Web Radio Sinfonia Jovem

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

ORIENTAÇÃO E LOCALIZAÇÃO NO ESPAÇO GEOGRÁFICO


Orientar-se significa mover-se no espaço com a certeza de chegar a um local desejado.

ORIENTAÇÃO PELO SOL

     Observando o Sol, o ser humano percebeu que esse astro surge, ao amanhecer, e desaparece, ao anoitecer, nas mesmas direções todos os dias. Com base nessa observação, foi determinado um conjunto de pontos de orientação, que são chamados de pontos cardeais: leste, oeste, norte e sul.
      A direção ao Sol nascer ficou determinada como leste (L) ou este (E) ou oriente (que significa nascente). O lado oposto, em que o Sol desaparece, ficou determinado como oeste (O) ou ocidente (que significa poente). Determinados os pontos leste e oeste, foram estabelecidos mais dois: o norte (N), ou setentrional ou boreal, e o sul (S), ou meridional ou astral.
    Com base nos pontos cardeais foram determinadas outras direções intermediárias, conhecidas como pontos colaterais.

Entre o norte e o leste, está o nordeste (NE).              
Entre o norte e o oeste, está o noroeste (NO).
Entre o sul e o leste, está o sudeste (SE).
Entre o sul e o oeste, está o sudoeste (SO).

     Existem ainda os subcolaterais, localizados entre os cardeais e os colaterais: norte-nordeste (N-NE),   norte-noroeste (N-NO), sul-sudeste (S-SE), sul-sudoeste (S-SO), leste-nordeste (L-NE), leste-sudeste (L-SE), oeste-noroeste (O-NO), e oeste-sudoeste (O-SO).
     Os pontos de orientação – cardeais, colaterais, subcolaterais e intermediários são costumeiramente representados por uma rosa-dos-ventos.


ORIENTAÇÃO PELA LUA

    Podemos utilizar a Lua, como orientação, que também nasce na direção leste e se põe na direção oeste. Assim, o procedimento para determinar os pontos de orientação utilizando a Lua como referencia são os mesmos adotados para o Sol.


ORIENTAÇÃO PELA BÚSSOLA

    A bússola é um instrumento de orientação, que foi muito importante nas grandes navegações, criada pelos chineses no século X. Ela possui uma agulha imantada, que gira sobre um eixo, e um mostrador, onde está desenhada a rosa-dos-ventos.
    A agulha imantada aponta sempre para o pólo magnético do Norte, que atua como um grande imã. Esse pólo magnético não coincide com o Pólo Norte geográfico. Entre eles há uma diferença de cerca de 1.400 quilômetros.


OS MODERNOS INSTRUMENTOS DE ORIENTAÇÃO

    O GPS permite localizar precisamente um determinado objeto em qualquer lugar da superfície da Terra. Esse aparelho é conectado a 26 satélites orbitando a Terra a cerca de 20.000 quilômetros de altitude. O GPS é a sigla do termo inglês Global Positioning System – Sistema de Posicionamento Global.  Esse aparelho é muito utilizado nas navegações marítimas e aéreas, nas forças amadas, no monitoramento de caminhões e carros, em expedições ou em lugares sem ponto de referencia, como a Floresta Amazônica e a Antártida. Também temos sofisticados instrumentos de orientação como radares, rádios etc...

OS PARALELOS E OS MERIDIANOS

    Para nos localizarmos lugares ou objetos com precisão na superfície terrestre, utilizamos as coordenadas geográficas, que resultam de um conjunto de linhas imaginárias que são traçadas sobre os mapas e globos que representam a superfície da Terra. Essas linhas são denominadas paralelos e meridianos.
    Os paralelos são linhas horizontais que circundam o planeta. O principal paralelo é o Equador, que divide a Terra em duas partes iguais chamadas de hemisférios: o Hemisfério Norte e o Hemisfério Sul.
Os paralelos são indicados em graus e determinados a partir do Equador (0º), podendo atingir o valor máximo de 90º ao norte ou a sul.
     Os principais paralelos recebem denominações específicas: Círculo Polar Ártico e Trópico de Câncer, no Hemisfério Norte; Círculo Polar Antártico e Trópico de Capricórnio no Hemisfério Sul.
     Os meridianos são linhas verticais traçadas do Pólo Norte ao Pólo Sul e também  são medidos em graus.
    Todos os meridianos são medidos a partir de Greenwich, que corresponde a 0º. Greenwich divide a Terra em dois hemisférios: o Hemisfério Leste ou Oriental, e o Hemisfério Oeste ou Ocidental.
     Os meridianos têm o valor máximo de 180º no Hemisfério Leste e 180º no Hemisfério Oeste.


A LATITUDE E A LONGITUDE

    A latitude é a distancia em graus de qualquer ponto da superfície terrestre, até a linha do Equador.  Todos os lugares que estão sobre o mesmo paralelo tem a mesma latitude. As latitudes variam entre 0º na linha do Equador, e 90º, ao norte  ou ao sul desse paralelo.
   A longitude é a distancia em graus entre qualquer ponto da superfície terrestre, e o Meridiano de Greenwich. Todos os lugares situados sobre o mesmo meridiano tem a mesma longitude. As longitudes variam entre 0º, na linha de Greenwich, e 180º para leste ou oeste dessa linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário