Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 14 de março de 2017

Atividade de História - 9º ano

Imperialismo e Primeira Guerra Mundial

1) A África e a Ásia, apesar de não terem passado pelo mesmo processo intenso de industrialização que ocorreu na Europa, foram continentes importantes para o desenvolvimento do capitalismo no final do século XIX e começo do XX. Que papel lhes foi imposto durante esse período?

2) Elabore um texto sobre o colonialismo europeu do fim do século XIX e começo do XX, apontando suas consequências para a população vítima das invasões europeias.

3) A Primeira Guerra Mundial começou antes mesmo de o primeiro tiro ser disparado. No campo diplomático, muitas alianças foram estabelecidas, configurando as duas forças que se enfrentariam nos fronts. Que motivos levaram à eclosão da guerra e quais foram as alianças estabelecidas antes e durante a Primeira Guerra Mundial?

4) Explique o acontecimento denominado de "PAZ ARMADA".

5) Descreva as dificuldades experimentadas pelos soldados que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra.

6) Faça a leitura do seguinte texto:
“Impôs-se à Alemanha uma paz punitiva, justificada pelo argumento de que o Estado era o único responsável pela guerra e todas as suas consequências (...)”
HOBSBAWM, Eric J., Era dos extremos: o breve século XX: 1914 – 1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
a) Aponte qual foi o principal tratado assinado após a Primeira Guerra Mundial.
b) Com base no texto e nos pontos do Tratado de Versalhes, explique por que o historiador britânico Eric J. Hobsbawm diz que os alemães foram alvo de uma “paz punitiva”

7) Após a guerra algumas mudanças se tornaram inevitáveis na economia e política. Pesquise e identifique o que mudou no cenário político e econômico mundial após a Guerra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário