Acesse a esses simulados, para testar seus conhecimentos!!! escolha o nível de sua preferência!
Esse blog tem o intúito de ajudar meu trabalho docente, visto que a maioria de meus alunos têm acesso à internet. Aqui serão postados as atividades que serão trabalhadas nas turmas que leciono, além de sugestões de sites, textos, músicas, vídeos, etc.
Web Radio Sinfonia Jovem
segunda-feira, 3 de maio de 2021
sexta-feira, 30 de abril de 2021
Distribuição Eletrônica
Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite-se a existência de 7 camadas eletrônicas, designados pelas letras maiúsculas:
K,L,M,N,O,P e Q. À medida que as camadas se afastam do núcleo, aumenta a energia dos elétrons nelas localizados.
As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.
Mapa Mental: Distribuição Eletrônica
*Para baixar o mapa mental em PDF, clique aqui!
Por meio de métodos experimentais, os químicos concluíram que o número máximo de elétrons que cabe em cada camada ou nível de energia é:
Nível de energia | Camada | Número máximo de elétrons |
1º | K | 2 |
2º | L | 8 |
3º | M | 18 |
4º | N | 32 |
5º | O | 32 |
6º | P | 18 |
7º | Q | 2 (alguns autores admitem até 8) |
Em cada camada ou nível de energia, os elétrons se distribuem em subcamadas ou subníveis de energia, representados pelas letras s,p,d,f, em ordem crescente de energia.
O número máximo de elétrons que cabe em cada subcamada, ou subnivel de energia, também foi determinado experimentalmente:
energia crescente
---------------------------------->
Subnível | s | p | d | f |
Número máximo de elétrons | 2 | 6 | 10 | 14 |
O número de subníveis que constituem cada nível de energia depende do número máximo de elétrons que cabe em cada nível. Assim, como no 1ºnível cabem no máximo 2 elétrons, esse nível apresenta apenas um subnível s, no qual cabem os 2 elétrons. O subnível s do 1º nível de energia é representado por 1s.
Como no 2º nível cabem no máximo 8 elétrons, o 2º nível é constituído de um subnível s, no qual cabem no máximo 2 elétrons, e um subnível p, no qual cabem no máximo 6 elétrons. Desse modo, o 2º nível é formado de dois subníveis, representados por 2s e 2p, e assim por diante.
Fonte: Brasil Escola
quarta-feira, 28 de abril de 2021
Ciências 7º ano
01) (EF06CI02) Considere as seguintes tarefas realizadas no dia a dia de uma cozinha e indique aquelas que envolvem transformações químicas.
1. Aquecer uma panela de alumínio.
2. Acender um fósforo.
3. Ferver água.
4. Queimar açúcar para fazer caramelo.
5. Fazer gelo.
(a) 1, 3 e 4.
(b) 1, 3 e 5.
(c) 2 e 4.
(d) 3 e 5.
02) (EF06CI02) Assinale os fenômenos que envolvem transformações químicas.
( ) Digestão dos alimentos
( ) Derretimento do gelo
( ) Enferrujamento de uma calha
( ) Explosão da dinamite
sexta-feira, 23 de abril de 2021
Relações Humanas - A PARÁBOLA DO PERDÃO
Quem ama perdoa. Mas, quantas vezes devemos perdoar? Foi o que o Apóstolo Pedro perguntou certa vez a Jesus.
- Mestre, quantas vezes devo perdoar aquele que me ofende? Até sete vezes está bom?
- Não até sete vezes, Pedro, mas até setenta vezes sete.
Setenta vezes sete, na maneira de falar dos judeus significa, sempre. Jesus nos manda amar o próximo assim como Deus nos ama. Dou-vos um mandamento novo: Que vos ameis uns aos outros, como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros (João 13,34)
Certo rei resolveu acertar as contas com os seus devedores. O primeiro a ser chamado devia-lhe dez talentos, uma quantia astronômica. O devedor não podia pagar nem os juros da fabulosa dívida. Por isso o rei ordenou que seus bens fossem tomados. Pior ainda: ele, a mulher e os filhos deveriam ser vendidos como escravos.
Desesperado, o devedor ajoelhou-se diante do rei e suplicou-lhe, chorando:
- Tende compaixão de mim bom rei! Dai-me um prazo que voz pagarei tudo!
Comovido o rei perdoou-lhe toda a dívida. O devedor deixou o palácio pulando de alegria.
Na primeira esquina, encontrou um velho conhecido que lhe devia uma quantia insignificante de dinheiro. Você pode pensar que ele tenha dito ao devedor: - “Você não precisa me pagar coisa alguma. Perdôo-lhe em homenagem ao misericordioso rei que me perdoou tudo o que lhe devia”. Mas está enganado! Na verdade, ele se aproximou do devedor, agarrou logo pelo pescoço e pôs-se a sufocá-lo, enquanto gritava:
- Paga o que me deves velhaco, se não te mato.
O pobre homem caiu aos seus pés, rogando-lhe em prantos:
- Têm paciência comigo! Dê-me um prazo que lhe pagarei a dívida com juros e tudo!
Mas o credor cruel de nada quis saber. Mandou-o logo para a prisão, dando ordens para que ficasse até que lhe pagasse a dívida.
Informado do que havia ocorrido, o rei mandou chamar o credor cruel, e disse-lhe:
- “Eu te perdoei uma imensa dívida, porque não perdoastes uma pequena dívida de teu irmão? Pois também irás para a prisão até que me pagues o último centavo (Mateus 18,23-35)”.
Atividade:
1. O que nos ensina a parábola do perdão?
2. Aquele rei da parábola foi muito severo com o devedor que não perdoou seu irmão. O que você tem a nos dizer sobre isso?
3. Quantas vezes Jesus manda perdoar as pessoas que nos ofendem? Explique?
quinta-feira, 22 de abril de 2021
O que é Fair Play
Fair Play significa jogo justo, jogar limpo, ter espírito esportivo, em português. Fair Fair Play é uma expressão do inglês que significa modo leal de agir.
O conceito de fair play está vinculado à ética no meio esportivo, onde os praticantes devem procurar jogar de maneira que não prejudiquem o adversário de forma proposital. Vários atletas já foram punidos por falta de fair play.
Os praticantes de todas as modalidades esportivas devem procurar se empenhar e disputar os jogos cumprindo as regras, sob pena de serem desclassificados, porém atualmente essa expressão é empregada em praticamente todos os segmentos da sociedade moderna, e toma o significado de trabalhar ou apresentar conduta de acordo com padrões éticos, sociais e morais.
Fair play tem uma correlação com espírito esportivo, muito pela influência do marketing e da mídia pressionando os atletas por melhores resultados, fazendo com que eles pensem na vitória a qualquer preço, muitas vezes utilizando meios ilícitos, como o doping, a manipulação genética, processos de naturalização, entre outros, quebrando assim, os princípios do jogo limpo.
A FIFA, organismo responsável pelo futebol mundialmente, dá muita importância ao fair play, sendo que um dos seus lemas é: My Game is Fair Play, que significa O Meu Jogo é Fair Play.
Atividade
1 - Qual o significado de Fair Play?
2 - Qual o lema da FIFA sobre o Fair Play?
3 - Como devem agir os praticantes de todos os esportes?
4 - Como podemos trazer para nossa vida os princípios do Fair Play?
Educação Física - Esportes Coletivos
Esportes coletivos são jogos oficialmente disputados entre duplas ou equipes e que possuem características em comum.
O que são esportes coletivos?
Esporte coletivo é uma categoria conceitual que designa jogos com regras sistematizadas em regulamentos próprios, os quais são disputados entre duplas ou times (equipes com mais de dois integrantes). Desse modo, esses jogos são organizados e disputados entre equipes adversárias, geralmente com finalidades competitivas. Entretanto, são vários os objetivos propostos com os esportes coletivos (recreação, socialização, lazer, entre outros).
Nesse sentido, os esportes coletivos podem ser caracterizados como sendo de invasão e de não invasão. Assim, nos esportes de invasão, há interação entre os jogadores das equipes adversárias, via de regra, com as equipes alternando entre situações de ataque e defesa. Já nos esportes coletivos de não invasão, não há a interação entre adversários durante o jogo. Essa categoria compreende principalmente, mas não apenas, os esportes com rede.
Quais suas características comuns?
Como sinalizado, a dinâmica em equipe é a principal característica dos esportes coletivos, sejam os de invasão ou os de não invasão. Contudo, alguns outros elementos lhes são característicos e comuns a todas as modalidades. Veja, portanto, quais são essas características:
- Bola;
- Espaço de jogo delimitado;
- Meta a ser alcançada;
- Companheiros de equipe;
- Equipes adversárias;
- Mediação de arbitragem;
- Elementos técnicos, táticos e estratégicos;
- Sistematização de regras;
- Transição (ataque/defesa).
Desse modo, entre as características salientadas, convém ressaltar que os esportes coletivos são notadamente reconhecidos por seu carácter oficial, o que implica uma entidade que o regulamenta em termos esportivos. Contudo, cabe salientar também que a configuração dos esportes coletivos, nos termos aqui expressados, não se reduz a esse entendimento.
Quais os principais esportes coletivos?
Agora que você já conhece, em termos gerais, os elementos comuns às modalidades dos esportes coletivos, veja, portanto, algumas das principais modalidades compreendidas nessa categoria.
Futebol

