do coração para outras partes do corpo; 
D) Atuam transportando sangue de diversas partes do corpo em direção ao coração.

02 – C4 H14 Considere os quatro mecanismos seguintes, relacionados com a regulação da temperatura do corpo dos mamíferos:  
I.   Dilatação dos vasos sanguíneos superficiais;
II.  Eriçamento dos pelos;
III. Aumento da secreção de suor;
IV. Tremor do corpo.                                                                                                                               Em um mamífero que esteja em um ambiente frio e úmido ocorrerão apenas:
A) I e II;  
B) I e III; 
C) I e IV 
D) II e III; 
E) II e IV.

03 - Qual é a diferença entre o sangue venoso e o arterial?  

04 – (C4H14) Relacionando os elementos sanguíneos da 1ª coluna com a definição na 2ª coluna.
I. Glóbulos vermelhos (hemácias);
II. Glóbulos brancos (leucócitos);
III. Plaquetas.
(     ) Participam na coagulação sanguínea;
(     ) Participam no transporte de oxigênio;
(     ) Participam na defesa imunológica do organismo.
A ordem correta dos parênteses, de cima para baixo, está contida na alternativa:
A) I – II – III;                
B) I – III – II;  
C) II – I – III;   
D) III – I – II;  
E) III – II – I.
  
05 – C4H14 As funções do sangue humano relacionadas com defesa e coagulação são desempenhadas, respectivamente, por:
A) plaquetas e leucócitos; 
B) leucócitos e plaquetas; 
C) hemácias e plaquetas;
D) plaquetas e hemácias;     
E) leucócitos e hemácias.

06 – C4H14 Os vasos sanguíneos que permitem a troca de nutrientes, resíduos, oxigênio e dióxido de carbono entre o sangue e os tecidos são.           
A) vasos capilares;     
B) artérias;      
C) vênulas;      
D) arteríolas;      
E) veias.

07 - O que é a árvore respiratória? Descreva suas estruturas.

08 – C4H15 Examine as afirmativas abaixo, relativas à respiração humana:
I. Ela é responsável pela absorção de oxigênio (O2) e liberação de gás carbônico (CO2).
II. O feto humano respira através de brânquias enquanto está na bolsa amniótica e, a partir do oitavo mês, as brânquias se transformam em pulmões.
III. O sangue se utiliza dos glóbulos brancos para transportar o oxigênio, pois estes aumentam bastante a capacidade do sangue de transportar gases.
IV. O ar penetra pelo nariz e passa pela faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos e alvéolos, onde se dá a troca dos gases.
Estão corretas somente as afirmativas:
A) I e II; 
B) II e III;  
C) I e IV;
D) I, III e IV; 
E) II, III e IV. 
  
09 – C4H14 A dor no peito é súbita e insuportável, irradiando-se especialmente pelo braço esquerdo. Às vezes, há dor também na região do estômago, vômitos e até perda de consciência. Esses sinais evidenciam a ocorrência de um enfarte agudo do miocárdio, que pode levar à morte. Ele é uma das principais causas de mortalidade em populações urbanas de bom nível socioeconômico. A alimentação rica em gorduras, a vida sedentária e o hábito de fumar são os principais fatores predisponentes a um enfarte do miocárdio. O enfarte pode decorrer:
A) Da obstrução da artéria que leva sangue para todas as regiões do corpo, inclusive para o coração;
B) Da vaso dilatação das artérias pulmonares, o que diminui o fluxo sanguíneo do miocárdio;
C) Da obstrução das artérias coronárias, impedindo a passagem de sangue para o coração;
D) Da calcificação das artérias branquiais, o que promove as dores no braço esquerdo; 
E) Da obstrução da safena que, naturalmente, conduz sangue ao miocárdio.

10 – C4H14 A figura abaixo mostra uma estrutura muito importante do sistema respiratório. Observe a figura e marque a alternativa que indica corretamente o nome dessa parte do sistema respiratório e os processos que nela ocorrem.
A) A figura representa os brônquios, estruturas responsáveis por captar o ar atmosférico e transferi-lo para o sangue.     
B) A figura ilustra os bronquíolos, estruturas responsáveis por fazer a filtração e o aquecimento do ar inspirado.
C) A figura representa os alvéolos pulmonares, local onde ocorre o processo de hematose, ou seja, a passagem de gás oxigênio para o sangue e de gás carbônico do sangue para os pulmões.
D) A figura representa os pulmões, estruturas responsáveis por absorver o gás carbônico do ar atmosférico e transferi-lo para o sangue através do processo de hematose.

11 – C4H14 Sabemos que o ar inspirado passa inicialmente pelas narinas e cavidades nasais. Nesse local encontramos pelos e muco que:
A) Atuam retirando impurezas do ar, como poeira e agentes patogênicos;
B) Atuam resfriando e umedecendo o ar;
C) Atuam auxiliando no processo de hematose;
D) Atuam resfriando o ar e fornecendo proteção contra entrada de micro-organismos.

12 – De acordo com o estudado sobre doenças do coração. Defina aterosclerose.

13 – C4H14 O colesterol é uma gordura encontrada apenas nos animais, ele e muito importante para o nosso corpo. Mas em excesso no sangue pode ser fatal. Assinale a alternativa que não seja uma função do colesterol no corpo:
A) Renovação da estrutura do corpo humano;          
B) Ajuda no crescimento;   
C) Na reprodução humana;     
D) Na produção de vitamina D;    
E) Na circulação sanguínea.

14 – C4H14 Encontramos o colesterol em alimentos de origem animal. Ex: carnes vermelhas, manteiga, queijos e peles de aves.  No corpo humano ele é produzido no fígado e intestino. Marque a opção que corresponda a % de hormônio produzido por cada um respectivamente:
A) No Fígado 70% e no Intestino 30%;       
B) No Fígado 20% e no intestino 80%;   
C) No Fígado 45% e no Intestino 65%;       
D) No Fígado 65% e no Intestino 45%;   
E) No Fígado 80% e no Intestino 20%.

15 – C4H14 De acordo com o estudado sobre as doenças do coração. Assinale a 2ª coluna de acordo com a 1ª:                                                                             
(1) Angina;                         
(2) Infarto; 
(3) AVC Isquêmico;         
(4) AVC Hemorrágico;    
(     ) Rompimento do vaso cerebral; 
(     ) Morte de parte do tecido do cérebro por falta da oxigenação local; 
(     ) Morte de um pedaço do músculo do coração;   
(     ) Dor no peito por falta de sangue e oxigênio.
Assinale a sequência correta: 
A) 1,2,3 e 4;        
B) 4,2,1 e 3;       
C) 4,3,2 e 1;        
D) 2,4,1 e 3;        
E) 4,1,3 e 2.

Fonte: http://marcilioeducacaofisica.blogspot.com.br/

Educação Física - 1º ANO ENSINO MÉDIO.

01 – (C3 H9) As atividades físicas surgiram no mundo quando o homem se deparou com os obstáculos existentes, tornando assim mais difícil sua sobrevivência no planeta. Com base na informação, responda: Como eram essas atividades e qual sua principal função?

02 –(C1H1) Na China, as atividades eram praticadas há muito tempo.  Um certo Imperador Guerreiro, usava o exercício físico com caráter guerreiro. Esse Imperador se chamava:
A) Hoang Ti;          
B) Hoang Lee;          
C) Hoang Fii;         
D) Hoang Fu;        
D) Hong Ti.

03 –(C1H1) A Educação Física foi marcada pelo desenvolvimento e valorização através da cultura dos movimentos. A civilização que valorizou a educação Física através das qualidades físicas. Tais como flexibilidade, força, equilíbrio e resistência. Marque a opção que indique essa civilização:
A) A Chinesa;     
B) A Egípcia;      
C) A Romana;     
D) A Grega;    
E) A Japonesa. 
                                                                                                                                                                  
04 –(C1H1) Há muitos anos atrás a Educação Física era utilizada para finalidades higienista, terapêutica além do caráter guerreiro. Marque a opção que corresponda corretamente ao país e época onde essas atividades eram realizadas: 
A) Na China há 2.000 anos a. C;          
B) Na China há 3.000 anos a. C.                                                       
C) Na Grécia há 2.000 anos a. C.        
D) No Egito há 3.000 anos a. C;                                                           
E) No Japão há 2.000 anos a. C.  
                                                                                                                                                                
05 – (C1H1) Na Idade Média, a Educação Física foi desprezada e quase banida, sendo considerada a idade das trevas. De acordo ao estudado sobre o tema, faça um breve relato sobre esse fato:

06 – (C3H11) Valências físicas são qualidades que precisamos ter para as práticas físicas do dia a dia. Qual das opções abaixo não é valência física?                                                            
A) A flexibilidade;     
B) A resistência;     
C) A força;    
D) A atenção;    
E) Velocidade.

07 – (C1H1) As atividades físicas são de grande importância para o desenvolvimento humano. No Brasil, elas foram iniciadas há muito tempo atrás e com várias necessidades. Os povos que iniciaram a Educação Física no   Brasil foram:      
A) Os Espanhóis;       
B) Os Portugueses;     
C) Os Índios;          
D) Os Negros;          
E) Os Holandeses.

08 – (C1H1) Assinale a alternativa que indique o ano e quem relatou a mais antiga notícia sobre a Educação Física no Brasil:
A) Em 1540 por Pedro Vaz de Caminha;       
B) Em 1521 por Cristovão Colombo;                                          
C) Em 1500 por Pero Vaz de Caminha;      
D) Em 1888 por Princesa Isabel;                                                 
E) Em 1500 por Dom Pedro I.

09 – (C1H1) Sabemos que a Educação Física no Brasil teve várias contribuições dos povos que aqui chegaram: os europeus, os negros e os índios, esses verdadeiros donos da nossa terra. Com base no estudado sobre o assunto, descreva as contribuições dadas pelos negros à nossa Educação Física.

10 – O inicio da Educação Física escolar no Brasil teve algum tempo atrás. Era obrigatório ter quatro aulas semanais de trinta minutos cada. Marque a opção que indique o ano que aconteceu esse fato:
A) No ano de 1851;  
B) No ano de 1951;   
C) No ano de 1950;   
D) No ano de 1860;   
E) No ano 1880

fonte: http://marcilioeducacaofisica.blogspot.com.br/