1. Leia cada uma das afirmações abaixo e escreva V,
se ela for verdadeira, ou F, se for falsa.
a) As práticas mercantilistas visavam
alcançar uma balança comercial favorável. ( )
b) O Estado absolutista concentrava todo o poder nas mãos do soberano. ( )
c) O absolutismo europeu tem como característica a instituição e um regime democráticos. ( )
d) O mercantilismo visava abolir os monopólios comerciais. ( )
e) Durante a Idade Moderna, a maioria dos Estados europeus adotou como política econômica o liberalismo. ( )
b) O Estado absolutista concentrava todo o poder nas mãos do soberano. ( )
c) O absolutismo europeu tem como característica a instituição e um regime democráticos. ( )
d) O mercantilismo visava abolir os monopólios comerciais. ( )
e) Durante a Idade Moderna, a maioria dos Estados europeus adotou como política econômica o liberalismo. ( )
2. Explique o que foi o mercantilismo.
3. A política mercantilista consistia:
a) no forte intervencionismo dos Estados
europeus na economia e na adoção de medidas que visavam ampliar a atividade
mercantil, garantindo o enriquecimento dos reinos.
b)atuação dos Estados americanos na
economia e nas medidas que visavam ampliar as atividades mercantis.
c) atuação dos governadores e visava a
predominância do poder nacional por parte das oligarquias.
d) no conjunto de ações governamentais
que são planejadas para atingir metas em relação à situação de um país.
4. Assinale os princípios que orientaram a atuação dos
governantes europeus na busca pelo acúmulo de riquezas.
a) Comercialismo, colbertismo e
protecionismo.
b) Acúmulo primitivo do capital,
colbertismo, bulionismo.
c) Comercialização e o protecionismo.
d) Metalismo e protecionismo.
5. O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas
econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das
monarquias absolutistas europeias. Uma das características do sistema
mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como:
a) os metais só tinham validade nas
trocas comerciais entre as Metrópoles e suas Colônias.
b) os metais só tinham validade para
nações com grande capacidade de navegação, como Espanha.
c) a riqueza de uma determinada nação
era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas.
d) a riqueza de uma determinada nação
era determinada pela quantidade de metais preciosos que ela depositava nas
bolsas de valores de outras nações.
6. A imagem ao lado é um detalhe do mapa Terra Brasilis
e representa um dragão. Ela foi inserida no mapa do Brasil e mostra:
a) que os portugueses acreditavam em
dragões.
b) o quanto a fauna e flora do Brasil
eram desconhecidas dos portugueses criando um imaginário de animais míticos.
c) que dragões povoavam o imaginário de europeus e indígenas.
d) o dragão poderia ser algum réptil
desconhecido dos europeus que o imaginaram com asas.
7. Muitos filósofos (pensadores) desenvolveram teorias e
escreveram livros favoráveis ao Absolutismo. Qual das alternativas abaixo
apresenta nomes destes teóricos absolutistas?
a) Jacques Bossuet, Nicolau Maquiavel e
Thomas Hobbes.
b) Diderot, Montesquieu e D'Alembert.
c) Francis Bacon, David Hume e Immanuel
Kant.
d) James Mill, Blaise Pascal e Peter
Singer.
8. Quais os dois países que mais se destacaram no
período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
a) Inglaterra e França
b) Holanda e Itália
c) Portugal e Espanha
d) Alemanha e Noruega
9. Identifique os motivos que que contribuíram para
Portugal se tornar o pioneiro nas Grandes Navegações.
10. Na época das Grandes Navegações, eram utilizadas
importantes especiarias e, como não havia geladeiras, os europeus as utilizavam
para conservar a carne e tornar seu sabor agradável.
Quais as outras utilidades das
especiarias? Apresente exemplos das especiarias mais importantes na época das
Grandes Navegações.
Qual é a respota ?
ResponderExcluirGostaria da resposta desta atividade
ResponderExcluirCadê o gabarito
ResponderExcluirInácio eu tô querendo responder a atividade cadê o gabarito
ResponderExcluirPoderia passar o gabarito?
ResponderExcluircade
ResponderExcluirCade o gabarito?
ResponderExcluirEssa atividade tem gabarito?
ResponderExcluirObrigada pelas sugestões de atividades!
ResponderExcluir