Web Radio Sinfonia Jovem

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atividade de História - 6º ano

1. Assinale a alternativa correta.
Em Atenas, a ideia de democracia, diferentemente da atual, significava que:
a) os escravos possuíam direitos políticos, desde que não fossem estrangeiros.
b) todos os habitantes da cidade, ricos e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
c) eram considerados cidadãos apenas os homens livres nascidos em Atenas,
independentemente de sua condição financeira.
d) os estrangeiros podiam votar, desde que comprovassem obter uma renda mínima anual.

2. O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Esse período caracterizou-se:
a) pelas reformas políticas de Péricles, que conduziram Atenas e Esparta à democracia.
b) pela expansão da cultura grega a diferentes povos dominados pelo Império de Alexandre Magno.
c) pela colonização do sul da Itália por populações originárias de várias cidades-estados gregas.
d) pela supremacia espartana até o período em que os romanos passaram a dominar a Grécia.
e) pela invasão dória sobre a região creto-micênica, que era ocupada pelos aqueus.

3. Aponte verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações abaixo:
(   ) A Grécia começou a ser ocupada por diversos povos nômades vindo da Europa Oriental por volta de 2000 a.C.
(   ) O período Pré-Homérico foi o período em que floresceu a cultura creto-micênica.
(   ) A invasão dos dórios, que marcou o fim do período Pré-Homérico, foi pacífica.
(   ) A sociedade, no período Homérico, era majoritariamente urbana.
(   ) O período Homérico tem esse nome devido ao fato de que boa parte das informações a seu respeito encontra-se em obras, tais como a Ilíada e a Odisséia, atribuídas a Homero.
(   ) O fim do período Homérico é marcado pelo fortalecimento da autoridade dos Patriarcas dos clãs e pela abundância da oferta de terras férteis.
(   ) O período Arcaico caracterizou-se pelo processo de formação das cidades-estados.
(   ) Durante o período Arcaico, os pequenos agricultores poderiam ser escravizados se não conseguissem saldar suas dívidas com os aristocratas.
(   ) O crescimento da população e a escassez de terras férteis deram origem a uma colonização grega no sul da Itália, conhecida por Magna Grécia.

4. A segunda imagem mostra Ulisses, rei de Ítaca, amarrado ao mastro de seu navio. Nela pode-se ver claramente as imagens de sereias, seres mitológicos com corpo de águia e cabeça humana. As sereias fazem parte do mundo mitológico dos gregos cujos deuses eram antropomórficos. Com relação à religião grega, podemos afirmar:
a) Os deuses eram seres com partes humanas e de animais desprovidos de emoções que regiam a vida dos homens.
b) Os deuses estavam presentes em elementos da natureza (panteísmo) como raios, cachoeiras, grandes pedras, animais, etc. e regiam a ligação do homem grego com o planeta.
c) Os deuses eram semelhantes aos homens não só na aparência física mas também nas características psicológicas e emocionais como raiva, amor, ódio, inveja, ciúme, etc.
d) Só havia um deus cujo nome era Zeus. Os demais eram semideuses ou heróis como Ares, Hades e Hércules.

5. Ainda com relação a segunda imagem, a cena representa um poema épico que conta a saga do herói Ulisses. Homero escreveu dois poemas épicos que falam da mesma guerra. Assinale a alternativa certa para os poemas e a guerra:
a) Ulisséia e Fatídica e Guerras Médica.              
b) Odisseia e Ilíada e Guerra de Troia.
c) Ulisséia e Odisseia e Guerra do Peloponeso.
d) Fatídica e Ilíada e Guerras Gregas.

6. Governo exercido por dois reis (diarquia) e contendo três instituições responsáveis pela administração da pólis que são a Ápela, o Eforato e a Gerúsia. Somente os cidadãos (considerados os verdadeiros descendentes dos dórios) participavam da vida política e, desde os sete anos de idade, eram educados e treinados para a vida militar. Além deles a sociedade desta pólis era composta por periecos e hilotas. Estamos falando de:
a) Micenas.                                       
b) Tebas.            
c) Atenas.                                          
d) Esparta

7. Observe a figura acima da acrópole de Atenas e assinale a alternativa incorreta:
a) A sociedade ateniense era composta de cidadãos (também chamados de eupátridas que significa “bem-nascidos”) que eram minoria e, geralmente faziam parte da aristocracia ateniense; metecos que eram ex-escravos ou estrangeiros e escravos.
b) A pólis ateniense era formada por um centro urbano fortificado com muros chamado ásty e uma área rural ao redor chamada khóra. A ásty era constituída de uma parte mais alta chamada acrópole, onde eram construídos os templos religiosos e uma parte mais baixa composta de edifícios públicos, mercados, lojas e a ágora, uma praça que servia de mercado de ambulantes, tribunal e local para se discutir política, elaborar leis e recitais de poesia.
c) Na imagem o edifício mais imponente é o templo dedicado à deusa da sabedoria Atena Parthena chamado Parthenon.
d) A democracia em Atenas era acessível a todas as classes sociais, aos escravos e às mulheres.

8. Os Jogos Olímpicos na Grécia antiga eram uma celebração a Zeus, que, na mitologia grega, era o deus supremo dos gregos habitante do Monte Olimpo. Sobre os Jogos Olímpicos, assinale a alternativa incorreta:
a) Eram celebrados a cada quatro anos na cidade de Olímpia. Um atleta corria de cidade em cidade com uma tocha acesa para anunciar a chegada dos jogos que aconteciam sempre no verão.
b) Todas as cidades-Estados gregas poderiam participar enviando seus melhores atletas. Aos vencedores, a honra era receber uma coroa de louros, estátuas ou poemas em homenagem ao vencedor, que era considerado um herói (semideus).
c) Durante os Jogos Olímpicos havia trégua e nenhuma cidade-Estado poderia entrar em guerra durante todo o tempo que durasse a competição.
d) As primeiras Olimpíadas da era contemporânea aconteceram na França por inspiração do Barão de Coubertin, em 1996.

9. O teatro grego se destacou por apresentar dois estilos de obras teatrais:
a) ação e aventura.
b) drama e terror.
c) tragédia e comédia.
d) catástrofe e suspense.

10. Sócrates, Platão e Aristóteles deixaram um legado tão importante para o mundo contemporâneo que até hoje são estudados. Suas ideias criaram um novo campo das ciências humanas conhecido como:
a) história.
b) geografia.
c) sociologia.

d) filosofia.

GABARITO: 1 - C; 2 - B; 3 - V, V, F, F, V, F, V, V e V.; 4 - C; 5 - B; 6 - D; 7 - D; 8 - D; 9 - C; 10 - D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário