1 – Observe a imagem
abaixo:
Ela retrata os instrumentos
utilizados no baião, xote e no forró tradicional, conhecido como “Forró Pé de
Serra”. Estes instrumentos são
(a) triângulo, pandeiro e teclado.
(b) pratos, violão e zabumba.
(c) ganzá, sanfona e cajon.
(d) triângulo, sanfona e zabumba.
2 – Observe a imagem:
Ela representa uma
dança típica nordestina, sua origem foi ligada diretamente ao Cangaço
especificamente por Lampião e seus companheiros. Ela se refere
(a) samba de roda.
(b) xaxado.
(c) pagode.
(d) funk.
3 – Observe e analise
a charge a seguir:
Explique a sena retratada nela, destacando a comparação feita no título
com a fala da personagem:
4 – Leia a letra da
música “São João na Roça”, de Luiz Gonzaga
“A fogueira ta
queimando
Em homenagem a São João
O forró já começou
Em homenagem a São João
O forró já começou
Vamos gente, rapa-pé
nesse salão
Dança Joaquim com
Zabé
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mane!
Que eu quero ver
Quero ver paia avuar”
Esta música, que é uma das mais executadas
Luiz com Yaiá
Dança Janjão com Raque
E eu com Sinhá
Traz a cachaça Mane!
Que eu quero ver
Quero ver paia avuar”
Esta música, que é uma das mais executadas
(a) nas festas juninas.
(b) no carnaval baiano.
(c) nos bailes funks
(d) no natal.
5 – Observe a letra
da música Anunciação:
“Na bruma leve das
paixões
Que vêm de dentro
Tu vens chegando
Pra brincar no meu
quintal
No teu cavalo Peito
nu, cabelo ao vento
E o sol quarando
Nossas roupas no
varal
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus
sinais (...)
A voz do anjo
Sussurrou no meu
ouvido
Eu não duvido
Já escuto os teus
sinais
Que tu virias
Numa manhã de domingo
Eu te anuncio
Nos sinos das
catedrais
Tu vens, tu vens
Eu já escuto os teus
sinais (...)”
Esta música, composta
e interpretada por Alceu Valença, faz uma alusão ao fim da Ditadura Militar,
pois foi composta em 1983. Porém alguns elementos revertem a um olhar
religioso. Analisando a música pelo viés religioso, observamos que
(a) não se faz referência a nada que se refere a religião,
tornando essa afirmativa errônea.
(b) podemos identificar elementos que anunciam a vinda Daquele
que regressaria à Terra.
(c) o autor refere-se ao momento da perda da copa do mundo
de 1982, ano que a seleção brasileira levava muitas expectativas do povo
sofrido.
(d) nas manhãs de domingo as pessoas não se divertiam.
6 – Leia a letra da
música “Olha Pro Céu”
“Olha pro céu, meu
amor
Vê como ele está
lindo
Olha praquele balão
multicor
Como no céu vai
sumindo
Foi numa noite igual
a esta
Que tu me deste o
coração
O céu estava assim em
festa
Pois era noite de São
João
Havia balões no ar
Xote, baião no salão
E no terreiro o teu
olhar
Que incendiou meu
coração
(...)”
Esta música, que é uma das mais executadas nas festas juninas, foi regravada por vários cantores, mas ficou eternizada na interpretação de
Esta música, que é uma das mais executadas nas festas juninas, foi regravada por vários cantores, mas ficou eternizada na interpretação de
(a) Ivete Sangalo, incorporando essa canção no ritmo de Axé.
(b) Luiz Gonzaga, o eterno “rei do baião”, o artista mais tocado
nas festas juninas.
(c) Zeca Pagodinho, onde este incrementou essa música no
ritmo de samba.
(d) Elba Ramalho, que a regravou
em um dos discos “Grande Encontro”.
7 – É um ritmo típico
de Pernambuco e sua popularidade no país se deve ao fato dele ser dançado no
Carnaval de Recife, encantando assim nativos e turistas do mundo todo. É uma
fusão da marcha, do maxixe e de elementos da capoeira, sendo que o que mais
impressiona é a agilidade nos passos de dança, acompanhando o tempo da música.
Estamos nos referindo
(a) ao Axé.
(b) ao Forró.
(c) ao Frevo.
(d) ao Samba de Roda.
8 – Gênero musical
relativamente novo se comparado aos outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na
Bahia, nos anos 80, durante manifestações populares no carnaval soteropolitano.
Este fragmento refere-se
(a) ao Frevo.
(b) ao Forró.
(c) ao Axé.
(d) ao Samba de Roda.
9 – Tem suas origens
no sertão nordestino e remonta à marcante época do cangaço. É sinônimo de
alegria, mas também de guerra, pois era dançado sempre que os cangaceiros
conquistavam alguma vitória. O nome pra lá de sugestivo vem do barulho que as
sandálias faziam ao tocarem no piso sertanejo. Esse ritmo é o
(a) baião.
(b) xaxado.
(c) xote.
(d) forró.
10 – O frevo é uma
fusão da marcha, do maxixe e de elementos da capoeira, sendo que o que mais
impressiona é a agilidade nos passos de dança, acompanhando o tempo da música.
Vale destacar que esse ritmo acelerado surgiu no século XIX e segue vigoroso
até hoje. O estado onde esse ritmo surgiu e é muito popular é o estado
(a) da Paraíba.
(b) do Ceará.
(c) da Bahia.
(d) de Pernambuco.
11 – O xaxado tem
suas origens no sertão nordestino e é sinônimo de alegria, como também de
guerra, pois
(a) tinha como característica a dança após o carnaval.
(b) era dançado sempre que os cangaceiros conquistavam
alguma vitória.
(c) foi eternizado nas gravações de Elba Ramalho.
(d) era utilizado em festas de
aniversário.
12 – O samba de roda
nasceu no recôncavo baiano e é resultado da mistura entre diferentes ritmos
africanos. Ele mescla festa, poesia, dança, música, ludicidade e religiosidade,
o que torna esse ritmo muito especial. Todas essas características fazem hoje o
samba de roda ser
(a) um de nossos maiores patrimônios culturais.
(b) conhecido apenas no Brasil.
(c) considerado um ritmo sem importância para nossa cultura.
(d) esquecido pela grande mídia.
13 – Esse ritmo
contagiante é sinônimo de tradição nordestina. Ele engloba a quadrilha, o xote,
o baião, dentre outras variantes, podendo ser dançado mais colado ou separado
do par. Estamos falando do
(a) forró.
(b) xaxado.
(c) samba de roda.
(d) axé.
14 – Esse ritmo
contagiante é sinônimo de tradição nordestina. Ele engloba a quadrilha, o xote,
o baião, dentre outras variantes, podendo ser dançado mais colado ou separado
do par. Estamos falando do
(a) samba de roda.
(b) xaxado.
(c) axé.
(d) forró.
15 – Sobre o Axé
podemos dizer que
(a) surgiu no século XXI, tendo menos de 20 anos
(b) é um gênero musical relativamente novo se comparado aos
outros ritmos nordestinos. Ele nasceu na Bahia, nos anos 80, durante
manifestações populares no carnaval soteropolitano.
(c) surgiu no interior de São Paulo, concorrendo com a
música sertaneja, na década de 70.
(d) é o gênero mais antigo do Brasil, surgindo ainda no
período colonial, criado pelos escravos.
16 – Nasceu no
recôncavo baiano e é resultado da mistura entre diferentes ritmos africanos.
Ele mescla festa, poesia, dança, música, ludicidade e religiosidade, o que
torna esse ritmo muito especial. Hoje é um de nossos maiores patrimônios
culturais e não é à toa que ele se transformou em um símbolo inconfundível de
brasilidade. O texto fala do
(a) samba de roda.
(b) xaxado.
(c) axé.
(d) forró.
17 – Leia o fragmento
de texto abaixo:
“A música sempre
esteve presente na cultura da humanidade. As poesias trovadorescas,
acompanhadas por sons, e os poemas simbolistas, que visam à musicalidade nas
suas criações, são exemplos do uso artístico da música, no qual o objetivo é
proporcionar prazer aos ouvidos e evocar sentimentos.
A música é
reconhecida por muitos pesquisadores como uma modalidade que desenvolve a mente
humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar,
facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em
questões reflexivas voltadas para o pensamento.”
(Disponível em
www.escolavillare.com.br acesso: 05/06/2018)
Analisando o texto,
podemos deduzir que
(a) apesar de fascinante, a música não é importante na
cultura da humanidade.
(b) não podemos afirmar que poesias acompanhadas por sons
são exemplos do uso artístico da música.
(c) a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma
modalidade que desenvolve a mente humana.
(d) a música não a concentração
e o desenvolvimento do raciocínio.
18 – Observe a
imagem:
Dentro do método
Kodaly, no manosofo, a sequência das notas da figura é
(a) Dó, Mi, Sol.
(b) Mi, Ré, Fá.
(c) Si, Lá, Sol.
(d) Dó, Ré, Mi.
19 – Observe a
imagem:
Dentro do método
Kodaly, no manosofo, a sequência das notas da figura é
(a) Dó, Mi, Sol.
(b) Ré, Fá, Lá.
(c) Si, Lá, Sol.
(d) Dó, Ré, Mi.
20 – Observe a
imagem:
Dentro do método
Kodaly, no manosofo, a sequência das notas da figura é
(a) Dó, Mi, Sol.
(b) Ré, Fá, Lá.
(c) Fá, Dó, Sol.
(d) Dó, Ré, Mi.
21 – Observe e
analise a tirinha a seguir:
Você curte as
historinhas da turma da Mônica? São personagens bem legais! A tirinha mostra o
Cebolinha tocando violão. Analisando a tirinha. É possível observar que
(a) Cebolinha está cantando tão mal que Cascão atirou um
sapato nele.
(b) Cascão adorou a música cantada pelo Cebolinha.
(c) Cascão não gostou da música de Cebolinha e foi embora.
(d) Cebolinha estava cantando
afinado.
22 – Observe a
tirinha de Mafalda:
Ela faz uma crítica
(a) à música clássica.
(b) à música eletrônica.
(c) à música sertaneja.
(d) à música junina.
23 – Descreva o que
você entendeu sobre o xaxado:
24 – De onde surgiu o nome xaxado?
Nenhum comentário:
Postar um comentário