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quarta-feira, 22 de junho de 2011

História 9º ano junho

1. "(...) o produto industrial norte-americano cresceu continuamente durante a dé­cada de 1920, alcançando níveis sem paralelo em todo o mundo. ( ... ) Essa era de prosperidade e abundância econômica foi subitamente interrompida em 24 de outubro de 1929. Nesse dia, que ficou conhecido como 'a quinta-feira negra', o valor dos títu­los negociados na bolsa de Nova York iniciou uma trajetória descendente, abalando profundamente todos os negócios. Os empresários, atemorizados e descrentes, efe­tuaram cortes drásticos na produção e nos investimentos. A conseqüência disso foi o declínio da renda nacional e o desemprego em massa, o que, por sua vez, minou ainda mais a confiança na economia. Enquanto perdurou esse círculo vicioso, milha­res de corporações faliram, milhões de trabalhadores foram para a rua. ( ... ) Cerca de um quarto das pessoas viu-se privado dos meios necessários para garantir a sobrevi­vência. ( ... ) Particularmente duros foram os efeitos da crise para os negros e outros grupos minoritários. ( ... ).
(SHERMAN, Howard J.  & SHERMAN, E. K. História do pensamento econômico, Petrópolis: Vozes, 1978, 164.)
 A situação retratada pode ser justificada pelo(a)
a) aumento dos gastos dos Estados Unidos com a Primeira Guerra Mundial.
b) desajuste econômico originado da má administração das indústrias dos Estados Unidos que não adotaram os ideais liberais.
c) aumento de investimento em setores pouco rentáveis como o da indústria de base.
d) superprodução da indústria dos Estados Unidos devido a  diminuição das exportações.

2. "Quando a crise estourou, o governo do presidente Hoover, do Partido Republicano, adotou uma atitude passiva, de acordo com o sistema liberal dominante nos Estados Unidos. Mas os anos passaram e a crise permaneceu. Viu-se então que os empresários americanos e o governo republicano que os representava não seriam capazes de solucioná-la. Nas eleições presidenciais, os republicanos apresentaram a candidatura de Herbert Hoover à reeleição, mas ele foi derrotado pelo candidato dos democratas."
O candidato vencedor foi
a) John Kennedy.
b) George Washington.
c) Fraklin Roosevelt.
d) Harry Truman.

3. O período entre as duas guerras mundiais (1919 - 1939) foi marcado por
a) crise do capitalismo, do liberalismo e da democracia e polarização ideológica entre fascismo e comunismo.
b) sucesso do capitalismo, do liberalismo e da democracia e coexistência fraterna entre fascismo e comunismo.
c) estagnação das economias socialistas e capitalistas e aliança entre os EUA e a URSS para deter o avanço fascista da Europa.
d) coexistência pacífica entre os blocos americano e soviético e surgimento do capitalismo monopolista.

4. O nazismo e o fascismo surgiram
a) do desenvolvimento de partidos nacionalistas, com pregações em favor de um Executivo forte, totalitário, com o objetivo de solucionar crises generalizadas diante da desorganização surgida após a Primeira Guerra.
b) da esperança de conseguir estabilidade com a união das "doutrinas liberais" de tendências individualistas.
c) com a instituição do parlamentarismo na Itália e na Alemanha, agregando partidos populares.
d) com o enfraquecimento da alta burguesia e o apoio do governo às camadas lideradas pelos sindicatos socialistas;

5. “Todo poder aos sovietes” Esta frase de Lenin estabelecia uma das bases da Revolução Bolchevique.  Sobre os Sovietes, podemos dizer que
a) representavam os conselhos populares formados pela burguesia industrial, os camponeses e os operários. 
b) era uma Assembléia capaz do organizar a classe operária e instaurar a ditadura do proletariado através da luta armada.
c) significa comitês, eram congressos que reuniam trabalhadores, soldados e camponeses.
d) um tipo de assembléia chamada Duma que congregaria representantes os trabalhadores e de outras classes sociais.

6. Com a Revolução Russa de 1917, chegaram ao poder os bolcheviques. As principais medidas estabelecidas pelos bolcheviques ao chegar ao poder foram
a)a  estatização das fábricas, bancos, confisco dos bens e propriedades, distribuição dos latifúndios aos camponeses, retirada da Rússia da guerra
b) manter a Rússia na guerra, aplicar a economia de mercado e derrubar o governo provisório.
c) abolir a censura à imprensa, legalizar os partidos políticos e conceder anistia aos exilados políticos. 
d) derrubar o  Czar, manter a Rússia na guerra, não atender a principal reivindicação dos camponeses: a reforma agrária.

7. Durante os 21 anos em que esteve no poder, Mussoline conseguiu resolver alguns problemas que havia muito tempo abalavam a Itália. Exemplo disso foi a crise entre o estado italiano e o papado, por causa da perda dos territórios da Igreja com a unificação italiana (1870). Mussolini resolveu o problema por meio das negociações coma a Igreja, que resultaram no
a) Tratado de Latrão.
b) Tratado Europeu.
c) Tratado do Atlântico Norte
d) Tratado de Tordesilhas.

8. “Seu êxito (de Hitler) foi possível pelo caos e (pela) desintegração do governo alemão que se seguiram à crise econômica de 1929 e foi resultado da complacência política de conservadores e comunistas para com o ‘fenômeno grotesco e transitório’ do nazismo (…).Mas o nazismo foi também produto do passado, ainda que não um inevitável produto, pela conjunção de uma série de fatores de natureza diversa: entre eles o autoritarismo, o militarismo, o racismo, o fracasso da revolução democrática de 1848, a derrota na Primeira Guerra Mundial, a hiperinflação dos primeiros anos 1920, a já referida crise econômica aberta em 1929.”
(Adaptado de Boris Fausto. Folha de São Paulo, 11/12/2007)
A partir do texto do historiador Boris Fausto, analise as afirmações:
I. O nazismo foi um movimento idealizado exclusivamente por Hitler.
II. A crise de 1929 provocou o caos e a desintegração do governo alemão.
III. A fracassada revolução democrática de 1848 é apontada como causa remota do nazismo.
IV. A Alemanha ficou imune aos efeitos da Primeira Guerra Mundial.
V. O racismo explica, em parte, a ascensão do nazismo.
São corretas apenas as afirmações:
a) I, II e III
b) I, II e V
c) II, III e V
d) II, IV e V

9. Observe a imagem abaixo:


Em janeiro de 1905, milhares de pessoas foram mortas a tiros pelas tropas do governo da Rússia, em São Petersburgo. Este Episódio ficou conhecido como
a) Sexta-feira negra.
b) Domingo sangrento.
c) Sábado de sangue.
d) Quinta explosiva.

10. As ideias que inspiraram a Revolução Russa foram baseadas nas teorias de
a) Karl Marx e Friedrich Engels.
b) Benito Mussolini e Adolf Hitler.
c) Lênin e Trotsky.
d) Karl Marx e Trotsky.

11. O crack da Bolsa de valores de Nova Iorque, em outubro de 1929, além de colocar os
Estados Unidos numa situação de calamidade, arrastou consigo quase todos os países do mundo
Apenas um país europeu não foi diretamente afetado pela crise, até porque não adotava o sistema capitalista. Este país era
a) a Itália
b) a Inglaterra
c) a França
d) a União Soviética 

12.  Observe a imagem:


A foto acima mostra dois grandes personagens históricos, que estão diretamente ligados
a) a Revolução Russa.
b) aos regimes totalitários denominados Fascismo e Nazismo
c) a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
d) a luta por melhores salários dos operários americanos no período entre guerras.

13. Sobre a "Crise de 1929", podemos indicar que
a) iniciou nos Estados Unidos e se alastrou por todo o mundo devido à interdependência entre a economia americana e a de numerosos outros países, principalmente aqueles que recebiam empréstimos americanos.
b) apesar da queda da Bolsa de Nova York, o capital financeiro não foi atingido pela crise. A venda de ações foi mantida impedindo a falência de investidores e bancos.
c) apesar de seu afastamento da economia capitalista, a União Soviética também foi afetada pela crise de 1929.
d) iniciou-se no Brasil, e espalhou-se rapidamente pelo mundo.

14. Observe esta imagem:


A charge retratada na imagem faz uma comparação entre as crises do capitalismo ocorrida em 1929 e em 2008. Observando-a, de acordo com o contexto da época, podemos concluir que
a) ambas as crises tiveram o mesmo desfecho.
b) na crise de 1929, foram afetadas apenas as classes mais altas.
c) em ambas as crises, houve muito desemprego.
d) não houveram problemas com desempregos em ambas as crises.

15. A crise de 1929 ficou conhecida como
a) Grande Sofrimento.
b) Grande Satisfação.
c) Grande Indignação.
d) Grande Depressão.

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