Web Radio Sinfonia Jovem

quarta-feira, 12 de maio de 2021

História - 7º ano

QUESTÃO 01. Com relação ao islamismo, não é correto afirmar que:

(a) foi uma religião fundada pelo profeta Maomé no século VII após (segundo as escrituras) o anjo Gabriel levá-lo à presença de Deus.

(b) é a mais nova das religiões monoteístas e atualmente é a segunda maior em número de adeptos.

(c) Islã significa submissão a Deus, que em árabe significa Alá e seus ensinamentos estão contidos no livro sagrado chamado Corão.

(d) Os adeptos do Islã são chamados de cristãos sarracenos por causa das Cruzadas no século XVI.


QUESTÃO 02. A expansão do Império Muçulmano promoveu a difusão da cultura árabe e também o contato entre diversas culturas. Ocorreu uma mistura de práticas de diferentes povos e religiões. Essa difusão foi responsável por legar às gerações futuras:

(a) novas tecnologias na agricultura (moinhos de água, canais subterrâneos, rotatividade de colheitas); na matemática (algarismos indo- arábicos); na astronomia (observatórios astronômicos, posições dos astros, astrolábio, astrologia); na medicina (higiene, formas de contágio, medicamentos); nas artes (cerâmicas, tapetes, mosaicos); e na arquitetura (mesquitas, colunas, arcos, minaretes).

(b) o sistema de governo teocrático-religioso baseado nos princípios do Corão de que todo muçulmano deve se submeter as vontades do califa, pois ele é um enviado de Alá para governar sobre os homens.

(c) a religião muçulmana, uma religião politeísta que prega o culto a vários deuses e profetas, todos mencionados no Corão e onde cada muçulmano pode escolher o deus de sua preferência.

(d) a rica cultura árabe através de sua culinária onde são exemplos claros o macarrão, a baguete, a linguiça de porco defumada e a feijoada árabe.


QUESTÃO 03. Na Idade Média a sociedade feudal era composta de:

(a) nobreza (suseranos e vassalos), clero (papa, bispos, monges) e campesinato (servos e vilões).

(b) rei, campesinato (servos e vilões) e escravos (prisioneiros de guerra ou escravizados por dívidas).

(c) imperador, nobreza (suseranos e vassalos) e clero (papa, bispos, monges).

(d) nobreza (suseranos e vassalos), clero (papa, bispos, monges) e escravos (prisioneiros de guerra ou escravizados por dívidas).


QUESTÃO 04. Com relação às características do período feudal, assinale a alternativa incorreta.

(a) O suserano (geralmente o rei ou um senhor feudal muito poderoso) concedia um benefício (feudo na linguagem dos povos germânicos) a um nobre (vassalo) em troca de sua lealdade e apoio.

(b) A sociedade feudal era estamental, ou seja, possuía pouca ou nenhuma mobilidade. Um camponês pobre, vivendo em regime de servidão, jamais poderia se tornar um nobre e vice-versa.

(c) O senhor feudal tratava todos aqueles que viviam em suas terras com respeito, tolerância e imparcialidade, proporcionando sempre um julgamento justo e condições sociais dignas.

d) A Igreja Católica não detinha somente o poder espiritual, mas o poder político também. Era temida e respeitada pelos senhores feudais e muitos membros da Igreja, como cardeais e bispos, se tornaram importantes senhores feudais.


QUESTÃO 05. Durante a Baixa Idade Média a Europa foi vitimada por uma doença letal provocada pelas pulgas dos ratos que viviam nas cidades desprovidas de saneamento básico de qualquer espécie. As pessoas neste período morriam tão rapidamente que a Igreja Católica acreditou que aquela doença era um sinal do apocalipse. Estamos falando da:

(a) peste dos ratos. 

(b) peste apocalíptica.

(c) peste do fim dos tempos. 

(d) peste negra.


QUESTÃO 06. No processo de transição do Feudalismo para as Monarquias Nacionais na Europa, foi fundamental o apoio de uma classe social recém-surgida que era:

(a) o proletariado (trabalhadores das guildas, oficinas e manufaturas).

(b) a nobreza (representada pela aristocracia rural dos latifundiários).

(c) a burguesia (comerciantes, grandes mercadores e profissionais liberais).

(d) o baixo clero (monges, padres e profetas cristãos).


QUESTÃO 07. As primeiras monarquias nacionais europeias foram:

(a) Bélgica, França, Portugal e Espanha.

(b) Inglaterra, França, Portugal e Espanha.

(c) Inglaterra, Alemanha, Portugal e Espanha.

(d) Inglaterra, França, Portugal e Itália.


QUESTÃO 08. A mudança de significado das palavras é um exemplo de ruptura histórica. Como foi estudado, a palavra “burguês” tem vários significados, de acordo com o contexto histórico e as transformações sociais. Determine qual das afirmativas abaixo é verdadeira:

I. No século XI, a palavra “burguês” surgiu do termo burg, das línguas germânicas, que significava ‘lugar fortificado’.

II. Quando dizemos “burguês”, ainda nos referimos ao significado que a palavra tinha no século XI.

III. A mudança no sentido da palavra “burguês” está relacionada com o enriquecimento promovido pelo comércio praticado nas cidades.

IV. Atualmente, a palavra é utilizada, em geral, para designar o grupo mais rico de uma sociedade. São verdadeiras as afirmativas:

(a) Somente a I. 

(b) Somente a IV.

(c) I, III e IV. 

(d) I, II, III e IV.


QUESTÃO 09. A Igreja Católica na Idade Média expandia seu poder e seus domínios à medida que legitimava o poder dos reis e senhores feudais. Estes, por sua vez, convertiam-se ao Cristianismo e doavam terras e outros bens para a Igreja e permitiam que o clero cobrasse o dízimo da população. O primeiro exemplo desta relação foi Clóvis, que foi seguido por outros povos bárbaros. Clóvis se tornou:

(a) Bispo da Igreja Católica.

(b)Imperador-Romano

(c) Primeiro rei dos francos

(d) Rei da Inglaterra.


QUESTÃO 10.  Observe a imagem:


A imagem acima a Caaba (cubo) pedra sagrada para os muçulmanos, na mesquita de Meca. Todo muçulmano deve praticar a jihad cujo sentido é:

(a) a tortura de uma pessoa até que ela se converta ao islamismo.

(b) a morte de todos aqueles que não se submeterem à vontade de Alá.

(c) um esforço para converter um infiel ao islã e que, eventualmente, pode se torar uma Guerra Santa.

(d) um prêmio aos que se submeterem à vontade de Alá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário