Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 4 de junho de 2017

Atividade de História - 6º ano - junho

1. Como se caracterizava a religião persa?

Resposta: A religião persa tinha duas divindades principais. Uma representava o bem e outra, o mal. Ambas viveriam em eterno confronto. Os persas também acreditavam na vida após a morte.

2. Relacione a principal atividade econômica realizada pelos fenícios com as condições naturais da região por eles habitadas.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: As terras em que os fenícios viviam eram muito áridas. Assim, havia dificuldades para a realização de atividades agrícolas. Existiam, contudo, muitas árvores com madeira excelente para a fabricação de embarcações, e o litoral de suas terras era propício para a navegação. Dessa forma, os fenícios acabaram por se tornar ativos comerciantes, fazendo circular mercadorias pelo Mar Mediterrâneo.

3) Preencha as lacunas do texto abaixo com os termos do quadro a seguir:
A economia de muitos dos povos da Antiguidade Oriental era voltada para a agricultura. Nesse sentido, os ___fenícios___ se diferenciaram, porque tinham uma economia mais voltada para o comércio e a navegação.
Em termos políticos, os  __egípcios___  e os ___babilônios___ foram governados, na maior parte de sua história, por monarcas que concentravam fortes poderes em suas mãos, e que eram considerados ou uma divindade ou o representante de uma divindade. Os governantes ___hebreus___, por sua vez, não eram considerados deuses, pois esse povo acreditava na existência de apenas um Deus.

4) Em 1948, uma resolução da ONU estabeleceu um Estado judaico na região da Palestina. Era o fim vitorioso da luta de um movimento conhecido como sionismo. Um dos argumentos dos sionistas para que esse Estado fosse instituído era a Diáspora. Responda:

a) Qual o nome desse Estado?
Israel.

b) O que foi a Diáspora?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: No século I, os hebreus deixaram a região da Palestina, por causa da opressão do Império Romano, que dominava a região, e se dispersaram por outros lugares. Esse fato ficou conhecido como Diáspora. Nesse momento, deixou de existir um Estado hebreu. 

c) Por que o estabelecimento do Estado judaico na região da Palestina gera conflitos até hoje?

SUGESTÃO DE RESPOSTA: Porque naquela região já havia os palestinos, com religião, língua e costumes completamente
diferentes dos judeus e que também pleiteavam um Estado para seu povo. No plano da ONU, havia a proposta de que
esse Estado palestino também fosse constituído, mas na prática isso não aconteceu até hoje. Além disso, os países árabes veem com desconfiança o estabelecimento de um poderoso Estado judeu na região.

5) A Muralha é o mais famoso testemunho legado pela China Antiga. Em relação à construção da Muralha da China, assinale a alternativa incorreta:
a) A muralha possui a largura de 6 metros em toda a sua extensão e foi construída para impedir a fuga dos escravos.* 
b) Como a China era divida em vários domínios, inicialmente existiam várias muralhas dividindo esses domínios.
c) As divisões internas foram demolidas e as partes externas foram aproveitadas para se construir uma barreira única.
d) A Muralha procurava defender a China da invasão de inimigos externos, principalmente os mongóis.

6) Explique os princípios básicos do confucionismo.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Segundo o confucionismo, o ser humano não é mau por natureza; foi o uso indevido do poder que o perverteu. É por isso que o soberano deve ter um papel moral.

7. Segundo o taoísmo, conjunto de ensinamentos religiosos e filosóficos originário da China, o ser humano deve buscar a harmonia com a natureza, pois tudo possui uma identidade oriunda de uma única fonte, o Tao. Que relação podemos estabelecer entre esse ensinamento e a atual situação do meio ambiente na Terra?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: O ensinamento taoísta sobre a necessidade de harmonia entre o ser humano e a natureza alerta para o atual desequilíbrio ambiental provocado pela ação humana, com consequências desastrosas para as condições de vida no planeta – por exemplo, a elevação da temperatura da Terra.

8. O que diferencia a religião hebraica da maioria das religiões da Antiguidade oriental?
O monoteísmo, ou seja, a crença em um único Deus.

9. Os fenícios controlavam boa parte do comércio realizado no mar Mediterrâneo.
Assinale a alternativa que indica os conhecimentos desenvolvidos pelos fenícios que foram favorecidos por essa prática comercial:
a) a navegação, a construção naval, a produção têxtil, a metalurgia e a fabricação de armas e artefatos de vidro. O principal foi o desenvolvimento do alfabeto.*
b) a construção de aviões de guerra que favoreceram durante muito tempo os fenícios em suas conquistas territoriais.
c) desenvolveram a arte de tingir tecidos e comercializavam esses produtos nas regiões vizinhas.
d) os fenícios praticavam apenas a agricultura, atividade que garantia o sustento desse povo.

10. Livro do Êxodo: 9: 13; 10: 9  
9:13 Então disse o Senhor a Moisés: Levanta-te pela manhã cedo, põe-te diante de Faraó, e dize-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva;  
   10:9 Moisés respondeu: "Temos que levar todos: os jovens e os velhos, os nossos filhos e as nossas filhas, as nossas ovelhas e os nossos bois, porque vamos celebrar uma festa ao Senhor".

Segundo a narrativa bíblica, quem conduziu o povo hebreu do Egito à Terra Santa?
a)    Abraão
b)    Noé
c)    Davi

d)    Moisés*



Questionamentos - História - 9º ano - EMEB São Benedito - junho de 2017

1) Porque os anos 1920 ficaram conhecidos como “anos felizes” nos Estados Unidos?

2) Que fatores levaram ao crash (quebra) da Bolsa de Valores de Nova York?

3) Quais as razões apontadas para a Grande Depressão?

4) Para combater a crise, o presidente dos estados Unidos Roosevelt lançou o New Deal (Novo Acordo). Quais suas principais medidas?

5) Que razoes podemos apontar para a ascensão do fascismo italiano? O que os fascistas defendiam?

6) Como se deu a marcha sobre Roma, que culminou com Mussolini compondo o governo italiano?

7) Qual a importância da propaganda na consolidação dos ideais fascistas e nazistas?

8) como o Partido Nazista alemão chegou ao poder? Como se deu o crescimento de Adolf Hitler nesse processo?

9) Quais ações imperialistas impostas pelo Japão, Itália e Alemanha fizeram com que um novo conflito mundial era inevitável?

10) Em que consistia a teoria do espaço vital defendida pelos alemães?

11) Explique o que foi o pacto de não agressão entre a Alemanha e a URSS.

12) Que fato é considerado como início da Segunda Guerra Mundial?

13) Como os Estados Unidos entraram no conflito?

14) Fale sobre o Dia D na França.

15) Como se deu a rendição incondicional do Japão?

16) O que foi o Holocausto?

17) Como ocorreram os movimentos chamados de tenentismo?

18) O que foi a coluna Prestes?

19) Explique os desdobramentos que levaram a revolução de 1930.

20) Que atitudes de Vargas fizeram com que tivesse uma forte oposição paulista?

21) Como aconteceu a revolução constitucionalista de 1932?

22) Quais as principais mudanças introduzidas pela Constituição de 1934?

23) Qual a ideologia seguida pelos integralistas? Que organização política defendiam?

24) Qual a ideologia seguida pelos aliancistas? Quais os principais pontos do programa?

25) O que foi o Plano Cohen? Qual sua relação com a implantação do Estado Novo?

26) Que fatores impulsionaram a industrialização ocorrida durante o governo Vargas?

27) Na agricultura, o que fez o governo Vargas para defender o preço do café?

28) Dentro da política trabalhista de Vargas, que benefícios foram implantados nesse período?

29) Explique o que foi o “queremismo”.

30) Como o Estado Novo chegou ao fim?



História - 9º ano - EMEB São Benedito - maio de 2017

1 – “Montada no governo do presidente paulista Campos Salles, esta política visava manter no poder as oligarquias. Em suma, era uma troca de favores políticos entre governadores e presidente. O presidente apoiava os candidatos dos partidos governistas nos estados, enquanto estes políticos davam suporte a candidatura presidencial e também durante a época do governo.” O texto se refere
a) ao Voto do Cabresto e a industrialização do Brasil
b) Política do Café-com-leite e a dívida externa
c) a Política dos Governadores e a troca de favores entre os políticos
d) ao Curral Eleitoral e o voto feminino

2 – Além do café, outro produto se destacou na economia do Brasil durante a Primeira República. Este produto foi
a) o látex para a produção de borracha.
b) a celulose extraída dos cupins para fabricação de papel.
c) a seiva elaborada para produção de clorofila.
d) o âmbar para fabricação de móveis.                  

3 – O movimento de Canudos (1896-97), liderado pelo beato Antônio Vicente Mendes Maciel, o "Antônio Conselheiro", no sertão nordestino, é um dos mais conhecidos exemplos de movimentos místico-populares que marcou o início da República no Brasil. As problemáticas sociais que deram vida àquele movimento permanecem, até hoje, em grande parte sem solução. Cite e justifique dois motivos pelos quais o povoado de Canudos incomodava as "autoridades políticas locais e religiosas". ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 – A extrema pobreza e as rivalidades oligárquicas no sertão nordestino contribuíram para o surgimento de práticas do chamado banditismo social, que teve como centro o fenômeno do cangaço. Como você define o cangaço? ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

5 – O período conhecido como República Velha ou República Oligárquica é caracterizado por um grande número de movimentos sociais contrários ao governo. Entre estes movimentos podemos destacar
a) Canudos, Guerra dos Emboabas, Revolução Praieira.
b) Revolta da Chibata, Revolução Farroupilha e Guerra Cisplatina.
c) Greve Geral de 1917, Diretas Já, Cangaço.
d) Guerra de Canudos, Greve Geral de 1917, Revolta da Chibata.

6 – A Revolta da Vacina e a Revolta da Chibata ocorreram em plena capital, Rio de Janeiro, e tiveram como causas principais
a) a vacinação gratuita somente para as elites e o uso da chibata para os animais utilizados na Marinha.
b) a imposição do pagamento da vacina pela população e a falta de punição aos marujos com castigos físicos.
c) a falta de vacinas para toda a população carioca e a punição de oficiais da marinha com castigos físicos.
d) a imposição da obrigatoriedade da vacina à toda a população e a punição dos marujos negros com castigos físicos.

7 – De olho no texto e na imagem!

Quase sempre, o coronel conseguia o voto do eleitor por meio da troca de favores: o coronel oferecia às pessoas ‘favores’ como uma sacola de alimentos, remédio, dinheiro e emprego etc. em troca desses ‘favores’ exigia que votassem nos candidatos indicados por ele.
Tendo como base o texto e a imagem acima, o que era o voto de cabresto?
a) um sistema tradicional de controle de poder político através do abuso de autoridade, compra de votos ou utilização da máquina pública.
b) o eleitor, poderia escolher em quem votar, pois era livre, porém deveria informar ao coronel.
c) a maior representação da democracia, visto que ninguém era obrigado a votar em um candidato.
d) o voto era secreto e votava-se no candidato do coronel, sem sofrer nenhuma pressão.

8 – No Brasil, a Primeira República (1889-1930), também conhecida como República Velha, caracterizou-se por
a) voto direto, secreto e universal.
b) universalização do acesso ao ensino primário.
c) amplo domínio das oligarquias.
d) eleições fiscalizadas pela justiça eleitoral.

9 – Oligarquia significa
a) democracia e a garantia da igualdade
b) república e o governo que representava todas as pessoas
c) governo de poucos em benefício próprio.
d) monarquia e os poderes totais do rei

10 – Canudos, no Nordeste e Contestado, no Sul, são exemplos de movimentos sociais em que pessoas pobres e desesperadas buscam ajuda de religiosos chamados por alguns de messias (aquele que trará a salvação). Neste processo criam-se comunidades e seus habitantes vivem uma espécie de protocristianismo ou cristianismo primitivo, onde a terra é de todos, todos trabalham nela e o fruto do trabalho é repartido igualmente entre todos. Canudos, no auge de seus dias, chegou a atrair 30 mil pessoas. No entanto, assim como Canudos, Contestado também caiu e seus líderes foram mortos. Canudos e Contestado é o que podemos chamar de
a) movimento Família, Tradição e Propriedade.
b) movimento cristão popular.         
c) movimento messiânico.    
d) movimento dos trabalhadores rurais sem terra.

11 – Por que a Revolta dos Marinheiros, ocorrida em 1910, ficou conhecida como a Revolta da
Chibata?
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12 – Durante a primeira república, muitos movimentos populares se espalharam pelo país, tanto no campo, como nas cidades, geralmente com respostas violentas do governo. O movimento que ocorreu no Ceará, na região do Cariri foi
a) o Caldeirão do Beato José Lourenço.
b) a Revolta da Vacina.
c) a Guerra de Canudos.
d) a Guerra do Contestado.

13 – O Rio de Janeiro, na passagem do século XIX para o século XX, era ainda uma cidade de ruas estreitas e sujas, saneamento precário e foco de doenças como febre amarela, varíola, tuberculose e peste. Em 1904, na então Capital Federal, ocorreu uma revolta popular intitulada
a) Revolta de Canudos.
b) Revolta da Vacina.
c) Guerra do Contestado.
d) Revolta da Chibata.

14 – Como práticas comuns na Primeira República, destacam-se, exceto
a) oligarquias e política do café-com-leite.
b) voto de cabresto.
c) coronelismo e clientelismo.
d) programas sociais como Fome Zero e Prato na Mesa.


domingo, 28 de maio de 2017

Pacto Molotov-Ribbentrop: o casamento de Hitler e Stalin


O Ministro do Exterior da Alemanha, Joachim Von Ribbentrop (de braços cruzados), o líder soviético, Josef Stalin (de branco), e o Ministro do Exterior da URSS, Vyacheslav Molotov (extrema direita), após a ratificação do Tratado Molotov-Ribbentrop em 23 de agosto de 1939. Fotografia: autor desconhecido.
O Ministro do Exterior da Alemanha, Joachim Von Ribbentrop (de braços cruzados), o líder soviético, Josef Stalin (de branco), e o Ministro do Exterior da URSS, Vyacheslav Molotov (extrema direita), após a ratificação do Tratado Molotov-Ribbentrop em 23 de agosto de 1939. Fotografia: autor desconhecido.

Na complexa e maquiavélica política de alianças do pré-guerra, Hitler e Stalin, apesar de inimigos ferrenhos, valeram-se de velhos interesses e receios comuns para forjarem um pacto de não agressão, mas, secretamente, foram além dos cálculos franco-britânicos.

Embora ideologicamente bastante separadas e cultivando uma profunda animosidade, as nações combinaram secretamente invadir a Polônia e dividi-la entre si. Quando veio a público, o pacto aturdiu muitos líderes europeus. Era o equivalente, em nossa época, a um acordo secreto assinado por Israel e seus vizinhos muçulmanos para declarar guerra a um inimigo inesperado e dividir seu território.” (BLAINEY, 2008, p. 136-137)
Apesar de ter negociado paralelamente com Londres e Paris, Stalin fez sua escolha por Hitler. Com interesses convergentes e divergentes, a Alemanha Nazista e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) entraram em acordo deixando ingleses e franceses a ver navios. Os alemães tinham bem mais a oferecer a Moscou — incluindo bombas ou tempo.
O tratado, em termos gerais, criou acordos comerciais e garantiria que os dois Estados não entrariam em guerra nos 10 anos seguintes. Entretanto, tal pacto abrangia dispositivos secretos que só chegariam ao conhecimento geral quando tarde demais: a Polônia, Finlândia, Lituânia, Letônia, Estônia e Bessarábia seriam transformadas em áreas de influência da Alemanha e/ou da URSS após conquistas armadas.
O casamento entre Hitler e Stalin: ironia acerca do Pacto Molotov-Ribbentrop. Imagem: autor desconhecido.
O casamento entre Hitler e Stalin: ironia acerca do Pacto Molotov-Ribbentrop.
Imagem: autor desconhecido.
Os ingleses e franceses ficaram perplexos quando os nazistas — e logo em seguida os soviéticos — lutaram por interesses comuns na Polônia e horrorizados quando a parte mais assustadora do tratado entre germânicos e soviéticos ficou conhecida: o mundo assistiu o território polonês ser estraçalhado, dividido, pelos regimes totalitários.
Cronologia em 1939: 23 de agosto: assinado o Tratado Molotov-Ribbentrop; 1º de setembro: os alemães invadiram a Polônia; dia 3, sem saber do plano secreto de Hitler e Stalin, os ingleses e franceses declararam guerra à Alemanha; no dia 17 a URSS invadiu a Polônia pelo leste; No início de outubro a Polônia já estava derrotada e dividida.
Diferentemente das aparências, acredita-se que Hitler e Stalin foram políticos e negociaram bem de acordo com suas necessidades — e certamente sabiam que, cedo ou tarde, iriam guerrear entre si. Mas, por tempo, os dentes de aço dos gigantes rosnavam pela Polônia, a protegida dos anglo-franceses.
Charge da Segunda Guerra Mundial. Imagem: autor desconhecido.
Charge da Segunda Guerra Mundial. Imagem: autor desconhecido.
Ainda descontentes com as consequências da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Alemanha e a URSS ainda se consideravam donas de determinados territórios europeus. Em 1939, os dois Estados estavam dispostos a reconquistá-los à força.
Dentre os possíveis motivos de Stalin para ratificação do tratado, estava o de que não poderia suportar a Alemanha de Hitler, se este mobilizasse totalmente seu exército contra a URSS. As forças armadas soviéticas, apesar de bravas e incrivelmente numerosas, apenas contavam derrotas no último século e eram inadequadas para a guerra que os alemães poderiam propor. A União Soviética também necessitava de grandes investimentos em tecnologia, para a estruturação quinquenal (plano de gestão) e ainda possuía sérios problemas bélicos com os japoneses, que poderiam lhe atacar através da Manchúria e adjacências. O pacto firmado lhe deu tempo para uma melhor reorganização, além da adição de tecnologia alemã.
Do lado alemão existia o grande receio (medo) da abertura de duas frentes de batalha — como na Primeira Guerra Mundial — em que suas forças armadas seriam divididas para lutar. Também era imprescindível manter o inimigo russo afastado por algum tempo e criar vínculos comercias para obter matérias-primas (que foram fornecidas pela URSS). Hitler havia previsto que, sozinha, a Inglaterra ou a França jamais lhe atacaria.
A Inglaterra e a França, ainda assustadas pela Primeira Guerra, não desejavam mais combates, entretanto, sabiam que era necessário agir e, principalmente, obter o apoio da URSS contra Hitler. Contudo, a política franco-britânica havia falhado ao negar apoio à União Soviética anos antes e também havia se mostrado trágica ao fazer “concessões” a Hitler que cada vez mais anexava territórios.
O Pacto Molotov-Ribbentrop resistiria até 22 de junho de 1941, quando as forças armadas alemãs deflagraram a luta de titãs ao invadir a União Soviética.
A equipe do Museu de Imagens buscou informações para creditar a(s) imagem(ns). Entretanto, nada foi encontrado. Caso saibam, por gentileza, avisem-nos: contato@museudeimagens.com.br
REFERÊNCIAS:
ALTMAN, Max. 1939 – É assinado o pacto Molotov-Ribbentrop. Acesso em: 22 jul. 2013.
BLAINEY, Geoffrey. Uma Breve História do Século XX. São Paulo, SP: Fundamento, 2008.
HOBSBAWM, Eric. A Era dos Extremos: O Breve Século XX: 1914-1991. trad. Marcos Santarrita. 2 ed. 46 imp. São Paulo: Companhia de Letas, 2012.
MAGNOLI, Demétrio; BARBOSA, Elaine Senise. Liberdade versus igualdade: O mundo em desordem (1914-1945). Rio de Janeiro: Record, 2011.
MASSON, Philippe. A Segunda Guerra Mundial: História e Estratégias. trad. Angela M. S. Corrêa. São Paulo: Contexto, 2011.
SANTOS, Marcos. O brinde do pomposo Ribbentrop. Acesso em: 22 jul. 2013.

Fonte: http://www.museudeimagens.com.br/pacto-molotov-ribbentrop/

quinta-feira, 18 de maio de 2017

Ciências

1) O recursos minerais são encontrados em uma camada da terra conhecida como:     
a) Ionosfera                         
b) Exosfera                         
c) litosfera                           
d) atmosfera                        

2) Os ventos as chuvas, as ondas do mar, as mudanças de temperatura são exemplos de agentes importantes na formação das rochas. 
Assinale a alternativa que se refere às rochas que dependem desses agentes para serem formadas:
a) Rochas Magmáticas intrusivas           
b) Rochas Metamórficas          
c) Rochas Magmáticas extrusivas            
d) Rochas Sedimentares

3) A dengue é uma doença causada por:        
A) bactéria                        
B) vírus                            
C) protozoários                           
D) fungos


4) Existem bactérias que causam doenças ao homem, aos animais e às plantas: são as patogênicas. No homem, por exemplo, a pneumonia, lepra e outras. Nessa situação a relação estabelecida entre a bactéria e o homem, trata-se de um caso de:  
A) competição.             
B) mutualismo.            
C) parasitismo.            
D) comensalismo.


5) As trocas gasosas no pulmão humano, em condições normais, ocorrem:   
a) nos alvéolos.                     
b) nos bronquíolos.               
c) nos brônquios.                   
d) na traqueia.

6) O sistema Cardiovascular é composto por quais órgãos?                
a) Sangue, Coração, Cérebro.                            
b) Pulmão, Sangue, Coração.    
c)  Coração, Sangue, Vasos Sanguíneos.           
d) Aorta, Coração, Veias.       

7) Organismos procariontes apresentam células mais simples, que não possuem um núcleo organizado. São exemplos de seres procariontes:            
a) plantas.           
b) bactérias.                 
c) animais e plantas.              
d) fungos.      

8) Devido à crise hídrica que se instalou na cidade de São Paulo, um estudante, após a aula de hidrostática, resolveu colocar uma garrafa de 1,0 litro, cheia de água, no interior da caixa acoplada de descarga. Essa medida gerou uma economia de água no final de um período. Essa ideia colocada em prática foi baseada no            
a) Princípio de Stevin.                    
b) Princípio de Arquimedes.
c) Princípio de Pascal.                     
d) Teorema de Bernoulli.

9) O metal alcalino de maior número atômico e o halogênio de menor número atômico são, respectivamente:           
a)    Fr e F           
b)    H e At          
c)    Li e At          
d)    Li e F


Gabarito: 1 – c, 2 – d, 3 – b, 4 – c, 5 – a, 6 – c, 7 – b, 8 – b, 9 – a.

terça-feira, 28 de março de 2017

Quais são as 7 maravilhas do mundo antigo e as 7 do mundo moderno?

As sete maravilhas do mundo antigo são uma famosa lista de majestosas obras artísticas e arquitetônicas erguidas durante a Antiguidade Clássica, cuja origem atribui-se a um pequeno poema do poeta grego Antípatro de Sídon. Das sete maravilhas, única que existe até hoje praticamente intacta é a pirâmide de Queops, construída há quase cinco mil anos. Outro documento que contém a lista é o livro De Septem Orbis Miracullis, do engenheiro grego Filão de Bizâncio.
Se você ainda não conhece as sete maravilhas do mundo antigo e nem as 7 do mundo moderno, iremos mostrar para vocês agora, confira:

1 – A grande Pirâmide de Gizé

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Construídas no Egito há mais de 4 mil anos, é a única das sete maravilhas que resiste até os dias de hoje quase totalmente intactas. Elas foram erguidas para servirem de tumbas para as múmias dos faraós Queóps, Quéfren e Mequerinos.

2 – Jardins Suspensos da Babilônia

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Construídos pelo nabucodonosor II, no século VI aC. Os jardins foram construídos em seus montes arborizados, sustentados por diversas colunas. O rei construiu o monumento apenas para presentear uma de suas esposas.

3 – A Estátua de Zeus

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erguida no século V aC. em homenagem ao deus da religião grega. A estátua possuía 12 metros de altura em ouro e marfim, além de ser decorada com várias pedras preciosas. A estátua foi levada para Constantinopla e várias pessoas afirmam que foi destruída num incêndio no ano de 462.

4 – O templo de Ártemis

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O Templo de Ártemis é considerado o maior templo da antiguidade, foi erguido em Efeso (atual Turquia) em homenagem a deusa grega Ártemis (da caça e protetora dos animais selvagens). Foi construída no ano de 550 aC.

5 – O Mausoléu de Halicarnasso

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É um túmulo luxuoso feito pela rainha Artemísia II, no ano de 353 aC., sobre os restos mortais de seu marido, o rei Mausolo. Vários arquitetos, pintores e escultores famosos fizeram parte da construção desse mausoléu.

6 – O Colosso de Rhodes

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construída em bronze, no ano de 280 AC, esta gigantesca estátua do deus grego Hélios ficava na entrada da ilha de Rodes. Possuía 30 metros de altura e pesava 70 toneladas. Na mão direita do deus Hélios havia um farol que servia de orientação para os navegantes que por ali passavam. Um terremoto no ano de 225 AC derrubou e jogou no fundo do mar o monumento.

7 – Farol de Alexandria

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Construído no ano de 280 AC, a pedido de Ptolomeu, situava-se na ilha de Faros, próxima a cidade de Alexandria (Egito). Feita em mármore, possuía no topo um conjunto de espelhos que refletia a luz das chamas por, aproximadamente, 50 km.
As novas sete maravilhas do mundo foram uma revisão de caráter informal e recreativo da lista original das sete maravilhas, idealizada por uma organização suíça chamada New Open World Corporation. A seleção foi feita mundialmente por votos pela internet gratuitos e ligações telefônicas. No final do ano de 2005, a lista de monumentos inscritos contava com 200 integrantes e foi reduzida aos 77 mais votados pelo público. Felizmente o Brasil está incluído nessa lista, confira:

1 – Coliseu (Itália)

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O Coliseu também pode ser conhecido como Anfiteatro Flaviano e é um dos principais símbolos de Roma. O Coliseu foi palco de várias lutas entre gladiadores e de massacres de cristãos e hoje conversa apenas uma parte de sua estrutura. Construído em 70 d.C., é uma das maiores construções do Império Romano.

2 – Chizén Itzá (México)

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Chichén Itzá é uma Cidade Maia que se localiza na província mexicana de Lucatã. Compõe as estruturas da cidade a pirâmide de Kukulkan, o templo de Chac Mool, a Praça das Mil Colunas e o Campo de Jogos dos Prisioneiros, formando um belo sítio arqueológico desta civilização.

3 – Machu Picchu (Peru)

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Machu Pichhu, que significa velha montanha em quichua, é também uma das “cidades perdidas dos Incas”. A cidade é localizada no topo de uma montanha da cordilheira dos Andes , a incrivelmente 2400 metros de altitude, no vale do Urubamba, atual Peru. Hoje, a cidade perdida é um dos principais símbolos dos Incas, que foi destruído com a chegada dos espanhóis no século XVI.

4 – Cristo Redentor (Brasil)

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Como todos sabem, o Cristo Redentor se encontra no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, construído em cima do morro do Corcovado. É o maior símbolo da cidade e também um símbolo do cristianismo brasileiro. O Cristo Redentor é o maior ponto turístico da cidade do Rio de Janeiro e foi construído no dia 12 de outubro de 1931.

5 – Muralha da China (China)

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A Grande Muralha foi construída por volta de 220 a.C., por determinação do primeiro Imperador Chinês. Qin Shihuang, da dinastia Qin. A muralha foi construída com a intenção de proteger o império chinês, estendendo-se por cerca de três mil quilômetros.

6 – As Ruínas de Petra (Jordânia)

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Petra é um importante enclave arqueológico da Jordânia, no Oriente Médio. A cidade prosperou durante os Impérios Romano e Bizantino, mas dois terremotos acabaram com a cidade, sendo segundo terremoto em 551 d.C.

7 – Taj Mahal (Índia)

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O Taj Mahal é situado em Angra, uma pequena cidade na Índia, e é nada mais que um grande mausoléu. O Taj Mahal foi construído entre 1630 e 1652, foi feito de mármore branco por ordem do imperador Shan jahan, em memória de a sua esposa, Aryumand Banu Begam. O Tja Mahal também o conhecido como uma das maiores provas de amor do mundo, contendo inscrições retiradas  do alcorão e incrustado de pedras semipreciosas.
E aí amigos, o que acharam da nossa matéria? Comentem aqui pra gente!
fonte: ultracurioso.com.br