sexta-feira, 15 de abril de 2016

PROVA DE HISTÓRIA - 6º ANO - 1º BIMESTRE - 2016

 QUESTÃO 01 ––––––––––––––––––––––––|
De acordo com a História tradicional, o fato que marca a passagem da Pré-História para a História é
(a) o domínio do fogo.
(b) a descoberta da agricultura.
(c) a invenção da escrita.
(d) o uso das pinturas rupestres.
 QUESTÃO 02 ––––––––––––––––––––––––|
História é a ciência que:
(a) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra.
(b) se fundamenta unicamente em documentos escritos.
(c) estuda os acontecimentos do passado dos homens utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.
(d) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade
 QUESTÃO 03 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
Você gosta do desenho dos Flintstones? Eu gosto! Mas, após estudarmos a Pré-História, podemos afirmar que a imagem ao lado apresenta algumas informações incorretas. Baseando-se nos seus conhecimentos e nas nossas aulas, a informação mais errônea que a imagem nos mostra é
(a) as pessoas de pés descalços, pois na Pré-História não se andava sem calçados.
(b) o dinossauro doméstico, visto que humanos e dinossauros não viveram na mesma época na Terra.
(c) o uso de peles de animais como vestimentas para proteger do frio.
(d) o uso do fogo, pois todos os povos na Pré-História dominavam o fogo.
 QUESTÃO 04 ––––––––––––––––––––––––|
Sabendo que Cultura Material é o conjunto de objetos, e cultura imaterial é tudo aquilo que é produzido pelo ser humano e não pode ser pego, enumere corretamente:
( 1 ) CULTURA MATERIAL
( 2 ) CULTURA IMATERIAL
(     ) tecidos
(     ) danças
(     ) brincadeira de roda
(     ) habitações
(     ) festas
(     ) instrumentos de trabalho
(     ) meios de transporte
(     ) como fazer uma comida
 QUESTÃO 05 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
Ela representa as pinturas rupestres, que são
(a) pinturas feitas por colonizadores portugueses que chegaram ao Brasil no século XVI.
(b) pinturas feitas por europeus que chagaram ao Brasil com a expedição de Cabral.
(c) pinturas feitas em paredes, tetos e outras superfícies de cavernas e abrigos rochosos.
(d) pinturas sem valor algum para a humanidade.
QUESTÃO 06 ––––––––––––––––––––––––|
Os homens nômades estavam sempre a procura de alimentos, como afirma o professor Domingos Teles (Cpaco, MAC, SME), pois os mesmos não tinham a técnica da agricultura, com isso a vida era mais difícil ainda. A expectativa de vida era entre 18 e 20 anos. Qual foi a grande revolução que mudou essa condição de vida do homem Pré-Histórico?
(a) A Revolução Industrial
(b) A Revolução Ambiental
(c) A Revolução Comportamental
(d) A Revolução Agrícola
 QUESTÃO 07 ––––––––––––––––––––––––|
O século é uma unidade de tempo muito utilizada pelos historiadores e é, geralmente, escrito em algarismos romanos: século I, século III, século XI, etc. Escreva a que século pertencem os seguintes anos:
a) 1822 – século ________
b) 2001 – século ________
c) 620 - século ________   
d) 1789 – século ________
e) 1600 - século ________
 QUESTÃO 08––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto abaixo depois responda às perguntas:
Os idosos
Envelhecer é uma grande vitória. Significa estar vivendo há muito tempo, já ter passado por várias experiências e testemunhado inúmeros acontecimentos. Conviver com os idosos é um privilégio, pois temos a possibilidade de partilhar toda essa memória, esse conhecimento acumulado sobre o mundo.
Para a história, os idosos significam uma oportunidade única para recuperar informações sobre o passado. Mais do que isso, é a chance de preservar testemunhos e experiências de sujeitos que, em sua memória, nunca tiveram a oportunidade de registrar seu modo de vida, sua história.
Ao trabalhar com o relato de pessoas idosas, o historiador estará utilizando uma fonte:
(a) Oral
(b) Textual
(c) Visual
(d) Mídia interativa
 QUESTÃO 09––––––––––––––––––––––––|
Os primeiros homens do gênero homo, do qual fazermos parte, originaram-se há cerca de 2 milhões de anos. Eram nômades, caçadores e coletores, utilizavam instrumentos rústicos, de pedra, ossos e madeira. A tirinha abaixo representa um importante passo no desenvolvimento da humanidade. Identifique-o:
(a) Abrigo em cavernas
(b) Descoberta do fogo
(c) Uso de armas
(d) Roupas de pele
QUESTÃO 10–––––––––––––––––––––––––|
Sobre Cultura, podemos dizer que
(a) não há cultura superior a outra, e sim culturas diferentes.
(b) os brancos têm cultura superior a dos negros.
(c) a cultura dos negros é melhor que a dos índios.
(d) os povos de hoje têm cultura superior a dos povos antigos.
QUESTÃO BÔNUS––––––––––––––––––––|
A Disciplina que estuda os acontecimentos antigos, para uma melhor compreensão do presente é
(a) a Matemática.
(b) o Inglês.
(c) a História.
(d) a Geografia

.

6 comentários:

  1. gostaria de obter as respostas, por favor!

    ResponderExcluir
  2. MAIS UMA VEZ PARABÉNS SEU TRABALHO É UM PRIMOR EU FICO ENCANTADA PELA FORMA CLARA E FÁCIL QUE VOCÊ ELABORA AS QUESTÕES.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito desse blog. Sou Professora de Língua Portuguesa, mas sempre gostei muito da área de Humanas. Fiquei encantada com essas atividades tão contextualizadas e interdisciplinares. Amei a presença dos textos nas atividades. Parabéns!!!

    ResponderExcluir