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segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Atividade de Geografia - 6º ano

 1. Quando caía aquela chuva forte, que durava uns dois dias, podia ver que a lavoura ficava mais verdejante. Gostava de contemplar o aspecto desse lugar após uma chuvarada.

Após ler o texto acima, marque um X na alternativa que representa o conceito envolvido nesse trecho.

a) Paisagem cultural, transformada pelo ser humano.

b) Paisagem onde predominam elementos culturais.

c) Paisagem natural, ainda não transformada.

d) A relação entre os lugares.


2. As afirmações abaixo descrevem modificações da paisagem por meio da ação do ser humano e dos avanços tecnológicos. Após a leitura, marque as alternativas com V (verdadeiro) ou F (falso).

(   ) Nossos ancestrais pouco alteravam as paisagens ao explorar materiais de que necessitavam para construir moradias, produzir vestimentas ou para obter alimentos.

(   ) Os seres humanos estão fazendo grandes alterações na natureza ao explorar recursos naturais por meio de seu trabalho.

(   ) A maior parte das paisagens do nosso planeta ainda não foi transformada diretamente pela ação humana.

(   ) Os avanços tecnológicos presentes, atualmente, na indústria e na agropecuária, aumentaram de forma considerável a produção no campo e na área urbana e provocaram maior impacto na natureza.

3. Observe as imagens e marque com um X a alternativa que mostra a ampliação da transformação da paisagem em decorrência do desenvolvimento de técnicas mais avançadas.

I

II

Rawpixel.com/Shutterstock.com

Imagesofindia/Shutterstock.com

III

IV

Thechatat/Shutterstock.com

Jen Watson/Shutterstock.com


a) As imagens I e IV.

b) Somente a imagem II.

c) As imagens III e IV.

d) Somente a imagem III.

4. Nas aulas de Geografia, o professor definiu que toda paisagem que não sofre interferência do ser humano chama-se paisagem natural e a que sofre ação do ser humano chama-se paisagem transformada. Observe o exemplo do esquema abaixo, que apresenta um elemento natural e transformações que o ser humano pode ocasionar com finalidade de atender às suas necessidades. Complete o diagrama, escrevendo outra ação do ser humano em relação aos rios e, em seguida, crie um exemplo, em forma de diagrama, descrevendo um elemento natural e as modificações que as ações do ser humano podem provocar nessa paisagem.



Rios





Construção de ponte



 










 

5. Escreva uma frase que estabeleça uma relação entre as atividades humanas e o desequilíbrio provocado na natureza.

6. Marque um X na alternativa que identifica o conceito de espaço geográfico e que pode ser associada à imagem a seguir.

Defpicture/Shutterstock.com

Província de Nakhon Sawan, Tailândia.


a) É o espaço não habitado pelo ser humano, formado por florestas, rios, vegetação e fauna.

b) É o espaço que não pode ser transformado, porque não é dinâmico.

c) É o espaço resultante da relação que o ser humano estabelece com a natureza por meio de seu trabalho, ao longo do tempo.

d) É como um retrato que apresenta as características de um lugar, em um dado momento, e não sofre transformações.


7. Encontramos, nos mapas, vários elementos para auxiliar sua interpretação e leitura. Marque um X na alternativa que indica qual é o elemento cartográfico que permite representar a relação de proporção entre a área real e a sua representação.

a) Escala.

b) Orientação.

c) Legenda.

d) Título.

8. Os mapas fornecem uma série de informações, ou seja, tratam de diferentes temáticas. Os mapas podem ser políticos, físicos, demográficos, entre outros. Para tanto, é obrigatório que os elementos cartográficos estejam presentes. Complete as lacunas das frases com os elementos cartográficos listados no boxe que representem suas características.



escala; título; legenda; rosa dos ventos; fonte


A __________________________ é a relação entre as dimensões do que é representado em um mapa e as dimensões reais correspondentes a ele.

A __________________________ indica a origem das informações representadas no mapa.

A ___________________________ mostra os símbolos e as cores empregados e seus respectivos significados.

A ______________________ mostra as direções cardeais, ou apenas o norte, para que o mapa possa ser orientado em relação ao espaço terrestre.

O ________________________ indica o tema que está representado no mapa.


9. O Sol e a Lua sempre despertaram a curiosidade da humanidade e servem como referenciais para nos localizarmos na superfície terrestre. Ao observar o céu, percebemos que o Sol aparece todas as manhãs na mesma direção do horizonte e, no final do dia, se põe na direção oposta.

Explique como podemos identificar os pontos cardeais orientando-nos pelo Sol.

10. No mapa abaixo, escreva o nome dos paralelos e dos meridianos.

Distribuição dos continentes na superfície terrestre

E. Cavalcante

Fontes: Atlas geográfico escolar. 7. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 2016. p. 34.

Em seguida, classifique as alternativas em verdadeiras (V) ou falsas (F) sobre as definições de latitude, longitude, meridiano e paralelos.

(   ) O Círculo Polar Ártico e o Trópico de Câncer encontram-se no Hemisfério Norte.

(   ) A latitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície da Terra em relação à linha do Equador.

(   ) O Meridiano de Greenwich delimita o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.

(   ) No ponto de encontro de um paralelo com um meridiano temos uma coordenada geográfica.

(   ) Longitude é a distância em graus de qualquer ponto da superfície da Terra em relação ao Meridiano de Greenwich.

(   ) O Círculo Polar Antártico é o principal meridiano da Terra.


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