1 Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após
a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos, comandado por Franklin
Roosevelt, lançou o programa intitulado
a) Pacto de Varsóvia
b) New Deal
c) Acordo de 1931
d) Projeto
Manhattan
2 Observe
a imagem:
O american way of life (ou 'estilo de
vida americano') foi desenvolvido na década de 20, amparado pelo bem-estar
econômico que desfrutavam os Estados Unidos. O sinal mais significativo deste
way of life é o consumismo, materializado na compra exagerada de
eletrodomésticos e veículos.
Os anos de 1920 ficaram conhecidos como
a) anos rebeldes.
b) anos felizes
c) anos passados
d) anos
cruéis.
3 Observe
a imagem:
A foto acima mostra dois grandes
personagens históricos do século XX, que são Mussolini da Itália e Hitler da
Alemanha, que estão diretamente ligados
a) a Revolução Russa.
b) aos regimes totalitários denominados
Fascismo e Nazismo
c) a quebra da bolsa de valores de Nova
Iorque.
d) a luta por melhores salários dos
operários americanos no período entre guerras.
4 Sobre
a "Crise de 1929", podemos indicar que
a) iniciou nos Estados Unidos e se alastrou por todo o mundo devido à
interdependência entre a economia americana e a de numerosos outros países,
principalmente aqueles que recebiam empréstimos americanos.
b) apesar da queda da Bolsa de Nova York, o capital financeiro não foi atingido
pela crise. A venda de ações foi mantida impedindo a falência de investidores e
bancos.
c) apesar de seu afastamento da economia capitalista, a União Soviética também
foi afetada pela crise de 1929.
d) iniciou-se no Brasil, e espalhou-se rapidamente pelo mundo.
5 Observe:
A imagem retrata uma situação em que o
homem tenta vender por pouco dinheiro um carro, porém não encontra compradores,
devido a grave crise que se instalou a partir da quebra da bolsa de Nova York.
Esse período ficou conhecido como
a) Grande Sofrimento.
b) Grande Satisfação.
c) Grande Indignação.
d) Grande
Depressão.
6 “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É
também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para
atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes
de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.” Benito
Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um
instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico
da doutrina fascista era
a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação
infantil e com a militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares,
visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do
conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o
indivíduo de uma mente analítica.
7 Entre os fatores que caracterizaram o nazismo e
outros governos totalitários na Europa estão, exceto:
a) concentração de poder nas mãos de uma
pessoa ou pequeno grupo de pessoas, organizadas em um partido único.
b) extinção das liberdades e dos
direitos individuais e coletivos, repressão sem limites com controle da vida
pública e privada das pessoas.
c) uso da comunicação de massa para
exaltar o governo e a figura do líder e difundir a ideologia do partido,
perseguição implacável aos opositores do regime.
d) tratamento
tolerante e respeitoso dispensado contra as minorias como homossexuais,
imigrantes, ciganos e judeus.
8 Observe esta imagem:
A charge retratada na imagem faz uma
comparação entre as crises do capitalismo ocorrida em 1929 e em 2008.
Observando-a, de acordo com o contexto da época, podemos concluir que
a) ambas as crises tiveram o mesmo
desfecho.
b) na crise de 1929, foram afetadas
apenas as classes mais altas.
c) em ambas as crises, houve muito
desemprego.
d) não
houveram problemas com desempregos em ambas as crises.
9 Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai
pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A
companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famílias nas terras. Se
esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente
gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da
gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas terras e
expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse trator e um tanque de guerra.
Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os,
ferindo-os."
(John
Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972)
De acordo com o texto, a situação do
camponês norte-americano após a crise de 1929 pode ser caracterizada pelo fato
a) dos camponeses ficarem arruinados,
desempregados e em condições totalmente precárias.
b) do aumento da oferta de emprego no
campo.
c) do crescente investimento nas
atividades agrícolas durante os anos de 1920.
d) dessa
crise não atingir o campo, somente as fábricas nas cidades.
10 A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo
capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira
medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o
"New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas
principais desse programa foi o(a)
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.
11 No dia 8 de maio de 1945 deu-se a completa rendição da
Alemanha. Esse dia ficou considerado como o Dia da Vitória na Europa. No
entanto no Extremo Oriente a guerra prosseguia por mais quatro meses, até a
rendição do Japão em setembro de 1945.
A rendição do Japão se deu pelo fato
a) da rendição incondicional e conjunta
da Alemanha, Itália e Japão.
b) da explosão das bombas atômicas em
Hiroshima e Nagasaki.
c) Da reunião de São Francisco, onde se
estabeleceu as bases para a ONU.
d) De acordo
com a Itália e o Japão e a rendição incondicional da Alemanha.
12 Podemos
apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial
a) a rivalidade política e militar entre
Alemanha e Itália no final da década de 1930.
b) o surgimento e fortalecimento, na
década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos
expansionistas e militaristas.
c) a política expansionista da França,
que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da
década de 1930.
d) a aliança
militar estabelecida por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década
de 1930.
13 Qual das alternativas abaixo aponta o marco inicial
da Segunda Guerra Mundial?
a) O ataque do Japão à base militar
norte-americana de Pearl Harbor.
b) Os diversos bombardeios britânicos a
várias cidades alemãs.
c) A invasão da Polônia pelas forças
armadas da Alemanha em 1º de setembro de 1939.
d) O
estabelecimento de acordos militares entre Alemanha, Itália e Japão.
14 Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido
como Eixo era composto pelos seguintes países
a) Alemanha, Itália e Japão.
b) França, Inglaterra e Estados Unidos.
c) Alemanha, Itália e Rússia.
d)
Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.
15 Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro
afirmar que
a) Estados Unidos e Grã-Bretanha foram
os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
b) embora a guerra tenha terminado em
1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
c) Alemanha, Itália e Japão saíram
derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
d) Japão,
Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente
após a Segunda Guerra Mundial.
16 Leia o poema e depois responda.
A rosa de Hiroshima/“Pensem nas crianças/Mudas
telepáticas/Pensem nas meninas/Cegas inexatas/Pensem nas mulheres/Rotas
alteradas/Pensem nas feridas/Como rosas cálidas/Mas oh não esqueçam/Da rosa da
rosa/Da rosa de Hiroshima/A rosa hereditária/A rosa radioativa/Estúpida e
inválida/A antirrosa atômica/Sem cor sem perfume/Sem rosa
Sem nada
MORAES,
Vinicius de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympo, 1977
Podemos considerar que o texto acima
debate
a) a herança terrível das bombas
atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaki, no final da 2ª
Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a
paz.
b) a poesia não trata dos problemas
relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
c) as armas atômicas nunca seriam usadas
como forma de poder entre as potências mundiais.
d) a paz só
será garantida com a utilização de armas atômicas.
17 Os Estados Unidos iniciaram sua participação na
Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a)
a) ataque japonês a base naval
americana de Pearl Harbor.
b) invasão da França por tropas
italianas.
c) política de implantação do Plano
Marshall, que favorecia a industrialização do país
d) apoio dado pela ONU aos países
latino-americanos participantes do conflito
Bolívia
18 O
ataque à base naval de Pearl Harbor ocorreu em 07 de dezembro de 1941,
onde a marinha americana foi atacada pelos japoneses. Esse acontecimento tornou-se um dos mais decisivos para o desfecho da
Segunda Guerra Mundial. Esse ataque
a) representou a primeira grande derrota
dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra
cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
b) criou condições favoráveis para os
aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico
decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
c) contribuiu para o aumento do poderio
estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total das
forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
d) marcou a
derrota final dos países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o
símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.
19 Na batalha de Stalingrado os soviéticos
impuseram a maior derrota ao exército alemão. Essa vitória pôs fim ao mito de
invencibilidade alemã e representou o início da contra-ofensiva soviética. Um
grande aliado natural em favor dos soviéticos na luta contra os alemães foi
a) o rigoroso verão russo,
responsável pela fuga dos alemães.
b) as chuvas fortíssimas.
c) o rigoroso inverno russo,
semelhante ao que ocorreu com a França de Napoleão Bonaparte.
d) os
terrenos de difícil acesso.
20 Observe a imagem:
Ela retrata o Holocausto, que foi o
extermínio deliberado do povo
a) italiano.
b) judeu.
c) japonês.
d) russo.
Me manda gabarito por favor, Gihkamilly@gmail.com
ResponderExcluirVoce tem o gabarito ainda?
ExcluirMe manda o gabarito por favor
ResponderExcluirCade o gabarito desgraça
ResponderExcluirCadê o gabarito ... Por favor se alguém tiver nem manda urgente???
ResponderExcluirGostaria muito de ter acesso ao gabarito.
ResponderExcluirONDE TA O GABARITO
ResponderExcluirgabarito como achar
ResponderExcluirAlguém tem o gabarito??????
ResponderExcluirA b c d d e a e d d a c c a d
ExcluirA b c d d e a e d d a c c a d
ExcluirA b c d d e a e d d a c c a d
ExcluirEssas são as respostas?
ExcluirManda aqui jailsonnsillva17@gmail.com
ResponderExcluir?????????
ResponderExcluirAs respostas é essas ai
ResponderExcluirCade as respostas?
ResponderExcluirObrigada!
ResponderExcluir