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quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Questões Educação Musical - CPACO - junho 2018


1 – Observe a imagem abaixo:
Ela retrata os instrumentos utilizados no baião, xote e no forró tradicional, conhecido como “Forró Pé de Serra”. Estes instrumentos são
(a) triângulo, pandeiro e teclado.                                        
(b) pratos, violão e zabumba.
(c) ganzá, sanfona e cajon.                                                 
(d) triângulo, sanfona e zabumba.

2 – Observe a imagem:
Ela representa uma dança típica nordestina, sua origem foi ligada diretamente ao Cangaço especificamente por Lampião e seus companheiros. Ela se refere
(a) samba de roda.                                      
(b) xaxado.
(c) pagode.                                                   
(d) funk.

3 – Observe e analise a charge a seguir:
Explique a sena retratada nela, destacando a comparação feita no título com a fala da personagem:

4 – Leia a letra da música “São João na Roça”, de Luiz Gonzaga
“A fogueira ta queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapa-pé nesse salão
Dança Joaquim com Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mane!
Que eu quero ver
Quero ver paia avuar”
Esta música, que é uma das mais executadas
(a) nas festas juninas.
(b) no carnaval baiano.
(c) nos bailes funks
(d) no natal.

5 – Observe a letra da música Anunciação:
“Na bruma leve das paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu quintal
No teu cavalo Peito nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no varal
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais (...)
A voz do anjo
Sussurrou no meu ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das catedrais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus sinais (...)”
Esta música, composta e interpretada por Alceu Valença, faz uma alusão ao fim da Ditadura Militar, pois foi composta em 1983. Porém alguns elementos revertem a um olhar religioso. Analisando a música pelo viés religioso, observamos que
(a) não se faz referência a nada que se refere a religião, tornando essa afirmativa errônea.
(b) podemos identificar elementos que anunciam a vinda Daquele que regressaria à Terra.
(c) o autor refere-se ao momento da perda da copa do mundo de 1982, ano que a seleção brasileira levava muitas expectativas do povo sofrido.
(d) nas manhãs de domingo as pessoas não se divertiam.

6 – Leia a letra da música “Olha Pro Céu”
“Olha pro céu, meu amor
Vê como ele está lindo
Olha praquele balão multicor
Como no céu vai sumindo
Foi numa noite igual a esta
Que tu me deste o coração
O céu estava assim em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro o teu olhar
Que incendiou meu coração
(...)”
Esta música, que é uma das mais executadas nas festas juninas, foi regravada por vários cantores, mas ficou eternizada na interpretação de
(a) Ivete Sangalo, incorporando essa canção no ritmo de Axé.
(b) Luiz Gonzaga, o eterno “rei do baião”, o artista mais tocado nas festas juninas.
(c) Zeca Pagodinho, onde este incrementou essa música no ritmo de samba.
(d) Elba Ramalho, que a regravou em um dos discos “Grande Encontro”.

7 – É um ritmo típico de Pernambuco e sua popularidade no país se deve ao fato dele ser dançado no Carnaval de Recife, encantando assim nativos e turistas do mundo todo. É uma fusão da marcha, do maxixe e de elementos da capoeira, sendo que o que mais impressiona é a agilidade nos passos de dança, acompanhando o tempo da música. Estamos nos referindo
(a) ao Axé.                                                   
(b) ao Forró.
(c) ao Frevo.                                                
(d) ao Samba de Roda.

8 – Gênero musical relativamente novo se comparado aos outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na Bahia, nos anos 80, durante manifestações populares no carnaval soteropolitano. Este fragmento refere-se
(a) ao Frevo.                                                                 
(b) ao Forró.
(c) ao Axé.                                                                     
(d) ao Samba de Roda.

9 – Tem suas origens no sertão nordestino e remonta à marcante época do cangaço. É sinônimo de alegria, mas também de guerra, pois era dançado sempre que os cangaceiros conquistavam alguma vitória. O nome pra lá de sugestivo vem do barulho que as sandálias faziam ao tocarem no piso sertanejo. Esse ritmo é o
(a) baião.                                                             
(b) xaxado.
(c) xote.                                                                
(d) forró.

10 – O frevo é uma fusão da marcha, do maxixe e de elementos da capoeira, sendo que o que mais impressiona é a agilidade nos passos de dança, acompanhando o tempo da música. Vale destacar que esse ritmo acelerado surgiu no século XIX e segue vigoroso até hoje. O estado onde esse ritmo surgiu e é muito popular é o estado
(a) da Paraíba.                                                   
(b) do Ceará.
(c) da Bahia.                                                     
(d) de Pernambuco.

11 – O xaxado tem suas origens no sertão nordestino e é sinônimo de alegria, como também de guerra, pois
(a) tinha como característica a dança após o carnaval.
(b) era dançado sempre que os cangaceiros conquistavam alguma vitória.
(c) foi eternizado nas gravações de Elba Ramalho.
(d) era utilizado em festas de aniversário.

12 – O samba de roda nasceu no recôncavo baiano e é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos. Ele mescla festa, poesia, dança, música, ludicidade e religiosidade, o que torna esse ritmo muito especial. Todas essas características fazem hoje o samba de roda ser
(a) um de nossos maiores patrimônios culturais.
(b) conhecido apenas no Brasil.
(c) considerado um ritmo sem importância para nossa cultura.
(d) esquecido pela grande mídia.

13 – Esse ritmo contagiante é sinônimo de tradição nordestina. Ele engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes, podendo ser dançado mais colado ou separado do par. Estamos falando do
(a) forró.                                                   
(b) xaxado.
(c) samba de roda.                                    
(d) axé.

14 – Esse ritmo contagiante é sinônimo de tradição nordestina. Ele engloba a quadrilha, o xote, o baião, dentre outras variantes, podendo ser dançado mais colado ou separado do par. Estamos falando do
(a) samba de roda.                                               
(b) xaxado.
(c) axé.                                                                 
(d) forró.

15 – Sobre o Axé podemos dizer que
(a) surgiu no século XXI, tendo menos de 20 anos
(b) é um gênero musical relativamente novo se comparado aos outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na Bahia, nos anos 80, durante manifestações populares no carnaval soteropolitano.
(c) surgiu no interior de São Paulo, concorrendo com a música sertaneja, na década de 70.
(d) é o gênero mais antigo do Brasil, surgindo ainda no período colonial, criado pelos escravos.

16 – Nasceu no recôncavo baiano e é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos. Ele mescla festa, poesia, dança, música, ludicidade e religiosidade, o que torna esse ritmo muito especial. Hoje é um de nossos maiores patrimônios culturais e não é à toa que ele se transformou em um símbolo inconfundível de brasilidade. O texto fala do
(a) samba de roda.                                             
(b) xaxado.
(c) axé.                                                               
(d) forró.

17 – Leia o fragmento de texto abaixo:
“A música sempre esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas, acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.”
(Disponível em www.escolavillare.com.br acesso: 05/06/2018)
Analisando o texto, podemos deduzir que
(a) apesar de fascinante, a música não é importante na cultura da humanidade.
(b) não podemos afirmar que poesias acompanhadas por sons são exemplos do uso artístico da música.
(c) a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente humana.
(d) a música não a concentração e o desenvolvimento do raciocínio.

18 – Observe a imagem:
Dentro do método Kodaly, no manosofo, a sequência das notas da figura é
(a) Dó, Mi, Sol.                                                 
(b)  Mi, Ré, Fá.
(c) Si, Lá, Sol.                                                  
(d) Dó, Ré, Mi.

19 – Observe a imagem:
Dentro do método Kodaly, no manosofo, a sequência das notas da figura é
(a) Dó, Mi, Sol.                                          
(b) Ré, Fá, Lá.
(c) Si, Lá, Sol.                                            
(d) Dó, Ré, Mi.

20 – Observe a imagem:
Dentro do método Kodaly, no manosofo, a sequência das notas da figura é
(a) Dó, Mi, Sol.                                       
(b) Ré, Fá, Lá.
(c) Fá, Dó, Sol.                                        
(d) Dó, Ré, Mi.

21 – Observe e analise a tirinha a seguir:
Você curte as historinhas da turma da Mônica? São personagens bem legais! A tirinha mostra o Cebolinha tocando violão. Analisando a tirinha. É possível observar que
(a) Cebolinha está cantando tão mal que Cascão atirou um sapato nele.
(b) Cascão adorou a música cantada pelo Cebolinha.
(c) Cascão não gostou da música de Cebolinha e foi embora.
(d) Cebolinha estava cantando afinado.

22 – Observe a tirinha de Mafalda:
Ela faz uma crítica
(a) à música clássica.                                          
(b) à música eletrônica.
(c) à música sertaneja.                                        
(d) à música junina.

23 – Descreva o que você entendeu sobre o xaxado:

24 –  De onde surgiu o nome xaxado?




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