1 A
importância da Lei Eusébio de Queiróz (1850), no contexto do processo de
abolição da escravatura, esta no fato de ter
a) declarada extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.
b) concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
c) libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
a) declarada extinto o tráfico de africanos, estipulando penas para seus infratores.
b) concedido liberdade a todos os escravos que participaram da Praieira (1848).
c) libertado os escravos que fossem maiores de 60 anos de idade.
d) acabado com
a venda em separado de casais africanos em leilões públicos.
2 Em sua obra “O
Abolicionismo", Joaquim Nabuco afirma:
“Para nós a raça negra é um elemento de considerável importância
nacional, estreitamente
ligada por
infinitas relações orgânicas à nossa constituição,
parte integrante
do povo brazileiro. Por
outro lado,
a emancipação não
significa tão somente
o termo da injustiça
de que o escravo
é martyr, mas também
a eliminação simultânea
dos dois typos contrários,
e no fundo os mesmos:
o escravo e o senhor.”
(NABUCO,
Joaquim. O Abolicionismo. Edição fac-similar. Recife.
Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massangana.
1988. p. 20)
Em relação à condição do negro
na sociedade brasileira,
podemos afirmar que
a) o fim da escravidão
possibilitou ao negro liberto a integração
no mercado de trabalho
e o livre acesso
à terra.
b) as Sociedades Libertadoras tinham como
objetivo principal
promover a integração
do ex-escravo na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania.
c) a diferença entre
o processo abolicionista
ocorrido nos Estados
Unidos da América e o ocorrido no Brasil foi a ausência
de preconceito racial em nosso país.
d) o negro livre
permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por
uma sociedade regida pelo
branco e continuou sujeito
ao preconceito e a novos
mecanismos de controle
social.
3 A Lei
3.270, também conhecida como Lei dos Sexagenários ou Lei Saraiva-Cotejipe, foi
promulgada em 28 de setembro de 1885, que consistia em
a) libertar
todos os filhos de escravas nascidas a partir daquele ano.
b) libertar os
escravos com mais de 40 anos
c) condenar a
morte os escravos com mais de 30 anos.
d) libertar os
escravos com mais de 60 anos.
4 Durante o
Segundo Reinado, o principal produto de exportação do Brasil era o café. A
maioria das fazendas de café localizava-se
a) no agreste
pernambucano, substituindo as plantações de cana-de-açúcar.
b) na região do
Vale do Paraíba, entre Rio de janeiro e São Paulo.
c) nas serras
gaúchas.
d) na divisa
com o Paraguai.
5 A escravidão
chegou ao fim oficialmente em 13 de maio de 1822. As leis que fizeram parte do
processo de abolição da escravidão foram
a) Áurea,
Sexagenários, Alves Branco e Eusébio de Queirós.
b) Alves
Branco, Ventre Livre, Sexagenários e Áurea
c) Ventre
Livre, Sexagenários, Eusébio de Queirós e Áurea.
d) Áurea e
Alves Branco.
6 Do ponto de
vista político, podemos considerar o Período Regencial como
a) um período
em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da
escravidão e descentralização política, foram amplamente atendidas.
b) uma
transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840.
c) uma fase
extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas
contradições das elites, classe média e camadas populares.
d) uma etapa
marcada pela estabilidade política, ou seja, sem conflitos, já que a oposição
ao Imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as
alianças na Regência.
7
O Golpe da Maioridade, datado de julho de 1840 e que elevou D. Pedro II a
imperador do Brasil, foi justificado como sendo
a)
uma estratégia para manter a unidade nacional, abalada pelas sucessivas
rebeliões provinciais.
b)
o único caminho para que o país alcançasse novo patamar de desenvolvimento
econômico e social.
c)
a melhor saída para impedir que o Partido Liberal dominasse a política
nacional.
d) a forma mais viável para o
governo aceitar a proclamação da República e a abolição da escravidão.
8 A Guerra
do Paraguai foi o maior conflito armado internacional ocorrido na
América do Sul. Estendeu-se de dezembro de 1864
a março de 1870. É também chamada Guerra
da Tríplice Aliança (Guerra de
la Triple Alianza) na Argentina e Uruguai e de Guerra Grande, no Paraguai.
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_do_Paraguai)
Para
a guerra contra o Paraguai, os países que se uniram para formar a Tríplice
Aliança foram
a) Brasil,
Argentina e Inglaterra
b) Brasil, Argentina e Uruguai
c) Brasil, Uruguai e Bolívia
d) Argentina, Uruguai e Bolívia
b) Brasil, Argentina e Uruguai
c) Brasil, Uruguai e Bolívia
d) Argentina, Uruguai e Bolívia
9
O historiador Caio Prado Júnior, escrevendo sobre a revolta dos cabanos, assim
se expressou: “É ela um dos mais, senão o
mais notável movimento popular do Brasil. É o único em que as camadas mais
inferiores da população conseguem ocupar o poder de toda uma província com
certa estabilidade. Apesar de sua desorientação, apesar da falta de
continuidade que o caracteriza, fica-lhe contudo a glória de ter sido a
primeira insurreição popular que passou da simples agitação para uma tomada
efetiva do poder.” (Evolução Política do Brasil, 1979).
A
Revolta dos Cabanos, acima descrita por Caio Prado e popularmente conhecida por
Cabanagem, ocorreu na
a) Província do
Maranhão.
b) Província de
Minas Gerais.
c) Província de
São Paulo.
d) Província do
Grão-Pará.
10
Os restauradores, um dos grupos políticos do período regencial, defendia
a) a
proclamação de uma república.
b) a volta de
D. Pedro I ao poder.
c) a escolha do
Rio de Janeiro como sede dos jogos olímpicos
d) a liberação
das exportações para a China.
11
Por ser o herdeiro de menor idade, a abdicação de D.Pedro I, em 1831, resultou
na formação de governos regenciais que, até 1840, enfrentaram inúmeras
dificuldades para manter a integridade territorial do Império. Entre as várias
rebeliões irrompidas nas províncias, a ocorrida no Maranhão notabilizou-se pela
diversidade
social dos insurgentes, entre os quais não faltaram escravos e quilombolas.
A
revolta identificada acima foi a
a) Cabanagem
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês
b) Balaiada
c) Farroupilha
d) Revolta dos Malês
12
Durante as primeiras décadas do Império, a Bahia passou grande agitação
política e social. Ocorreram várias revoltas contra a permanência de
portugueses que haviam lutado contra os baianos na Guerra da Independência.
Entre as revoltas a que o texto se refere pode-se destacar, a
a)
Farroupilha
b)
Balaiada
c)
Cabanagem
d) Sabinada
13 A criação da Guarda Nacional, em
1831, durante o governo regencial, onde o comando em cada município
cabia aos coronéis, grandes fazendeiros, teve como um de seus objetivos
a) apoiar o governo de Pedro I na consolidação da independência.
b) defender a integridade das fronteiras ameaçadas de invasão
c) conter as agitações e amotinações que ameaçavam a Nação
d) combater a influência da aristocracia rural na vida política.
14
Observe a imagem e leia o texto:
No período imperial brasileiro, muitas mães não queriam amamentar
os seus filhos. Isso acontecia, em alguns casos, por puro recato. Um
historiador apontou que “o hábito do aleitamento materno seguia a escala
inversa da renda familiar”, ou seja, as mães mais ricas amamentavam muito menos
do que as mães pobres. Para realizar essa tarefa, algumas famílias alugavam, de
outros proprietários, escravas
especializadas em amamentar e cuidar dos bebês das famílias de classe alta e
média, hábito que ocorria tanto na cidade como no campo. Essas escravas ficaram
conhecidas como “amas de leite”.
(ALENCASTRO, Luiz Felipe de (org.). História da vida
privada no Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 1997, vol.2, p. 63. Adaptado.
A prática do aluguel de amas de leite demonstra algumas
características do escravismo brasileiro. Observando a imagem e com base no
texto, podemos concluir que a escravidão do Brasil
a)
contribuiu para a produção econômica, sem influenciar a cultura familiar no
país.
b)
esteve presente no cotidiano social, tanto na zona rural como nos meios
urbanos.
c)
proibiu os escravos de circularem pelos ambientes domésticos de seus
proprietários.
d)
manteve negros e brancos separados, evitando qualquer tipo de relação social
entre eles.
15 Sobre
a expansão do café no século XIX podemos afirmar que
a) surgiu juntamente com o desenvolvimento da cana-de-açúcar.
b) tornou-se o principal produto agrícola brasileiro durante o Segundo Reinado.
c) Fez com que o Brasil se tornasse o terceiro maior produtor mundial do produto.
d) encontrou seu maior desenvolvimento no nordeste brasileiro.
a) surgiu juntamente com o desenvolvimento da cana-de-açúcar.
b) tornou-se o principal produto agrícola brasileiro durante o Segundo Reinado.
c) Fez com que o Brasil se tornasse o terceiro maior produtor mundial do produto.
d) encontrou seu maior desenvolvimento no nordeste brasileiro.
16 Na década de
1850, o Brasil conheceu um importante processo de modernização econômica. A
figura de destaque neste processo foi
a) Visconde de
Mauá.
b) José do Patrocínio.
c) Duque de Caxias.
d) Conde João Tiago Petrochelle.
b) José do Patrocínio.
c) Duque de Caxias.
d) Conde João Tiago Petrochelle.
17 "
... desligado o povo rio-grandense da comunhão brasileira, reassume todos os
direitos da primitiva liberdade; usa destes direitos imprescritíveis constituindo-se
República Independente; toma na extensa escala dos Estados Soberanos o lugar
que lhe compete ..."
Na
evolução histórica brasileira, pode-se associar as ideias do texto à
a) Sabinada
b) Balaiada
c) Farroupilha
c) Farroupilha
d) Guerra dos
Emboabas
Onde encontro o gabarito?
ResponderExcluirOnde encontro o gabarito?
ResponderExcluironde encontro o gabarito?
ResponderExcluironde encontro o gabarito?
ResponderExcluiro Fim da escravidão se deu em 1888 e não em 1822 como na questão 5.
ResponderExcluirPois é.
ExcluirCORRETO
ExcluirGostei do site, mas onde ta a disgraça do gabarito
ResponderExcluirEh só vc copiar a pergunta no Google e ver que vai estar lá a resposta eu fiz isso e achei todas as repostas
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito bem elaborada a prova. Parabéns, professor, e seu perfil é muito chique.
ResponderExcluironde estar o gabarito?
ResponderExcluirA Participação de todos no seu Blog é excelente,lógico que é a nota do seu Blog.Parabéns.
ResponderExcluirBOA TARDE, ONDE ENCONTRO O GABARITO. ESTIMADO PROFESSOR???
ResponderExcluirBOA NOITE, ONDE ENCONTRO O GABARITO.PROFESSOR GOSTEI DO SEU BLOG. ME MANDA O GABARITO POR FAVOR, OBRIGADO..
ExcluirGABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO GABARITO
ResponderExcluirGostaria do gabarito
ResponderExcluirOnde eu encontro o gabarito estou realmente precisando dele
ResponderExcluirGABARITO
ResponderExcluir1) A 10) B
2) D 11) B
3) D 12) D
4) B 13) C
5) C 14) B
6) C 15) B
7) A 16) A
8) B 17) C
9) D
As peguntas estão muito bem elaboradas, e qualquer professor de Historia responde tranquilamente.... obrigada pela perguntas. NÃO PRECISAS DO GABARITO.
ResponderExcluirA questão 5 apresenta problemas.
ResponderExcluir"A escravidão chegou ao fim oficialmente em 13 de maio de 1822. As leis que fizeram parte do processo de abolição da escravidão foram" (o ano é 1888)
também é importante colocar a palavra: respectivamente para haver a necessidade de as leis estarem em ordem.
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