segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Prova de História 6º ano - 3º Bimestre 2015

 QUESTÃO 01 ––––––––––––––––––––––––|
Correlacione:
( A ) Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
( B ) Eram responsáveis pela administração dos exércitos
( C ) Eram responsáveis pela Justiça.
( D ) Tomavam conta dos serviços públicos.
( E ) Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.
(    ) Édis
(     ) Censores
(     ) Pretores
(      ) Questores
(      ) Cônsules
 QUESTÃO 02 ––––––––––––––––––––––––|
Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios
( B ) Plebeus
( C ) Clientes
 ( D ) Escravos
(      ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes, etc. Eram considerados como objetos.
 (       ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
(       ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(        ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.
 QUESTÃO 03 ––––––––––––––––––––––––|
Os irmãos Graco:
(a) defenderam os camponeses sem terra contra a aristocracia
(b) foram os conquistadores de Cartago
(c) eram os principais líderes do partido aristocrático
(d) elaboraram a primeira lei escrita de Roma
 QUESTÃO 04 ––––––––––––––––––––––––|
Leia o texto a seguir:
Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta muito semelhante à religião praticada na Grécia Antiga. Esta religião foi absorvida pelos romanos, graças aos contatos culturais e conquistas na Península Balcânica.
A chamada “religião politeísta” consistia
(a) na crença em vários deuses
(b) na crença em um único deus.
(c) na crença em três deuses.
(d) na crença em nenhum deus.
 QUESTÃO 05 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
Ela mostra um dos grandes símbolos da Roma antiga, que é
(a) a Torre de Pisa.
(b) o Coliseu.
(c) a cidade de Roma.
(d) a Basílica de São Pedro.
 QUESTÃO 06 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem e leia o texto:
Estes homens eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos e participavam de torneios de luta na Roma Antiga. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Eles eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias. A imagem e o texto se referem
(a) aos plebeus.
(b) aos irmãos Graco.
(c) aos patrícios.
(d) aos gladiadores.
 QUESTÃO 07 ––––––––––––––––––––––––|
Observe a imagem:
 A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que
(a) os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que busquem explicar origem de Roma.
 QUESTÃO 08––––––––––––––––––––––––|
Na história política de Roma, durante os governos monárquicos, os plebeus
(a) possuíam latifúndios, exercendo influência sobre as relações políticas existentes na época.
(b) não eram cidadãos romanos, mas tinham poderes políticos destacados, inclusive na escolha dos monarcas.
(c) dominavam o núcleo central do poder, obtendo vitória nas eleições em face dos seus privilégios políticos.
(d) gozavam de privilégios diferentes daqueles concedidos aos patrícios, pois não eram vistos como descendentes dos fundadores de Roma.
 QUESTÃO 09––––––––––––––––––––––––|
Acusado de pregar contra as autoridades romanas e de dizer-se rei dos judeus, Jesus foi
(a) aclamado governador pelas autoridades romanas.
(b) condenado à morte na cruz pelos romanos.
(c) absorvido das acusações.
(d) considerado um bandido e expulso de Jerusalém.
QUESTÃO 10–––––––––––––––––––––––––|
Entre os principais espaços de diversão e lazer do Império Romano estavam
(a) os anfiteatros e os circos.
(b) as estátuas e deuses.
(c) os passeios e os banhos de mar.
(d) as ruas e construções.
QUESTÃO BÔNUS––––––––––––––––––––|
A Disciplina que estuda os acontecimentos antigos, para uma melhor compreensão do presente é
(a) a Matemática.
(b) o Inglês.
(c) a História.

(d) a Geografia

Um comentário: