Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Relações Humanas

Texto: “Que é um simples ser humano para que penses nele? Que é um ser mortal para que te preocupes com ele? No entanto, fizeste o ser humano inferior somente a ti mesmo e lhe deste a glória e a honra de um rei. Tu lhe deste poder sobre tudo o que criaste; tu puseste todas as coisas debaixo do domínio dele: as ovelhas e o gado e os animais selvagens também; os pássaros e os peixes e todos os seres que vivem no mar.” (Sl 8:4-8 NTLH)

Introdução: Vez por outra, o sentimento de incapacidade toma conta dos nossos corações ou pior ainda, o sentimento de não sermos escolhidos, de não sermos especiais ou talvez importantes. Não é verdade?

Se tem uma coisa que o inimigo sempre lutou e luta para atingir é o censo valor do homem!
Porque se ele toca nisso, ele toca na essência do homem, na imagem de Deus em nós!

Porque somos especiais para Deus?

1- Eu tenho valor pra Deus porque ele me fez único. Sl 139:14,16

–    No mundo existem em torno de 7 a 8 bilhões de pessoas. E não existe ninguém igual a você!  Suas digitais, seu DNA é único.
–    Seus dons, talentos, habilidades são únicos.

2– Eu tenho valor pra Deus porque somente quem cria um produto pode dar um valor correto para ele.  Rm 9:21

– A pessoa que inventou um produto, ou seja, o dono de um produto é quem está apto para determinar o seu preço, o seu valor. Foi Deus quem criou você, ele é o seu dono.
Portanto, é ele quem determina o quanto você vale!

– S l 100:3 “Sabei que o Senhor é Deus. Foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pasto.”
Gl 2:20 diz “que ele me amou a si mesmo se entregou”.

3- Eu tenho valor pra Deus porque ele me fez a sua imagem e semelhança. Gn 1:26

Quando Deus fez a criação se alegrou em tudo que fez. Porém quando fez o homem foi o ápice da criaçã A obra prima de Deus!

Um filósofo romano chamado Celso, tentou descredibilizar a fé cristã em seu livro Discurso Verdadeiro. Ele escreveu: “A raiz do Cristianismo é a sua excessiva valorização da alma humana e a ideia absurda de que Deus se interessa pelo homem”.
Realmente a gente não vale lá muita coisa se a gente olhar sem a ótica da cruz!
Por isso que alguém disse que: “trazemos presa sobre cada um de nós a etiquete do preço do Calvá”

4- Eu tenho valor pra Deus porque fui comprado com um alto preço. I Pe 1:18-19

“Pois vocês sabem o preço que foi pago para livrá-los da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Esse preço não foi uma coisa que perde o seu valor como o ouro ou a prata. Vocês foram libertados pelo precioso sangue de Cristo, que era como um cordeiro sem defeito nem mancha“. (1 Pe 1:18-19 NTLH)

5- Eu tenho valor pra Deus porque fui resgatado de um lugar de trevas, para a luz! 1 Pe 2:9

Trevas é lugar de escuridão. Trevas são cadeias que se estabelecem em nossas vidas, e que nos impede de enxergar a luz. (Esperança e salvação)
Por isso que Cl 1:13 diz: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.”
Existem as trevas do medo, da angústia, da insegurança, ignorância, as trevas da morte, as trevas do orgulho…
Por isso que o Salmista diz no Sl 27 “O Senhor é a minha luz e a minha salvação, a quem temerei?

6- Eu tenho valor pra Deus porque ele me fez seu filho! Gl 4:4-7

Um dos maiores problemas que o ser humano enfrenta é com relação a paternidade. E é por aí que entra muitos traumas, feridas, distorções de caráter! A falta de uma paternidade correta é talvez a maior lacuna na vida de um ser humano.
A Paternidade correta traz: Provisão, Proteção e Direção. A falta dela gera aprisionamento.
– Ler Rm 8:14-17.

7- Eu sou especial pra Deus porque Ele entregou seu filho pra morrer em meio lugar! 1 Pe 3:18  João 3:16

– Esse foi o resgate de Deus pela humanidade!
– Para Deus não destruir novamente o mundo ou deixasse que o homem se destruísse, Ele enviou Jesus pra cruz!

Conclusão: Quando o inimigo chegar diante de você para apontar seus erros, e dizer que você é uma farsa, que você não é nada! É porque ele queria estar no seu lugar.

Lembre a ele e a si próprio: Eu sou único; Eu sou do meu amado e Ele é meu; Eu sou parecido com meu pai; Jesus derramou seu sangue por mim; Eu estou na luz e você nas trevas; Eu agora tenho um Pai; Eu tenho a vida Eterna porque Jesus morreu em meu lugar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário