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segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Descritores de História - 9º Ano

1. USO E POSSE DA TERRA NA AMÉRICA

1.1 Modelo produtivo implantado pelo colonizador europeu (sistema de
plantation)
D1 - Analisar a dependência colonial como sendo decorrente do sistema produtivo
implantado na América. (G)

1.2 Uso e exploração da terra entre as comunidades indígenas
D2 - Reconhecer a inexistência da propriedade privada da terra entre as comunidades
indígenas americanas antes da chegada dos europeus. (G)

1.3 Desarticulação das comunidades indígenas com a colonização européia e o
confronto cultural
D3 - Comparar o tipo de uso e posse da terra existente entre as comunidades indígenas
na América com o modelo implantado pelo colonizador europeu. (O)

1.4 A necessidade da demarcação das terras indígenas no Brasil atual
D4 - Reconhecer a importância da demarcação das terras indígenas no Brasil atual para
garantir a sobrevivência física e cultural destas comunidades. (B)

2. MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO

2.1 A concentração de terras e os conflitos rurais no Brasil
D5 - Relacionar o acirramento dos conflitos no campo entre garimpeiros e índios com a
concentração de terras no Brasil atual. (O)

2.2 A mobilização e a organização pelo direito de uso e propriedade da terra
D6 - Identificar a Reforma Agrária como sendo a principal reivindicação do MST –
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. (B)
D7 - Caracterizar os movimentos messiânicos de Canudos e do Contestado como sendo
movimentos sociais rurais gerados pela desigual distribuição da terra no Brasil. (O)
D8 - Identificar a ausência de apoio governamental para o pequeno produtor rural como
uma das principais razões para as ações contestatórias deste segmento (carreatas
de agricultores, abandono da produção, etc.). (B)
D9 - Deduzir que a baixa produção agrícola de alimentos para o mercado interno é um dos
traços marcantes dos latifúndios brasileiros. (G)

3. A INTRODUÇÃO DO TRABALHO ESCRAVO NO SISTEMA PRODUTIVO COLONIAL

3.1 A questão da escravidão do indígena e de africanos nas Américas
D10 - Descrever os fatores que levaram os europeus a substituir os índios pelos africanos
como mão-de-obra escrava fundamental no Brasil colonial. (B)

3.2 As formas de resistência dos indígenas e negros à escravidão
D11 - Caracterizar os quilombos como forma de resistência à escravidão. (O)

3.3 As diferentes formas de trabalho compulsório na América Espanhola: Mita e
Encomienda
D12 - Explicar o fato de os espanhóis terem utilizado, fundamentalmente, a mão-de-obra
escrava indígena na América. (G)

4. CONDIÇÕES DE VIDA E TRABALHO NA AMÉRICA E NO BRASIL

4.1 As diversas formas de divisão do trabalho nas comunidades indígenas
D13 - Associar o trabalho da mulher nas comunidades indígenas com a atividade agrícola,
preparo de alimentos e artesanato. (O)

4.2 A substituição do trabalho escravo pelo trabalho livre (imigrante europeu)
D14 - Reconhecer as necessidades que levaram à substituição da mão-de-obra escrava
pela mão-de-obra livre (expansão do capitalismo, extinção do tráfico). (B)

4.3 A permanência do sistema latifundiário no Brasil e as condições de vida e de
trabalho dos “bóias-frias”.
D15 - Associar o sistema latifundiário colonial brasileiro com a permanência da grande
propriedade rural do Brasil atual. (O)

5. A CONQUISTA DOS DIREITOS POLÍTICOS E SOCIAIS

5.1 Direitos políticos no Brasil: normas e práticas
D16 - Identificar os sujeitos sociais como direito de voto no Brasil atual: homens e mulheres
acima de 16 anos e analfabetos. (B)

5.2 As transformações do papel da mulher na família e na sociedade brasileira
D17 - Identificar o papel da mulher na família e na sociedade brasileira. (B)
D18 - Relacionar a crescente participação da mulher no mercado de trabalho formal com a
modificação de seu papel social no Brasil de hoje. (O)

6. A EXPANSÃO DOS IDEAIS LIBERAIS NO BRASIL E NA AMÉRICA

6.1 As reações dos colonos no Brasil em face das imposições metropolitanas
D19 - Caracterizar a proibição de livre comércio como sendo uma das razões de revolta dos
colonos contra o domínio metropolitano. (B)

6.2 As lutas pela conquista da independência política dos países da América
Latina
D20 - Diferenciar, no processo de independência, a fragmentação política da América
Espanhola em relação à manutenção da integridade territorial portuguesa. (O)

7. O PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO

7.1 O processo de industrialização e o êxodo rural no Brasil a partir do século XIX
D21 - Associar o êxodo rural motivado pelo processo de industrialização ao crescimento
acentuado das cidades do Sudeste brasileiro a partir da década de cinqüenta. (O)

7.2 O impacto da industrialização brasileira na vida dos trabalhadores
D22 - Relacionar a desagregação da produção artesanal têxtil com o crescimento da
industrialização brasileira a partir da segunda metade do século XIX. (O)

8. A CONQUISTA DOS DIREITOS TRABALHISTAS NO BRASIL REPUBLICANO

8.1 A mobilização e a organização da classe trabalhadora e as lutas pela conquista
de seus direitos
D23 - Analisar o papel dos sindicatos anarquistas nos movimentos operários brasileiros do
início do século. (G)

8.2 A organização do patronato em face da questão social
D24 - Identificar a aliança do patronato com os órgãos repressivos (polícia) como forma de
conter os movimentos grevistas da década de vinte em São Paulo. (B)

9. AS RELAÇÕES SOCIAIS NO BRASIL

9.1 O coronelismo e as relações de dominação de compadrio e de vizinhança
D25 - Caracterizar o “voto de cabresto” como instrumento de dominação política no Brasil
durante a República Velha. (O)

9.2 O poder dos senhores de engenho e as formas de dominação sobre os
membros da família e dos agregados
D26 - Identificar o senhor de engenho como a principal autoridade local no período colonial
brasileiro. (B)

10. A EXPANSÃO DO CAPITALISMO NO BRASIL E O FIM DO IMPÉRIO

10.1 A expansão cafeeira e a penetração do capitalismo no meio rural
D27 - Associar a expansão da lavoura cafeeira para o interior de São Paulo com a
penetração da ferrovia na região durante a segunda metade do século XIX. (O)

10.2 Os fatores da queda da monarquia
D28 - Compreender que a desagregação do regime escravista contribuiu para o fim do
sistema monárquico. (O)

10.3 As características do regime republicano
D29 - Identificar o federalismo como uma das características básicas do regime
republicano implantado no Brasil em 1889. (B)

11. CIDADANIA E RELAÇÕES DE TRABALHO NA ANTIGUIDADE CLÁSSICA

11.1 Os conceitos de cidadania nas Cidades-Estado gregas
D30 - Diferenciar a noção de cidadania entre Atenas democrática e Esparta aristocrática. (O)

11.2 As características do escravismo greco-romano
D31 - Constatar que a escravidão foi um dos elementos fundamentais para a manutenção
do sistema clássico greco-romano. (B)

11.3 As revoltas e rebeliões de escravos na Grécia e em Roma
D32 - Caracterizar a revolta de Espártaco (século I a.C.) como um resultado da crise das
instituições da República Romana. (O)

12. RELAÇÕES SOCIAIS NO MUNDO MEDIEVAL

12.1 As relações de suserania e vassalagem
D33 - Caracterizar o feudo como elemento fundamental para o estabelecimento das
relações de suserania e vassalagem. (O)

12.2 As relações entre nobres e servos
D34 - Perceber que as obrigações servis (corvéia, talha, banalidades e dízimo) constituem
o elemento básico da organização econômica do sistema feudal. (B)

13. ABSOLUTISMO E MERCANTILISMO NA IDADE MODERNA

13.1 As características das monarquias absolutistas
D35 - Avaliar a teoria do “direito divino” como um dos sustentáculos da monarquia
absolutista européia. (G)

13.2 As teorias e práticas do mercantilismo
D36 - Apontar a balança comercial favorável como um dos elementos básicos do
mercantilismo. (B)
D37 - Apontar o “exclusivo” metropolitano como um dos elementos básicos do
mercantilismo. (B)

14. AS REVOLUÇÕES ECONÔMICAS E SOCIAIS NOS SÉCULOS XVII E XVIII

14.1 A expansão do capitalismo a partir da Revolução Industrial
D38 - Compreender a transformação do sistema doméstico (artesanal) para o sistema de
fábrica durante o processo da Primeira Revolução Industrial. (O)

14.2 A Revolução Americana de 1776
D39 - Identificar os motivos básicos (Atos Intoleráveis, Lei do Selo e Lei do Chá) que
promoveram a eclosão do movimento de independência dos EUA. (B)

14.3 A Revolução Francesa e o período napoleônico
D40 - Compreender a importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem e do
Cidadão, escrita durante a Revolução Francesa, para a difusão dos princípios liberais
que norteiam o atual conceito de cidadania. (O)

15. A MUNDIALIZAÇÃO DO SISTEMA CAPITALISTA

15.1 O imperialismo nos séculos XIX e XX (Europa, EUA e Japão)
D41 - Compreender o Imperialismo do século XIX como um movimento decorrente da
necessidade que os países industrializados tinham em conseguir fontes de matériasprimas
e mercados consumidores. (O)

15.2 As contradições nas relações entre as grandes potências e os conflitos
mundiais
D42 - Relacionar a disputa colonial entre as grandes potências imperialistas do século XIX
e começo do XX com a eclosão dos conflitos mundiais. (O)

15.3 Ascensão dos regimes totalitários na Europa (nazi-fascismo e stalinismo)
D43 - Identificar o totalitarismo como um dos aspectos básicos do nazi-fascismo. (B)

15.4 As características gerais do mundo após a Segunda Guerra Mundial
D44 - Identificar a Guerra Fria com tendo sido a disputa indireta entre os EUA e a URSS
pela supremacia mundial. (B)
D45 - Relacionar a desagregação do socialismo no Leste Europeu com o fim da chamada

Guerra Fria e a ascensão dos EUA como potência hegemônica mundial. (O)

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