1. A flor é uma parte muito importante das plantas. Ela é responsável
pela
(a) reprodução das plantas.
(b) disseminação das sementes.
(c) absorção de nutrientes do solo.
(d) absorção do gás carbônico para a planta realizar a fotossíntese.
Torresmo preparou um sanduíche para lanchar na escola. Porém esqueceu
de come-lo e deixou dentro da mochila durante vários dias. Desenvolveram-se no
pão os chamados bolores, que Torresmo o chamou da forma popular de “mofo”. O
desenvolvimento desses bolores explica-se pelo fato do bolor representar
(a) uma colônia de bactérias que se desenvolveu a partir de uma única
bactéria que contaminou o pão.
(b) o levedo usado no preparo do pão, que se desenvolveu e tomou uma
coloração escura.
(c) um agrupamento de microrganismos que aparecem no pão, por geração
espontânea.
(d) um conjunto de fungos, originados de esporos existentes no ar e que
se desenvolveram no pão.
3. Torresmo descobriu, em sua pesquisa para aula de Ciências, que a
decomposição de restos de plantas e animais forma o húmus, camada superior do
solo, rica em nutrientes. Descobriu ainda que o processo de decomposição ocorre
devido à ação de seres vivos presentes no solo denominados
(a) bactérias e fungos.
(b) cianobactérias e vírus.
(c) eucariontes e autótrofos.
(c) vírus e protozoários
4. As pteridófitas são plantas diferentes das briófitas pelo fato de já
possuírem um sistema vascular. Por esse fato, possuem uma estatura um pouco
maior que os musgos, porém pequena se comparada com as angiospermas. Vivem em
ambientes úmidos, possuem raiz e caule definido, podendo ser epífias (vivem
sobre o tronco de árvores) ou aquáticas. Os principais exemplos de pteridófitas
são as samambaias e as avencas
Devido a usa beleza, resistência e fácil manuseio, as samambaias e
avencas são
(a) utilizadas na alimentação humana.
(b) utilizadas na ornamentação de ambientes.
(c) utilizadas para cobrir casas.
(d) utilizadas para fabricação de tinta.
5. Quando Torresmo nasceu, um médico observou várias vesículas brancas
na mucosa dos lábios dele, diagnosticou a doença como sapinho. Dona Maria Preá
ficou preocupada, mas o médico a tranquilizou, onde corretamente informou
tratar-se de uma doença causada por
(a) vírus.
(b) fungos.
(c) protozoários.
(d) bactérias.
6. Analise a descrição abaixo:
“Grupo de plantas de pequeno porte, encontradas em locais úmidos e
sombreados, que crescem no solo ou sobre os troncos das árvores. Há poucas
espécies dulcícolas e nenhuma marinha. Este grupo de plantas apresenta rizoides
e não possui vasos condutores”.
Após a análise do texto, assinale a alternativa que apresenta o nome do
grupo das plantas com as características apresentadas.
(a) Briófitas.
(b) Gimnospermas.
(c) Pteridófitas.
(d) Angiospermas.
7. Conta a Bíblia que Noé, certa vez, ao tomar o suco de uva
proveniente de suas videiras, notou que o mesmo estava com seu gosto alterado.
Bebeu-o assim mesmo e se embriagou. O fenômeno se deve ao fato de o açúcar ter
se transformado em álcool etílico, graças a reações provocadas pela presença de
leveduras, que são
(a) bactérias.
(b) fungos.
(c) protozoários.
(d) algas.
8. Os musgos são os melhores exemplos de briófitas. Nas briófitas, a
inexistência de um sistema vascular condutor de seiva e a ocorrência de gametas
flagelados móveis determinam que essas plantas sejam
(a) consideradas mais evoluídas que as algas.
(b) sempre de porte pequeno e vivam em locais úmidos e sombreados.
(c) de ocorrência exclusivamente aquática, principalmente marinha.
(d) independentes de um substrato para fixação e da água durante a
fecundação.
9. As únicas plantas que formam sementes num estágio de sua vida são:
(a) gimnospermas e angiospermas
(b) angiospermas e briófitas
(c) gimnospermas e pteridófitas
(d) briófitas e pteridófitas
10. Observe a imagem:
Ela retrata um beija-flor em seu ambiente natural. Importante na
polinização, o beija-flor se alimenta
(a) das folhas da planta.
(b) dos frutos.
(c) das flores.
(d) do néctar das flores.
11. No desenvolvimento posterior à fecundação das angiospermas, o
zigoto, o óvulo e o ovário originam, respectivamente,
(a) fruto, semente e embrião.
(b) embrião, fruto e semente.
(c) embrião, semente e fruto.
(d) semente, fruto e embrião.
12. As gimnospermas possuem semente nua, isto é, sem um fruto
envolvendo essa estrutura. Além dessa característica marcante, podemos citar
diversas outras características presentes nesse grupo de plantas. Das
alternativas abaixo, marque a única alternativa que indica uma característica
ausente nas gimnospermas.
(a) Flores
(b) Folhas.
(c) Caules.
(d) Raiz.
13. O pé de atleta, ou frieira, é uma doença causada por fungos que
desencadeia coceira, vermelhidão e descamamento da pele entre os dedos e na
planta do pé. As doenças causadas por fungos são chamadas de
(a) micoses.
(b) fungoses.
(c) fungites.
(d) sinusite.
14. Na Feira de Ciências de sua escola, Torresmo fez um experimento
simples para demonstrar a fermentação. Ele adicionou fermento biológico no
caldo de cana, obtendo-se, como produto final, álcool, gás carbônico e água. O
fermento biológico é constituído
(a) por algas.
(b) por bactérias fotossintetizantes.
(c) por ácido carbônico em pó.
(d) por fungos microscópios, conhecido como leveduras.
15. Observe a imagem:
O filme conta a história de Barry B. Benson, uma abelha que acaba de se
formar na faculdade e está desiludida com a perspectiva de ter apenas
uma escolha de carreira: fabricar mel.
No desenrolar da história, percebe-se que as abelhas têm um papel
importantíssimo no equilíbrio da vida na terra. As abelhas são importantes
agentes
(a) da fabricação de oxigênio.
(b) da diminuição do gás carbônico da atmosfera.
(c) da polinização de plantas.
(d) da despoluição das águas.
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