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terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Atividade de Matemática - 7º ano - Divisores e MDC

1. Determine três divisores dos números a seguir. 

a) 10 

b) 21 

c) 40 

d) 142 


2. O número que representa a idade do pai de Torresmo é divisível por 6 e é divisor de 108. Sabendo que o pai de Torresmo tem mais de 30 anos e menos de 50 anos, qual é a idade dele? 


3. A professora de Matemática do 7º ano vai organizar a turma em grupos com a mesma quantidade de alunos. Quais são as possibilidades de formação de grupos que a professora tem, sabendo que a turma tem 18 alunos? 


4. Observe os divisores de 24, 32 e 36. 

Divisores de 24: 1, 2, 3, 4, 6, 8, 12 e 24 . 

Divisores de 32: 1, 2, 4, 8, 16 e 32 . 

Divisores de 36: 1, 2, 3, 4, 6, 9, 12, 18 e 36. 

a) Quais são os divisores comuns de: 

• 24 e 32? 

• 24 e 36? 

• 32 e 36? 

• 24, 32 e 36? 


b) Determine: 

• mdc (24, 32). 

• mdc (24, 36). 

• mdc (32, 36). 

• mdc (24, 32, 36). 


5. Calcule. 

a) mdc (12, 28) 

b) mdc (26, 39, 65) 

c) mdc (132, 210) 

d) mdc (36, 42, 55)

Arte Contemporânea brasileira

 No Brasil, o estilo da Arte Contemporânea começou a ser fomentado também durante a década de 1950, principalmente por meio do movimento de vanguarda do Neoconcretismo. 

A Pop Art americana, ao aparecer em todo o mundo, influenciou também a maneira como se fazia arte aqui no Brasil, principalmente nos anos 1960. Neste início, os artistas expressavam fortes críticas à sociedade e à Ditadura Militar, além de referenciar fortemente o Tropicalismo. 

Na década seguinte, a arte se afasta dos momentos de contestação política, assumindo uma faceta de reflexão do pensamento, da razão e da tecnologia. A arte tecnológica surge, então, com a Exposição Internacional da Arte por Meios Eletrônicos. 

O fim dos anos 1970 incorporou na arte brasileira os anseios do movimento das Diretas Já, retomando o caráter de crítica social e de opinião política, principalmente em exposições como “Tradição e Ruptura”, de 1984 e “A Trama do Gosto”, de 1987, trazidas pela Bienal de São Paulo, além da mostra “A Mão Afro-brasileira”, de 1988, organizada pelo MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo). 

Apesar do grande alcance, principalmente pelo uso da tecnologia, a arte brasileira ainda permanece como um privilégio das camadas mais ricas da população e continua sendo veiculada nos grandes centros urbanos, excluindo do processo artístico o interior do país. 


Movimentos da Arte Contemporânea 


Com um forte caráter globalizado e incluindo diversas formas de se fazer arte, a Arte Contemporânea abarca várias escolas e movimentos artísticos, focados mais na ideia e com o objetivo de se comunicar, preterindo o consumo, como era comum no período anterior da Arte Moderna. Nesse sentido, podemos destacar diversos movimentos e vanguardas contemporâneas, como: 

•Arte Cinética; 

•Arte Conceitual; 

•Arte de Novas Mídias; 

•Arte Digital; 

•Arte povera (poor art); 

•Arte Urbana / Street Art; 

•Body Art; 

•Fotografia; 

•Fotorrealismo; 

•Hiper-realismo; 

•Instalação; 

•Op Art; 

•Pop Art. 

Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/2019/01/15/arte-contemporanea/


Atividade 01 

Partindo dos movimentos da Arte Contemporânea citados acima, você consegue estabelecer relação com o que você tem visto nos suportes como televisão, computador, celular, site de streaming (Netflix, Amazon Prime, Globoplay, etc). Percebe aproximação com as experimentações estabelecidas com artistas da cultura pop, indie, rock, rap, e outras vertentes da música na contemporaneidade? Estabelece diálogos com a Arte Urbana como os muros grafitados pela cidade de Campo Grande? Reconhece artistas de rua na área das Artes Cênicas e novas possibilidades que eles apresentam para lidar com o público? Cite por aqui alguns exemplos de diálogo estabelecido com a Arte Contemporânea no decorrer da sua vida. Já observou no caminho de casa até a escola algum muro com grafite, quais eram as características dele? Percebe as influências tecnológicas na música atual (exemplo: rap x trap)? Já viu ou observou alguma performance na área do Teatro ou Dança? Dê exemplos concretos, caso não tenha tido essa experiência pode ser possível relatar a experiência enquanto espectador de um filme.

Livros Didáticos em PDF

        
Fonte: https://www.leonardoportal.com/

 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atividade de Ciências - Cap. 1 - 6º ano

 1. Todos os animais precisam se alimentar. Nesse contexto, conclui-se que

(a) a alimentação fornece a energia necessária para a sobrevivência e o desenvolvimento dos animais.

(b) a alimentação não tem importância para os seres vivos.

(c) a alimentação não fornece energia para os animais.

(d) a alimentação fornece apenas proteínas para os seres vivos.


2. As plantas também precisam de energia, porém não se alimentam da mesma forma que os animais. A energia de que as plantas necessitam vem 

(a) do alimento produzidos pelos animais.

(b) do alimento produzido por outras plantas.

(c) do alimento que elas mesmas produzem utilizando, entre outras coisas, a luz do Sol.

(d) do alimento produzidos pela luz do sol.


3. Nosso país é bastante extenso e apresenta diversos ambientes naturais diferentes. A Mata Atlântica, a Floresta Amazônica, o Cerrado, o Pantanal e a Caatinga são apenas alguns exemplos. Um bosque e um brejo também são exemplos de ambientes naturais. O que todos eles têm em comum?

(a) Apenas alguns ambientes apresentam seres vivos que se relacionam entre si e que dependem dos fatores não vivos, como luz, ar, água, solo e rochas, existentes nesses ambientes.

(b) Nenhum ambiente apresenta seres vivos que se relacionam entre si e que dependem dos fatores não vivos, como luz, ar, água, solo e rochas, existentes nesses ambientes.

(c) Apenas um ambiente apresenta seres vivos que se relacionam entre si e que dependem dos fatores não vivos, como luz, ar, água, solo e rochas, existentes nesses ambientes.

(d) Todos os ambientes apresentam seres vivos que se relacionam entre si e que dependem dos fatores não vivos, como luz, ar, água, solo e rochas, existentes nesses ambientes.


4. De um ambiente para outro podem mudar o tipo de solo, a quantidade de água que vem da chuva, a temperatura, a luminosidade, a presença ou a ausência de rios e muitos outros aspectos. Nesse contexto, é correto afirmar que

(a) os seres vivos se adaptam em qualquer ambiente.

(b) os seres vivos estão adaptados ao ambiente no qual são naturalmente encontrados.

(c) os seres vivos não tem importância em um ambiente.

(d) os seres vivos não fazem falta ao meio ambiente.


5. Ser vivo produtor é o que produz seu próprio alimento (por meio da fotossíntese), estando no início das cadeias alimentares. Ser vivo consumidor Ser é o que se alimenta de outro organismo. Os consumidores não podem estar no início das cadeias alimentares, pois não produzem o próprio alimento (não realizam fotossíntese). è correto afirmar que:

(a) As plantas são exemplos de seres vivos produtores.

(b) Os animais são exemplos de seres vivos produtores.

(c) Os animais e as plantas são seres vivos consumidores.

(d) Os animais e as plantas são seres vivos produtores.

Atividade de Geografia - Percurso 1 e 2 - 7º ano

1. O território brasileiro pode ser localizado com base na divisão do mundo em hemisférios. Considerando que no globo terrestre o Meridiano de Greenwich define o leste (ou oriente) e o oeste (ou ocidente) e que a linha equatorial define o norte (ou setentrional) e o sul (ou meridional), observe a localização do Brasil a seguir

 


De acordo com o mapa, podemos observar que o Brasil

(a) Está totalmente localizado no Hemisfério Norte.

(b) Está totalmente localizado no Hemisfério Ocidental.

(c) A maior parte do território brasileiro está localizado no Hemisfério Leste.

(d) Apenas uma pequena parte do Brasil está localizado no Hemisfério Sul.


2. A língua é um dos elementos culturais herdados dos colonizadores. Por isso, existem atualmente no continente americano países de línguas neolatinas e países de língua inglesa e holandesa como idiomas oficiais, além de línguas indígenas herdadas de grupos que conseguiram sobreviver à conquista e à colonização europeia.

Quanto às línguas oficiais e sua predominância, é CORRETO afirmar que

(a) a América Latina é formada pelos países de língua neolatina.

(b) a América Latina, é formada pelos países de língua inglesa.

(c) a América Anglo-saxônica, é constituída por países de língua espanhola.

(d) a América Anglo-saxônica, é constituída por países de língua neolatina.


3. A formação territorial inicial do Brasil, como também a formação da sociedade brasileira e, consequentemente, a construção de espaços geográficos não indígenas, realizada por europeus e por luso-brasileiros, ocorreram entre o século XVI e a primeira metade do século XVIII, durante o período em que predominou o mercantilismo, também chamado de 

(a) capitalismo selvagem.

(b) capitalismo universal.

(c) capitalismo moderno.

(d) capitalismo comercial.


4. No início da colonização, os portugueses estabeleceram‑se na faixa litorânea, explorando 

(a) o pau‑brasil da Mata Atlântica.

(b) a cana-de-açúcar.

(c) o ouro em Minas Gerais.

(d) o gado no sertão nordestino


5. No século XVIII, a economia da colônia tinha se interiorizado ainda mais, criando novos espaços geográficos. Muitos povoados, depois transformados em vilas e cidades, surgiram no interior do território graças 

(a) ao fim das bandeiras.

(b) ao surgimento das plantações de café.

(c) à expansão das bandeiras, da atividade mineradora e da pecuária.

(d)  à chegada de asiáticos ao território brasileiro.


6. A partir da década de 1930, novos espaços geográficos começaram a ser construídos e outros foram reconstruídos, impulsionados por acontecimentos que transformaram não somente a organização espacial do país, como também sua sociedade. Entre eles, destacam-se os pontos abaixo com EXCETO:

(a) a industrialização brasileira a partir de 1930, que se aprofundou entre as décadas de 1950 e 1970, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, e se prolonga até os dias atuais em várias regiões do território.

(b) a acelerada urbanização decorrente da industrialização, da modernização agrícola e da migração de pessoas do campo para as cidades.

(c) o avanço da fronteira agropecuária, ou seja, do estabelecimento de áreas de cultivo agrícola e de criação de gado no interior do território, criando novos espaços geográficos.

(d) o deslocamento da capital do país do Rio de Janeiro para São Paulo, em 1960.


7. Apesar das Revoluções Industriais ocorridas em alguns países europeus, nos Estados Unidos e no Japão, entre os séculos XVIII e XX, o Brasil, mesmo após a sua independência política de Portugal, em 1822, continuou 

(a) como fornecedor de produtos primários para o mercado mundial até meados do século XX.

(b) como explorador de pau-brasil, que continuava em abundância em todo território.

(c) como fornecedor de mão-de-obra escrava.

(d) como consumidor dos produtos asiáticos.


Competências específicas de Geografia para o Ensino Fundamental

 1. Utilizar os conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/natureza e exercitar o interesse e o espírito de investigação e de resolução de problemas. 

2. Estabelecer conexões entre diferentes temas do conhecimento geográfico, reconhecendo a importância dos objetos técnicos para a compreensão das formas como os seres humanos fazem uso dos recursos da natureza ao longo da história. 

3. Desenvolver autonomia e senso crítico para compreensão e aplicação do raciocínio geográfico na análise da ocupação humana e produção do espaço, envolvendo os princípios de analogia, conexão, diferenciação, distribuição, extensão, localização e ordem. 

4. Desenvolver o pensamento espacial, fazendo uso das linguagens cartográficas e iconográficas, de diferentes gêneros textuais e das geotecnologias para a resolução de problemas que envolvam informações geográficas. 

5. Desenvolver e utilizar processos, práticas e procedimentos de investigação para compreender o mundo natural, social, econômico, político e o meio técnico-científico e informacional, avaliar ações e propor perguntas e soluções (inclusive tecnológicas) para questões que requerem conhecimentos científicos da Geografia. 

6. Construir argumentos com base em informações geográficas, debater e defender ideias e pontos de vista que respeitem e promovam a consciência socioambiental e o respeito à biodiversidade e ao outro, sem preconceitos de qualquer natureza. 

7. Agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, propondo ações sobre as questões socioambientais, com base em princípios éticos, democráticos, sustentáveis e solidários.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. p. 364.

Competências específicas de Ciências Humanas para o Ensino Fundamental

 1. Compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de forma a exercitar o respeito à diferença em uma sociedade plural e promover os direitos humanos. 

2. Analisar o mundo social, cultural e digital e o meio técnico-científico-informacional com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, considerando suas variações de significado no tempo e no espaço, para intervir em situações do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo contemporâneo. 

3. Identificar, comparar e explicar a intervenção do ser humano na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e ações que contribuam para a transformação espacial, social e cultural, de modo a participar efetivamente das dinâmicas da vida social. 

4. Interpretar e expressar sentimentos, crenças e dúvidas com relação a si mesmo, aos outros e às diferentes culturas, com base nos instrumentos de investigação das Ciências Humanas, promovendo o acolhimento e a valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza. 

5. Comparar eventos ocorridos simultaneamente no mesmo espaço e em espaços variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo espaço e em espaços variados. 

6. Construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciências Humanas, para negociar e defender ideias e opiniões que respeitem e promovam os direitos humanos e a consciência socioambiental, exercitando a responsabilidade e o protagonismo voltados para o bem comum e a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva. 

7. Utilizar as linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica e diferentes gêneros textuais e tecnologias digitais de informação e comunicação no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado a localização, distância, direção, duração, simultaneidade, sucessão, ritmo e conexão.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. p. 355.