Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 14 de abril de 2013

Atividades Geografia 8º ano agosto de 2012



1 As imagens e as afirmações abaixo, respectivamente Martin Luther King Jr. e Malcolm X, retratam e expressam pensamentos de duas lideranças pela luta da igualdade racial nos EUA.


a) Na sua opinião, qual a diferença do racismo nos EUA e o praticado no Brasil?
b) Que relações podemos fazer, no seu entendimento, entre a primeira e a segunda afirmação?
2 As treze colônias inglesas, que futuramente formaram os EUA, apresentaram diferenças nos processos de colonização e nas relações que os colonos mantinham com a Inglaterra. As características que marcavam as colônias do Norte e Centro da costa leste foram a colônia de povoamento, uso da mão de obra livre assalariada e o predomínio das pequenas propriedades. Já as colônias do Sul, se caracterizaram por a serem colônias de exploração, com uso de mão de obra escrava e cultivo de um só produto para exportação, o chamado “Plantation”. De acordo com as informações, e com o que estudamos nesta unidade, destaque em um pequeno texto que desfechos essas diferenças ocasionaram na sociedade norte americana.
3 Observe as imagens e leia o texto:

O World Trade Center, que representava o poder econômico, e o Pentágono, que representa o poder militar dos EUA, foram atingidos por aviões de passageiros, pilotados por terroristas suicidas, em 11 de setembro de 2001, considerado o mais surpreendente ataque terrorista dos últimos tempos. Quem foi considerado o líder terrorista que articulou este ataque? Em sua opinião, qual a justificativa para escolha específica destes locais?
4 Atualmente os Estados Unidos são considerados a principal potência do mundo, mas essa condição alcançada não ocorreu repentinamente, foram necessários vários fatores para que este se consolidasse como uma das nações mais importantes do planeta. De acordo com o que estudamos, destaque que fatores podem ter influenciado para que os Estados Unidos alcançasse esse status.
5 Os EUA se destaca muito economicamente, não apenas na industrialização, mas também na extração de recursos naturais e na agropecuária. Destaque os potenciais de cada região dos EUA, no que diz respeito as suas atividades econômicas.
6 O Canadá é o segundo maior país do mundo, com 9.970.610 km2, ficando atrás apenas da Rússia. Porém, suas áreas cultiváveis são pequenas, e sua industrialização, apesar de avançada, ocorre na sua maioria em pontos próximos a fronteira com os EUA. Explique porque isso ocorre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário