• Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial
•
Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o
trabalhador Industrial
• Reconhecer que os processos de formação e transformação das instituições político-sociais são resultado de lutas coletivas.
Revolução= Grande mudança
Onde aconteceu?
Primeiro na Inglaterra, depois os outros países foram copiando.
O que foi? Mudanças ocorridas na forma de
produzir mercadorias e que geraram consequências na forma como as pessoas
viviam e se relacionavam.
Como era antes? Produção artesanal:
·
O trabalho era geralmente feito pela mesma pessoa e em
casa
·
O artesão era dono da matéria prima e das ferramentas
·
O artesão conhecia todo processo de produção
·
Produção pequena
Como ficou depois? Produção mecanizada (máquinas):
·
As máquinas substituíram os trabalhadores (máquinas a
vapor)
·
Surgem as fábricas
·
Divisão do
trabalho: cada trabalhador faz uma parte (o trabalhador deixa de
conhecer o processo de produção)
·
Aumento da Produção: consequência da divisão do
trabalho e das maquinas. Se produzia muito mais e em menos tempo.
Principais consequências:
·
Consolidação do Capitalismo (modo de produzir
mercadorias que se baseia no trabalho assalariado e na busca por lucro)
·
Migração do capitalismo
comercial ($ está no comércio) para o capitalismo
industrial ($ está na produção)
·
Novas classes sociais:
Ø burguesia
industrial: donos das fábricas;
Ø operariado
/ proletariado: vende a mão de obra em troca de salário.
A vida dos trabalhadores:
·
Fábricas sujas, escuras e sem ventilação;
·
Longas jornadas de trabalho (14 a 18 horas por dia);
·
Trabalho infantil: crianças a partir dos seis anos já
trabalhavam nas fábricas (mulheres e crianças eram preferidas porque recebiam
menos);
·
Salários muito, muito, muito, muito, baixos;
·
Acidentes e mortes eram comuns nas fábricas;
·
Não existiam leis trabalhistas;
·
Fora das fábricas a vida não era melhor: casas
pequenas, sem água, esgoto a céu aberto, etc..
·
Resumindo: a vida dos trabalhadores era difícil L
As lutas dos trabalhadores:
·
Os trabalhadores começaram a se organizar para
melhorar as condições de trabalho: início dos sindicatos;
·
Greves, manifestações e passeatas: eram sempre
reprimidos com violência pelos donos das fábricas, pela polícia e pelos
governos (até porque o governo estava nas mãos dos donos das fabricas);
·
Essas lutas foram fundamentais para melhorar as
condições de vida e trabalho. Sem elas não existiriam direitos trabalhistas.
Responda:
- O que
é necessário para que um acontecimento seja chamado de “Revolução”?
- O que
foi a Revolução Industrial?
- Como
era a produção antes da revolução industrial?
- Como a
produção ficou depois da revolução industrial?
- Explique
o que é a divisão do trabalho.
- Por
que a produção aumentou depois da revolução industrial?
- Onde e
quando começou a revolução industrial?
- Qual a
diferença entre capitalismo
comercial e capitalismo
industrial?
- Durante
a revolução surgiram duas novas classes sociais (dois novos grupos de
pessoas), a burguesia industrial
e o operariado (ou proletariado). Quem fazia parte dessas classes?
- Como
era a vida dos trabalhadores na época da Revolução Industrial?
- O que
os trabalhadores fizeram para melhorar suas condições de trabalho?
- Qual a
importância das lutas dos trabalhadores por melhores condições de vida e
de trabalho?
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