1-
O período monárquico Romano iniciou-se com a fundação da cidade de Roma e
terminou em 509 a.C., quando uma revolta da aristocracia depôs o último
rei na qual era conhecido por
a) Os bárbaros invadiram Roma, em 476;
b) O Senado atribuiu a Otávio o título
de imperador;
c) Teodósio dividiu o império entre seus
dois filhos, em 395 d.C.;
d) Tarquínio o Soberbo
2-
Um triunvirato ou troika é uma associação política entre três homens em pé de
igualdade. A palavra triunvirato originou-se a partir de dois radicais do
latim: trium- (três) e vir (homem). Ao longo da história ocorreram vários
triunviratos, todos eles de pouca duração. Na história de Roma existiram dois triunviratos.
O primeiro Triunvirato se formou quando o senado não conseguia impor sua
autoridade, três líderes militares populares como
a) Pompeu, Crasso e Júlio César, em 60
a.C.,
b) Júlio Carlos e Pompeu, em 60
a.C.,
c) Marco Licínio e Crasso, em 60 a.C.,
d) Júlio César e João Otávio, em 60
a.C.,
3- Denomina-se Roma Antiga a civilização que surgiu de uma pequena comunidade agrícola fundada na península Itálica no século VIII a.C. Localizada ao longo do mar Mediterrâneo e centrada na cidade de Roma, tornou-se um dos maiores impérios do mundo antigo. Neste período surgiu o Cesarismo/cesarista que são termos utilizados para caracterizar governantes atuais que, à maneira de Júlio César (de onde o nome), na antiga Roma, exercem um poder
a) Teocrático.
b) Autocrático.
c) Aristocrático.
d) Burocrático.
4-
Leia o trecho abaixo.
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No campo de marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."
(Bruna R.
Cancele, História dinâmica antiga e medieval)
Leia
as afirmativas abaixo.
I. Apenas os filhos de ricos têm uma boa instrução.
II. A educação romana tinha como uma de suas metas o aprendizado da obediência.
III. Um bom romano deveria saber manejar uma espada e cavalgar.
I. Apenas os filhos de ricos têm uma boa instrução.
II. A educação romana tinha como uma de suas metas o aprendizado da obediência.
III. Um bom romano deveria saber manejar uma espada e cavalgar.
Estão
corretas as afirmativas
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) I, II e III.
5-
Assumindo o Império Romano, Otávio
Augusto, passou a ter um papel mais importante que o do Senado. Augusto
estendeu os domínios do Império aos países situados ao sul do rio Danúbio, no
oriente anexou a Galácia e Judéia, ficando soberando aos armênios. Na parte
administrativa, novos impostos foram criados sobre heranças e vendas, o que
aumentaria as arrecadações do Estado. No quesito social instituiu uma escala
econômica na qual cidadãos teriam direitos políticos conforme suas rendas,
diferentemente do que ocorria que era conforme o nascimento suas classes.
O
trecho acima se refere ao período da história de Roma conhecido como:
a) Monarquia Grega.
a) Monarquia Grega.
b) Alto Império Romano.
c) Alta República Romana.
d) Baixo Império Romano.
GABARITO:
1
– D
2
– A
3
– B
4
– D
5
– B
Nenhum comentário:
Postar um comentário