TD PREPARAÇÃO PARA ULTIMA AVALIAÇÃO -
História
1.
RESPONDA:
a) Que
acontecimentos levaram a algumas camadas sociais ingressarem no movimento
republicano?
b) Como
se deu o processo da Proclamação da República?
c) Quais
os principais aspectos da 1ª Constituição Republicana (1891)?
d) Quais
as principais características das festas populares no segundo reinado?
e) Qual
a importância de se ter uma identidade nacional, como pretendia o governo
brasileiro no sec. XIX?
f) Quem
se destacou na música, na literatura e na pintura durante o segundo reinado?
2. Leia
o capítulo 23, e fale a respeito:
a) Guerra
de Canudos
* Quais camadas
sociais participavam dessa Revolta e quais eram seus objetivos?
* Quem era o líder da Revolta?
* Como funcionava a comunidade fundada pelos revoltosos?
* Quem era o líder da Revolta?
* Como funcionava a comunidade fundada pelos revoltosos?
b) Cangaço
* Quais eram os
principais bandos?
* Quem foi Lampião?
* Quais os motivos que levaram a muitos nordestinos a ingressarem nos bandos de cangaceiros?
* Quem foi Lampião?
* Quais os motivos que levaram a muitos nordestinos a ingressarem nos bandos de cangaceiros?
3.
Observe o texto a seguir:
"Por ora a cor do governo é puramente militar e deverá ser
assim. O fato foi deles, deles só, porque a colaboração do elemento civil foi
quase nula. O povo assistiu àquilo bestializado, atônito, surpreso, sem
conhecer o que significava." (Carta de Aristides Lobo [1838-1896] sobre o
episódio de 15 de novembro de 1889.)
a)
Quem é o autor desse fragmento de
texto?
b) Em
que ano ele pode ter sido escrito?
c) O
que podemos observar em suas palavras: ouve uma participação popular no
movimento ou restritamente militar? Justifique.
4.
Observe s imagem abaixo:
a)
O que cada uma representa?
b)
Analise os personagens que nela
aparecem.
5.
Sobre a escravidão, fale sobre as
leis:
a) Lei
Eusébio de Queiroz.
b) Lei
do Sexagenário.
c) Lei
do Ventre Livre.
d)
Lei Áurea.
6.
Fale sobre os imigrantes europeus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário