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terça-feira, 5 de setembro de 2017

Atividade de História - 9º ano

1. Explique o que foi o processo de descolonização da África e da Ásia.
SUGESTÃO DE RESPOSTA: A descolonização afro-asiática foi um processo de luta pela independência das colônias localizadas nesses continentes. Esse processo teve início após a Segunda Guerra Mundial e resultou na criação de novos países, que, embora politicamente independentes, permaneceram dependentes dos países industrializados.

2. O apartheid foi:
a) Uma política de tolerância e respeito aos povos africanos aplicada pelo colonizador europeu.
b) Uma política segregacionista que excluía os negros do convívio com os brancos na África do Sul.*
c) Uma política de inclusão social que garantia acesso a todos os lugares para os negros sul-africanos.
d) Uma política de boa vizinhança entre brancos e negros na África do Sul.

3. A Índia resistiu ao colonizador inglês primeiro com a Revolta dos Cipaios, depois com um movimento de desobediência civil que se traduzia em boicote aos produtos ingleses e não pagamento de impostos. Segundo este movimento, não haveria uma só gota de sangue derramado. O líder deste movimento foi:
a) Madre Teresa de Calcutá.          
c) Mahatma Ghandi.*
b) Kailash Satyarthi.                        
d) Indira Ghandi.

4. Receoso de uma invasão militar estadunidense, Fidel Castro pediu apoio militar à União Soviética. Em outubro de 1962, navios militares soviéticos levaram para Cuba mísseis com bombas nucleares. Quando as ogivas nucleares chegaram na ilha, o governo cubano ficou assustado. O país tornara-se uma base militar soviética. Aviões de espionagem dos Estados Unidos descobriram todo o arsenal nuclear soviético. Em outubro de 1962, o presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, na televisão, denunciou o que seria a mais grave crise ocorrida durante a Guerra Fria. Muitos acreditaram que a guerra nuclear era inevitável. Esse episódio ficou conhecido como:
a) a quase Terceira Guerra Mundial.                             
b) a crise dos misseis cubanos.*
c) a crise da espionagem capitalista.                             
d) a crise bipolar.

5. Mao Tsé-Tung liderou na China, a partir da década de 1950, um movimento doutrinário socialista diferente do modelo soviético. Embora esse movimento tenha perseguido e assassinado artistas e intelectuais, recebeu o nome de:
a) Revolução Intelectual.
b) Revolução Cultural.*
c) Revolução Reflexiva.
d) Revolução do Pensamento.

6. A chamada “Crise dos Mísseis” de 1962, que levou as relações Washington-Moscou a um ponto crítico no contexto da Guerra Fria, foi resultante:
a) da aproximação entre o governo de Fidel Castro e a URSS.
b) do avanço do macarthismo no Congresso norte-americano.
c) do fim da política continental norte-americana da "Aliança Para o Progresso".
d) da afirmação do Stalinismo na política interna da URSS.

7. O principal lider africano que deu início à abolição do apartheid (termo para designar a separação racial imposta aos negros pela minoria branca na África do Sul) foi:
a) Bill Gates.
b) Thomas Edson.
c) Frederik de Klerk.
d) Nelson Mandela.*

8. “Para fazer triunfar a nossa causa, estamos dispostos a derramar o nosso sangue – não o vosso”. Esta frase, dita por Mahatma Gandhi, relaciona-se à independência da Índia. Qual a forma de luta defendida por Gandhi para enfrentar o colonizador?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Gandhi defendia a não violência e a desobediência civil, manifestada por meio de greves e boicotes aos produtos ingleses.

9. O Vietnã faz parte da península da Indochina, situada no Sudeste Asiático. Na década de 1960, o país foi devastado por uma guerra. Quais foram as consequências da Guerra do Vietnã?
SUGESTÃO DE RESPOSTA: Essa guerra resultou na morte de 3 milhões de vietnamitas e cerca de 58 mil norte-americanos. O Vietnã ficou arrasado, em consequência das bombas despejadas pelos Estados Unidos. O Vietnã do Norte, área de influência da União Soviética, venceu o conflito e dominou o Vietnã do Sul, que era apoiado pelos Estados Unidos.

10. A Guerra do Vietnã ultrapassa os limites da luta pela libertação do domínio estrangeiro e se insere nos quadros da Guerra Fria, quando:
a) A URSS oferece seu apoio irrestrito ao partido comunista de Ho-Chi-Minh.
b) Os EUA atuam no sentido de impedir o avanço do comunismo no sudeste asiático.*
c) O regime comunista do Vietnã do Norte se alia ao regime socialista de Mao-Tsé-Tung.

d) A aliança França-EUA se consolida na luta contra a libertação da Indochina.

Atividade de História - 8º ano

1. O Período Regencial foi marcado por instabilidade política e, consequentemente, por inúmeras revoltas em todo o país. As causas eram as mais variadas possíveis: carga excessiva de impostos, falta de participação política dos envolvidos, maior autonomia das províncias. Essas revoltas foram:
a) Cabanagem, Balaiada, Guerra Cisplatina, Batalha do Jenipapo, Sabinada e Revolução Farroupilha.
b)Revolta dos Papaméis, Revolta dos Malês, Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Revolução Farroupilha.
c) Guerra dos Emboabas, Revolta dos Malês, Balaiada, Sabinada, Cabanagem e Revolução Farroupilha.
d)Revolta dos Papaméis, Revolta dos Malês, Balaiada, Sabinada, Guerra do Paraguai Revolução Farroupilha.

2. O nordeste do Brasil não aceitou o poder absolutista de Pedro I. Somou-se a isso a crise financeira da região e a concorrência internacional aos seus produtos, como o açúcar de Cuba e o algodão dos Estados Unidos. Liderados por Frei Caneca e Cipriano Barata, as províncias de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Alagoas e Sergipe reivindicavam a emancipação em relação ao restante do país. Essa revolta foi duramente reprimida pelo governo central e seus líderes presos e executados. Estamos falando da:
a) Confederação do Nordeste.
b)Confederação das Províncias.
c) Confederação do Equador.
d)Confederação dos Libertados.

3. O Primeiro Reinado foi marcado pelo descontentamento de uma parcela da população brasileira em relação ao governo de dom Pedro I. Identifique os fatores que contribuíram para o desgaste da figura do imperador.
I. As desigualdades sociais, uma minoria de grandes proprietários rurais e comerciantes viviam de luxo e ostentação, enquanto a maior parte da população na pobreza.
II. O analfabetismo atingia cerca de 85% da população.
III. A guarda nacional era formada por milícias civis e não por militares.
IV. Existia o sistema político conhecido como coronelismo; a base desse sistema era o poder local dos coronéis do interior.
Estão corretas:
a) I e II.
b)I, II e III.
c) II, III e IV.
d)Todas estão corretas.

4. Em março de 1824, D. Pedro I jurou a Constituição. Nela se refletia o desejo do imperador de garantir para si mesmo poderes especiais, sendo, com isso, instituído o poder Moderador. Entre as características desse poder estavam:
a) o controle do Imperador sobre os três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário). Ele tinha o poder de não apenas nomear e destituir ministros, mas também de dissolver a Câmara dos Deputados, convocar eleições e aprovar ou vetar decisões adotadas pela Assembleia Geral.
b) a criação do voto censitário para os coronéis.
c) a insatisfação em diversas províncias, dando início a várias rebeliões, entre elas a Confederação do Equador.
d) a determinação de que as eleições fossem feitas pelo voto direto.

5. Durante o período regencial (1831-1840), o Brasil foi palco de várias revoltas e rebeliões. Em províncias diferentes, surgiram movimentos que questionavam a ordem política e social. Sobre esse período assinale a alternativa INCORRETA.
a) No Maranhão, ocorreu a Balaiada (1838-1841), na qual grandes comerciantes e proprietários de terras exigiram mudanças políticas e cortes de impostos.
b) A Cabanagem (1835-1840), ocorrida no Paraguai, foi um movimento que contou com a participação das camadas pobres e defendeu, entre outras propostas, a independência da província.
c) A Revolta dos Malês (1835), na Bahia, foi um motim de escravos e libertos que queriam o fim da escravidão e da propriedade da terra.
d) A Revolta Farroupilha (1835-1845) foi um movimento de contestação da ordem, ocorrido no Rio Grande do Sul. Seus participantes eram principalmente indivíduos pobres ou escravos que lutavam por mudanças sociais e pelo fim da escravidão.

6. A respeito da primeira Constituição brasileira, indique as afirmações CORRETAS.
(    ) Dom Pedro I deu total autonomia à Assembleia Constituinte para elaborar o primeiro conjunto de leis do Brasil.
(    ) Os desentendimentos entre os deputados constituintes e os militares portugueses contrários à independência acirraram o clima de discórdia em torno da Constituição.
(    ) Os deputados que compunham a primeira Assembleia Constituinte representavam todas as parcelas da sociedade brasileira.
(    ) O projeto de Constituição elaborado em 1823 reduzia os poderes do Legislativo.
(    ) Como os deputados constituintes desejavam limitar os poderes do imperador, em 1823, Dom Pedro I mandou fechar a Assembleia Constituinte, prender alguns deputados e expulsar outros do Brasil.


7. (UEL-PR) “[...] explodiu na província do Grão-Pará o movimento armado mais popular do Brasil [...]. Foi uma das rebeliões brasileiras em que as camadas inferiores ocuparam o poder.”
Ao texto podem-se associar:
a) a Regência e a Cabanagem.
b) o Primeiro Reinado e a Praieira.
c) o Segundo Reinado e a Farroupilha.
d) o Período Joanino e a Sabinada.

8. (PUC-PR) A Cabanagem, Balaiada, Guerra dos Farrapos e Sabinada ocorreram, respectivamente, nas Províncias do:
a) Pará, Pernambuco, Maranhão, Bahia.
b) Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Minas Gerais.
c) Maranhão, Pará , Rio Grande do Sul, Bahia.
d) Pará, Maranhão, Rio Grande do Sul, Bahia.

9. A criação da Guarda Nacional, em 1831, durante o governo regencial, teve como um de seus objetivos.
a) Apoiar o governo de Pedro I na consolidação da independência.
b) defender a integridade das fronteiras ameaçadas de invasão.
c) Conter as agitações e amotinações que ameaçavam a Nação.
d) Combater a influência da aristocracia rural na vida política.

10. Aponte qual era a principal questão que deu início às rebeliões regenciais:
a) O interesse das províncias em promover o retorno de D. Pedro I ao poder.
b) A exigência popular em tornar o Brasil independente de Portugal.
c) Disputas políticas entre as elites  e as condições de pobreza da maior parte dos brasileiros.
d) A tentativa portuguesa em restabelecer o seu monopólio colonial sobre o Brasil.

GABARITO: 
1 - B
2 - C
3 - B
4 - A
5 - C
6 - F, V, F, F, V
7 - A
8 - D
9 - C
10 - C

Atividade - História - 7º ano

1. Leia cada uma das afirmações abaixo e escreva V, se ela for verdadeira, ou F, se for falsa.
a) As práticas mercantilistas visavam alcançar uma balança comercial favorável. (   )
b) O Estado absolutista concentrava todo o poder nas mãos do soberano. (   )
c) O absolutismo europeu tem como característica a instituição e um regime democráticos. (   )
d) O mercantilismo visava abolir os monopólios comerciais. (   )
e) Durante a Idade Moderna, a maioria dos Estados europeus adotou como política econômica o liberalismo. (   )

2. Explique o que foi o mercantilismo.


3. A política mercantilista consistia:
a) no forte intervencionismo dos Estados europeus na economia e na adoção de medidas que visavam ampliar a atividade mercantil, garantindo o enriquecimento dos reinos.
b)atuação dos Estados americanos na economia e nas medidas que visavam ampliar as atividades mercantis.
c) atuação dos governadores e visava a predominância do poder nacional por parte das oligarquias.
d) no conjunto de ações governamentais que são planejadas para atingir metas em relação à situação de um país.

4. Assinale os princípios que orientaram a atuação dos governantes europeus na busca pelo acúmulo de riquezas.
a) Comercialismo, colbertismo e protecionismo.
b) Acúmulo primitivo do capital, colbertismo, bulionismo.
c) Comercialização e o protecionismo.
d) Metalismo e protecionismo.

5. O sistema mercantilista organizou a esfera das trocas econômicas do mundo ocidental no início da Idade Moderna, à época das monarquias absolutistas europeias. Uma das características do sistema mercantilista era o metalismo, que pode ser definido como:
a) os metais só tinham validade nas trocas comerciais entre as Metrópoles e suas Colônias.
b) os metais só tinham validade para nações com grande capacidade de navegação, como Espanha.
c) a riqueza de uma determinada nação era medida pelo acúmulo de metais preciosos que ela tinha em suas reservas.
d) a riqueza de uma determinada nação era determinada pela quantidade de metais preciosos que ela depositava nas bolsas de valores de outras nações.

6. A imagem ao lado é um detalhe do mapa Terra Brasilis e representa um dragão. Ela foi inserida no mapa do Brasil e mostra:
a) que os portugueses acreditavam em dragões.
b) o quanto a fauna e flora do Brasil eram desconhecidas dos portugueses criando um imaginário de animais míticos. 
c) que dragões povoavam o imaginário de europeus e indígenas.
d) o dragão poderia ser algum réptil desconhecido dos europeus que o imaginaram com asas.

7. Muitos filósofos (pensadores) desenvolveram teorias e escreveram livros favoráveis ao Absolutismo. Qual das alternativas abaixo apresenta nomes destes teóricos absolutistas?
a) Jacques Bossuet, Nicolau Maquiavel e Thomas Hobbes.
b) Diderot, Montesquieu e D'Alembert.
c) Francis Bacon, David Hume e Immanuel Kant.
d) James Mill, Blaise Pascal e Peter Singer.


8.  Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
a)  Inglaterra e França
b) Holanda e Itália
c) Portugal e Espanha
d)  Alemanha e Noruega


9. Identifique os motivos que que contribuíram para Portugal se tornar o pioneiro nas Grandes Navegações.


10. Na época das Grandes Navegações, eram utilizadas importantes especiarias e, como não havia geladeiras, os europeus as utilizavam para conservar a carne e tornar seu sabor agradável.
Quais as outras utilidades das especiarias? Apresente exemplos das especiarias mais importantes na época das Grandes Navegações.



Atividade de História - 6º ano

1. Assinale a alternativa correta.
Em Atenas, a ideia de democracia, diferentemente da atual, significava que:
a) os escravos possuíam direitos políticos, desde que não fossem estrangeiros.
b) todos os habitantes da cidade, ricos e pobres, homens e mulheres, podiam participar da vida política.
c) eram considerados cidadãos apenas os homens livres nascidos em Atenas,
independentemente de sua condição financeira.
d) os estrangeiros podiam votar, desde que comprovassem obter uma renda mínima anual.

2. O período conhecido como helenístico foi um marco entre o domínio da cultura grega e o advento da civilização romana. Esse período caracterizou-se:
a) pelas reformas políticas de Péricles, que conduziram Atenas e Esparta à democracia.
b) pela expansão da cultura grega a diferentes povos dominados pelo Império de Alexandre Magno.
c) pela colonização do sul da Itália por populações originárias de várias cidades-estados gregas.
d) pela supremacia espartana até o período em que os romanos passaram a dominar a Grécia.
e) pela invasão dória sobre a região creto-micênica, que era ocupada pelos aqueus.

3. Aponte verdadeiro (V) ou falso (F) para as afirmações abaixo:
(   ) A Grécia começou a ser ocupada por diversos povos nômades vindo da Europa Oriental por volta de 2000 a.C.
(   ) O período Pré-Homérico foi o período em que floresceu a cultura creto-micênica.
(   ) A invasão dos dórios, que marcou o fim do período Pré-Homérico, foi pacífica.
(   ) A sociedade, no período Homérico, era majoritariamente urbana.
(   ) O período Homérico tem esse nome devido ao fato de que boa parte das informações a seu respeito encontra-se em obras, tais como a Ilíada e a Odisséia, atribuídas a Homero.
(   ) O fim do período Homérico é marcado pelo fortalecimento da autoridade dos Patriarcas dos clãs e pela abundância da oferta de terras férteis.
(   ) O período Arcaico caracterizou-se pelo processo de formação das cidades-estados.
(   ) Durante o período Arcaico, os pequenos agricultores poderiam ser escravizados se não conseguissem saldar suas dívidas com os aristocratas.
(   ) O crescimento da população e a escassez de terras férteis deram origem a uma colonização grega no sul da Itália, conhecida por Magna Grécia.

4. A segunda imagem mostra Ulisses, rei de Ítaca, amarrado ao mastro de seu navio. Nela pode-se ver claramente as imagens de sereias, seres mitológicos com corpo de águia e cabeça humana. As sereias fazem parte do mundo mitológico dos gregos cujos deuses eram antropomórficos. Com relação à religião grega, podemos afirmar:
a) Os deuses eram seres com partes humanas e de animais desprovidos de emoções que regiam a vida dos homens.
b) Os deuses estavam presentes em elementos da natureza (panteísmo) como raios, cachoeiras, grandes pedras, animais, etc. e regiam a ligação do homem grego com o planeta.
c) Os deuses eram semelhantes aos homens não só na aparência física mas também nas características psicológicas e emocionais como raiva, amor, ódio, inveja, ciúme, etc.
d) Só havia um deus cujo nome era Zeus. Os demais eram semideuses ou heróis como Ares, Hades e Hércules.

5. Ainda com relação a segunda imagem, a cena representa um poema épico que conta a saga do herói Ulisses. Homero escreveu dois poemas épicos que falam da mesma guerra. Assinale a alternativa certa para os poemas e a guerra:
a) Ulisséia e Fatídica e Guerras Médica.              
b) Odisseia e Ilíada e Guerra de Troia.
c) Ulisséia e Odisseia e Guerra do Peloponeso.
d) Fatídica e Ilíada e Guerras Gregas.

6. Governo exercido por dois reis (diarquia) e contendo três instituições responsáveis pela administração da pólis que são a Ápela, o Eforato e a Gerúsia. Somente os cidadãos (considerados os verdadeiros descendentes dos dórios) participavam da vida política e, desde os sete anos de idade, eram educados e treinados para a vida militar. Além deles a sociedade desta pólis era composta por periecos e hilotas. Estamos falando de:
a) Micenas.                                       
b) Tebas.            
c) Atenas.                                          
d) Esparta

7. Observe a figura acima da acrópole de Atenas e assinale a alternativa incorreta:
a) A sociedade ateniense era composta de cidadãos (também chamados de eupátridas que significa “bem-nascidos”) que eram minoria e, geralmente faziam parte da aristocracia ateniense; metecos que eram ex-escravos ou estrangeiros e escravos.
b) A pólis ateniense era formada por um centro urbano fortificado com muros chamado ásty e uma área rural ao redor chamada khóra. A ásty era constituída de uma parte mais alta chamada acrópole, onde eram construídos os templos religiosos e uma parte mais baixa composta de edifícios públicos, mercados, lojas e a ágora, uma praça que servia de mercado de ambulantes, tribunal e local para se discutir política, elaborar leis e recitais de poesia.
c) Na imagem o edifício mais imponente é o templo dedicado à deusa da sabedoria Atena Parthena chamado Parthenon.
d) A democracia em Atenas era acessível a todas as classes sociais, aos escravos e às mulheres.

8. Os Jogos Olímpicos na Grécia antiga eram uma celebração a Zeus, que, na mitologia grega, era o deus supremo dos gregos habitante do Monte Olimpo. Sobre os Jogos Olímpicos, assinale a alternativa incorreta:
a) Eram celebrados a cada quatro anos na cidade de Olímpia. Um atleta corria de cidade em cidade com uma tocha acesa para anunciar a chegada dos jogos que aconteciam sempre no verão.
b) Todas as cidades-Estados gregas poderiam participar enviando seus melhores atletas. Aos vencedores, a honra era receber uma coroa de louros, estátuas ou poemas em homenagem ao vencedor, que era considerado um herói (semideus).
c) Durante os Jogos Olímpicos havia trégua e nenhuma cidade-Estado poderia entrar em guerra durante todo o tempo que durasse a competição.
d) As primeiras Olimpíadas da era contemporânea aconteceram na França por inspiração do Barão de Coubertin, em 1996.

9. O teatro grego se destacou por apresentar dois estilos de obras teatrais:
a) ação e aventura.
b) drama e terror.
c) tragédia e comédia.
d) catástrofe e suspense.

10. Sócrates, Platão e Aristóteles deixaram um legado tão importante para o mundo contemporâneo que até hoje são estudados. Suas ideias criaram um novo campo das ciências humanas conhecido como:
a) história.
b) geografia.
c) sociologia.

d) filosofia.

GABARITO: 1 - C; 2 - B; 3 - V, V, F, F, V, F, V, V e V.; 4 - C; 5 - B; 6 - D; 7 - D; 8 - D; 9 - C; 10 - D.

História - 6º Ano - Roma Antiga

1) Correlacione:
1- Cuidavam do tesouro e da parte econômica da cidade.
2- Eram responsáveis pela administração dos exércitos
3- Eram responsáveis pela Justiça.
4- Tomavam conta dos serviços públicos.
5- Faziam a contagem da população, mantinham controle da conduta do cidadão e cuidavam da prestação dos serviços públicos.
(      ) Édis
(      ) Censores
(      ) Pretores
(      ) Questores
(      ) Cônsules

2) Relacione abaixo as camadas sociais com suas respectivas funções.
( A ) Patrícios 
( B ) Plebeus 
( C ) Clientes
( D ) Escravos
(      ) Eram utilizados em serviços domésticos, trabalhos agrícolas, ou capatazes,  etc. Eram considerados como objetos.
(      ) Homens livres que prestavam serviço aos cidadãos romanos em troca de ajuda econômica e proteção social.
(      ) Classe constituída pelos grandes proprietários de terra e de gado.
(      ) Eram os comerciante, os artesãos e os camponeses. Lutando por seus interesses, conseguiram uma série de direitos e privilégios.

3) Os irmãos Graco:
(a) defenderam os camponeses sem terra contra a aristocracia
(b) foram os conquistadores de Cartago
(c) eram os principais líderes do partido aristocrático
(d) elaboraram a primeira lei escrita de Roma

4) Leia o texto a seguir:
Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião praticada na Grécia Antiga. Esta religião foi absorvida pelos romanos, graças aos contatos culturais e conquistas na Península Balcânica.
Sobre os aspectos religiosos da Roma Antiga é CORRETO afirmar que os romanos
(a) não acreditavam em mau-olhado e em adivinhações.
(b) condenavam a astrologia por a considerarem pecaminosa.
(c) possuíam santuários domésticos para cultuar deuses protetores do lar e da família.
(d) podiam escolher a sua religião, os rituais religiosos não eram controlados.

5) Observe a imagem:
Ela mostra um dos grandes símbolos da Roma antiga, que é
(a) a Torre de Pisa.
(b) o Coliseu.
(c) a cidade de Roma.
(d) a Basílica de São Pedro.

6) Observe a imagem e leia o texto:
Estes homens eram escolhidos entre os prisioneiros de guerra e escravos e participavam de torneios de luta na Roma Antiga. Com o passar das lutas, caso reunisse muitas vitórias, tornavam-se heróis populares. Eles eram treinados para estes combates, que serviam de entretenimento para os habitantes de Roma e das províncias.
A imagem e o texto se referem
(a) aos plebeus.
(b) aos irmãos Graco.
(c) aos patrícios.
(d) aos gladiadores.

7) Observe a imagem:
A imagem representa uma antiga escultura etrusca, representando a loba amamentando os gêmeos Rômulo e Remo. Essa imagem nos revela que
(a) os romanos explicavam a origem de sua cidade por meio de lendas que envolviam deuses e heróis.
(b) não há nenhuma relação com a criação da cidade de Roma.
(c) as lendas são totalmente verdadeiras, retratando fielmente os fatos históricos da fundação de Roma.
(d) não existiam lendas que busquem explicar origem de Roma.

8) Observe a imagem:
A imagem retrata
(a) uma ponte.
(b) o Coliseu de Roma.
(c) um aqueduto que transportavam água a partir da nascente de um rio ou de um poço.
(d) a muralha da cidade de Roma.

9) Durante a fase republicana, ocorreram revoltas dos plebeus, homens livres que não possuíam direitos políticos. (...) As principais causas das revoltas dos plebeus foram a escravidão por dúvidas, a inexistência de leis escritas, a proibição do casamento entre patrícios e plebeus e a obrigatoriedade de os plebeus lutarem nas guerras.
FARIA, Ricardo de Moura; ADHEMAR Marques; BERUTTI Flávio. História e Companhia- 5ª série. Belo Horizonte: Editora Lê, 1998. 126 p.
Em suas lutas por direitos, os plebeus conseguiram a permissão para o casamento entre patrícios e plebeus através da:
(a) Lei das Doze Tábuas (451 a.C.)
(b) Eleição dos Tribunos da Plebe (494 a.C)
(c) Lei Canuléia (445 a.C)
(d) Lei Licínia (367 a.C)

10) Observe a imagem de Asterix e Obelix: 
A história de Asterix e Obelix foi inspirada
(a) em fatos da história da conquista da Gália pelos romanos.
(b) nos heróis gregos que competiam nas olimpíadas.
(c) na expansão do cristianismo.
(d) nas lutas dos gladiadores.

11) Foram grandes proprietários de terras, rebanhos e escravos. Tiram direitos políticos e também desempenhavam altas funções públicas no exercito, na religião, na justiça ou na administração. Eram os cidadãos romanos:
(a) Os plebeus
(b) Os patrícios
(c) Os clientes
(d) Os clãs

12) Sobre a Lei das Doze Tábuas, podemos dizer que
(a) foi mais uma forma dos patrícios dominarem os plebeus
(b) não teve influencia na relação de plebeus e patrícios.
(c) determinou o fim da escravidão em Roma.
(d) foi um dos resultados da luta por igualdade conduzida pelos plebeus em Roma.