Web Radio Sinfonia Jovem

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Atividade Geografia 7º ano

1- Destaque aspectos da Região Centro-Oeste do Brasil: clima, vegetação, economia e principais cidades.

2- Quais os estados que compõem a região Centro-Oeste?

3- O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?
“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

4-As grandes áreas desmatadas para a criação extensiva de gado, além da agricultura, principalmente a soja, são os principais fatores responsáveis pela desertificação do cerrado, causando o desgaste dos solos e provocando grandes problemas ambientais. Determinadas práticas econômicas agravam o avanço de desertificação em áreas brasileiras como o cerrado. Além das causas naturais envolvidas, que ações humanas fazem o processo de desertificação ser acelerado?
* Leia o trecho da reportagem a seguir e responda as questões 05,06 e 07
SOB FOGO CERRADO
O Cerrado é a vegetação típica do Planalto Central brasileiro. Do ponto de vista do relevo, o Planalto é uma espécie de tablado que se eleva a altitudes entre 800 e 1 200 metros acima do nível do mar. Por ser plano, é ideal para a agricultura mecanizada e para a pecuária extensiva. Nos últimos 30 anos, grandes áreas de Cerrado foram queimadas para dar lugar a plantações de grãos e para a formação de pastagens. Como a região tem uma estação de seca muito longa, que atinge o ponto máximo em agosto, basta uma fagulha para que imensas áreas de floresta se transformem em cinzas em questão de horas. O resultado é  que restam, hoje, apenas 20% da sua cobertura original.
O contínuo desaparecimento do Cerrado coloca em risco outros ecossistemas. Isso porque boa parte dos rios brasileiros nasce nas áreas mais elevadas do Planalto Central e, depois, segue para as bacias do Prata, do São Francisco e da Amazônia. Ou seja, tudo o que acontece no Cerrado influi, mais cedo ou mais tarde, no resto do país. O desaparecimento das matas junto às nascentes diminui a vazão dos rios, provocando escassez de água. Outro efeito do desmatamento é  o assoreamento – redução da profundidade do leito – dos rios, um problema já sentido gravemente no Pantanal. Além disso, a aplicação de fertilizantes e pesticidas está poluindo as águas que depois vão irrigar áreas naturais importantes ou servirão de consumo para as populações urbanas.  Na corda bamba.                                                                         Revista SuperInteressante . Edição 039, dez. 2001, p. 26 e 27.

5-Que aspectos naturais tornam o Cerrado um lugar atrativo para o desenvolvimento da pecuária e da agricultura mecanizada?

6-Explique como o desaparecimento do Cerrado pode colocar em risco outros ecossistemas brasileiros.

7-Comente os danos ambientais sofridos pelos rios do Cerrado.

8- Caracterize os seguintes aspectos da região Sul do Brasil:
a) Clima
b) Vegetação
c) Relevo
d) estados que a compõem.

9- O Sul do Brasil, apesar de ocupar a menor extensão territorial entre as regiões brasileiras, é segunda região economicamente mais rica do país, mostrando-se inferior apenas ao Sudeste. Apresenta uma economia dinâmica e com o uso de tecnologia nos diferentes setores. Caracterize as principais atividades econômicas desenvolvidas na região Sul.

10- Relacione a predominância da população de origem europeia na região Sul do Brasil com o processo de povoamento do território brasileiro.

11- Grande parte da vegetação natural que cobria a região Sul foi devastada. Quais os fatores que contribuíram de forma significativa para que isso ocorresse?

12- por que a região Sul apresenta grande número de descendentes de imigrantes europeus?

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Sugestão para lecionar melhor: Juri Simulado

Objetivos:
1. Estudar e debater um tema, levando todos os participantes do grupo se envolverem e tomar uma posição.
2. Exercitar a expressão e o raciocínio.
3. Desenvolver o senso crítico.
Participantes (funções):
a) Juiz: Dirige e coordena o andamento do júri. 
b) Advogado de acusação: Formula as acusações contra o réu ou ré. 
c) Advogado de defesa: Defende o réu ou ré e responde às acusações formuladas pelo advogado de acusação. 
d) Testemunhas: Falam a favor ou contra o réu ou ré, de acordo com o que tiver sido combinado, pondo em evidência as contradições e enfatizando os argumentos fundamentais. 
e) Corpo de Jurados: Ouve todo o processo e a seguir vota: Culpado ou Inocente, definindo a pena. A quantidade do corpo de jurados deve ser constituído por número impar: (3,5 ou 7)
f) Público: Dividido em dois grupos da defesa e da acusação, ajudam seus advogados a prepararem os argumentos para acusação ou defesa. Durante o júri, acompanham em silêncio. 
Como Fazer:
1. Coordenador apresenta o assunto e a questão a ser trabalhada.
2. Orientação aos participantes.
3. Preparação para o júri.
4. Juiz abre a sessão.
5. Advogado de acusação (promotor) acusa o réu ou ré (a questão em pauta).
6. Advogado de defesa defende o réu ou a ré. 
7. Advogado de acusação toma a palavra e continua a acusação. 
8. Intervenção de testemunhas, uma de acusação.
9. Advogado de defesa, retoma a defesa.
10. Intervenção da testemunha de defesa.
11. Jurados decidem a sentença, junto com o juiz.
12. O público, avalia o debate entre os advogados, destacando o que foi bom, o que faltou. 
13. Leitura e justificativa da sentença pelo juiz. 
Avaliação: 
1. Que proveito tiramos da dinâmica? 
2. Como nos sentimos?
3. O que mais nos agradou?

4. O que podemos melhorar?

fonte: http://www.paroquiadaressurreicao.com.br/dinamicas/din1.html

Dê uma boa aula: Entrevista

Objetivos:
1. Obter conhecimentos, informações ou mesmo opiniões atuais a respeito de um tema. 
2. Utilizar melhor os conhecimentos de um especialista. 
3. Obter mais informações em menos tempo. 
4. Tornar o estudo de um tema, mais dinâmico. 
Como Fazer:
1. Coordenador apresenta em breves palavras, um tema, deixando várias dúvidas sobre o mesmo (propositalmente). 
2. Coordenador levanta com o grupo, a possibilidade de completar o conhecimento através de entrevista junto a pessoas que são estudiosas do assunto. 
3. O grupo define o entrevistado. 
4. O grupo, orientado pelo coordenador prepara as perguntas para a entrevista. 
5. Convite ao entrevistado.
6. Representante do grupo faz as perguntas.
7. Auditório vai registrando as perguntas.
8. Coordenador possibilita comentários sobre as respostas dadas pelo entrevistado.
9. Coordenador faz uma síntese de todo o conteúdo. 
10. Discussão sobre o assunto.
11. Grupo (auditório) apresenta, verbalmente, suas conclusões. 
Avaliação:
1. Para que serviu a dinâmica? 
2. O que descobrimos através da entrevista? 
3. O que gostaríamos de aprofundar sobre o assunto?

fonte: http://www.paroquiadaressurreicao.com.br/dinamicas/din1.html

Dinâmica para uma boa aula: Roda Viva

Objetivos:
1. Debater um tema e desenvolvê-lo de forma participativa.
2. Envolver a todos do grupo no debate.
3. Falar sobre o que cada um sabe a respeito de um assunto.
4. Saber expor e ouvir.
Como Fazer:
1. Fazer dois círculos, um de frente para o outro, de pé ou sentado.
2. O círculo de dentro fica parado no lugar inicial e o círculo de fora gira para a esquerda, a cada sinal dado pelo animador ou coordenador do grupo.
3. Cada dupla fala sobre o assunto colocado para reflexão, durante dois minutos, sendo um minuto para cada pessoa.
4. O círculo de fora vai girando até chegar no par inicial.
5. Depois deste trabalho, realiza-se um plenário, onde as pessoas apresentam conclusões, tiram dúvidas, complementam idéias.
6. Complementação do assunto pelo coordenador.
Observações:
1. O assunto deve ser preparado pelo coordenador com antecedência.
2. Os participantes do grupo devem pesquisar e fazer leituras prévias sobre o assunto.
Avaliação:
1. O que descobrimos sobre o assunto?
2. Como nos sentimos durante a dinâmica?
3. O que foi positivo?
4. Que ensinamentos podemos tirar para o grupo? 

fonte: http://www.paroquiadaressurreicao.com.br/dinamicas/din1.html

Educação Física e Saúde

Educação Física e SaúdeNão há mais quem duvide da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano.
A Educação Física ao longo dos anos experimentou várias tendências passando pela tendência militar, médica, desportista, ainda as tendências da cientificidade, profissionalizante e a tendência educacional onde cada uma tem uma visão diferente de como a Educação Física deveria atuar no universo social. Hoje as duas tendências que prevalecem são a da Saúde ligada a medicina e a Educacional a Educação, uma com direito a atuação os Bacharéis em Educação Física e a outra dos Cursos de Licenciatura em Educação Física.
Para um entendimento melhor torna-se necessário uma abordagem de Silvino Santin no seu texto “Educação Física Sabedoria de Viver” diferenciando as duas tendências hoje consolidadas e atuantes nesta área. A TENDÊNCIA PROFISSIONALIZANTE talvez o mais numeroso, tem uma Educação Física definida como uma atividade profissional liberal. O profissional da Educação Física, segundo esta tendência, deve ser equiparado ao bacharel em direito, ao médico, ao economista, etc.
Somente assim a Educação Física seria reconhecida, garantindo-se uma fatia no mercado de trabalho e via legislação, assegurando-se a reserva deste mercado. Suas lutas, fundamentalmente, voltam-se para a política de organização profissional e institucional da classe tentando estabelecer uma legislação federal que dê suporte jurídico aos direitos profissionais fundamentais dos egressos dos Cursos de Educação Física.
A TENDÊNCIA EDUCACIONAL talvez menor e sonhadora, inspirado em temas humanísticos que busca entender a Educação Física com uma ação pedagógica. Antes de se tornar ciência, antes de constituir-se em profissão liberal, a Educação Física é uma sabedoria de viver, uma exigência pessoal e existencial, isto é, uma tarefa educativa. Desta maneira, ela, em suas raízes mais profundas, tem compromisso com a pessoa, isto é, com o crescimento, desenvolvimento e bem-estar do ser humano. Ela é um processo educativo que, antes do saber cientifico e do trabalho produtivo, tem um compromisso com a existência humana.
Defende-se, aqui, o ideal pedagógico da Educação Física por considerá-la uma ação mais abrangente, compromissada com a globalidade das situações humanas.
Atualmente quando esta no consultório médico  o paciente recebe a receita com a medicação e prescrevem-se também atividades físicas na maioria dos casos. Educação Física é sinônimo  de saúde. Não há mais quem duvide da eficácia das atividades físicas no combate a uma infinidade de doenças do sistema cardiovascular e de outros sistemas do corpo humano.
No sistema muscular os movimentos dão aos músculos mais força, agilidade, flexibilidade, resistência, elasticidade, coordenação motora, equilíbrio e alongamentos. No Sistema Nervoso harmoniza as conexões nervosas dando mais relaxamento, evitando o stress, a fadiga, a ansiedade e a depressão promovendo hábitos salutares de alimentação e higiene.
No Sistema Circulatório tem a diminuição da freqüência cardíaca em repouso ou em movimento, o aumento das cavidades do coração com maior volume de ejeção de sangue nas veias e artérias evitando entupimentos e possíveis infartos. No Sistema Respiratório o aumento na capacidade da respiração levando maior volume de ar aos pulmões e conseqüentemente oxigênio mais puro para o sangue alimentando melhor as células e todo organismo, fortalecimento dos alvéolos evitando doenças. Como terapia em várias doenças cardiorespiratórias e maior capacidade aeróbica No sistema esquelético reforçam toda estrutura óssea evitando no futuro a osteoporose.
Muitos são os benefícios que a Educação Física traz para um melhor desenvolvimento e desempenho do nosso corpo como os tratamentos na fisioterapia em recuperação de movimentos perdidos, na gravidez os movimentos adequados ajudam a mulher a ter melhor desempenho no parto, além de fortalecer as paredes abdominais dando maior rigidez evitando a chamada "barriga d'água", melhora o desempenho sexual, o cérebro passa a ter maior irrigação melhorando os pensamentos.

A pratica da ginástica, dança, natação diminui o interesse aos vícios das drogas e do álcool, melhora a estética do corpo, dando maior rigidez à pele, seios, nádegas, melhorando o tônus muscular. Com a prática dos exercícios físicos teremos um coração mais vigoroso, artérias livres de gorduras, articulações azeitadas, níveis de açúcar normais, equilíbrio hormonal, sono mais tranqüilo, pressão normal, bom humor, postura correta, melhora da auto-estima, mais fôlego, as mulheres passam a ter mais alívio da TPM, mamas protegidas contra câncer, os homens a próstata mais protegida, os dois passam a ter mais entusiasmo no sexo, memória mais afiada, ossos mais fortes e sistema imunológico reforçados.
Por isso hoje a educação física é tratada com um fator de saúde e devemos dar a atenção devida tanto nas academias e consultórios como nas escolas
fonte: http://www.educacaofisica.com.br/index.php/blogs-ef/entry/educacao-fisica-e-saude#sthash.p7SyFVHH.dpuf

Plano de Aula: Conhecendo a região Nordeste

Conceitos
Região Nordeste, desigualdades sociais, dinâmica econômica regional, divisão territorial do trabalho, latifúndio e concentração fundiária, dinâmica hidrológica de climas semi-áridos, impactos sociais e ambientais do uso dos recursos hídricos.
Objetivos
O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar, sintetizar, questionar. Também será capaz de entender a formação do nordestino com base em sua dinâmica regional e na interação homem-meio ambiente. Para desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região administrativa do Nordeste, segundo a definição do IBGE);
2) Conhecer as diferentes sub-regiões nordestinas com base em suas diferenças naturais e sociais;
3) Produzir textos para a elaboração de um jornal, treinando a capacidade de síntese;
4) Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas, importantes recursos para o entendimento da região. Essa leitura, bem como a implantação de dados nos mapas, permitirão que o aluno associe e correlacione os diferentes fenômenos abordados;
5) Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos que a compõem: relevo, clima, vegetação (principalmente a caatinga e a Mata dos Cocais), hidrografia (principalmente os rios São Francisco, Paraíba e Jaguaribe e os afluentes intermitentes), solos, etc. A preocupação fundamental é elaborar uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender como eles se relacionam e como isso se reflete na paisagem natural, tão diferenciada;
6) Conhecer a ocupação territorial da região a partir dos ciclos econômicos, valorizando o ciclo da cana-de-açúcar e o uso da mão-de-obra escrava;
7) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte e com as sub-regiões;
8) Compreender a importância do Nordeste do ponto de vista da divisão territorial do trabalho;
9) Compreender a existência das desigualdades sociais internas e da dificuldade de quebrar o ciclo vicioso;
Estratégia
1) Propor a confecção de mapas das sub-regiões, densidade dos transportes, hierarquia urbana, clima, relevo, vegetação, hidrografia. Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes mapas;
2) Pesquisar e ler os textos do Educação sobre o tema;
3) Pesquisar sobre a cultura regional: costumes, comidas, frutas, folclore, músicas, literatura (principalmente de cordel), etc.;
4) Construir uma maquete do relevo (altimetria) da região Nordeste e localizar: rios principais (perenes e alguns temporários, com as hidrelétricas e trechos navegáveis), maiores cidades, rodovias, localização das principais atividades econômicas, clima e o projeto de transposição do rio São Francisco;
5) Com base em filmes ("Abril Despedaçado", por exemplo) e documentários (sobre a moderna produção agrícola no Vale Médio do São Francisco, por exemplo), discutir as condições naturais e a situação social. Evite as abordagens que tratam o Nordeste como atraso ou o Nordeste moderno versus o Nordeste atrasado, que não se relacionam. Procure trabalhar com a concepção de coexistência e das relações entre os dois circuitos, e como um "não existiria" sem o outro;
6) Criar um jornal das sub-regiões do Nordeste. O jornal pode ser dividido em cinco partes. Na primeira, colocar um mapa das sub-regiões nordestinas e as notícias de cunho geral. As outras quatro devem apresentar notícias de cada uma das sub-regiões, destacando as desigualdades, os conflitos sociais e o dinamismo econômico verificado hoje na região. As artes plásticas (principalmente gravuras), a poesia regional e a literatura de cordel devem ser utilizadas;
7) Criar uma agência de viagens imaginária, com roteiros que passem por todas as sub-regiões. Sugerimos ao professor valorizar as qualidades do local e indicar lugares com forte potencial turístico;
Conclusão da atividade
1) Organizar uma exposição para apresentar as maquetes;
2) Entregar o(s) jornal(is) para o conjunto dos alunos e funcionários da escola, se possível.
Luiz Carlos Parejo
é professor de colégios da rede privada e de cursos pré-vestibulares.
fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-conhecendo-a-regiao-nordeste.htm


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Atividade - Relações Humanas

Leia o texto ‘SER JOVEM’
Ser jovem é amar a vida, cantar a vida, abraçar a vida, perdoando até as pedras das que a vida nos joga em rosto.
Ser jovem é ter altos e baixos, entusiasmos e desalentos. É vibrar com os momentos bons e passar por cima do que nos machuca, com um sorriso fácil apagando os percalços.
Ser jovem é escrever diário, às vezes. Copiar poesias de amor e remetê-las ao namorado, à namorada, com assinatura própria.
Ser jovem é amar a simplicidade, o vento, o perfume das flores, o canto dos pássaros. Ter alegria ao dramático, ao solene. E duvidar das palavras.
Ser jovem é embrulhar as fossas no celofane do não faz mal. É crer no que não vale a pena , mas ai da vida se não fosse assim. Ser jovem é misturar tudo isso com a idade que se tenha, trinta, quarenta, cinquenta, sessenta, setenta ou dezenove. É sempre abrir a porta com emoção. É abraçar esquinas, mundos, luzes, flores, livros, discos, cachorros e a menininha, com um profundo, aberto e incomensurável abraço feito de festa, dentes brancos e tímidos, todos prontos para os desencontros da vida. Com uma profunda e permanente vontade de ser".


·         E para você, o que é “SER JOVEM”? escreva um pequeno texto, e discuta com seus colegas.