Web Radio Sinfonia Jovem

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Prova de Geografia - 8º ano - EMEB São Benedito - 2º Bimestre - 2014

1 Responsável pelo equilíbrio térmico do planeta e a sobrevivência das várias espécies de vegetais e animais. Sem esse fenômeno, certamente seria impossível a vida na Terra, como a conhecemos hoje. Cientistas vêm afirmando que existe uma elevação da presença de dióxido de carbono (CO2), além de outros gases, na atmosfera por causa da permanente e intensa queima de combustíveis fósseis e de florestas, desde a revolução industrial, com efeitos cumulativos, até os dias atuais, com possíveis consequências irreparáveis para a vida humana no planeta. Esses crescentes e desastrosos despejam gases na atmosfera, em nível global, tem acelerado o aparecimento do fenômeno chamado de
(a) ilhas de calor.                                          
(b) monções.
(c) el niño.
(d) aquecimento global.
2 A água constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento da vida no nosso planeta. Dentro do contexto da utilização da água, podemos deduzir corretamente que
(a) a água do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e pelos desequilíbrios ambientais resultantes dos desmatamentos e do uso indevido do solo.
(b) desvios de água para projetos de irrigação, construção de hidrelétricas, consumo excessivo, desmatamento e poluição têm contribuído para a redução de conflitos entre usuários.
(c) a água tem sido utilizada para a geração de energia elétrica assegurando a sustentabilidade do meio ambiente local.
(d) o Brasil possui pouca quantidade de água superficial e subterrânea devido às suas características geológicas dominantes.
3 A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de
(a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
(b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
(c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
(d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
4 Leia o texto abaixo.
“O século XX viu guerras causadas por diferenças ideológicas, religiosas e políticas – ou pelo controle de reservas de petróleo. O século XXI poderá ser dominado por conflitos provocados pela escassez de outro líquido: a água. Hoje, 250 milhões de pessoas distribuídas em 26 países, já enfrentam escassez crônica de água. Em trinta anos, o número saltará para 3 bilhões em 52 países. A demanda mundial por água tem dobrado a cada 21 anos. Em 2025, a quantidade de água disponível por pessoa em países do Oriente Médio e do Norte da África estará reduzida em 80%. Dentro de três décadas, 8 bilhões de pessoas habitarão a Terra, concentradas na maioria em grandes cidades. Será necessário produzir mais comida e mais energia, e o consumo doméstico e industrial de água aumentará. Ao mesmo tempo, a maior parte dos recursos hídricos do planeta está sendo comprometida pela poluição doméstica, industrial e agrícola, e por desequilíbrios ambientais resultantes de desmatamento e uso indevido do solo. Por fim, a disputa entre os três setores que tradicionalmente competem pelo uso de água – agricultura, indústria e consumo doméstico – cresce a cada dia.”
Disponível em: <http://projetos.educacional.com.br/paginas/pp/3780001/6560/t135.html>. Acesso em: 19 set. 2011.
De acordo com esse texto, constata-se que
(a) a demanda mundial pela água não aumentará nos próximos anos.
(b) a água não tem relação com o consumo da energia elétrica e seu racionamento.
(c) devemos nos preocupar com os problemas ambientais, senão, em pouco tempo, viveremos problemas de racionamento de água.
(d) a água é um bem durável e não haverá problemas de guerras por causa deste líquido precioso.
5 As manchetes de jornal de junho de 2012 enfatizaram a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. A Rio+20, como ficou conhecida, tinha o desafio de dar continuidade à conscientização global que teve início na Rio 92.
As diretrizes propostas por essas conferências têm por finalidade o desenvolvimento sustentável, o qual se refere a um modelo de
(a) consumo que vise atender às necessidades das gerações presentes, sem comprometer o atendimento às necessidades das gerações futuras.   
(b) desenvolvimento social e econômico que objetive a satisfação financeira e cultural da sociedade.   
(c) consumo excessivo dos recursos naturais, com vistas à preservação, para as gerações futuras, das espécies animais em extinção.   
(d) desenvolvimento global que disponha dos recursos naturais para suprir as necessidades da geração atual.   
6 Considere os versos de Asa Branca:
Quando olhei a terra ardendo qual fogueira de São João, /Eu perguntei a Deus do céu, ai! por que tamanha judiação. /Que braseiro! Que fornalha! Nenhum pé de plantação. /Por falta d’água perdi meu gado, morreu de sede meu alazão. /Até mesmo a asa-branca bateu asas do sertão. /Então, eu disse: Adeus, Rosinha! Guarda contigo meu coração. /Hoje longe, muitas léguas, numa triste solidão, /Espero a chuva cair de novo pra eu voltar pro meu sertão. /Quando o verde dos teus olhos se espalhar na plantação, /Eu te asseguro, não chores não, viu? Eu voltarei pro meu sertão. ( Luiz Gonzaga )
Indique (V) para verdadeiro e (F) para falso, depois assinale a alternativa com a sequencia correta.
(     ) A letra da canção popular apresentada acima descreve a vida e o ambiente natural da caatinga nordestina.
(     ) “Que braseiro! Que fornalha! Nenhum pé de plantação.” são expressões que remetem às características do clima tropical semi-árido.
(     )  O cenário descrito pela canção corresponde a uma área onde a vegetação é higrófila e as chuvas bem distribuídas durante o ano inteiro.
(     ) Tanto a asa-branca como o sertanejo fogem desse ambiente devido aos prolongados períodos de seca.
(     ) A aridez do terreno e a pobreza do solo explicam a exuberância da cobertura vegetal descrita nos versos da canção.
(a) F, V, V, V, V.
(b) V, F, F, V, V.
(c) V, V, F, V, F.
(d) V, V, F, F, F.
7 Cristóvão Colombo morreu em 1506 convencido de que, após cruzar o Atlântico, havia alcançado as Índias. No entanto, os cientistas europeus da época já não tinham dúvidas de que o território descoberto constituía um continente desconhecido e extraordinariamente complexo, o Continente Americano. Coube ao cosmógrafo alemão Martin Waldseemüller batizar as novas terras com o nome de América, em homenagem
(a) ao navegador italiano Américo Vespúcio (Amerigo Vespucci), cujos relatos foram os primeiros a afirmar a existência do "Novo Mundo".
(b) as colônias inglesas no novo continente, onde formaram os Estados Unidos da América.
(c) ao músico cearense José Américo de Brito.
(d) aos indígenas que viviam no novo continente.
8 “A capacidade do Sistema Cantareira, reservatório que atende 9,8 milhões de paulistas – 8,4 milhões só na capital –, chegou a apenas um dígito pela primeira vez na história na última sexta-feira: 9,2%, segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Um ano atrás, na mesma data, cerca de 60% do volume do sistema estava disponível.”
Fonte: http://veja.abril.com.br/, acesso em: 20/05/2014.
De acordo com o texto, podemos considerar que
(a) não existem problemas relacionados a escassez de recursos hídricos no estado de São Paulo.
(b) apesar da diminuição do volume d’água, não há nenhum risco de racionamento de água em São Paulo.
(c) houve uma pequena diminuição do volume d’água no Sistema Cantareira, o que não traz preocupação.
(d) a crescente utilização da água pelas indústrias, agricultura e domicílios, atrelada a escassez das chuvas, houve uma drástica diminuição do volume de água no Sistema Cantareira
9 Observe a letra da música:
Riacho do Navio
Corre pro Pajeú
O rio Pajeú vai despejar
No São Francisco
O rio São Francisco
Vai bater no "mei" do mar
O rio São Francisco
Vai bater no "mei" do mar
O rio São Francisco deságua no mar entre os estados de Sergipe e Alagoas, fazendo parte, portanto,
(a) da Vertente do Ártico.
(b) da Vertente do Pacífico.
(c) da Vertente do Atlântico.
(d) da Vertente do Mediterrâneo.
10 Observe e leia a tirinha abaixo:


A tirinha nos mostra um problema comum em nossos dias, que é
a)o desmatamento.
b) o uso de agrotóxico.
c) a poluição das águas.
d) o reflorestamento.


QUESTÃO BÔNUS
O continente americano estende-se praticamente do Pólo  Norte à Antártida, o que explica a grande variedade de climas e formações vegetais nele existentes.  Como sabemos,  os raios solares chegam com maior intensidade nas proximidades da Linha do Equador e de maneira mais fraca nos pólos.  Isso ocasiona que
(a) há uma grande concentração de pessoas na parte norte da América.
(b) a ocupação humana no norte e sul do continente americano é pequena, devido ao clima frio.
(c) o norte do continente americano é muito quente, o que inibe a ocupação humana.
(d) o sul do continente americano é bastante povoado, apesar de ser bastante frio.

3 comentários:

  1. Boa noite, gostaria de saber onde encontro o gabarito das questoes, em especial da questao BONUS, sendo esta a ultima questao

    ResponderExcluir
  2. Professor! Mais uma vez obrigada por postar as provas, elas são ótimas. Carinhosamente, Ana Martins

    ResponderExcluir