Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Atividade de História - 8º ano - junho

1) O antigo sistema colonial de dominação se apoiava no pacto colonial, isto é, na obrigatoriedade de as colônias comerciarem apenas com sua metrópole onde é hoje ao México, por exemplo, só deveria comerciar com a Espanha; o Brasil colônia só podia comerciar com Portugal.
A crise do antigo sistema colonial pode ser atribuída a múltiplos fatores. Cite-os.

2) Para os afrodescendentes do Haiti, liberdade era, antes de tudo, o fim da escravidão. E para você, o que significa a liberdade?

3) I. A Revolta de Túpac Amaru foi um movimento popular que teve a participação de mais de 50 mil pessoas, entre índios, mestiços e uns poucos criollos. O movimento estendeu-se por várias regiões do Vice-Reino do Peru e conseguiu várias vitórias contra as forças espanholas.
II. Enquanto na América os levantes populares se sucediam, na Europa, os exércitos de Bonaparte, invadiram a Espanha, e colocaram José Bonaparte no trono espanhol. Ao serem informados de que a Espanha estava sem o seu legítimo rei, os criollos formaram as Juntas Governativas por toda a América. Essas juntas realizaram o antigo sonho dos criollos de comerciar livremente com todos os países e, parte delas, iniciou o movimento pela independência.
III. Enquanto os afrodescendentes do Haiti lutavam por liberdade e os indígenas do Peru exigiam o fim da exploração no trabalho, no México os camponeses, liderados por padres humildes, clamavam por terra.
Estão corretos:
(a) I e II
(b) I e III
(c) II e III
(d) I, II, III

4) Nas lutas para impedir a libertação de suas colônias americanas, a Espanha contou com os exércitos da Santa Aliança. Apesar disso, foi derrotada pelos latino-americanos. Estes, por sua vez, foram ajudados pela Inglaterra, que desejava ampliar seu comércio com esses países, comprando matérias-primas deles e vendendo-lhes produtos industrializados.
Pelo texto acima se pode analisar qual é a posição da Inglaterra quanto a Santa Aliança. Essa posição é:
(a) A Inglaterra comungava com os termos da Santa Aliança no que se referia as colônias.
(b) A Inglaterra não estava de acordo com a Santa Aliança, pois os ingleses queriam a liberdade dessas colônias para pode comerciar com as mesmas.
(c) A Inglaterra era quem comandava a Santa Aliança.
(d) A Inglaterra tinha a intenção de conquistar todas as colônias.

5) Para alguns a liberdade é poder falar, circular e publicar livremente; para outros, ser livre é ter autonomia financeira para comprar tudo aquilo que se quer. Com qual dessas duas visões você concorda?

6) Por que se afirma que a Conjuração Mineira foi um movimento conservador?
(a) Porque foi um movimento que mesmo se propondo fazer a emancipação, não pedia o fim da escravidão e nem a divisão de terras.
(b) Porque queria o fim da escravidão e a divisão de terras.
(c) Porque queria a emancipação com a permanência da Monarquia.
(d) Porque divulgava que o movimento era favorável ao fechamento dos portos brasileiros.

7) Já a Conjuração Baiana e denominada de um movimento progressista, pois
(a) foi um movimento que apoiou o abertura dos portos brasileiros.
(b) foi  um movimento que conduziu D. Pedro I ao poder.
(c) foi um movimento que se preocupou em propor o fim da escravidão e falou em dividir a terra.
(d) foi um movimento que acabou com a escravidão no Brasil.

8) Explique por que economicamente a abertura dos portos foi interessante para o Brasil.

9) Comente o interesse inglês na abertura dos portos brasileiros (1808).

10) Movimento ocorrido em Portugal que pedia a recolonização do Brasil.
(a) Revolução da Metrópole
(b) Revolução Lusa
(c) Revolução Urbana
(d) Revolução Liberal do Porto

Gabarito  1  a opressão espanhola, a proibição de se montar manufaturas na américa, as eneromes diferenças sociais e a discriminação existentes nas sociedades hispano-americanas e os privilégios dados aos chapetones.
2  pessoal   3D  4B   5 pessoal   6ª   7C   8 Pois dessa forma o brasil passou a comerciar internacionalmente.    9 Pois a Inglaterra poderia comerciar diretamente com o Brasil.
10D

Nenhum comentário:

Postar um comentário