Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Prova 9º ano História setembro 2011


1 Leia o poema e depois responda.
A rosa de Hiroshima
“Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroshima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa
Sem nada
MORAES, Vinicius de. Antologia Poética. Rio de Janeiro: José Olympo, 1977
a) A que acontecimento o poema se refere? ____________________________________________________________________________________________
b) Onde e quando se deu esse acontecimento? ____________________________________________________________________________________________
c) Selecione do poema os seguintes elementos:
- Metáfora usada para designar a bomba. ______________________________________________
- Adjetivos que qualificam a bomba. __________________________________________________________________________________________________________________________________________
- Os danos causados aos sobreviventes. __________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 Enumere corretamente:
( 1 ) Getúlio Vargas
( 2 ) Juscelino Kubitschek
( 3 ) Jânio Quadros
( 4 ) João Goulart
(     ) Mudança da capital federal do Rio de Janeiro para Brasília.
(     ) Tornou-se pela segunda vez presidente da república, mas, pressionado por vários setores da sociedade, cometeu suicídio.
(     ) Sem apoio do Congresso e da população, renunciou após sete meses de governo.
(     ) Tendo como base o desenvolvimento, investiu na construção de rodovias e ferrovias e na produção industrial e facilitou a entrada de capitais estrangeiros.
(     ) Lançou propostas de reformas de base e de reforma agrária, mas foi deposto por setores conservadores.
3 Os Estados Unidos iniciaram sua participação na Segunda Guerra Mundial motivados pelo(a):
a) ataque japonês à base naval americana de Pearl Harbor
b) invasão da França por tropas italianas
c) política de implantação do Plano Marshall, que favorecia a industrialização do país
d) apoio dado pela ONU aos países latino-americanos participantes do conflito
Bolívia
Observe a imagem e responda as questões 4, 5 e 6:

O quadro Retirantes de Cândido Portinari foi pintado em 1944. Os pintores daquela época se caracterizaram por explorar a cultura nacional. Responda:
4 Que realidade Portinari queria retratar? __________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 Que motivos faziam essas pessoas saírem do campo para a cidade? __________________________________________________________________________________________________________________________________________
6 Essas pessoas encontravam, em geral, uma vida melhor nas cidades? Justifique. __________________________________________________________________________________________________________________________________________

7 O fato concreto que desencadeou a Segunda Guerra Mundial foi
a) a saída dos invasores alemães do território dos Sudetos, na Checoslováquia.
b) a tomada do "Corredor Polonês" que desembocava na cidade-livre de Dantzig (atual Gdanki), pelos italianos.
c) a invasão da Polônia por tropas nazistas e a ação da Inglaterra e da França em socorro de sua aliada, declarando guerra ao Terceiro Reich.
d) a efetivação do "Anschluss", que desmembrou a Áustria da Alemanha.
­­­­A charge abaixo retrata de forma crítica a assinatura, em 23 de agosto de 1939, de um pacto de não-agressão.

Observe a charge e responda as questões 8 e 9.
8 Identifique os personagens do desenho e os países que respectivamente representam. __________________________________________________________________________________________________________________________________________
9 Relacione esse pacto à deflagração da Segunda Guerra Mundial. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
10 “Com o slogan “50 anos em 5”, o Plano Nacional de Desenvolvimento, conhecido como Plano de Metas, estimula o crescimento e diversificação da economia. O Presidente investe na indústria de base, na agricultura, nos transportes, no fornecimento de energia, e no ensino técnico. Para o Presidente e os ideólogos do desenvolvimentismo as profundas desigualdades do país só serão superadas com o predomínio da indústria sobre a agricultura.”
Fonte: http://cafehistoria.ning.com (com alterações) acesso em: 28/09/2011
O presidente citado no texto foi
a) Juscelino Kubitschek.
b) Jânio Quadros.
c) João Goulart.
d) Getúlio Vargas.
11 Na batalha de Stalingrado os soviéticos impuseram a maior derrota ao exército alemão. Essa vitória pôs fim ao mito de invencibilidade alemã e representou o início da contra-ofensiva soviética. Um grande aliado natural em favor dos soviéticos na luta contra os alemães foi
a) o rigoroso verão russo, responsável pela fuga dos alemães.
b) as chuvas fortíssimas.
c) o rigoroso inverno russo, semelhante ao que ocorreu com a França de Napoleão Bonaparte.
d) os terrenos de difícil acesso.
12 O Brasil participou da Segunda Guerra com 25 mil soldados que combateram na Itália, ao lado dos aliados. O Brasil entrou na Guerra contra os países do Eixo devido
a) a política expansionista de Getúlio Vargas.
b) ao apoio a Inglaterra, histórica aliada do Brasil.
c) a desavenças políticas com a Itália.
d) ao ataque da marinha alemã a vários navios brasileiros.
13 Ernesto Che Guevara, médico argentino, recebeu a condecoração da Ordem do Cruzeiro do Sul (a mais alta condecoração brasileira) em 18 de agosto de 1961. Era presidente da República
a) Juscelino Kubitschek
b) Jânio Quadros
c) João Goulart
d) Getúlio Vargas
14 Leia este trecho de “Funeral de um lavrador”, do poema “Morte e vida Severina” (1954), de João Cabral de Melo Neto:
“Esta cova em que estás com palmos medida
É a conta menor que tiraste em vida
É de bom tamanho nem largo nem fundo
É a parte que te cabe deste latifúndio
Não é cova grande, é cova medida
É a terra que querias ver dividida (...)”

Além de João Cabral de Melo Neto, outros destaques na literatura brasileira entre 1930 e 1960 foram
a) Rachel de Queiroz, Érico Veríssimo e Jorge Amado
b) Cândido Portinari, Roberto Carlos e Jorge Amado
c) Jorge Amado, Miguel Falabella e Dias Gomes.
d) Rachel de Queiroz, Cândido Portinari e Ana Maria Machado
15 A Segunda Guerra Mundial se caracterizou pela luta entre os países Aliados, formados por Inglaterra, França e URSS, e os países do Eixo, que eram
a) Brasil, Alemanha e Portugal.
b) Espanha, Itália e Argentina.
c) Alemanha, Itália e Japão.
d) Japão, China e Brasil.

sábado, 8 de outubro de 2011

Olimpíada de Geografia 2011

Visando promover a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e estimular os jovens a conhecer e respeitar os diferentes povos e culturas do mundo, a Escola Municipal de Ensino Básico João Batista participou da fase regional da Olimpiada 'Viagem do Conhecimento' realizada no dia 24/09/2011 na Escola Maria Luiza de Sousa, na cidade de Ibiapina. 
Dentre os objetivos desta Olimpíada destaca-se: estimular jovens estudantes a conhecer o país e o mundo onde vivem; incentivar estudantes e educadores a avaliar as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável; formar um Ser Humano para exercer sua cidadania com competência e liderança para a Paz.
A escola JBB participou com 19 alunos, e o empenho dos alunos foi muito bom. Iniciativas como essa, levam o aluno a ter mais experiências, além de adquirir conhecimentos. mais informações sobre essa Olimpíada acesse: www.viagemdoconhecimento.com.br

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Relações Humanas 9º ano set/2011


1 Leia este trecho da música “É Preciso Saber Viver”
“Quem espera que a vida
Seja feita de ilusão
Pode até ficar maluco
Ou viver na solidão
É preciso ter cuidado
Prá mais tarde não sofrer
É preciso saber viver... (...)”
a) O que você entende sobre esse trecho? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Que mensagem podemos tirar desta música? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2 Observe este trecho de “Epitáfio”:
“Devia ter amado mais
Ter chorado mais
Ter visto o sol nascer
Devia ter arriscado mais
E até errado mais
Ter feito o que eu queria fazer... (...)”
O que podemos fazer para que possamos ter uma vida de felicidade? ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3 Eu não caibo mais nas roupas que eu cabia
Eu não encho mais a casa de alegria
Os anos se passaram enquanto eu dormia
E quem eu queria bem me esquecia
Será que eu falei o que ninguém ouvia?
Será que eu escutei o que ninguém dizia?
Eu não vou me adaptar, me adaptar...(...)”
Este trecho da música “Não Vou me Adaptar” dos Titãs fala das mudanças ocorridas durante a vida de uma pessoa, e a adolescência é uma fase de muitas descobertas e por consequência, de adaptações. Em relação as mudanças em sua adolescência, descreva o que você acha mais difícil, e o que se torna mais fácil de adaptar-se. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4 Observe a charge a seguir:

Em sua opinião, como é o pensamento a respeito da relação homem e mulher? Escreva um pequeno texto se referindo a este tema. Destaque como você vê uma relação ideal entre um casal. _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5 O que você acha do envolvimento de pessoas do mesmo sexo?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

terça-feira, 6 de setembro de 2011

TRABALHO DE GEOGRAFIA – 9º ANO - agosto 2011


1 Onde se concentram as populações na Europa? Quais são suas origens?                
2 Qual a densidade demográfica média da Europa? Ela é alta ou baixa?
3 Destaque as características do relevo europeu.
4 Fale sobre as características da hidrografia da Europa. De que modo essas características podem auxiliar a Europa na economia, comércio e turismo?
5 Qual o clima que prevalece no território europeu? Defina as razões para a prevalência desse clima.
6 De que modo podemos conceituar o processo ambiental na Europa?
7 O que é a União Européia? Como ela foi criada e porque foi criada?
8 Explique o que foi a CEI.
9 Qual era a intenção original do tratado que levou a criação da CEI? Ele deu certo ou não? Por quê?
10 Por que os indianos, mesmo tendo o maior rebanho de gado bovino no mundo, têm um consumo de carne baixo?
11 O sistema de castas, apesar de extinto por lei, ainda se mantém vivo na cultura do povo indiano. Explique como funcionava esse sistema de castas.
12 Quais os principais recursos naturais da Ásia? Como se dá sua extração?
13 Que países asiáticos se destacam na exploração de petróleo?
14 Fale sobre os Tigres Asiáticos. Que países fazem parte? Como se caracteriza sua economia?
15 Destaque os principais aspectos das civilizações: hinduísta, islâmica e chinesa.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Trabalho de Geografia - 8º ano - agosto 2011


1) Para um país ser considerado importante e desenvolvido, em quais setores ele deveria fazer os maiores investimentos ?
2) Em qual setor econômico se encontra a maior parte da população do Brasil, da América Latina e da América Anglo-saxônica?
3) Pesquise o que significa PEA.
4) O setor terciário envolve a prestação de serviços como, por exemplo, as atividades relacionadas com comércio, saúde, transporte e educação. O setor terciário é, geralmente, a principal fonte de renda dos países desenvolvidos. Explique os fatores que explicam esta consequencia.
5) As atividades do setor primário é o conjunto de atividades econômicas que produzem matérias-primas, a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste setor incluem agricultura, agronegócio, a pesca, a silvicultura e toda a mineração e indústrias pedreiras. Porque o agronegócio e a agricultura são tão fortes no Brasil?
6) O setor secundário é o setor da economia que transforma produtos naturais produzidos pelo setor primário em produtos de consumo, ou em máquinas industriais, A indústria e a construção civil são, portanto, atividades desse setor. Pesquise em que aspectos os países da América Latina, em especial México, Argentina e Brasil, estão investindo neste setor?
7) Observe a tabela.
Responda:
a) Que setor da economia mais cresceu?
b) Qual diminuiu?
c) O que pode explicar esse fato?
9) Ainda sobre a tabela, coloque (V) nas alternativas verdadeiras e (F) nas falsas.
(   ) Nessa tabela foram analisados quatro setores da economia.
(   ) Os dados da tabela referem-se ao período que vai de 1950 a 2000.
(   ) A distribuição dos trabalhadores brasileiros pelos setores da economia foi registrada na tabela de dez em dez anos aproximadamente.
(   ) Pelos dados dos diferentes setores da economia podemos deduzir que houve um deslocamento da população do espaço rural para o espaço urbano.
(   ) A mecanização da agricultura e o desenvolvimento da indústria fez com que os trabalhadores deixassem o setor primário passando a trabalhar nos setores secundário e terciário.
(   ) O setor primário é formado por todas as atividades diretamente ligadas à terra.
(   ) O setor secundário é representado pelos transportes e serviços.
(   ) O setor terciário envolve atividades ligadas ao comércio e à prestação de serviços.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Trabaho de História - 8º Ano - Agosto 2011


1) Do ponto de vista político, como podemos considerar o Período Regencial?
2) Fale sobre a Sabinada que agitou a Bahia entre novembro de 1837 e março de 1838.
3) Comente a Constituição brasileira de 1824.
4) O que foi a Confederação do Equador?
5) Explique a crise do Primeiro Reinado e a abdicação de D.Pedro I.
6) Por que houve o período regencial no Brasil?
7) Explique por que o período regencial pode ser considerado uma "experiência republicana".
8) Quem foi Padre Feijó?
9) Em agosto de 1831, Feijó cria a Guarda Nacional. Explique a criação da Guarda Nacional. Qual o papel dessa instituição militar no Período Regencial e no Segundo Reinado?
10) Explique os principais grupos políticos do início do período regencial. Quem participava? o que defendiam?
11) Cite e explique as principais rebeliões regenciais
12) Explique a Revolução Praieira de 1848.
13) Quais foram as principais consequências da Guerra do Paraguai?
14) No período de 1831 a 1845, ocorreram vários levantes armados no Brasil. Cite alguns deles. Por que ocorreram? Procure caracterizá-los.
15) Os conflitos do período regencial e dos primeiros anos do governo de D. Pedro II revelam que a emancipação política do Brasil trouxe consigo o risco da fragmentação do território em vários países independentes, tal como havia acontecido na América espanhola. Que exemplos podem ser dados acerca dessa situação difícil pela qual passou o nosso país e como ela foi superada?

domingo, 3 de julho de 2011

Prova de Geografia - 8º ano - junho - 2011

1. O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais como
a) diversidade de solo.
b) grande extensão territorial.
c) diversidade de altitudes.
d) pequenas faixas de terra.

2. A América Central é dividida em América Central Continental e América Central Insular. A América Central Insular é também denominada de
a) Paraíso
b) Antilhas
c) Área de colonização
d) Área de exploração

3. A Cordilheira dos Andes se estende desde a Venezuela até a Patagônia, alcançando aproximadamente 8000 km de extensão, caracterizando a paisagem do Chile, Argentina, Peru, Bolívia, Equador e Colômbia, também conhecidos como países Andinos. A cordilheira dos Andes localiza-se
a) na Ásia.
b) na América do Sul.
c) na Europa.
d) na América do Norte.

4. Rio que corta todo o norte da América do Sul. É o maior rio do planeta Terra, tanto em volume de água quanto em comprimento (6937,08 km de extensão), nas cheias a distância de uma margem a outra pode chegar a 50 km. Tem sua origem na nascente do rio Apurímac (alto da parte ocidental da cordilheira dos Andes), no sul do Peru, e deságua no Oceano Atlântico junto ao rio Tocantins, no norte brasileiro. este rio é o
a) São Francisco.
b) Mississipi.
c) Danúbio.
d) Amazonas.

5. O México, oficialmente Estados Unidos Mexicanos, é uma república constitucional federal. É o quinto maior pais das Américas em extensão. O México, dentro dos critérios de regionalização físicos e sócio-econômicos está localizado
a) na América do Sul e na América Anglo-Saxônica.
b) na América Central e na América Latina.
c) na América do Norte e na América Anglo-Saxônica.
d) na América do Norte e na América Latina.

6. Quando chegaram à América, os europeus encontraram inúmeros povos que ocupavam o continente há milhares de anos. Estes povos posteriormente foram denominados povos pré-colombianos. Dentre os vários povos pré-colombianos, três se destacaram por terem, de certa forma, encontrado um desenvolvimento social bem avançado, formando verdadeiros Impérios. Estes povos eram
a) os Portugueses, Astecas e  Jês.
b) os Astecas,  Maias e Incas.
c) os Maias, Astecas e Espanhóis.
d) os Astecas, Tupis e Esquimós.

7. Ecossistema único, encontrado no sertão nordestino. É formada por árvores de pequeno porte e espaçadas, adaptadas às condições do clima semi-árido, e apresenta médias de temperatura acima dos 25ºC. Chove muito pouco, de forma irregular. Esse ecossistema é
a) a Caatinga.
b) a Tundra.
c) o Mediterrâneo.
d) o deserto.

8. Observe a foto abaixo


Ao chegar às Américas, os europeus se depararam com povos bem avançados. A imagem retrata uma pirâmide localizada na região onde hoje se localiza o México. O povo pré-colombiano que habitava a região antes da chegada dos europeus, que formavam um grande Império, com sua capital chegando a ter mais de 200 mil habitantes eram
a) os Tupis.
b) os Astecas.
c) os Incas.
d) os Jês.

9. Observe a imagem:


A Imagem retrata um dos maiores problemas da humanidade atualmente: o aquecimento global. O Extremo norte da América é uma das regiões onde este aquecimento se torna ainda mais evidente, devido ao degelo que acontece cada vez mais cedo. Os povos que habitam ainda hoje aquela região, que de certa forma sofrerão as consequencias do aquecimento global são
a) os Astecas.
b) os Esquimós.
c) os Maias.
d) os Europeus.

10. As Montanhas Rochosas prolongou-se por mais de 4.800 quilômetros, a partir da parte norte da Columbia Britânica, no oeste do Canadá, até o Novo México, no sudoeste dos Estados Unidos. O pico mais alto é o Monte Elbert localizado no Colorado, em 4.401 metros acima do nível do mar. As montanhas rochosas localizam-se
a) na América do Norte.
b) na América do Sul.
c) na África.
d) na Europa

11. O continente americano tem uma grande diversidade de clima. Essa diversidade se deve a vários fatores, dentre os quais podemos destacar
a) a latitude, o relevo, as massas de ar e as grandes massas de água.
b) os ventos constantes, o sol predominante em toda região e a intervenção humana.
c) as massas de água, de ar e o relevo sem altitudes elevadas.
d) somente a intervenção humana.

12. O continente americano foi colonizado por povos de várias nações europeias, dentre eles: portugueses, espanhóis, franceses, ingleses e holandeses. Esses povos passaram a explorar toda a América e a impor sua cultura de maneira forçada aos povos nativos do continente. Essa influência cultural oriunda de diferentes nacionalidades produziu distinções entre os países do continente, especialmente no que se refere ao idioma. Diante desse fator, o continente é regionalizado em América Latina e América Anglo-Saxônica. Essa distinção acontece, pois
a) são considerados países latinos todos aqueles que possuem línguas derivadas do latim, como por exemplo: espanhol, francês e português. Já as nações que falam língua de origem anglo-saxônica, como o inglês, formam a América Anglo-Saxônica.
b) os Estados Unidos, antiga colônia de exploração, haviam sido primeiramente colonizados pelos portugueses e espanhóis, estando assim inseridos na América Anglo-Saxônica.
c) a chamada América espanhola fala a língua inglesa e francesa, inserido-os na América Anglo-Saxônica, enquanto que o Brasil e Canadá estão na América Latina.
d) o Brasil, mesmo estando na América do Sul, faz parte da América Anglo-Saxônica.

13. Sobre os tipos climáticos, enumere corretamente:
( 1 ) Clima Tropical
( 2 ) Clima Equatorial
( 3 ) Clima subtropical
( 4 ) Clima desértico
( 5 ) Clima temperado

(    ) característicos das áreas próximas a linha do Equador.
(    ) as características deste tipo de clima variam conforme a área.
(    ) a temperatura média anual é elevada. é características das regiões entre os trópicos e a linha do equador.
(    ) sua principal característica é a escassez de chuvas e as altas temperaturas
(    ) tipo climático de transição entre as zonas temperada, mais fria, e a tropical, mais quente,
A sequencia correta é
a) 2, 5, 1, 3 e 4.
b) 2, 4, 1. 3 e 5.
c) 1, 3, 5, 4 e 2.
d) 3, 1, 4, 2 e 5.

14. Os Incas habitavam
a) as Montanhas Rochosas.
b) a Cordilheira dos Andes.
c) a Planície Amazônica
d) o México

15. As principais planícies da América do Sul são
a) Central e Costeira.
b) Amazônica e do Plata.
c) Brasileira e Americana.
d) Andina e Apalaches