Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 3 de julho de 2011

Prova de Geografia - 9º ano - junho - 2011

1. Os rios da Europa tiveram muita importância na ocupação daquele Continente, bem como para o seu desenvolvimento, visto que muitos desses rios são navegáveis. Os maiores rios da Europa são
a) o Volga, o Danúbio e o Reno.
b) o Amazonas e o Nilo.
c) o Mississipi e o Nilo.
d) o São Francisco, o Sena e o Amazonas.

2.  Sobre o relevo do continente europeu, enumere corretamente a 2ª coluna de acordo com a 1ª:
( 1 ) maciços antigos
( 2 ) planícies centrais
( 3 ) cordilheiras recentes

(    ) montanhas jovens e de elevada altitude das quais as principais são  os Pirineus, os Cárpatos, os Apeninos, os Bálcãs e a Cadeia do Cáucaso.
(    ) montanhas muito antigas, que se situam no norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais e os Alpes Escandinavos.
(    ) situadas na região central do continente, possuem terras muito férteis.
A sequencia correta é
a) 1, 3 e 2.
b) 2, 1 e 3.
c) 3, 2 e 1.
d) 3, 1 e 2.

3.  Observe a charge abaixo:


A charge apresentada, além de lembrar os tristes acontecimentos ocorridos há vinte e cinco anos, após o acidente na usina termonuclear de Chernobyl, na Ucrânia, lembra que seus efeitos ainda estão presentes. Ao que parece, os impactos ambientais no continente europeu continuam a causar preocupação em escala mundial. Recentemente ocorreu um acidente nuclear, que, de certa forma, trouxe a tona a discussão acerca do uso da energia nuclear, através de protestos em várias partes do mundo. Esse novo acidente nuclear ocorreu
a) na França, ocasionado por ataques terroristas.
b) na Alemanha, em virtude do alto consumo de energia elétrica.
c) no Japão, onde ocorreram várias explosões, em virtude dos terremotos e tsunamis que atingiram este país.
d) na Alemanha, ocasionado por protestos de defensores do meio ambiente.

4. Observe a charge:

A chuva ácida é um problema ambiental que afetam muitos países do mundo, como também no continente europeu. A chuva ácida na Europa, além de problemas de saúde, como retratado na imagem acima, causa
a) o surgimento de novas florestas, substituindo as devastadas.
b) corrosão de peças de arte expostas ao ar livre e a morte de florestas inteiras
c) uma maior produtividade agrícola, satisfazendo aos anseios de seus proprietários.
d) a diminuição de gases poluentes na atmosfera.

5. Três quartos da população europeia vivem nas cidades, cuja história se reflete em suas estruturas: geralmente o centro abriga casarões antigos e históricos, e a periferia é ocupada por bairros residências e polígonos industriais. O fato de que na Europa predomina a população urbana deve-se
a) ao aumento da produção agrária em toda Europa, o que levou a população a trabalha no campo e morar nas cidades.
b) a falta de investimentos em tecnologia em muitos países europeus.
c) a revolução industrial, que fez com que boa parte da população européia saísse do campo e passasse a morar nas cidades.
d) ao crescimento desordenado das principais cidades européias que trazem transtornos a população, principalmente no que se refere ao transporte coletivo.

6. Apesar do elevado nível de desenvolvimento econômico e tecnológico que caracteriza o continente europeu, existem fortes contrastes entre os diferentes países e regiões. Dentre os níveis de desenvolvimento elevado, intermediário e fraco, podemos destacar corretamente que
a) a Inglaterra, a França e a Itália, apresentam fraca industrialização, enquanto que Portugal e Espanha têm um desenvolvimento bastante elevado.
b) Itália, Portugal e Espanha se caracterizam por apresentar um menor desenvolvimento industrial, enquanto que Inglaterra, França e Alemanha estão entre os países mais desenvolvidos.
c) os países do Leste Europeu e os países do Cáucaso apresentam fraca industrialização, da mesma forma que Inglaterra, Portugal e França.
d) Itália Portugal e França tem uma agricultura bem tradicional, porém tem um desenvolvimento industrial superior a Inglaterra, França e Alemanha.

7.  O rio Sena, um dos mais famosos rios europeus corta uma famosa cidade européia, que é
a) Lisboa.
b) Madri.
c) Londres.
d) Paris.

8. Na Europa existem vários ramos lingüísticos, onde são faladas mais de 60 línguas atualmente. A língua portuguesa, que é falada em Portugal e nos países que foram suas antigas colônias deriva
a) do latim.
b) das línguas germânicas.
c) do escandinavo.
d) do Ilírico.

9. Sobre a agricultura no continente europeu, podemos afirmar que
a) é atrasada se comparada a outras partes do mundo.
b) praticamente não existe, pois quase todo alimento consumido na Europa são da Ásia.
c) em geral é produtiva por causa do desenvolvimento técnico e da intensa mecanização dos seus processos.
d) se resume ao período chuvoso, e usam ferramentas arcaicas, que necessitam de bastante mão-de-obra humana.

10. O setor de turismo é um dos que mais cresce no mundo atualmente, sobre esse serviço na Europa, podemos ressaltar que
a) não tem nenhuma importância na economia europeia.
b) a Europa é o continente mais visitado no mundo, fazendo com que sua importância só aumente.
c) países como a França são os menos visitados no mundo, por não ter atrativos turísticos
d) no momento não é prioridade, mas alguns países pensam em investir nesse serviço nos próximos 20 anos.

11. A Europa é muito visada por migrantes visto que
a) o desenvolvimento conquistado pelas nações europeias viabiliza melhores oportunidades de emprego e de acesso aos serviços de saúde e de educação.
b) o turismo é muito desenvolvido, fazendo com que ilhares de pessoas passem a morar na Europa anualmente.
c) é o destino ideal para aventureiros.
d) não há oportunidades em outras partes do mundo.

12. Uma das mais famosas construções do mundo encontra-se na França, onde muitas pessoas sonham em conhece-la. Estamos falando
a) da Estátua da Liberdade.
b) do Bing Bang.
c) da Torre Eiffel.
d) do Cristo Redentor.

13. A Industrialização surgiu na Europa. O país pioneiro na Revolução Industrial ,m meados do Seculo XVIII foi
a) Portugal.
b) França
c) Itália
d) Inglaterra

14. nos setores modernos da industria europeia destaca-se
a) petroquímica, pesqueira e turística.
b) siderurgia, têxtil e alimentícia.
c) eletroeletrônica, metalurgia e pesqueira
d) petroquímica, eletroeletrônica e alimentícia

15. Um dos problemas encontrados pelos países europeus é a produção de energia, de forma segura e que não agrida ao meio ambiente. Uma das fontes de energias limpas, que estão sendo bem divulgadas e que muitos estão investindo é a energia
a) nuclear.
b) eólica.
c) termelétrica
d) hidrelétrica.

68 comentários:

  1. Olá professor Inácio, sou educadora na rede estadual em MG em geografia, preciso do gabarito das avaliações: DOMINGO, 3 DE JULHO DE 2011

    Prova de Geografia - 9º ano - junho - 2011. Estou querendo tirar uma dúvida do meu gabarito. Att, Chris Nogueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá! Eu sou aluna e justamente hoje a professora deu essa atividade em teste, eu errei duas questões, e como ela não me disse qual era as certas, resolvi procurar na internet e achei esse post. Bom eu vou escrever as respostas que EU acertei ok? Mas se estiver errado alguma delas me perdoem...

      1-a
      2-d
      3-c (não tenho certeza)
      4-b
      5-c
      6- não sei
      7-d
      8- não sei
      9-c
      10-b
      11-a
      12-c
      13-b
      14-d
      15-b

      Excluir
    3. Oi!Eu também fiz essa prova e tenho o gabarito:
      1-a
      2-d
      3-c
      4-b
      5-c
      6-d
      7-d
      8-a
      9-c
      10-b
      11-a
      12-c
      13-d
      14-d
      15-b

      Excluir
    4. 3 O japão fica na Asia nada a ver com Europa

      Excluir
    5. Porém, causou impactos no mundo todo inclusive na Alemanha.

      Excluir
    6. a 3 é letra B afinal de contas a explosão nuclear aconteceu na Alemanha pelo o auto consumo de energia e a fiscalização inadequada

      Excluir
    7. acredito que tu tenhas errado em algumas respostas

      Excluir
  2. ola td bem, sou professora de geografia moro em sc, se possível tem como mandar o gabarito..
    obrigada
    rosimar.ferreira@gmail.com
    obrigada

    ResponderExcluir
  3. por favor alguem sabe com eu consigo o gabarito dessa prova por gentileza quem souber pode postar a resposta por favor.

    ResponderExcluir
  4. ola sou professora de geografia e gotaria de obter o gabarito...
    obrigado
    cleosucesso@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. eu queria obter o gabarito da prova. sou um aluno do 9 ano

    ResponderExcluir
  6. Sou professora do 9° ano. Você pode eme mandar o gabarito para eu poder conferir com as minhas respostas???

    ResponderExcluir
  7. Sou professora do 9° ano. Você pode eme mandar o gabarito para eu poder conferir com as minhas respostas?

    ResponderExcluir
  8. Sou professora do 9° ano. Você pode eme mandar o gabarito para eu poder conferir com as minhas respostas?

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Olá sou professora da rede publica estadual do Paraná gostaria de receber o gabarito da prova pois estou em dúvida em uma questão desde já obrigado meu email: cris_fbg19@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostaria que me enviasse o gabarito para eu poder conferir as respostas.
    Obrigada!
    Meu e-mail é dn-barroso@bol.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Gostaria que me enviasse o gabarito para eu poder conferir as respostas.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Oi, sou do 9° ano e gostaria de conferir o gabarito pois, quero compara-lo ao meu grau de conhecimento e tambem para me ajudar em uma prova que terei relacionada ao assunto ...
    meu email: name.chansung@gmail.com
    Se puder me ajudar eu agradeço!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, sou do 9° ano e gostaria de conferir o gabarito pois, quero compara-lo ao meu grau de conhecimento e tambem para me ajudar em uma prova que terei relacionada ao assunto ...
    meu email: name.chansung@gmail.com
    Se puder me ajudar eu agradeço!!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Gostaria de receber o gabarito...
    Obrigada!
    liviabarcelos@ig.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostaria de receber o gabarito.
    Sou professor de geografia 9°ano
    Muito obrigado
    mjbm_mau@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. TA FEIO A GENTE ALUNO SE FERRA PRA FAZER E PROFESSOR FORMADO PRECISANDO DE GABARITO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou boba vendo esses educadores solicitando gabarito! Kkkkkkkk

      Excluir
    2. Uma pouca vergonha... n consigo interpretar ou querem comodidade ou a formação é uma merda!!!

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. OI iNACIO GOSTARIA DE SABER O GABARITO DA PROVA ,MANDE P MIM POR FAVOR
    izabelsousa2@hotmail .com

    ResponderExcluir
  20. gostaria de receber o gabarito , mende no meu email por favor . fkribeiro@live.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Gostaria que me enviasse o gabarito para eu poder conferir as respostas.
    Obrigada!
    Meu e-mail é: marcosad12347@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. oi, você poderia me mandar o gabarito porfavor?
    alice.lemos9@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Olá! Preciso do gabarito para conferir as respostas! Poderia me enviar?
    Fabiavargas31@Gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown19 de dezembro de 2015 06:33

      Olá! Preciso do gabarito para conferir as respostas! Poderia me enviar?por favor
      rutepva@gmail.com

      Excluir
  24. Poderia me enviar o gabarito poirs preciso conferir as resposta obrigado

    Yhago1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de receber o gabarito! Mande no email rafaelnaves2001@gmail

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola voce poderia me envia o gabarito
      jhu_3l@hotmail.com
      desde ja obrigada

      Excluir
    2. ola voce poderia me envia o gabarito
      jhu_3l@hotmail.com
      desde ja obrigada

      Excluir
  26. preciso do gabarito para conferir as respostas por favor. desde já agradeço
    joel.lima120@gmail.com

    ResponderExcluir
  27. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO
    EMAIL: ibella.ribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. GOSTARIA DE RECEBER O GABARITO
    EMAIL: ibella.ribeiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Gostaria de receber o gabarito, obrigado.
    Mande no email: ellenpe_gois@outlook.com

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de receber o gabarito, obrigado.
    Mande no email: ellenpe_gois@outlook.com

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de receber o gabarito, obrigado.
    jhu_3l@hotmail.com

    ResponderExcluir
  32. Gostaria de receber o gabarito, obrigada
    steffany.andrade23@gmail.com

    ResponderExcluir
  33. Os professores deveriam inventar as próprias perguntas já que são formados Pra isso.Uma vergonha.

    ResponderExcluir
  34. Olá, gostei muito da prova. Senti falta do gabarito. Teria como enviá-lo para mim?

    ResponderExcluir
  35. Olá, Gostaria de receber o gabarito por favor...

    ResponderExcluir
  36. Olá, Gostaria de receber o gabarito por favor...

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Xeresca!!! sou aluno e odeio GEOGRAFIA é um nojooooooo Xeresca

    ResponderExcluir
  39. Olá, pode enviar o gabarito para professorgeo12@gmail.com, Obg.

    ResponderExcluir
  40. Queria o gabarito- lizianavilar@hotmail.com

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Ola,boa noite gostaria q me enviasse o gabarito por favor lennny81@hotmail.com

    ResponderExcluir
  43. Por favor gostaria de obter o gabarito!
    viniciuscosta1348@gmail.com

    ResponderExcluir
  44. Por favor gostaria de obter o gabarito!
    viniciuscosta1348@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Olá! Eu sou aluna e justamente hoje a professora deu essa atividade em teste, eu errei duas questões, e como ela não me disse qual era as certas, resolvi procurar na internet e achei esse post. Bom eu vou escrever as respostas que EU acertei ok? Mas se estiver errado alguma delas me perdoem...

    1-a
    2-d
    3-c (não tenho certeza)
    4-b
    5-c
    6- não sei
    7-d
    8- não sei
    9-c
    10-b
    11-a
    12-c
    13-b
    14-d
    15-b

    ResponderExcluir
  46. Olá! Eu sou aluna e justamente hoje a professora deu essa atividade em teste, eu errei duas questões, e como ela não me disse qual era as certas, resolvi procurar na internet e achei esse post. Bom eu vou escrever as respostas que EU acertei ok? Mas se estiver errado alguma delas me perdoem...

    1-a
    2-d
    3-c (não tenho certeza)
    4-b
    5-c
    6- não sei
    7-d
    8- não sei
    9-c
    10-b
    11-a
    12-c
    13-b
    14-d
    15-b

    ResponderExcluir
  47. Preciso de conferir o gabarito tem com me enviar.Obrigada
    Edivaniabatista2007@hotmail,com

    ResponderExcluir
  48. Ola boa noite gostari de receber o gabarito.annesaores@gmail.com

    ResponderExcluir
  49. OLÁ, TE ELOGIEI POR DEIXAR QUE COPIÁSSEMOS SUAS PROVAS, MAS FAÇO UMA CRÍTICA, QUAL O PROBLEMA EM COLOCAR O GABARITO? NÃO, QUE EU NÃO SAIBA RESOLVER, MAS FACILITA, NÃO VEJO NADA DEMAIS ALGUÉM PEDI-LO.

    ResponderExcluir
  50. Agradeço à empresa de empréstimos Elegant por me ajudar a garantir um empréstimo de US $ 1.000.000,00 para estabelecer meu supermercado Foodstuff em diferentes lugares. Há quatro anos que procuro ajuda financeira. Mas agora, estou completamente estressado, livre de toda a ajuda do agente de crédito Sr. Russ Harry. Portanto, aconselho qualquer pessoa que busque fundos para melhorar seu negócio a entrar em contato com esta grande empresa para obter ajuda, e ela é real e testada. Você pode contatá-los por meio de - E-mail --Elegantloanfirm@Hotmail.com- ou Whats-app +393511617486.

    ResponderExcluir
  51. Bom dia a todos lendo esta mensagem

    Se você está passando por tempos difíceis ou pobreza
    Se você tem dívidas e precisa de ajuda urgente para pagá-las
    Se você precisa de dinheiro para começar um negócio ou para qualquer ocasião importante
    Então aconselho que você solicite o cartão master / ATM já instalado, com este cartão master / ATM você pode sacar até $ 5000 grátis todos os dias durante 6 meses, usei este cartão master / ATM e gostei muito e ser feliz. Ligue / envie uma mensagem de texto em +1 (985) 465-8370 para obter este cartão mestre / caixa eletrônico. Email immedaite thomasunlimitedhackers@gmail.com

    Agradecer

    ResponderExcluir