quarta-feira, 21 de junho de 2017

Avaliação - História - 9º ano - 2º Bimestre - 2017

1 Para conter os efeitos da depressão que ocorreu após a Crise de 1929, o governo dos Estados Unidos, comandado por Franklin Roosevelt, lançou o programa intitulado
a) Pacto de Varsóvia
b) New Deal
c) Acordo de 1931
d) Projeto Manhattan

2 Observe a imagem:
O american way of life (ou 'estilo de vida americano') foi desenvolvido na década de 20, amparado pelo bem-estar econômico que desfrutavam os Estados Unidos. O sinal mais significativo deste way of life é o consumismo, materializado na compra exagerada de eletrodomésticos e veículos.
Os anos de 1920 ficaram conhecidos como
a) anos rebeldes.
b) anos felizes
c) anos passados
d) anos cruéis.

3 Observe a imagem:
A foto acima mostra dois grandes personagens históricos do século XX, que são Mussolini da Itália e Hitler da Alemanha, que estão diretamente ligados
a) a Revolução Russa.
b) aos regimes totalitários denominados Fascismo e Nazismo
c) a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque.
d) a luta por melhores salários dos operários americanos no período entre guerras.

4 Sobre a "Crise de 1929", podemos indicar que
a) iniciou nos Estados Unidos e se alastrou por todo o mundo devido à interdependência entre a economia americana e a de numerosos outros países, principalmente aqueles que recebiam empréstimos americanos.
b) apesar da queda da Bolsa de Nova York, o capital financeiro não foi atingido pela crise. A venda de ações foi mantida impedindo a falência de investidores e bancos.
c) apesar de seu afastamento da economia capitalista, a União Soviética também foi afetada pela crise de 1929.
d) iniciou-se no Brasil, e espalhou-se rapidamente pelo mundo.

5 Observe:
A imagem retrata uma situação em que o homem tenta vender por pouco dinheiro um carro, porém não encontra compradores, devido a grave crise que se instalou a partir da quebra da bolsa de Nova York. Esse período ficou conhecido como
a) Grande Sofrimento.
b) Grande Satisfação.
c) Grande Indignação.
d) Grande Depressão.

6 “O fascismo não é apenas fundador de instituições. É também educador. Pretende reconstruir o homem, seu caráter, sua fé. Para atingir esse objetivo, o fascismo conta com a autoridade e disciplina capazes de penetrar no espírito das pessoas e aí reinar completamente.” Benito Mussolini
O governo fascista italiano empenhou-se em fazer da educação pública um instrumento capaz de impor sua doutrina para toda a sociedade. O ideal básico da doutrina fascista era
a) submeter o indivíduo à total obediência ao Estado, começando com a educação infantil e com a militarização da vida escolar.
b) promover, para os jovens, competições esportivas e desfiles paramilitares, visando exaltar a capacidade intelectual dos indivíduos.
c) a transformação das instituições educacionais, voltadas para a excelência do conhecimento acadêmico e intelectual.
d) propagar a educação física e a preparação militar, capazes de dotar o indivíduo de uma mente analítica.

7 Entre os fatores que caracterizaram o nazismo e outros governos totalitários na Europa estão, exceto:
a) concentração de poder nas mãos de uma pessoa ou pequeno grupo de pessoas, organizadas em um partido único.
b) extinção das liberdades e dos direitos individuais e coletivos, repressão sem limites com controle da vida pública e privada das pessoas.
c) uso da comunicação de massa para exaltar o governo e a figura do líder e difundir a ideologia do partido, perseguição implacável aos opositores do regime.
d) tratamento tolerante e respeitoso dispensado contra as minorias como homossexuais, imigrantes, ciganos e judeus.

8 Observe esta imagem:
 
A charge retratada na imagem faz uma comparação entre as crises do capitalismo ocorrida em 1929 e em 2008. Observando-a, de acordo com o contexto da época, podemos concluir que
a) ambas as crises tiveram o mesmo desfecho.
b) na crise de 1929, foram afetadas apenas as classes mais altas.
c) em ambas as crises, houve muito desemprego.
d) não houveram problemas com desempregos em ambas as crises.

9 Uma família isolada mudava-se de suas terras. O pai pedira dinheiro emprestado ao banco e agora o banco queria as terras. A companhia das terras quer tratores em vez de pequenas famílias nas terras. Se esse trator produzisse os compridos sulcos em nossa própria terra, a gente gostaria do trator, gostaria dele como gostava das terras quando ainda eram da gente. Mas esse trator faz duas coisas diferentes: traça sulcos nas terras e expulsa-nos dela. Não há quase diferença entre esse trator e um tanque de guerra. Ambos expulsam os homens que lhes barram o caminho, intimidando-os, ferindo-os."
(John Steinbeck, AS VINHAS DA IRA, 1972) 
De acordo com o texto, a situação do camponês norte-americano após a crise de 1929 pode ser caracterizada pelo fato
a) dos camponeses ficarem arruinados, desempregados e em condições totalmente precárias.
b) do aumento da oferta de emprego no campo.
c) do crescente investimento nas atividades agrícolas durante os anos de 1920.
d) dessa crise não atingir o campo, somente as fábricas nas cidades.

10 A grave crise econômico-financeira que atingiu o mundo capitalista, na década de 30, tem suas origens nos Estados Unidos. A primeira medida governamental que procurou, internamente, solucionar essa crise foi o "New Deal", adotado por Roosevelt, em 1933. Uma das medidas principais desse programa foi o(a)
a) encerramento dos investimentos governamentais em obras de infra-estrutura.
b) fim do planejamento e da intervenção do Estado na economia.
c) imediata suspensão da emissão monetária.
d) política de estímulo à criação de novos empregos.

11 No dia 8 de maio de 1945 deu-se a completa rendição da Alemanha. Esse dia ficou considerado como o Dia da Vitória na Europa. No entanto no Extremo Oriente a guerra prosseguia por mais quatro meses, até a rendição do Japão em setembro de 1945.
A rendição do Japão se deu pelo fato
a) da rendição incondicional e conjunta da Alemanha, Itália e Japão.
b) da explosão das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki.
c) Da reunião de São Francisco, onde se estabeleceu as bases para a ONU.
d) De acordo com a Itália e o Japão e a rendição incondicional da Alemanha.

12 Podemos apontar como uma das principais causas da Segunda Guerra Mundial
a) a rivalidade política e militar entre Alemanha e Itália no final da década de 1930.
b) o surgimento e fortalecimento, na década de 1930, de governos totalitários na Europa, com objetivos expansionistas e militaristas.
c) a política expansionista da França, que invadiu e conquistou vários territórios na Europa e na África no final da década de 1930.
d) a aliança militar estabelecida por Itália, Alemanha e Estados Unidos no começo da década de 1930.

13 Qual das alternativas abaixo aponta o marco inicial da Segunda Guerra Mundial?
a) O ataque do Japão à base militar norte-americana de Pearl Harbor.
b) Os diversos bombardeios britânicos a várias cidades alemãs.
c) A invasão da Polônia pelas forças armadas da Alemanha em 1º de setembro de 1939.
d) O estabelecimento de acordos militares entre Alemanha, Itália e Japão.

14 Na Segunda Guerra Mundial, o bloco militar conhecido como Eixo era composto pelos seguintes países
a) Alemanha, Itália e Japão.
b) França, Inglaterra e Estados Unidos.
c) Alemanha, Itália e Rússia.
d) Inglaterra, Estados Unidos e Rússia.

15 Sobre o final da Segunda Guerra Mundial, é verdadeiro afirmar que
a) Estados Unidos e Grã-Bretanha foram os países derrotados e tiveram que reconhecer o domínio alemão na Europa.
b) embora a guerra tenha terminado em 1945, o Japão assinou a rendição apenas em 1948.
c) Alemanha, Itália e Japão saíram derrotados, marcando o fim dos governos fascistas na Europa.
d) Japão, Estados Unidos e França foram os países que mais saíram fortalecidos politicamente após a Segunda Guerra Mundial.

16 Leia o poema e depois responda.
A rosa de Hiroshima/“Pensem nas crianças/Mudas telepáticas/Pensem nas meninas/Cegas inexatas/Pensem nas mulheres/Rotas alteradas/Pensem nas feridas/Como rosas cálidas/Mas oh não esqueçam/Da rosa da rosa/Da rosa de Hiroshima/A rosa hereditária/A rosa radioativa/Estúpida e inválida/A antirrosa atômica/Sem cor sem perfume/Sem rosa
Sem nada
MORAES, Vinicius de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympo, 1977
Podemos considerar que o texto acima debate
a) a herança terrível das bombas atômicas atiradas em Hiroshima e Nagasaki, no final da 2ª Guerra Mundial, levantando a necessidade de sua lembrança para defendermos a paz.
b) a poesia não trata dos problemas relativos à bomba atômica, à guerra e à paz.
c) as armas atômicas nunca seriam usadas como forma de poder entre as potências mundiais.
d) a paz só será garantida com a utilização de armas atômicas.

17 Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a)
a) ataque japonês a base naval americana de Pearl Harbor.
b) invasão da França por tropas italianas.
c) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país
d) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito
Bolívia

18 O ataque à base naval de Pearl Harbor ocorreu em 07 de dezembro de 1941, onde a marinha americana foi atacada pelos japoneses. Esse acontecimento tornou-se um dos mais decisivos para o desfecho da Segunda Guerra Mundial. Esse ataque
a) representou a primeira grande derrota dos aliados, uma vez que os japoneses passaram a utilizar armas atômicas contra cidades asiáticas, porque estas defendiam os aliados.
b) criou condições favoráveis para os aliados na luta contra as forças nazi-fascistas, pois foi um fato histórico decisivo para a entrada dos Estados Unidos da América na guerra.
c) contribuiu para o aumento do poderio estratégico e militar dos alemães, haja vista o aniquilamento quase total das forças americanas e de seus aliados no Leste Europeu.
d) marcou a derrota final dos países que faziam parte da Tríplice Entente, tornando-se o símbolo da restauração da democracia e do liberalismo em toda a Europa.

19 Na batalha de Stalingrado os soviéticos impuseram a maior derrota ao exército alemão. Essa vitória pôs fim ao mito de invencibilidade alemã e representou o início da contra-ofensiva soviética. Um grande aliado natural em favor dos soviéticos na luta contra os alemães foi
a) o rigoroso verão russo, responsável pela fuga dos alemães.
b) as chuvas fortíssimas.
c) o rigoroso inverno russo, semelhante ao que ocorreu com a França de Napoleão Bonaparte.
d) os terrenos de difícil acesso.

20 Observe a imagem:
Ela retrata o Holocausto, que foi o extermínio deliberado do povo
a) italiano.
b) judeu.
c) japonês.
d) russo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário