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sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Ciências - 7º ano - Alto Lindo - setembro 2018


1. A flor é uma parte muito importante das plantas. Ela é responsável pela
(a) reprodução das plantas.
(b) disseminação das sementes.
(c) absorção de nutrientes do solo.
(d) absorção do gás carbônico para a planta realizar a fotossíntese.

2. Observe a gravura:
Torresmo preparou um sanduíche para lanchar na escola. Porém esqueceu de come-lo e deixou dentro da mochila durante vários dias. Desenvolveram-se no pão os chamados bolores, que Torresmo o chamou da forma popular de “mofo”. O desenvolvimento desses bolores explica-se pelo fato do bolor representar
(a) uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única bactéria que contaminou o pão.
(b) o levedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma coloração escura.
(c) um agrupamento de microrganismos que aparecem no pão, por geração espontânea.
(d) um conjunto de fungos, originados de esporos existentes no ar e que se desenvolveram no pão.

3. Torresmo descobriu, em sua pesquisa para aula de Ciências, que a decomposição de restos de plantas e animais forma o húmus, camada superior do solo, rica em nutrientes. Descobriu ainda que o processo de decomposição ocorre devido à ação de seres vivos presentes no solo denominados
(a) bactérias e fungos.
(b) cianobactérias e vírus.
(c) eucariontes e autótrofos.
(c) vírus e protozoários

4. As pteridófitas são plantas diferentes das briófitas pelo fato de já possuírem um sistema vascular. Por esse fato, possuem uma estatura um pouco maior que os musgos, porém pequena se comparada com as angiospermas. Vivem em ambientes úmidos, possuem raiz e caule definido, podendo ser epífias (vivem sobre o tronco de árvores) ou aquáticas. Os principais exemplos de pteridófitas são as samambaias e as avencas
Devido a usa beleza, resistência e fácil manuseio, as samambaias e avencas são
(a) utilizadas na alimentação humana.
(b) utilizadas na ornamentação de ambientes.
(c) utilizadas para cobrir casas.
(d) utilizadas para fabricação de tinta.

5. Quando Torresmo nasceu, um médico observou várias vesículas brancas na mucosa dos lábios dele, diagnosticou a doença como sapinho. Dona Maria Preá ficou preocupada, mas o médico a tranquilizou, onde corretamente informou tratar-se de uma doença causada por
(a) vírus.
(b) fungos.
(c) protozoários.
(d) bactérias.

6. Analise a descrição abaixo:
“Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizoides e não possui vasos condutores”.
Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do grupo das plantas com as características apresentadas.
(a) Briófitas.                                                     
(b) Gimnospermas.
(c) Pteridófitas.                                              
(d) Angiospermas.

7. Conta a Bíblia que Noé, certa vez, ao tomar o suco de uva proveniente de suas videiras, notou que o mesmo estava com seu gosto alterado. Bebeu-o assim mesmo e se embriagou. O fenômeno se deve ao fato de o açúcar ter se transformado em álcool etílico, graças a reações provocadas pela presença de leveduras, que são
(a) bactérias.
(b) fungos.
(c) protozoários.
(d) algas.

8. Os musgos são os melhores exemplos de briófitas. Nas briófitas, a inexistência de um sistema vascular condutor de seiva e a ocorrência de gametas flagelados móveis determinam que essas plantas sejam
(a) consideradas mais evoluídas que as algas.
(b) sempre de porte pequeno e vivam em locais úmidos e sombreados.
(c) de ocorrência exclusivamente aquática, principalmente marinha.
(d) independentes de um substrato para fixação e da água durante a fecundação.

9. As únicas plantas que formam sementes num estágio de sua vida são:
(a) gimnospermas e angiospermas
(b) angiospermas e briófitas
(c) gimnospermas e pteridófitas
(d) briófitas e pteridófitas

10. Observe a imagem:
Ela retrata um beija-flor em seu ambiente natural. Importante na polinização, o beija-flor se alimenta
(a) das folhas da planta.
(b) dos frutos.
(c) das flores.
(d) do néctar das flores.

11. No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o zigoto, o óvulo e o ovário originam, respectivamente,
(a) fruto, semente e embrião.
(b) embrião, fruto e semente.
(c) embrião, semente e fruto.
(d) semente, fruto e embrião.

12. As gimnospermas possuem semente nua, isto é, sem um fruto envolvendo essa estrutura. Além dessa característica marcante, podemos citar diversas outras características presentes nesse grupo de plantas. Das alternativas abaixo, marque a única alternativa que indica uma característica ausente nas gimnospermas.
(a) Flores
(b) Folhas.
(c) Caules.
(d) Raiz.

13. O pé de atleta, ou frieira, é uma doença causada por fungos que desencadeia coceira, vermelhidão e descamamento da pele entre os dedos e na planta do pé. As doenças causadas por fungos são chamadas de
(a) micoses.
(b) fungoses.
(c) fungites.
(d) sinusite.

14. Na Feira de Ciências de sua escola, Torresmo fez um experimento simples para demonstrar a fermentação. Ele adicionou fermento biológico no caldo de cana, obtendo-se, como produto final, álcool, gás carbônico e água. O fermento biológico é constituído
(a) por algas.
(b) por bactérias fotossintetizantes.
(c) por ácido carbônico em pó.
(d) por fungos microscópios, conhecido como leveduras.

15. Observe a imagem:
O filme conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se formar na faculdade e está desiludida com a perspectiva de ter apenas uma escolha de carreira: fabricar mel.
No desenrolar da história, percebe-se que as abelhas têm um papel importantíssimo no equilíbrio da vida na terra. As abelhas são importantes agentes
(a) da fabricação de oxigênio.
(b) da diminuição do gás carbônico da atmosfera.
(c) da polinização de plantas.
(d) da despoluição das águas.


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