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segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Atividade - História - 7º ano

1 (EF07HI03) - Relacione as afirmações com a civilização.

(A) MAIAS

(B) INCAS

(C) ASTECAS

( ) A CAPITAL DO Império era a cidade de Tenochtitlán.

(  ) O imperador era considerado filho do Sol.

( ) Desenvolveram a metalurgia, trabalhavam com bronze, cobre, ouro e prata.

( ) O sistema de registro era feito por cordões coloridos com nó.

(  ) As cidades de Palenque e Copan eram centros cerimoniais religiosos.

(  ) Os escravos podiam ter bens e se casar com mulheres livre, os filhos eram livres.

( ) Plantavam em terraços, degraus, irrigados com as águas das montanhas.

(  ) Criavam lhamas, vicunhas e alpacas.

(  ) Na época da conquista, eram governados por Montezuma II.

2 (EF07HI03)  - A civilização asteca tinha por centro a região que hoje corresponde:

a) ao México;

b) ao Caribe;

c) ao litoral pacífico dos EUA;

d) ao Peru;

3 (EF07HI03) - A capital asteca impressionou os espanhóis pela quantidade de habitantes (estima-se um número entre 200.000 e 300.000 habitantes) e pela grandiosidade das construções. Os espanhóis a conquistaram em 1521 sob a liderança de Hernán Cortés. Estamos falando de:

a) Teotihuacan

b) Calpulli

c) Tenochtitlán

d) Yucatã

4 (EF07HI04) - Entre os séculos XV e XVIII, a transição do feudalismo para o capitalismo, no mundo ocidental, engloba um conjunto de transformações econômicas e sociais, entre as quais identificamos corretamente a (o):

a) fragmentação da propriedade fundiária senhorial e monárquica.

b) substituição da produção das manufaturas pelo sistema de corporações de ofícios.

c) supremacia das rotas terrestres e mediterrâneas no comércio com o oriente.

d) desenvolvimento da vida urbana através das atividades comerciais.

 

5 (EF07HI04) - A crise do Feudalismo acabou gerando também um declínio das relações feudais. Entretanto, o modelo político que se adequou inicialmente ao desenvolvimento do capitalismo foi o absolutismo monárquico. Ao contrário da figura dos senhores feudais, nesse modelo político:

a) tinham centralidade os presidentes, que eram eleitos democraticamente.

b) tinha centralidade a figura dos caudilhos.

c) tinha destaque central a figura do monarca.

 

d) tinha ampla repercussão a figura de Lenin.

 

6 (EF07HI04) - O Renascimento, amplo movimento artístico, literário e científico, expandiu-se da Península Itálica por quase toda a Europa, provocando transformações na sociedade. Sobre o tema, é correto afirmar que:

a) o racionalismo renascentista reforçou o princípio da autoridade da ciência teológica e da tradição medieval.

b) os estudiosos do período buscaram apoio no método experimental e na reflexão racional, valorizando a natureza e o ser humano.

c) nesse período, reafirmou-se a ideia de homem cidadão, que terminou por enfraquecer os sentimentos de identidade nacional e cultural, os quais contribuíram para o fim das monarquias absolutas.

d) o humanismo pregou a determinação das ações humanas pelo divino e negou que o homem tivesse a capacidade de agir sobre o mundo, transformando-o de acordo com sua vontade e interesse.

7 (EF07HI04) - Nos séculos XIV e XV, a Itália foi a região mais rica e influente da Europa. Isso ocorreu devido à:

a) iniciativa pioneira na busca do caminho marítimo para as Índias.

b) centralização precoce do poder monárquico nessa região.

c) ausência completa de relações feudais em todo o seu território.

d) combinação de desenvolvimento comercial com pujança artística.

8 (EF07HI04) - Qual das alternativas abaixo apresenta características do Renascimento Cultural?

A) Teocentrismo; valorização da cultura egípcia; valorização da religião; estética fora da realidade.

B) Geocentrismo; valorização apenas de temas religiosos; influência do misticismo; estética monocromática.

c) Antropocentrismo; valorização da cultura greco-romana; valorização da Ciência e da razão; busca do conhecimento em várias áreas.

D) Temas não relacionados com a realidade; pobreza de cores nas pinturas; Teocentrismo; valorização de temas abstratos. 

9 (EF07HI05) - Qual das alternativas abaixo aponta uma das causas da Reforma Protestante do século XVI?

A) O enfraquecimento da burguesia comercial no século XV.

B) A crise enfrentada pela Igreja Católica desde o final da Idade Média.

C) O fortalecimento das religiões politeístas na Europa desde o começo da Idade Média (século V).

D) A Peste Negra do século XIV que afastou a maioria dos europeus da Religião Católica.

10 (EF07HI05) - De que forma o Renascimento Cultural e Científico influenciou a Reforma Protestante?

A) As descobertas científicas e a valorização da ciência e da razão colocaram em cheque muitas posições da Igreja Católica, abrindo espaço para o surgimento do movimento reformista.

B) As obras de arte do Renascimento não abordavam temas religiosos, deixando de lado os valores cristãos.

C) Os artistas do Renascimento, principalmente Leonardo do Vinci e Michelangelo, organizaram politicamente os reis europeus em prol da Reforma Protestante.

D) Os escritores renascentistas ajudaram Lutero e Calvino na redação dos princípios reformistas.

11 (EF07HI05) - Por que grande parte da burguesia comercial europeia apoiou a Reforma Calvinista?

A) Porque os burgueses tinham grande interesse no enfraquecimento da Igreja Católica, na ressurgimento da Ciência e na volta do sistema feudal de produção.

B) Porque a burguesia comercial tinha interesses na compra das terras da Igreja Católica em toda Europa.

C) Ao contrário da Igreja Católica, o Calvinismo não condenava as práticas econômicas e financeiras que visavam o lucro.

D) Porque os membros da Igreja Calvinista, além do próprio Calvino, poderiam ajudar financeiramente os burgueses em suas atividades comerciais.

12 (EF07HI05) - Sobre a Reforma Luterana é correto afirmar:

A) A Reforma Luterana teve início na Inglaterra e teve forte apoio dos camponeses e monges franciscanos.

B) A Reforma Luterana foi idêntica à Reforma Calvinista, pois ambas eram contrárias a grande parte dos valores cristãos.

C) Lutero condenou os dogmas da Igreja Católica, a venda de indulgências e defendeu a ideia de que a salvação do homem ocorria apenas pela fé.

D) Ela teve pouco impacto na Europa no século do século XVI, pois quase ninguém aderiu aos ideais de Martinho Lutero.

 

13 (EF07HI05) - Sobre a Contrarreforma (reação da Igreja Católica à Reforma Protestante) é correto afirmar que:

A) O movimento contrarreformista não teve o apoio do papa e dos bispos católicos, pois eles acreditavam que não havia nada o que fazer para evitar o avanço do protestantismo na Europa.

B) Ela conseguiu enfraquecer e terminar com todas as religiões protestantes já no século XVI.

C) Ela conseguiu instalar a paz religiosa na Europa, evitando qualquer tipo de perseguição ou conflito religioso.

D) Ela retomou o Tribunal do Santo Oficio, determinou a catequização de indígenas nas terras descobertas e criou o Índice de Livros Proibidos.

14 (EF07HI10) - O início da colonização portuguesa no Brasil, no chamado período “pré-colonial” (1500-1530), foi marcado pelo(a):

A) envio de expedições exploratórias do litoral e pelo escambo do pau-brasil;

B) plantio e exploração do pau-brasil, associado ao tráfico africano.

C) deslocamento, para a América, da estrutura administrativa e militar já experimentada no Oriente;

D) fixação de grupos missionários de várias ordens religiosas para catequizar os indígenas;

15 (EF07HI10) - Assinale a alternativa correta a respeito do período pré-colonial brasileiro:

A) Os franceses não reconheciam o domínio português, tanto que chegaram a se estabelecer no Rio de Janeiro e no Maranhão.

B) O trabalho intenso de Anchieta e Nóbrega na catequese dos índios tinha o objetivo de impedir a escravização do gentio.

C) A ocupação temporária europeia, por meio de feitorias, deveu-se à inexistência de organização social produtora de excedentes negociáveis.

D) A cordialidade dos indígenas contrastava com a hostilidade europeia dos portugueses, cujo objetivo metalista conduzia sempre à prática da violência.

16 (EF07HI10)  - Sobre o período chamado Brasil Colônia, assinale a alternativa INCORRETA:

A) A esquadra de Pedro Álvares Cabral saiu da Espanha.
B) O monte que os portugueses avistaram foi chamado de Monte Pascoal.
C) Quando chegaram nas terras brasileiras os portugueses rezaram uma missa.
D) O escrivão da esquadra de Cabral era Pero Vaz de Caminha.

17 (EF07HI10)  - Podemos afirmar sobre o período da mineração no Brasil que:

A) atraídos pelo ouro, vieram para o Brasil aventureiros de toda espécie, que inviabilizaram a mineração.
B) a exploração das minas de ouro só trouxe benefícios para Portugal.
C) a mineração deu origem a uma classe média urbana que teve papel decisivo na independência do Brasil.
D) a mineração contribuiu para interligar as várias regiões do Brasil e foi fator de diferenciação da sociedade.

18 (EF07HI10)- No Brasil colonial, a escravidão caracterizou-se essencialmente:

A) por sua vinculação exclusiva ao sistema agrário exportador;

B) pelo incentivo da Igreja e da Coroa à escravidão de índios e negros;

C) por estar amplamente distribuída entre a população livre, constituindo a base econômica da sociedade;

D) por destinar os trabalhos mais penosos aos negros e mais leves aos índios;

19 (EF07HI10) - Quais as características dominantes da economia colonial brasileira?

A) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura;

B) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil;

C) monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;

D) pequenas vilas mercantis, monocultura de exportação e trabalho servil;

e) propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.

20 (EF07HI10) - No século XVII, contribuíram para a penetração do interior brasileiro:

A) o desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e a cultura de algodão;

B) o apresamento de indígenas e a procura de riquezas minerais;

C) a necessidade de defesa e o controle aos franceses;

D) o fim do domínio espanhol e a restauração da monarquia portuguesa;

 

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