Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 14 de abril de 2013

Atividade Meio Ambiente CPACO abril de 2013



1 Observe a figura abaixo:


No plano de fundo da imagem, observamos a presença do rio e da mata ciliar (vegetação que acompanha as margens dos rios). Que transformações humanas podem ocorrer nesse rio pela presença da indústria?
2 A literatura e a geografia estão intimamente ligadas à formação da cultura brasileira. Leia os fragmentos a seguir:
“Na planície avermelhada os juazeiros alargavam duas manchas verdes. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Andavam pouco, mas como haviam repousado na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia tempo que procuravam uma sombra. A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados” (Graciliano Ramos, Vidas Secas, 1938).
“A serra do Palmital escurece... sombria e úmida, tramada de taquaruçus e taquaris, com grandes árvores velhas de cujos galhos pendem cipós e escorrem barbas-de-pau e musgos. Esse é homem das cidades... extasia-se ante a graciosa copa dos sambaiaçus, ante as borboletas, ante as orquídeas, os liquens, tudo” (Monteiro Lobato, Urupês, 1915).
Fonte: Mapa literário. Atlas National Geographic Brasil, São Paulo, Editora Abril, págs. 34-35, 2008 (v. 2).
As transcrições na página anterior apresentam, respectivamente, trechos de paisagens encontradas na(o):
a) Amazônia e no Sertão nordestino.
b) Sertão nordestino e no Pantanal.
c) Cerrado do Brasil central e no Pantanal.
d) Sertão nordestino e na Mata Tropical Atlântica.
3 A inevitável devastação ambiental decorrente do processo de desenvolvimento industrial é um "quadro" que começa a se modificar a partir da defesa pública de um novo conceito: O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.
O uso dessa expressão tem a finalidade de:
a) sustentar a inevitável necessidade do desenvolvimento.
b) garantir que o desenvolvimento contemporâneo não se sustenta.
c) sustentar o meio ambiente em detrimento do desenvolvimento.
d) propor a conciliação do desenvolvimento com o meio ambiente.
4 A ideia de desenvolvimento sustentável tem sido cada vez mais discutida junto às questões que se referem ao crescimento econômico. De acordo com este conceito considera-se que:
a) o meio ambiente é fundamental para a vida humana e, portanto, deve ser intocável.
b) os países subdesenvolvidos são os únicos que praticam esta ideia, pois, por sua baixa industrialização, preservam melhor o seu meio ambiente do que os países ricos.
c) deve-se buscar uma forma de progresso socioeconômico que não comprometa o meio ambiente sem que, com isso, deixemos de utilizar os recursos nele disponíveis.
d) são as riquezas acumuladas nos países ricos, em prejuízo das antigas colônias durante a expansão colonial, que devem, hoje, sustentar o crescimento econômico dos povos.
5 A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental. Quais atitudes pode se tomar para alcançar o desenvolvimento sustentável? _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 Explique a charge abaixo:

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7 Observe a tirinha:
Que atitudes podem tomar a partir do exemplo dado na tirinha? 

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário