Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Atividade de História - 9º Ano

1 Quais os principais fatores da independência dos povos afro-asiáticos.
2 Como se deu o movimento de independência da Índia?
3 Fale sobre Gandhi. Qual a importância dele para a independência da Índia?
4 Explique como se deu os processos de independência de:
a)   Gana.
b)  Quênia.
c)    Guiné.
d)  Congo
Angola, Moçambique e Guiné-Bissau.
5 O que foi o “apartheid” na África do Sul?
6 Quem foi Nelson Mandela?
7  Associe as colunas.
(1). Subdesenvolvimento
(2). Neutralismo
(3). Neocolonialismo
(4). Apartheid
(5). Descolonização
(     ) Política defendida na conferência de Bandung (1955) por alguns países afro-asiáticos, ante a oposição entre capitalismo e comunismo.
(     ) Estágio em que se encontram países que têm a maioria das atividades econômicas desenvolvida mediante investimentos de capitais estrangeiros e que ostentam grandes desigualdades sociais.
(    ) Política que priva os não-brancos de todos os direitos políticos e civis e da maior parte dos direitos humanos.
(    ) Processo histórico que se traduziu na obtenção gradativa da independência das colônias européias situadas na África e Ásia.
8 Reflitam: · "A verdade e o amor sempre venceram. Houve tiranos e assassinos e eles pareciam invencíveis. Mas, no final, sempre caem. Pense nisso...sempre...". · "A primeira coisa, portanto, é dizer-nos a nós mesmos: Não aceitarei mais o papel de escravo. Não obedecerei às ordens como tais, mas desobedecerei quando estiverem em conflito com minha consciência. O assim chamado patrão poderá surrar-nos e tentar forçar-nos a servi-lo. Direis: Não, não vos servirei por vosso dinheiro ou sob ameaça. Isso poderá implicar sofrimentos. Vossa prontidão em sofrer acenderá a tocha da liberdade que não pode jamais ser apagada". · "Para triunfar a nossa causa estamos dispostos a derramar o nosso sangue - não o vosso".
Este revolucionário orientou o seu povo a exercer a desobediência civil, que está fundamentada no princípio da ação não violenta.
Referimo-nos a:
a) Emiliano Zapata.
b) Mao-Tsé-Tung.
c) Gandhi.
d) Nehru.
e) Kennedy.

Um comentário: