Web Radio Sinfonia Jovem

domingo, 9 de fevereiro de 2014

Estado, Nação, Território e País

    Estado :  é a forma como a sociedade se organiza politicamente; é o ordenamento jurídico que regula a convivência dos habitantes de um país; o conjunto das instituições com seus funcionários que organizam e administram a sociedade.
    Nação : um coletivo humano com características
 comuns ; um povo que fala a mesma língua, que tem as sua tradições , costumes e religião, ligados por laços históricos e culturais . 
 (Exemplo : Povo Curdo : O povo curdo é um grupo étnico que se julga nativo de uma região do Oriente Médio chamada de Curdistão, que abrange parte dos territórios do Irã, Iraque, Síria e Turquia. Esse grupo étnico é formado por aproximadamente 25 milhões de pessoas, possuem uma organização social alicerçada no sistema de clãs.
    O povo curdo aspira conquistar independência política e territorial do Irã, Iraque, Síria e Turquia. A luta pela autonomia desse povo vem sendo combatida de maneira violenta, especialmente pelo Iraque e Turquia. No Iraque, os curdos estão estabelecidos em uma região rica em petróleo, por isso, na década de 80, o ditador Saddam Hussein usou armas químicas para matar 5.000 curdos.
  Território : é a base física sobre a qual um Estado exerce sua soberania ; o território é delimitado por fronteiras políticas . O território de um país é formado pelo solo continental e insular (cercado de águas, como uma ilha), o subsolo, o espaço aéreo e o território marítimo.

  País : podemos definir país como um território politicamente delimitado por fronteiras com unidade político-administraiva (Estado), habitado por uma comunidade (nação)  com história própria representada. 
Fonte : http://www.brasilescola.com/geografia/povo-curdo.htm  ;  http://vejanomapa.com// ;http://clickescolar.com.br/ ; http://www.jn.pt/blogs/resistirsempre/archive/2009/01/12/povo-curdo.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário