Conceitos
Região Nordeste, desigualdades sociais, dinâmica econômica regional,
divisão territorial do trabalho, latifúndio e concentração fundiária, dinâmica
hidrológica de climas semi-áridos, impactos sociais e ambientais do uso dos
recursos hídricos.
Objetivos
O aluno irá analisar, compreender, descrever, localizar, pesquisar,
sintetizar, questionar. Também será capaz de entender a formação do nordestino
com base em sua dinâmica regional e na interação homem-meio ambiente. Para
desenvolver essas habilidades e competências, ele deverá:
1) Conhecer a diferença entre região geoeconômica e região
administrativa do Nordeste, segundo a definição do IBGE);
2) Conhecer as diferentes sub-regiões nordestinas com base em suas
diferenças naturais e sociais;
3) Produzir textos para a elaboração de um jornal, treinando a
capacidade de síntese;
4) Saber usar/ler mapas, maquetes, gráficos e tabelas, importantes
recursos para o entendimento da região. Essa leitura, bem como a implantação de
dados nos mapas, permitirão que o aluno associe e correlacione os diferentes
fenômenos abordados;
5) Compreender a dinâmica natural com base na interação dos elementos
que a compõem: relevo, clima, vegetação (principalmente a caatinga e a Mata dos
Cocais), hidrografia (principalmente os rios São Francisco, Paraíba e Jaguaribe
e os afluentes intermitentes), solos, etc. A preocupação fundamental é elaborar
uma análise baseada na interação dos sistemas naturais, procurando entender
como eles se relacionam e como isso se reflete na paisagem natural, tão
diferenciada;
6) Conhecer a ocupação territorial da região a partir dos ciclos
econômicos, valorizando o ciclo da cana-de-açúcar e o uso da mão-de-obra
escrava;
7) Localizar as principais cidades, avaliando a hierarquia urbana e as
densidades demográficas, relacionando-as com os meios de transporte e com as
sub-regiões;
8) Compreender a importância do Nordeste do ponto de vista da divisão
territorial do trabalho;
9) Compreender a existência das desigualdades sociais internas e da
dificuldade de quebrar o ciclo vicioso;
Estratégia
1) Propor a confecção de mapas das sub-regiões, densidade dos
transportes, hierarquia urbana, clima, relevo, vegetação, hidrografia.
Solicitar um texto comparando a ocorrência desses fenômenos nos diferentes
mapas;
2) Pesquisar e ler os textos do Educação sobre o tema;
3) Pesquisar sobre a cultura regional: costumes, comidas, frutas,
folclore, músicas, literatura (principalmente de cordel), etc.;
4) Construir uma maquete do relevo (altimetria) da região Nordeste e
localizar: rios principais (perenes e alguns temporários, com as hidrelétricas
e trechos navegáveis), maiores cidades, rodovias, localização das principais
atividades econômicas, clima e o projeto de transposição do rio São Francisco;
5) Com base em filmes ("Abril
Despedaçado", por exemplo) e documentários (sobre a moderna produção
agrícola no Vale Médio do São Francisco, por exemplo), discutir as condições
naturais e a situação social. Evite as abordagens que tratam o Nordeste como
atraso ou o Nordeste moderno versus o Nordeste
atrasado, que não se relacionam. Procure trabalhar com a concepção de
coexistência e das relações entre os dois circuitos, e como um "não
existiria" sem o outro;
6) Criar um jornal das sub-regiões do Nordeste. O jornal pode ser
dividido em cinco partes. Na primeira, colocar um mapa das sub-regiões
nordestinas e as notícias de cunho geral. As outras quatro devem apresentar
notícias de cada uma das sub-regiões, destacando as desigualdades, os conflitos
sociais e o dinamismo econômico verificado hoje na região. As artes plásticas
(principalmente gravuras), a poesia regional e a literatura de cordel devem ser
utilizadas;
7) Criar uma agência de viagens imaginária, com roteiros que passem por
todas as sub-regiões. Sugerimos ao professor valorizar as qualidades do local e
indicar lugares com forte potencial turístico;
Conclusão da atividade
1) Organizar uma exposição para apresentar as maquetes;
2) Entregar o(s) jornal(is) para o conjunto dos alunos e funcionários da
escola, se possível.
Luiz Carlos Parejo
é professor de colégios da rede privada e de cursos pré-vestibulares.
é professor de colégios da rede privada e de cursos pré-vestibulares.
fonte: http://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/geografia-conhecendo-a-regiao-nordeste.htm
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