I. MATÉRIA E
ENERGIA
D01. Reconhecer os fluxos de matéria e de energia em modelos de cadeias e
teias alimentares.
D02. Reconhecer a composição ou as propriedades
do ar atmosférico.
D03. Diferenciar os tipos de solo.
D04. Identificar as etapas e a importância do
ciclo da água.
D05. Diferenciar transformações químicas de transformações físicas da
matéria.
D06. Reconhecer as propriedades gerais da matéria
em situações do cotidiano.
D07. Reconhecer a natureza particulada da matéria, considerando as ideias
iniciais de Dalton.
D08. Distinguir os conceitos de calor e
temperatura em fenômenos cotidianos.
D09. Reconhecer reações químicas comuns no cotidiano.
D10. Reconhecer os principais processos de
separação de misturas.
D11. Reconhecer a diferença entre os conceitos de massa e peso de um corpo.
D12. Reconhecer diferentes fontes de energia analisando sua utilização quanto
à sustentabilidade.
D13. Reconhecer o princípio da conservação de energia.
D14. Identificar processos de transformação de energia.
D15. Identificar as Leis dde Newton em situações do cotidiano.
II. TERRA E
UNIVERSO
D16. Identificar os polos de um ímã e sua capacidade de atrair objetos
metálicos.
D17. Relacionar as grandezas (distância, tempo, velocidade e aceleração) em
operações algébricas nos movimentos retilíneos e circulares.
III. VIDA E AMBIENTE
D18. Identificar as relações ecológicas estabelecidas entre os seres vivos.
D19. Identificar comportamentos individuais e
coletivos voltados para a preservação do meio ambiente.
D20. Reconhecer a interferência do ser humano na dinâmica das cadeias
alimentares.
D21. Reconhecer causas/consequências de problemas ambientais.
IV. SER
HUMANO E SAÚDE
D22. Identificar as principais doenças humanas causadas por vírus, bactérias,
protistas, fungos e helmintos bem como formas de evitá-las.
D23. Identificar as principais doenças humanas
causadas por vírus, bactérias, protistas, fungos e helmintos bem como formas de
evitá-las.
D24. Reconhecer conceitos básicos de genética.
D25. Reconhecer comportamentos de risco à saúde
coletiva e individual.
D26. Reconhecer a importância da produção e do destino adequado do lixo para
a preservação da saúde individual e coletiva.
V.
TECNOLOGIA E SOCIEDADE
D27. Identificar materiais isolantes e condutores de eletricidade em situações
cotidianas.
D28. Reconhecer dispositivos mecânicos que
facilitam a realização de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário