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sexta-feira, 10 de novembro de 2017

História 6º ano - novembro 2017

1. “Os ... eram todos os povos que viviam além das fronteiras do Império Romano e não falavam o latim. Possuíam hábitos diferentes, pouco condizentes com os costumes romanos. Após um longo período de convivência ajudaram a destruir a unidade do império por meio de sucessivas e violentas invasões”. O texto se refere aos:
a) bizantinos
b) otomanos
c) cartagineses
d) bárbaros

2. Assinale a alternativa correta. Qual era a situação do cristianismo, no início de sua atuação como religião organizada, no interior do Império Romano?
a) Era aceito e estimulado entre os romanos, de tal maneira que a religião propagou-se para a região da Palestina.
b) Era tratado com naturalidade, uma vez que as autoridades pregavam a liberdade religiosa entre os romanos.
c) Era considerado um culto religioso de elite, por isso era praticado apenas pelos patrícios e foi ignorado pelos plebeus e escravos.
d) Era hostilizado e perseguido pelas autoridades romanas, que viam em sua crença uma ameaça à ordem estabelecida.

3. O que foi a política do pão e circo, implementada pelo imperador Otávio Augusto (27 a.C.-14 d.C.) em Roma?

4. A imagem acima trata-se de um aqueduto romano construído entre 97-117. Depois de observar atentamente a imagem, registre qual a importância desses tipos de construções.

5. Sobre a ruralização da economia ocorrida durante a crise do Império Romano, podemos afirmar que:
a) foi consequência da crise econômica e da insegurança provocada pelas invasões dos bárbaros.
b) foi a causa principal da falta de escravos.
c) proporcionou ao Estado a oportunidade de cobrar mais eficientemente os impostos.
d) incentivou o crescimento do comércio.

6. No Império Bizantino, a política era ligada à religião. O imperador era considerado...
a) o representante principal do povo romano.
b) o representante de Deus na Terra.
c) um simples cidadão bizantino.
d) um dos responsáveis pela construção de templos religiosos.

7. O império fundado pelos romanos desapareceu, mas algumas de suas criações são decisivas para compreender o mundo em que vivemos.
São exemplos dessas criações:
a) A língua, a Engenharia e o Direito.
b) A religião e o comércio.
c) As construções e as grandes navegações.
d) A política e Medicina.

8. Observe a imagem abaixo:
 
A imagem é um mosaico, uma das principais características artísticas da civilização bizantina. Através dela também é possível perceber outra característica do Império Bizantino, que é:
a) a teocracia, o caráter despótico do imperador associado à sua influência política.
b) a burocracia, que controlava o poder político do Estado, segundando a figura do Imperador.
c) a cleptocracia, a corrupção utilizada pelos Imperadores para manter seu poder.
d) a plutocracia, o poder dos homens ricos que conseguiam subjugar inclusive o poder religioso, colocando-se acima de Cristo.

9. Explique como funcionava a relação de trabalho camada de colonato.

10. Após o governo de Justiniano, o Império Bizantino começou a declinar; esse processo, no entanto, não foi contínuo. Explique o que ocorreu entre os séculos IX e XI nesse Império.

GABARITO:
1 – D
2 – D
3 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: Como havia muitas pessoas sem trabalho ou meios de sobrevivência em Roma, naquele período, Otávio Augusto oferecia trigo e azeite a preços mais baixos e espetáculos grandiosos, como jogos e lutas. Essa forma de conquistar o apoio da população mais pobre, apaziguando os ânimos e possíveis rebeliões, ficou conhecida como política do pão e circo.
4 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: São canais que servem ao transporte de água que, após ter sido recolhida em nascentes e poços, meio do qual os romanos transportavam água para abastecer as cidades.
5 – A
6 – B
7 – A
8 – A
9 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: No campo as terras cultiváveis estavam nas mãos de grandes proprietários e os pobres que para lá foram, passaram a trabalhar para eles na condição de colonos. O colono era um trabalhador que cultivava um pedaço de terra do proprietário e, em troca, entregava a ele uma parte da colheita como pagamento pelo uso da terra.

10 - SUGESTÃO DE RESPOSTA: Entre esses séculos, o Império Bizantino viveu um período de prosperidade: reconquistou as terras que havia perdido para os árabes, retomou o controle sobre o Mar Mediterrâneo e sua economia voltou a crescer.

terça-feira, 19 de setembro de 2017

História - 7º ano - Brasil Colônia

1-O cultivo da cana-de-açúcar era realizado em grandes propriedades, com trabalho escravo e o plantio quase exclusivo de cana em vasta extensão de terra. O açúcar produzido nestas condições era voltado para o mercado externo, isto é, para o comércio com a Europa. De acordo com o texto é correto afirmar que o mesmo faz referência as características gerais da produção açucareira
a) Na América Portuguesa
b) Na América Inglesa
c) Na América Estadunidense
d) Na América Espanhola

*Leia o texto abaixo e responda as questões 02,03 e 04-
“(...) A prática da comercialização de negros começou, em Portugal, no século XV, Em 1444, o navegador Gil Eanes, que dez anos antes havia ultrapassado o Cabo do Bojador, levou para lá uma carga de duzentos indivíduos, entre pretos retintos e outros clareados, pela mistura com sangue árabe ou berbere. A partir daí, cresceu o número de aventureiros envolvidos no transporte e na comercialização de sucessivos lotes de africanos escravizados. O comércio europeu de gente negra começou portanto, antes da descoberta do Brasil, como uma espécie de subproduto da exploração marítima da costa ocidental africana pelos capitães que o infante D. Henrique despachava do seu promontório de Sagres. (...)                                              
Antonio Rosério, Revista Nossa História, 02/2004, p. 63.

2-No Brasil o escravo indígena foi substituído pelo
a) Australiano
b) Americano
c) Africano
d) Italiano

3- No Brasil o escravo indígena foi substituído. De acordo como texto é correto afirmar que o argumento histórico que justifique tal substituição é que
a) A Coroa Portuguesa não proibiu a escravização do índio.
b) Havia grande possibilidade de lucros gerados pelo tráfico negreiro.
c) Haviam poucas unidades produtoras de açúcar.
d) A escravização do índio não aconteceu.

4-Ainda de acordo com o texto acima APRESENTE dois argumentos usados pelos portugueses para convencer os colonos a substituir o índio pelo negro nas atividades econômicas coloniais.

5-Ao longo dos séculos XVI e XVII, o bandeirantismo se consolidou como uma das mais ativas e significativas atividades econômicas do período colonial. Sem a disposição de boas armas ou material apropriado, vários homens se embrenhavam pela mata em busca de recursos que incrementassem o seu sustento. Em geral procuravam índios para serem apresados e vendidos como escravos; drogas do sertão; e realizavam a busca por metais preciosos ao longo do território percorrido.
*Qual destas definições expressa melhor o que foram as Bandeiras?
a) Expedições financiadas pela Coroa que se propunham exclusivamente a descobrir metais e pedras preciosas.
b) Movimento de fundo catequético, liderados pelos jesuítas para a formação de uma nação indígena cristã.
c) Expedições particulares que apresavam os índios e procuravam metais e pedras preciosas.
d) Empresas organizadas com o objetivo de conquistar as áreas litorâneas e ribeirinhas.

GABARITO:
1 – A
2 – C
3 – B
4 – Defendia a ideia de que o negro era melhor trabalhador que o índio e que ainda, o índio era mais rebelde que o negro. Defendiam a ideia, com apoio dos jesuítas, de que índio tinha alma, portanto não poderia ser escravizado. Quanto aos negros, podiam ser escravizado, sem correr o risco de cometer um pecado.
5 – C


História 6º ano - Roma

1- O período monárquico Romano iniciou-se com a fundação da cidade de Roma e terminou em 509 a.C., quando uma revolta da aristocracia depôs o último rei   na qual era conhecido por
a) Os bárbaros invadiram Roma, em 476;
b) O Senado atribuiu a Otávio o título de imperador;
c) Teodósio dividiu o império entre seus dois filhos, em 395 d.C.;
d) Tarquínio o Soberbo

2- Um triunvirato ou troika é uma associação política entre três homens em pé de igualdade. A palavra triunvirato originou-se a partir de dois radicais do latim: trium- (três) e vir (homem). Ao longo da história ocorreram vários triunviratos, todos eles de pouca duração. Na história de Roma existiram dois triunviratos. O primeiro Triunvirato se formou quando o senado não conseguia impor sua autoridade, três líderes militares populares como
a) Pompeu, Crasso e Júlio César, em 60 a.C.,
b) Júlio Carlos e Pompeu, em 60 a.C.,
c) Marco Licínio e Crasso, em 60 a.C.,
d) Júlio César e João Otávio, em 60 a.C.,

3- Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. Neste período surgiu o Cesarismo/cesarista que são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder
a) Teocrático.
b) Autocrático.
c) Aristocrático.
d) Burocrático.

4- Leia o trecho abaixo.
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."                                                                      
(Bruna R. Cancele, História dinâmica antiga e medieval)
Leia as afirmativas abaixo.
I. Apenas os filhos de ricos têm uma boa instrução.
II. A educação romana tinha como uma de suas metas o aprendizado da obediência.
III. Um bom romano deveria saber manejar uma espada e cavalgar.
Estão corretas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.

5- Assumindo o Império Romano, Otávio Augusto, passou a ter um papel mais importante que o do Senado. Augusto estendeu os domínios do Império aos países situados ao sul do rio Danúbio, no oriente anexou a Galácia e Judéia, ficando soberando aos armênios. Na parte administrativa, novos impostos foram criados sobre heranças e vendas, o que aumentaria as arrecadações do Estado. No quesito social instituiu uma escala econômica na qual cidadãos teriam direitos políticos conforme suas rendas, diferentemente do que ocorria que era conforme o nascimento suas classes.                         
O trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:
a) Monarquia Grega.  
b) Alto Império Romano.     
c) Alta República Romana.       
d) Baixo Império Romano.       

GABARITO:
1 – D
2 – A
3 – B
4 – D

5 – B

OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica)

ENSINO FUNDAMENTAL II - 2017



Questão 1
Sobre o globo terrestre mostrado na Questão 2 tem duas linhas paralelas ao Equador terrestre, sobre as quais está escrito “Trópico de Câncer” numa e “Trópico de Capricórnio” na outra. A respeito destas “linhas” escreva CERTO ou ERRADO nas afirmações abaixo.
( CERTO ) O Trópico de Capricórnio fica no Hemisfério Sul.
( CERTO ) O Trópico de Câncer é a máxima latitude ao norte em que o Sol fica a pino.
( CERTO ) Entre os Trópicos de Câncer e Capricórnio o Sol pode passar “a pino”.
( ERRADO ) Fora da região “intertropical” o Sol nunca é visto.

Questão 2
O ano tem 365 dias, mas 2016 tem um dia a mais, ou seja, é um ano bissexto. Isso é necessário porque a duração do ano é de aproximadamente 365,25 dias. Ou seja, em cada ano de 365 dias, “falta” 0,25 dia ou ¼ de dia. 
Responda às perguntas abaixo:
a) Quantos dias tem o ano de 2016? ....366....
b) Em quantos anos a soma das “faltas” de cada ano completa 1 dia? .....4....
c) Quando será o próximo ano bissexto? ..2020....
d) Quando foi o último ano bissexto? .  2012...
e) Em que mês se adiciona o dia extra do ano bissexto? FEVEREIRO

Questão 3
Acima tem uma sequência de fotos de um eclipse solar quase total, também chamado de eclipse anular. Coloque um X na única afirmação correta.
(    ) A Lua está passando na sombra da Terra.
( X ) A Lua está passando na frente do Sol.
(    ) A sombra da Terra está passando sobre o Sol.
(    ) Um buraco negro está passando na frente do Sol.
(    ) A Terra está passando na frente do Sol.

Questão 4
O portal “Monitoramento de queimadas e incêndios por satélite em tempo quase-real,” desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), faz o monitoramento de focos de queimadas e de incêndios florestais detectados por imagens de satélites de todo o território nacional, incluindo as regiões do Cerrado e da Amazônia. Os dados são atualizados a cada três horas. Os dados gerados são distribuídos para o público em geral por meio da internet. O combate às queimadas é de responsabilidade de outros órgãos governamentais, para os quais o INPE disponibiliza seus dados.
Escreva falso (F) ou verdadeiro (V) na frente das afirmações abaixo.
( V ) O uso de imagens de satélites é conveniente para monitorar grandes biomas como o Cerrado e a Amazônia, que possuem grandes extensões territoriais.
( V ) Os focos de queimadas são identificados a partir de imagens obtidas por satélites.
( V ) As informações disponibilizadas no portal do INPE são atualizadas 8 vezes por dia.
( V ) Os satélites contribuem para o controle das queimadas.
( F ) O combate às queimadas é de responsabilidade do INPE.

Questão 5
No dia 8 de setembro de 2014 milhares de pessoas encantaram-se com a configuração de Vênus e da Lua, muito próximos no céu, conforme mostra a foto de Renan Santos, à direita.
Assinale a única alternativa correta:
(    ) No dia seguinte as pessoas puderam visualizar a mesma configuração.
(    ) No dia seguinte a configuração foi diferente porque o movimento aparente de Vênus é mais rápido que o da Lua.
( X ) No dia seguinte a configuração foi diferente porque a posição aparente da Lua muda rapidamente no céu.
(    ) No dia seguinte a configuração foi a mesma, mas a fração iluminada da Lua era diferente.

Questão 6
Escreva CERTO ou ERRADO na frente de cada frase abaixo.
( CERTO ) A forma do Sol é igual à forma das outras estrelas
( CERTO ) O Sol é uma estrela.
( ERRADO ) Estrelas só brilham de noite.

( ERRADO ) Estrelas têm pontas.

domingo, 17 de setembro de 2017

Atividade História 9° ano

1. Vargas chegou ao poder por meio de diversas conspirações, após sua derrota nas eleições de 1930 para o candidato:
a) Jango
b) Carlos Lacerda
c) Luís Carlos Prestes
d) Júlio Prestes *

2. Entre 1945 e 1964, duas correntes ideológicas se alternaram no governo brasileiro:
I. O Liberalismo adepto da abertura do Brasil ao mercado internacional e de sua aproximação com os Estados Unidos, dominante aos governos de Dutra (1956-1952) e Juscelino Kubitschek (1956-1961);
II. O Nacionalismo, defensor de um Estado forte de restrições ao capital estrangeiro, dominante nos governos de Getúlio Vargas (1951-1954) e João Goulart (1961-1964);
III. O Positivismo que defendia um Executivo forte e um Estado intervencionista e grande parte dos militares identificavam-se com esse projeto;
IV. Anarquismo é uma ideologia política socialista e revolucionária baseada em uma crítica da dominação e em uma defesa da autogestão.
As correntes ideológicas são:
a) I e II.                   b) II e III.*         c) I,II e III.       d) III e IV.

3. Em 13 de março de 1964, em um grande comício, Jango expôs as dificuldades que seu governo enfrentava. Assim, propôs reformas que incluíam: reforma agrária facilitando o acesso de milhões de lavradores à terra; reforma educacional aumentando o número de escolas públicas e combatendo o analfabetismo; reforma eleitoral estendendo aos analfabetos o direito de voto e de participação na vida pública e reforma tributária corrigindo desigualdades na distribuição dos deveres entre ricos e pobres, patrões e empregados. Essas reformas foram chamadas de:
a) Reformas de Base.*                                                     
b) Reformas Estruturais     .              
c) Reformas Sócio-político-econômicas.                       
d) Reformas Socialistas.

4. Entre 1964 e 1985, o Brasil viveu uma Ditadura Militar, que foi caracterizada:
I. Pela suspensão dos direitos políticos, eleição direta de governadores e presidentes;
II. Pelo apoio aos artistas e jogadores de futebol e militantes que combatiam o regime ditatorial
III. Pelo bipartidarismo, perseguição a opositores do regime e censura à imprensa.
IV. Violência através de prisões sem mandatos judiciais e torturas físicas e psicológicas.
Estão corretas as afirmativas:
a) I, II e III.              b) II, III, IV.             c) I, III e IV.*          d) I, II e IV.

5. Os Atos Institucionais (AIs) foram:
a) Atos de Bondade dos ditadores militares permitindo que pessoas suspeitas de subversão fossem apenas repreendidas.
b) Atos de Piedade dos ditadores militares permitindo que pessoas presas fossem libertadas imediatamente.
c) Decretos por meio dos quais os ditadores desprezavam a aprovação ou não do Congresso.*
d) Decretos por meio dos quais os ditadores contavam com a aprovação do Congresso.

6. Durante a Ditadura militar os artistas utilizaram a arte para protestar contra a repressão militar. Para impedir este tipo de protesto, o governo utilizou com ainda mais rigor:
a) a censura.*                      b) a conversa.                     
c) a tortura.                          d) o exílio.

7. O regime militar se valeu de grandes obras para demonstrar o seu poder. Na ditadura foram construídas a ponte Rio-Niterói, a usina hidrelétrica de Itaipu e a rodovia Transamazônica. Outra forma de garantir o apoio da população era:
a) Força bruta.                                                                   
b) Discursos demorados.  
c) Propaganda e manipulação de indicadores.*         
d) Terror.

8. O regime militar criou o chamado “milagre brasileiro” e o autoritarismo passou a ser justificado pelo grande crescimento econômico do período. Apresente duas medidas praticadas pelos governos militares, uma interna e outra externa, que foram criadas para sustentar o crescimento econômico nesse período.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Internamente, os governos militares praticaram o arrocho salarial, diminuindo o poder de compra dos assalariados. Uma medida externa foi a abertura para o capital estrangeiro, aumentando o endividamento do país.

9. Para desenvolver o Plano de Metas, o governo de JK buscou medidas para a rápida industrialização do Brasil. Para isso, criou condições favoráveis para atrair empresas multinacionais. Quais foram algumas vantagens oferecidas pelo governo que atraíram as multinacionais?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Isenção de impostos, facilidade na importação de equipamentos e linhas de crédito.

10. O governo de João Goulart idealizou as Reformas de Base, um amplo programa que previa a reforma agrária, fiscal, administrativa, bancária, educacional e eleitoral, deixando a sociedade dividida. Apresente dois setores sociais favoráveis e dois contrários às Reformas de Base.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Trabalhadores rurais e urbanos apoiavam as Reformas de Base, enquanto que latifundiários empresários nacionais e estrangeiros, além dos militares, eram contrários.___


Atividade Geografia - 6º ano

1. Assinale a alternativa correta sobre trabalho:
a) O trabalho humano faz parte da paisagem.
b) Todos os tipos de trabalho afetam transformam diretamente a paisagem.
c) O trabalho é o meio pelo qual as pessoas preservam a natureza, não modificam o espaço geográfico e se desenvolvem.
d) Todos os objetos e os serviços que utilizamos são resultado do trabalho humano.*

2. Leia as sentenças abaixo sobre trabalho e assinale a alternativa que contém as corretas.
I. As relações entre diferentes trabalhadores determinam as relações de trabalho.
II. A divisão de tarefas ou funções denomina-se divisão social do trabalho.
III. Os fatores conjunturais, dos quais o desemprego depende, são aqueles ligados às crises econômicas, que provocam recessões nos países, queda na economia, queda nas produções e consequente perda de postos de trabalho.
IV. Em alguns países há concentração de renda, ou seja, há diferença entre os rendimentos dos que ganham mais e dos que ganham menos.
V. Os fatores estruturais, dos quais o desemprego depende, são aqueles ligados aos avanços tecnológicos, que acabam substituindo a mão de obra humana.
a) II e III.          b) I, IV e V          c) II, III e IV           d) I, II, III, IV e V *

3. Assinale a alternativa correta sobre economia formal, informal e desemprego.
a) No Brasil há uma pequena quantidade de desempregados.
b) Os subempregados têm as garantias das leis trabalhistas, como o direito a férias remuneradas e 13º salário.
c) A economia formal é o conjunto de atividades econômicas que cumprem com as obrigações legais e fiscais, ou seja, arrecadam impostos, registram seus funcionários, emitem notas fiscais, entre outras.*
d) A economia informal é o conjunto de atividades econômicas que cumprem com as obrigações legais, mas não com as fiscais, ou seja, não emitem notas fiscais.

4. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os três grandes setores da economia e as atividades que neles são exercidas.

Setores da economia
A
Setor primário
B
Setor secundário
C
Setor terciário


Atividades
C
É composto de atividades como comércio e serviços (transportes, bancos, meios de comunicação, administração pública, saúde, educação, entre outros)
A
Reúne as pessoas que trabalham na agricultura, na pecuária e nos extrativismos vegetal, mineral e animal.
B
Abrange os trabalhadores da indústria e da construção civil (prédios, viadutos, usinas, entre outros estabelecimentos).

5. Assinale a alternativa correta sobre a pecuária.
a) A pecuária é uma atividade econômica que integra o setor secundário.
b) No Brasil, o rebanho suíno é o menos numeroso.
c) A pecuária consiste na criação de frutas e vegetais.
d) No Brasil, o rebanho bovino é o mais numeroso.*

6. Assinale a alternativa correta sobre a agricultura.
a) A agricultura é uma atividade econômica que integra o setor secundário.
b) O clima não exerce grande influência na agricultura uma vez que os vegetai se adaptam facilmente.
c) A agricultura comercial é praticada para obter lucro com a venda do que foi cultivado. Nela, em geral, utilizam-se mais tecnologias e máquinas.*
d) A agricultura de subsistência é aquela em que parte da produção agrícola destina-se ao sustento do agricultar e de sua família. Nela há o cultivo de um mesmo produto (monocultura)

7. Assinale a alternativa que relaciona corretamente os sistemas agrícolas e suas características.

Sistemas agrícolas
A
O sistema de roça
B
O sistema de plantation
C
Agricultura moderna


Características
1
Nesse sistema, a agricultura é bastante mecanizada, é feita a seleção de sementes e são usados adubos, fertilizantes, pesticidas, inseticidas e outros tipos de agrotóxico. A produção destina-se tanto ao mercado interno quanto ao externo.
2
Os instrumentos de trabalho usados pelo agricultor nesse sistema são bastante simples: machado, foice e enxada. Esse sistema continua sendo muito praticado nos países menos desenvolvidos da América, da África e da Ásia.
3
Esse sistema foi introduzido pelos colonizadores e tinha como finalidade explorar a terra em benefício dos países europeus. Suas características principais são: monocultura, utilização de latifúndios e práticas rudimentares.

a) A - 1, B - 3, C - 2.         c) A - 3, B - 1, C - 2.
b) A - 2, B - 1, C - 3.        d) A - 2, B - 3, C - 1.*

8. Leia as sentenças abaixo sobre a atividade industrial e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas:
(   ) A indústria extrativa é a atividade em que são empregados técnicas, máquinas e outros equipamentos modernos para realizar a retirada de um único recurso: o mineral.
(   ) A atividade da indústria de transformação consiste em modificar a matéria-prima, transformando-a em produtos prontos para a utilização ou em matérias-primas.
(   ) A atividade das indústrias de bens de produção consiste em produzir bens que servirão para a produção de outros bens, como matérias-primas, máquinas e equipamentos industriais.
(   ) As indústrias de bens não duráveis fabricam produtos de consumo pouco duradouros, como alimentos, roupas, calçados, entre outros.
(   ) As indústrias de bens duráveis produzem bens ou produtos de maior duração, tais como automóveis, móveis, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos.                    RESPOSTA: F, V, V, V, V.

9. Assinale a alternativa correta sobre comércio, transporte e comunicações.
a) A venda de produtos para outro país chama-se importação. A compra de produtos de outro país chama-se exportação.
b) O transporte multimodal é muito usado por países de pouca extensão territorial.
c) O transporte aéreo é o meio de transporte que permite o deslocamento de produtos e pessoas com mais rapidez, por preços baixos de passagem e frete.
d) Após a instalação e o desenvolvimento da indústria automobilística, na década de 1950, o transporte rodoviário passou a ser o principal sistema de transporte do Brasil.