QUESTÃO 01
Em sua opinião, os elementos da hidrosfera, da litosfera, da atmosfera e da biosfera se inter-relacionam? Há interdependência entre eles, ou seja, de alguma forma um depende do outro para existir? Dê um exemplo.
Os elementos das esferas terrestres se inter-relacionam à medida que têm ciclos complementares. Animais dependem do ar, da água, de plantas ou de outros animais para se alimentar.
QUESTÃO 02
Observe a figura 1 sobre as “esferas terrestres”.
A que se refere a biosfera?
Espera-se que os estudantes compreendam que a biosfera reúne elementos da hidrosfera, da atmosfera e da litosfera, que possibilitam a existência de vida no planeta.
QUESTÃO 03
Identifique a qual camada interior da Terra as características abaixo estão relacionadas:
É a primeira camada, a parte superficial ou externa já consolidada do planeta sobre a qual vivemos: Crosta terrestre
É a segunda camada, ou seja, a camada intermediária, composta predominantemente de magma: Manto
É a terceira camada, também conhecida pelo nome de nife. Nela predominam dois minerais — o níquel e o ferro: Núcleo
QUESTÃO 04
Um grupo de alunos do 6º ano apresentaram a seguinte imagem da “Formação da cordilheira meso-oceânica do Atlântico” na aula de Geografia.
Que tipo de limite tectônico gerou essa cordilheira? Como é esse movimento?
Espera-se que os estudantes compreendam o limite divergente na formação da cordilheira meso-atlântica: as placas se afastam e o magma do interior do planeta aflora e preenche o espaço vazio, o que significa que surge um novo pedaço da litosfera.
QUESTÃO 05
Observe o corte vertical da zona de contato entre a placa de Nazca e a placa Sul-americana.
Que tipo de limite de placas a ilustração apresenta?
Limite convergente.
Que cordilheira formou-se na América do Sul com o choque entre essas placas tectônicas?
A Cordilheira dos Andes.
QUESTÃO 06
Faça a associação de acordo com os tipos de rochas:
Rochas sedimentares
Rochas magmáticas
Rochas metamórficas
(2) é resultado do resfriamento e da consolidação do magma, que provém do interior da Terra.
(1) formam-se pela acumulação (deposição) de sedimentos provenientes de diferentes origens: da fragmentação de outras rochas.
(3) são o resultado da transformação de rochas sedimentares ou magmáticas, submetidas a grandes pressões (peso) e elevadas temperaturas (calor).
(3) O gnaisse é um exemplo dessa rocha.
(1) O calcário é um tipo dessa rocha.
(2) O granito é um exemplo dessa rocha.
QUESTÃO 07
Observe o fenômeno apresentado na imagem abaixo.
Que fenômeno é esse?
Terremoto.
Quando ocorre no fundo do mar, o que ele gera?
Gera maremoto ou tsunami.
Que aparelho mede a intensidade desse fenômeno?
O sismógrafo.
QUESTÃO 08
Observe a ilustração da formação dos solos.
Fonte: https://marianaplorenzo.wordpress.com/2010/10/15/pedologia-perfil-e-camadashorizontes-dos-solos/ Acesso: 28 fev. 2021.
Explique a diferença entre solos jovens e solos maduros.
São chamados de jovens ou imaturos quando ainda correspondem a uma fina camada, formada em meio a fragmentos de rochas que se desagregaram com a ação do intemperismo. Ao se tornarem mais espessos, sustentando muitas vezes plantas de grande porte, e apresentando seres vivos maiores, como minhocas e tatus, passam a ser chamados de maduros.
QUESTÃO 09
No Brasil há muitos tipos de solo, dois deles de grande fertilidade. Leia as informações contidas em cada bloco e indique que tipo de solo cada um se refere.
QUESTÃO 10
Observe o edifício vulcânico e explique o que é o vulcanismo
Vulcanismo é o conjunto de processos que provocam a subida do magma, localizado abaixo da litosfera, até a superfície. O magma é um material viscoso, com mobilidade e temperatura muito elevada. Quando é expelido pelo vulcão, esse material passa a ser chamado de lava.
Nenhum comentário:
Postar um comentário