1. USO E POSSE DA TERRA NA AMÉRICA
1.1 Modelo produtivo implantado pelo
colonizador europeu (sistema de
plantation)
D1 - Analisar a dependência colonial
como sendo decorrente do sistema produtivo
implantado na América. (G)
1.2 Uso e exploração da terra entre as
comunidades indígenas
D2 - Reconhecer a inexistência da
propriedade privada da terra entre as comunidades
indígenas americanas antes da chegada
dos europeus. (G)
1.3 Desarticulação das comunidades
indígenas com a colonização européia e o
confronto cultural
D3 - Comparar o tipo de uso e posse da
terra existente entre as comunidades indígenas
na América com o modelo implantado
pelo colonizador europeu. (O)
1.4 A necessidade da demarcação das
terras indígenas no Brasil atual
D4 - Reconhecer a importância da
demarcação das terras indígenas no Brasil atual para
garantir a sobrevivência física e
cultural destas comunidades. (B)
2. MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO
2.1 A concentração de terras e os
conflitos rurais no Brasil
D5 - Relacionar o acirramento dos
conflitos no campo entre garimpeiros e índios com a
concentração de terras no Brasil
atual. (O)
2.2 A mobilização e a organização pelo
direito de uso e propriedade da terra
D6 - Identificar a Reforma Agrária
como sendo a principal reivindicação do MST –
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem
Terra. (B)
D7 - Caracterizar os movimentos
messiânicos de Canudos e do Contestado como sendo
movimentos sociais rurais gerados pela
desigual distribuição da terra no Brasil. (O)
D8 - Identificar a ausência de apoio
governamental para o pequeno produtor rural como
uma das principais razões para as
ações contestatórias deste segmento (carreatas
de agricultores, abandono da produção,
etc.). (B)
D9 - Deduzir que a baixa produção
agrícola de alimentos para o mercado interno é um dos
traços marcantes dos latifúndios
brasileiros. (G)
3. A INTRODUÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO NO
SISTEMA PRODUTIVO COLONIAL
3.1 A questão da escravidão do
indígena e de africanos nas Américas
D10 - Descrever os fatores que levaram
os europeus a substituir os índios pelos africanos
como mão-de-obra escrava fundamental
no Brasil colonial. (B)
3.2 As formas de resistência dos
indígenas e negros à escravidão
D11 - Caracterizar os quilombos como
forma de resistência à escravidão. (O)
3.3 As diferentes formas de trabalho
compulsório na América Espanhola: Mita e
Encomienda
D12 - Explicar o fato de os espanhóis
terem utilizado, fundamentalmente, a mão-de-obra
escrava indígena na América. (G)
4. CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO NA
AMÉRICA E NO BRASIL
4.1 As diversas formas de divisão do
trabalho nas comunidades indígenas
D13 - Associar o trabalho da mulher
nas comunidades indígenas com a atividade agrícola,
preparo de alimentos e artesanato. (O)
4.2 A substituição do trabalho escravo
pelo trabalho livre (imigrante europeu)
D14 - Reconhecer as necessidades que
levaram à substituição da mão-de-obra escrava
pela mão-de-obra livre (expansão do
capitalismo, extinção do tráfico). (B)
4.3 A permanência do sistema
latifundiário no Brasil e as condições de vida e de
trabalho dos “bóias-frias”.
D15 - Associar o sistema latifundiário
colonial brasileiro com a permanência da grande
propriedade rural do Brasil atual. (O)
5. A CONQUISTA DOS DIREITOS POLÍTICOS
E SOCIAIS
5.1 Direitos políticos no Brasil:
normas e práticas
D16 - Identificar os sujeitos sociais
como direito de voto no Brasil atual: homens e mulheres
acima de 16 anos e analfabetos. (B)
5.2 As transformações do papel da
mulher na família e na sociedade brasileira
D17 - Identificar o papel da mulher na
família e na sociedade brasileira. (B)
D18 - Relacionar a crescente
participação da mulher no mercado de trabalho formal com a
modificação de seu papel social no
Brasil de hoje. (O)
6. A EXPANSÃO DOS IDEAIS LIBERAIS NO
BRASIL E NA AMÉRICA
6.1 As reações dos colonos no Brasil
em face das imposições metropolitanas
D19 - Caracterizar a proibição de
livre comércio como sendo uma das razões de revolta dos
colonos contra o domínio
metropolitano. (B)
6.2 As lutas pela conquista da
independência política dos países da América
Latina
D20 - Diferenciar, no processo de
independência, a fragmentação política da América
Espanhola em relação à manutenção da
integridade territorial portuguesa. (O)
7. O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E
URBANIZAÇÃO
7.1 O processo de industrialização e o
êxodo rural no Brasil a partir do século XIX
D21 - Associar o êxodo rural motivado
pelo processo de industrialização ao crescimento
acentuado das cidades do Sudeste
brasileiro a partir da década de cinqüenta. (O)
7.2 O impacto da industrialização
brasileira na vida dos trabalhadores
D22 - Relacionar a desagregação da
produção artesanal têxtil com o crescimento da
industrialização brasileira a partir
da segunda metade do século XIX. (O)
8. A CONQUISTA DOS DIREITOS
TRABALHISTAS NO BRASIL REPUBLICANO
8.1 A mobilização e a organização da
classe trabalhadora e as lutas pela conquista
de seus direitos
D23 - Analisar o papel dos sindicatos
anarquistas nos movimentos operários brasileiros do
início do século. (G)
8.2 A organização do patronato em face
da questão social
D24 - Identificar a aliança do
patronato com os órgãos repressivos (polícia) como forma de
conter os movimentos grevistas da
década de vinte em São Paulo. (B)
9. AS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL
9.1 O coronelismo e as relações de
dominação de compadrio e de vizinhança
D25 - Caracterizar o “voto de
cabresto” como instrumento de dominação política no Brasil
durante a República Velha. (O)
9.2 O poder dos senhores de engenho e
as formas de dominação sobre os
membros da família e dos agregados
D26 - Identificar o senhor de engenho
como a principal autoridade local no período colonial
brasileiro. (B)
10. A EXPANSÃO DO CAPITALISMO NO
BRASIL E O FIM DO IMPÉRIO
10.1 A expansão cafeeira e a
penetração do capitalismo no meio rural
D27 - Associar a expansão da lavoura
cafeeira para o interior de São Paulo com a
penetração da ferrovia na região
durante a segunda metade do século XIX. (O)
10.2 Os fatores da queda da monarquia
D28 - Compreender que a desagregação
do regime escravista contribuiu para o fim do
sistema monárquico. (O)
10.3 As características do regime
republicano
D29 - Identificar o federalismo como
uma das características básicas do regime
republicano implantado no Brasil em
1889. (B)
11. CIDADANIA E RELAÇÕES DE TRABALHO
NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA
11.1 Os conceitos de cidadania nas
Cidades-Estado gregas
D30 - Diferenciar a noção de cidadania
entre Atenas democrática e Esparta aristocrática. (O)
11.2 As características do escravismo
greco-romano
D31 - Constatar que a escravidão foi
um dos elementos fundamentais para a manutenção
do sistema clássico greco-romano. (B)
11.3 As revoltas e rebeliões de
escravos na Grécia e em Roma
D32 - Caracterizar a revolta de
Espártaco (século I a.C.) como um resultado da crise das
instituições da República Romana. (O)
12. RELAÇÕES SOCIAIS NO MUNDO MEDIEVAL
12.1 As relações de suserania e
vassalagem
D33 - Caracterizar o feudo como
elemento fundamental para o estabelecimento das
relações de suserania e vassalagem.
(O)
12.2 As relações entre nobres e servos
D34 - Perceber que as obrigações
servis (corvéia, talha, banalidades e dízimo) constituem
o elemento básico da organização
econômica do sistema feudal. (B)
13. ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO NA
IDADE MODERNA
13.1 As características das monarquias
absolutistas
D35 - Avaliar a teoria do “direito
divino” como um dos sustentáculos da monarquia
absolutista européia. (G)
13.2 As teorias e práticas do
mercantilismo
D36 - Apontar a balança comercial
favorável como um dos elementos básicos do
mercantilismo. (B)
D37 - Apontar o “exclusivo”
metropolitano como um dos elementos básicos do
mercantilismo. (B)
14. AS REVOLUÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS
NOS SÉCULOS XVII E XVIII
14.1 A expansão do capitalismo a
partir da Revolução Industrial
D38 - Compreender a transformação do
sistema doméstico (artesanal) para o sistema de
fábrica durante o processo da Primeira
Revolução Industrial. (O)
14.2 A Revolução Americana de 1776
D39 - Identificar os motivos básicos
(Atos Intoleráveis, Lei do Selo e Lei do Chá) que
promoveram a eclosão do movimento de
independência dos EUA. (B)
14.3 A Revolução Francesa e o período
napoleônico
D40 - Compreender a importância da
Declaração Universal dos Direitos do Homem e do
Cidadão, escrita durante a Revolução
Francesa, para a difusão dos princípios liberais
que norteiam o atual conceito de
cidadania. (O)
15. A MUNDIALIZAÇÃO DO SISTEMA
CAPITALISTA
15.1 O imperialismo nos séculos XIX e
XX (Europa, EUA e Japão)
D41 - Compreender o Imperialismo do
século XIX como um movimento decorrente da
necessidade que os países
industrializados tinham em conseguir fontes de matériasprimas
e mercados consumidores. (O)
15.2 As contradições nas relações
entre as grandes potências e os conflitos
mundiais
D42 - Relacionar a disputa colonial
entre as grandes potências imperialistas do século XIX
e começo do XX com a eclosão dos
conflitos mundiais. (O)
15.3 Ascensão dos regimes totalitários
na Europa (nazi-fascismo e stalinismo)
D43 - Identificar o totalitarismo como
um dos aspectos básicos do nazi-fascismo. (B)
15.4 As características gerais do
mundo após a Segunda Guerra Mundial
D44 - Identificar a Guerra Fria com
tendo sido a disputa indireta entre os EUA e a URSS
pela supremacia mundial. (B)
D45 - Relacionar a desagregação do
socialismo no Leste Europeu com o fim da chamada
Guerra Fria e a ascensão dos EUA como
potência hegemônica mundial. (O)
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