Afirmado como esporte coletivo mundialmente consumido e praticado, o futebol é disputado por duas equipes de 11 jogadores cada. O jogo dura dois tempos de 45min e ocorre em campo retangular, com um espaço de jogo correspondente a cada equipe, na extremidade dos quais são dispostas as metas a serem alcançadas para a pontuação.
Voleibol de quadra

Disputam o voleibol de quadra duas equipes de seis jogadores, em espaço retangular dividido em dois campos por uma rede. As partidas duram três sets de 25 pontos, tendo por objetivo a finalização da bola no chão do campo de jogo da equipe adversária para que, assim, sejam contabilizados os pontos.
Basquetebol

Disputado entre duas equipes com cinco jogadores cada, o jogo de basquetebol ocorre em quadra retangular, em cujas extremidades se localizam uma cesta para a contabilização dos pontos. Assim, a partida dura quatro tempos de 10min, sendo mediada por equipe de arbitragem, conforme código de regras próprio.
Handebol

As partidas de handebol duram dois tempos de 30min cada, sendo disputadas por duas equipes adversárias de sete jogadores. Desse modo, as partidas ocorrem em quadra retangular com duas metas opostas, posicionadas uma em cada uma de suas extremidades.
Rugby

Disputado em campo retangular por duas equipes de sete ou de quinze jogadores cada (conforme a modalidade), uma partida de rugby dura dois tempos de 40min ou de 7min, mediada por árbitros conforme código de regras específicos (as quais também conforme a modalidade).
Beisebol

O beisebol é disputado em campo com formato de diamante por duas equipes de nove jogadores cada. As partidas oficiais possuem duração de nove entradas, ao longo das quais se dá a dinâmica da disputa.
Badminton

As disputas de badminton são realizadas individualmente ou entre duplas, ocorrendo, assim, em três sets de 21 pontos cada. Contudo, a bola desse esporte é uma peteca. Desse modo, os pontos são contabilizados sempre que a peteca toca o solo da quadra retangular em que o jogo ocorre, a qual tem seus dois campos de jogo divididos por uma rede.
Polo Aquático

O polo aquático é disputado em piscina retangular por duas equipes com sete jogadores cada. O jogo ocorre durante quatro tempos de 8min, tendo como objetivo a realização de gols à meta adversária, localizadas nas extremidades dos espaços de jogo de cada equipe.
Além desses esportes, podem ser citados como exemplos de esportes coletivos:
- Futebol Americano;
- Goalball;
- Críquete;
- Hóquei no Gelo;
- Vela (ou latismo);
Esta matéria buscou explicar o que são jogos coletivos, atentando, assim, para suas principais características e modalidades. Desse modo, para saber mais a respeito do universo esportivo, confira a matéria sobre Jogos Olímpicos e conheça as modalidades que compõem esse evento esportivo global.
Atividade - Tabela Periódica
1) A partir da tabela periódica abaixo, identifique o símbolo dos elementos com as propriedades indicadas em cada item.
B) Um elemento com 6 elétrons na ultima camada eletrônica. ____________________
C) Um gás nobre. _________________________
D) Um metal alcalino-terroso. ___________________________
E) Um lantanídeo. __________________________
F) Dois metais de transição. _____________________
G) Um halogênio. ______________________
H) Um actinídio. ___________________
I) Um ametal da família 5 A. _________________
J) Um elemento com três elétrons na última camada eletrônica. _________________
2) Que propriedade do alumínio justificam seu uso na fabricação de latas, em lugar do aço?
3) Classifique os elementos químicos abaixo em
( ) Cálcio.
( ) Ferro.
( ) Oxigênio.
( ) Carbono.
( ) Tungstênio.
( ) Nitrogênio.
( ) Sódio.
( ) Bromo.
( ) mercúrio.
4) Indique a família em que estão situados os seguintes elementos químicos.
A) Magnésio.
B) Xenônio.
C) Cloro.
D) Potássio.
E) Enxofre.
5) Assinale apenas a alternativa correta.
(a) O número atômico do elemento (Ba) é igual a 137.
(b) O número de massa do elemento químico bromo é igual a 35.
(c) Na natureza, os metais são geralmente encontrados na forma de minerais.
(d) Elementos químicos isótopos apresentam o mesmo número atômico.
6) Eles fazem parte do grupo dos metais e apresentam características comuns: brilho metálico, maleabilidade, ductilidade, são bons condutores de calor e de eletricidade. Esses elementos, podem ser:
(a) Cu, Ag, Au.
(b) He, H, O
(c) Xe, Cl, P
(d) H, F, Rn
7) São respectivamente metais, ametais e gases nobres.
(a) neônio (Ne), carbono (C), hidrogênio (H).
(b) sódio (Na), fósforo (P), xenônio (Xe).
(c) iodo (I), lítio (Li), hélio (He).
(d) ferro (Fe), argônio (Ar), bromo (Br).