domingo, 10 de março de 2013

PLANO DE CURSO GEOGRAFIA - 7º ANO

CONTEÚDOS:

UNIDADE 1 – O território brasileiro

1 – Formação do território brasileiro

2 – Localização do território brasileiro

3 – Regionalização do território

4 – Brasil: regiões e políticas regionais



Unidade 2 – Brasil: população

1 – Quantos somos e onde vivemos

2 – Diversidade da população brasileira

3 – Os movimentos migratórios no Brasil

4 – A população e o trabalho no Brasil



Unidade 3 – Brasil: campo e cidade

1 - Urbanização e industrialização do Brasil

2 – Rede urbana, problemas sociais e ambientes urbanos

3 – O uso da terra no meio rural brasileiro

4 – A concentração de terras e conflitos no campo



UNIDADE 4 – Região Norte

1 – Região Norte: apresentação e aspectos físicos

2 – Exploração e ocupação da Região Norte

3 – Ocupação e devastação na Amazônia Legal

4 – O desenvolvimento sustentável e as comunidades tradicionais


UNIDADE 5 –Região Nordeste

1 – Nordeste aspectos físicos

2 – Nordeste: ocupação e organização do espaço

3 – As sub-regiões do Nordeste

4 – Nordeste: espaço geográfico atual



UNIDADE 6 – Região Sudeste

1 – Aspectos físicos

2 – A ocupação do Sudeste

3 – Sudeste: organização atual do espaço

4 – A economia do Sudeste


UNIDADE 7 – Região Sul

1 - Aspectos físicos

2 – A ocupação e a organização do espaço sulista

3 – Aspectos da população da Região Sul

4 – Economia da Região Sul



UNIDADE 8 – Região Centro-Oeste

1 – Aspectos físicos

2 – Impactos ambientais no Cerrado e no Pantanal

3 – Centro-Oeste: expansão do povoamento

4 – Centro-Oeste: crescimento econômico



OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO 7º ANO.
Transferir e aplicar os conceitos básicos da geografia na caracterização do espaço brasileiro;
Aplicar a linguagem cartográfica na interpretação de gráficos, mapas e tabelas que ajudam a relacionar as diversas características do meio ambiente, da população e da economia brasileira;
Entender a classificação do Brasil como país emergente ou periférico e o processo histórico responsável por essa situação;
Comparar e estabelecer as diferenças e semelhanças existentes entre o Brasil e os vários grupos das regiões.


ESTRATÉGIAS.

Aulas expositivas e dialogadas;
Leitura e interpretação de textos;
Leitura de mapas, gráficos e tabelas;
Pesquisas;
Vídeos e filmes;
Internet (Site com jogos pedagógicos geográficos);

AVALIAÇÃO.

Trabalhos em grupo e individual;
Avaliação escrita;
Pesquisas;
Participação;
Atividades para fazer em casa.
Livro Didático do Ensino Fundamental.
Editora Moderna Ltda.
Diversos autores. Projeto Araribá

Um comentário: